Verona, a cidade italiana do romance de Romeo e Julieta

verona italia

É inevitável não fazer essa associação entre Verona e a história de Romeo e Julieta que criada por William Shakespeare tem a cidade como cenário. Mesmo sendo ficção, dizem que William Shakespeare teria se inspirado em personagens reais que viviam em Verona e há algumas evidências de que isso possa ser verdade.

A cidade chamada de  “city of love” inspira romance e atrai muitos turistas apaixonados mas não se limite apenas a esse tema porque Verona tem muito a oferecer, sendo inclusive desde 2000 declarada como Patrimônio Històrico da Unesco.

ponte pietra verona

O centro histórico de Verona visto a partir da Ponte Pietra, a mais antiga ponte da cidade que se curva sobre o rio Adige

Verona é uma linda cidade que reúne mais de 2000 mil anos de história possuindo vestígios muito bem conservados do Período Romano com sua arquitetura e estrutura urbana remanescentes desses tempos. Aliás, depois de Roma, Verona é atualmente a cidade com a maior quantidade de vestígios do período romano.


Não se esqueça de adquirir um Seguro de Viagem/Assistência de Viagem! Algo que possui um baixo investimento e pode evitar diversos problemas que poderiam causar stress à sua viagem. Recomendamos fazer a cotação no comparador de preços da Seguros Promo que trabalha somente com as melhores seguradoras e oferece diversos descontos. Parcele em até 12x e garanta mais 5% de desconto usando o código do blog: MEJOGUEINOMUNDO5

O centro histórico da cidade protegido por muralhas está bem conservado e possui características de um passado medieval e o esplendor da Renascença.

portais verona

Porta Leoni e Porta Borsari, vestígios de antigos portais da cidade durante o período romano.

As atrações de Verona, o que visitar por lá

anfiteatro de verona

A parte externa do anfiteatro de Verona chamado de Arena em diversos ângulos, durante o dia e a noite.

Assim como eu você vai se surpreender com a quantidade e qualidade dos pontos turísticos de Verona. Hà muito mais para se ver além dos populares pontos dedicados ao romance de Romeu e Julieta.


Para a cotação e reserva de Hotéis aos melhores preços recomendamos a Booking.com. Leia as reviews de outros hóspedes e pague a sua estadia apenas quando chegar ao hotel.

Veja a Galeria de Fotos abaixo e a descrição de cada ponto turístico:

Monumentos históricos de Verona

Arena de Verona: similar ao Colosseo de Roma é um dos anfiteatros romanos mais bem conservados que restaram no mundo, sendo o terceiro em tamanho na Itália. O local construído no século 1 é o maior anfiteatro que recebe apresentações de ópera no mundo. Certamente vale à pena assistir a uma apresentação de dentro desse lugar histórico que chegava a receber 30.000 espectadores! Atualmente porém o número máximo permitido é de 15.000 pessoas por razoes de segurança.

A temporada de apresentações de ópera vai de junho a Agosto.

Você pode visitar o interior do anfiteatro pagando apenas 10 euros ou a visita sai de graça para quem tem um Verona Card.

Acesse o site oficial para se informar sobre apresentações de ópera e outras apresentações musicais na Arena de Verona: http://www.arena.it/en

Tumbas ou arcas Scaligero: trata-se de uma espécie de cemitério protegido por um portão de ferro forjado e decorado com o brasão que representa a família Della Scala que controlou a cidade de Verona do século 13 ao 14. São 5 tumbas construídas e esculturas com inspiração gótica dedicadas a 5 membros importantes da família Della Scalla: Cangrande I, Mastino II, Cansignorio, Alberto II e Giovanni.

O local impressiona mesmo de fora, principalmente à noite por sua imponência e detalhes.

arca scaligero verona

Casa de Julieta: Esse é certamente o ponto turístico mais popular de Verona, e o que sempre está lotado de pessoas. A casa datada do século 13 pertenceu à família De Capello que é associada à família Capuletti do trágico romance de Romeo e Julieta. Na entrada da casa, turistas apaixonados deixam sua marca com nomes do casal pelas paredes e no pátio da casa há uma estátua de bronze ( de autoria de Nereo Costantini) representando Julieta, além da sacada da casa que teria sido o local onde Romeo prometeu amor eterno à sua amada.

Antigamente os turistas colavam post its coloridos na parede da casa onde fica a sacada mas foi comprovado que isso estaria deteriorando o local então a ideia foi proibida.

Hà uma tradição de esfregar o seio direito da estátua de Julieta na intenção de atrair boa sorte para encontrar seu amado ou amada.

romeu e julieta verona

A famosa sacada da Casa de Julieta e a estátua de bronze a representando. À direita a entrada para visitar a Tumba de Julieta

Tumba de Julieta: É possível visitar a cripta e ver um sarcófago onde Julieta Capuletto teria sido enterrada porém a atração principal fica por conta de um museu com afrescos de Verona

Teatro Romano e Museu arqueológico: Esse local cheio de ruínas romanas foi construído antes mesmo da Arena de Verona e possui importantes elementos do passado da cidade como altares, inscrições dedicadas aos deuses, decorações de mármore e mosaicos.

Castelvecchio: este imponente forte é a construção medieval mais impressionante de Verona. Foi construído em  1354 com o objetivo de proteger os moradores da cidade contra invasões.  A Ponte Scaligero sobre o rio Adige servia como uma saída rápida para escapar da cidade caso algo acontecesse.

castelvecchio verona

A parte externa e interna do fabuloso Castelvecchio em Verona

castelvecchio e ponte scaligero verona

Castelvecchio e a charmosa Ponte Scaligero

Castel San Pietro: Em uma colina acima do Teatro Romano se situa um forte, porém o ponto alto da visita é a incrível vista panorâmica da cidade de Verona que temos lá de cima. É muito fácil chegar a pé até lá e vale muito à pena!

castelsanpietro verona

O Castel San Pietro e a vista lá de cima

Ponte Pietra: A ponte mais antiga de Verona que cruza o rio Àdige e ao longo dos séculos sofreu diversos colapsos, reconstruções e restaurações.

Porta Borsari e Porta Leoni: estruturas bem preservadas do período romano, parte da estratégia de defesa da cidade contra invasões.

Arco dei Gavi: Construìdo no século 1 por uma família nobre romana de nome Gavia.

Torre dei Lamberti: No alto dos seus 84m de altura, o que faz essa ser a torre mais alta de Verona se tem uma das melhores vistas da cidade do alto. A torre foi construída no século 12

Praças ou Piazzas

Piazza Bra: Essa é a praça principal da cidade de Verona, onde se situa a Arena. Um dos locais mais movimentados da cidade com diversos cafés e restaurantes. No lado oeste da praça se situa o “Portoni della Bra”, um portal antigo para a cidade em formato de arcos e com um relógio no topo.

piazza dante verona

 

Piazza Dei Signore: É também conhecida como Piazza Dante por possuir em seu centro uma escultura do escritor. Nesta praça você pode observar vários palácios entre eles, Palazzo della Ragione e o pátio chamado Cortile del Mercato Vecchio além do Palazzo del Capitano, Palazzo del Governo, the Loggia del Consiglio and the Domus Nova.

piazza delle erbe verona

A Piazza delle Erbe em Verona é super movimentada e durante à noite entre o Natal e o Ano Novo estava lindamente iluminada

Piazza delle Erbe: Na minha opinião a praça mais bonita de Verona era onde se situava o antigo fórum romano. Por lá você encontra a torre Lamberti, a torre Gardello e o palácio Maffei.

Nao deixe de reparar também na Casa Mazzanti que possui a fachada decorada com afrescos

Igrejas

Como qualquer cidade italiana que se preze as igrejas são importantes estruturas turísticas e em Verona não seria diferente. São muitas as igrejas a visitar. Entre elas as principais:

Duomo de Verona: A catedral de Verona. Durante o período Romano a área que compreende hoje a igreja abrigava vilas com banhos termais privados e provavelmente também alguns templos.

San Zeno: É considerada uma das igrejas mais bonitas da cidade de Verona e também um dos melhores exemplos de arquitetura romanesca bem preservada na parte norte da Itália. Possui um belo claustro.

Basìlica de Santa Anastacia: um exemplo de arquitetura gótica italiana essa é a maior igreja de Verona.

Palácios

Palazzo della Ragione: ao longo dos séculos foi o centro do poder político de Verona. Não deixe de visitar o pátio interno e a escadaria gótica chamada de “Scala della Ragione” que era originalmente coberta.

Palazzo del Capitano: o maior palácio situado na Piazza dei Signori.

Palazzo del Governo: este palácio construído no século 14 foi inicialmente a residência de Cangrande I, um dos principais nomes da famílias della Scala. Fica situado na Piazza dei Signori e abriga hoje a prefeitura e centro administrativo da província de Verona

Loggia del Consiglio: é considerado um dos mais belos palácios renascentistas da parte norte da Itália. Sua fachada é decorada com afrescos, janelas arqueadas e estátuas representando a cultura latina.

Domus Nova: posicionado de frente para o palácio do Governo, esta construção é ligada ao Palazzo della Ragione por um arco.

Quanto tempo ficar em Verona? 

Isso vai depende muito do seu roteiro e objetivo. Eu fiquei 2 dias por lá e achei suficiente para conhecer as principais atrações turísticas da cidade com calma.

Muita gente faz bate e volta de Veneza ou Milão e acho que pode ser uma boa opção para quem não tem muito tempo mas na minha opinião eu indicaria ficar 1 dia inteiro e passar a noite por lá, afinal Verona tem muito a oferecer. Mesmo após visitar todas as atrações turísticas você pode aproveitar a cidade para fazer compras, apreciar a incrível culinária italiana em restaurantes, cafés e gelaterias ou apenas curtir o clima da cidade caminhando entre as ruas históricas.

Abaixo estão algumas opções de excursões e passeios pela cidade além de ingressos que você pode comprar antecipado ainda do Brasil, evitando assim fila:

bike tour verona

Onde fica Verona e como chegar

Verona está situada na parte norte da Itália, na região chamada de Veneto e fica bem próxima de outras cidades e pontos de interesse conforme abaixo:

Veneza: 121 km

Milao: 169 km

Regiao do Lago de Garda ( o maior lago da Itália): cerca de 30km

De carro

No meu caso, fui de carro saindo da Suíça e minha sugestão é que você combine a visita a Verona com alguma das cidades citadas acima ou que aproveite também para conhecer a belíssima região do Lago de Garda que fica tão perto. Alguns exemplos de cidade: Sirmione, Malcesine e Bardolino.

Essa é uma das vantagens de se alugar um carro pela região. Hà muitas possibilidades de lugares que ficam tão perto para se visitar.

Para alugar um carro na região recomendo os seguintes sites: Rentalcars e Rentcars. 

De trem

Outra forma de chegar até Verona é de trem.  Hà boas conexões saindo de toda a Europa e a estação é chamada de Verona Porta Nuova.

Saindo de Milão por exemplo em apenas 1 hora e meia você chega na cidade. Existe até a possibilidade de se fazer um bate e volta, embora eu recomende dormir uma noite para conseguir ver tudo com calma.

Pesquise aqui valores de bilhetes de trem. Se estiver viajando pela Europa recomendo conferir informações sobre o passe de trem Eurail Global Pass que dà direito a viajar livremente entre 24 países da Europa.

De avião

Outra opção cômoda é pegar um voo low cost se você vem de outra cidade europeia voando de British Airways e Easyjet por exemplo.

Veja mais informações aqui.

Onde se hospedar em Verona

Geralmente as pessoas preferem se hospedar no centro histórico de Verona o que facilita e muito a locomoção para quem está sem carro. Veja algumas opções dos hotéis mais recomendados por outros viajantes no Booking.com

Hotéis no Centro histórico de Verona

  • Hotel Milano & Spa – praticamente de frente para a Arena de Verona ( 3 estrelas)
  • Hotel Accademia – localizado a apenas 350m da Arena de Verona ( 4 estrelas)
  • Hotel Verona – hotel boutique pròximo à Arena e à estaçao de trem ( 3 estrelas)
  • Hotel Colomba D’oro: hotel elegante que ocupa um convento medieval restaurado a somente 150 m da Arena de Verona ( 4 estrelas)

Veja mais opções aqui.

Onde me hospedei

B&B Artesia Verona

Como contei acima, resolvi passar o Reveillon em Verona de última hora e quando fui pesquisar os hotéis, a maioria jà estava sem vagas, porém encontrei um B&B super bem recomendado e com bom preço. Não é localizado no centro histórico mas é bem perto, cerca de 20 minutos caminhando. Deixamos o carro estacionado na rua mesmo, em frente ao local e vamos caminhando até o centrinho. Foi bacana para sentir um pouco o clima local da cidade fora da área essencialmente turística mas quem não tem muito tempo ou não gosta de caminhar indico procurar hotéis mais próximos do centro mesmo.

O ponto positivo do local é que a host Laura é super simpática, dá boas dicas sobre a cidade, como melhores restaurantes e também está sempre preocupada em agradar aos hóspedes. A decoração da casa é uma graça e o café da manha preparado por ela era muito bom, com sanduíche, ovos, pães doces, café ou chá e frutas.

Aliás, se você se usar esse link e se cadastrar no Airbnb, você ganha créditos para a sua primeira viagem!

Verona no Reveillon

Eu escolhi visitar Verona durante o período do Reveillon e confesso que me surpreendi positivamente. ( Veja abaixo algumas fotos da cidade iluminada durante à noite)

A decisão de ir passar a virada do ano por lá foi super de última hora e não havia pesquisado muito antes sobre a cidade e suas atrações nesse período mas achei uma excelente opção para passar essa época do ano. A cidade estava totalmente iluminada durante a noite, muitos bares e restaurantes abertos, bastante movimentação mas sem muvuca e também houve queima de fogos.

O ponto positivo é que a cidade é lindíssima, e toda decorada com luzes à noite, ainda mais, os preços são atrativos, nada muito abusivo em relação à hospedagem e restaurantes. Vi ceias a 40 euros por pessoa por exemplo. Mas recomendo efetuar uma reserva pois todos os melhores restaurantes que nos indicaram estavam lotados.

Um ponto negativo é que algumas atrações estavam fechadas como o belo Giardino Giusti que gostaria tanto de ter visitado.

Espero que este artigo tenha te inspirado a conhecer essa maravilhosa cidade!

travel-icon-183+ Dicas para planejar a sua viagem pela Europa

 
  • Encontre a hospedagem para sua viagem

    Recomendamos efetuar a pesquisa e reserva de seu hotel no Booking.com, uma plataforma de busca e reserva de hotéis reconhecida mundialmente. Sempre pesquiso e acabo reservando hospedagem por lá por vários motivos, entre elesa possibilidade de muitas vezes reservar sem o cartão de crédito ou optar por pagar apenas na chegada e também é possível ler as avaliações de outros hóspedes, o que auxiliar muito na decisão ao escolher um hotel.
 
  • Encontre seu Seguro de Viagem ao melhor preço 

    Nunca se esqueça de contratar um Seguro de Viagem/Assistência Médica para a sua viagem pela Europa! Um Seguro de Viagem é essencial para garantir que tudo corra bem em sua viagem e é algo que possui um custo baixo e pode evitar diversos problemas que poderiam causar stress à sua viagem. Recomendamos comparar os preços na SEGUROS PROMO e para garantir 5 % DE DESCONTO NA COMPRA DO SEU SEGURO VIAGEM você pode utilizar esse código: MEJOGUEINOMUNDO5
 
  • Global Pass

    Está fazendo uma eurotrip e considera viajar de trem pela Europa? Excelente ideia! Saiba mais sobre o Globalpass que provavelmente é a melhor opção para você viajar de trem  sem stress pela Europa. Informações e venda aqui.
 
  • Compare preços de varias locadoras para alugar um carro na Europa

    Para quem quer ter a liberdade de fazer uma roadtrip pela Europa o aluguel de carro é  sem dúvida uma excelente opção! Recomendamos o site RentalCars, que é um buscador que mostra diversas locadoras de carros e os melhores preços.
 
  • Excursões e passeios com excelente custo benefício/Compre tickets das principais atrações turísticas de cada país com antecedência

    Testamos a Viator e recomendamos. É uma das principais companhias que vendem passeios mundialmente e eles possuem parceria com diversas agências de turismo pela Europa. É possível encontrar desde transfers de aeroporto até o seu hotel até day trips e excursões privativas ou não com guia por diversas atrações turísticas de cada pais. Para quem não quer dirigir, vale à pena dar uma olhada. Veja aqui todas as opções de passeios oferecidos.
  Este post contém links de afiliados o que permite que um percentual de comissão seja repassado ao Blog em caso de reservas realizadas por aqui mas você leitor não paga nada a mais por isso e ainda contribui para manter o blog ativo e atualizado. Em caso de dúvidas consulte nossa Política de Publicidade. 

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply