Dicas para planejar sua viagem pela Toscana, uma das mais apaixonantes da Itália

lorença dicas roteiro toscana

Quando se pensa em Itália a região da Toscana é sem dúvidas uma das mais lembradas, e com certeza é uma das mais especiais. Tradição, Arte, História, Cultura, Vinhos, Paisagens que exalam romantismo. Esses são os principais motivos que fazem a Toscana tão famosa e popular entre turistas. Neste artigo tento decifrar um pouco desta região baseado em minha experiências por lá e assim “dar uma luz” para quem busca informações e quer montar o seu roteiro pela Toscana.

 Importante: Existem milhares de versões da Toscana a serem descobertas e com certeza uma viagem só não é o suficiente. Existe uma Toscana para cada estilo e gosto esperando para ser descoberta e o importante na hora de definir o seu roteiro vai ser a sua criatividade e conhecimento das opções disponíveis para explorar essa cênica região italiana. Esse artigo aqui ser atualizado frequentemente, assim que for descobrindo irei adicionando mais informações úteis, seja através das minhas próprias viagens ou indicações recebidas!

florença roteiro viagem toscana
Florença vista do alto da Piazalle Michelangelo

O que é a Toscana ?

A Toscana é o nome de uma das 20 regiões em que a Itália é dividida, sendo a quinta maior e mais habitada e com certeza uma das mais belas do país da bota. Não é a toa que é uma das regiões da Itália mais visitadas.

Conhecida como a terra da boa gastronomia e bom vinho, você vai encontrar por lá paisagens variadas entre campos de girassóis, colinas, campos verdes a sumir de vista, campos de trigo dourados, oliveiras, pinheiros,vinhedos, vilas rurais, castelos e cidades medievais.

Além disso, a Toscana é uma região de imensa herança cultural e artística, considerada o Berço do Renascimento onde artistas como Leonardo da Vinci, Michelangelo, Rafael, Donatello e Botticelli fizeram história.

É muito mais fácil planejar viagens com o Me Joguei no Mundo!
Utilize os links dos nossos afiliados logo a seguir para conseguir descontos em hospedagens, seguro viagem, ingressos e muito mais!

A região da Toscana antes de ser habitada pelos romanos, foi ocupada pelos etruscos, a civilização mais antiga da Itália.

Veja aqui diversas sugestões de passeios e excursões na região de Florença. Compre tickets antecipados, pule fila na maioria dos monumentos e economize

mapa da toscana na italia

Como chegar à Toscana

Via aérea

Aeroporto de Roma, Milão

Os aeroportos nestas duas cidades são uma opção para quem deseja visitar a Toscana e vem de outro país fora da Europa. Chegando em Roma ou Milão a opção de alugar um carro ou utilizar trem para explorar a Toscana fica a seu critério. Veja abaixo a distância de cada cidade até Florença, por exemplo.

Roma a Florença – 274km de distância (cerca de 3h dirigindo)

Milão a Florença – 320km de distância ( cerca de 3h30 dirigindo)

Aeroportos de Florença, Pisa e Bologna

Se você já está na Europa essa talvez seja uma das melhores opções. Algumas cias aéreas low cost como a Ryan Air operam em alguns desses trechos.

Translados

Algumas empresas particulares oferecem traslados do Aeroporto de Florença até o seu hotel. Veja no link abaixo diversas opções de transfer privado ou compartilhado

.Translado  do Aeroporto de Florença ao seu Hotel ( individual ou para grupos de até 8 pessoas)

De trem

Se você já estiver na Europa ou mesmo na Itália há diversas conexões de trem realizadas pela empresa Trenitalia para a Toscana.

Os trens internacionais direto de Paris, Amsterdam, Basileia(Suiça), Munique e outras cidades europeias chegam na estação de trem principal de Florença chamada Santa Maria Novella. Outras conexões rápidas vindo de outras cidades italianas também como: Roma, Milão, Bolonha, Pisa, Verona, Veneza, Genova e Turin.

Pesquise e compre o seu bilhete de trem pela Rail Europe.(site traduzido para português)

Se você pretende viajar para outras cidades europeias vale à pena conferir o Eurail Global Pass, um bilhete único para viajar de trem pela Europa e economizar nas tarifas. Além desse passe, ha muitos outros para conhecer a Europa viajando de trem a exemplo do Eurail Select Pass em que você pode escolher 4 países para viajar de trem pela Europa.

Se a ideia é viajar apenas entre as cidades da Toscana ou Itália, veja os preços separadamente de cada bilhete no site, pois pode ser que valha mais à pena comprá-los separados.

De carro

Chegar até a Toscana de carro também é uma ótima opção vindo de outra cidade europeia.

Brasileiros que queiram dirigir na Toscana ou em qualquer outra cidade da Itália, de acordo com as leis do país, precisam ter a carteira internacional de habilitação que pode ser feita o Brasil mesmo (chamada PID -Permissao Internacional para dirigir) porém apenas a CNH brasileira é necessária para alugar um carro por lá. Ou seja, teoricamente você consegue alugar um carro sem problemas na Itália só com a CNH brasileira, porém se algum guarda te parar, há risco de multa. Outra possibilidade é a tradução juramentada da carteira de motorista e levar o documento acompanhado desta tradução. Se você tiver tempo para fazer sua PID antes da viagem, eu acredito que seja a melhor opção e a que vai evitar algum tipo de stress.Veja mais informações no DETRAN de sua cidade. Este é o link do Detran de SP.

Como explorar a Toscana

Principais cidades

Abaixo cito as cidades mais famosas e mais visitadas, porém tenha em mente que a Toscana é uma região para ser descoberta e mesmo as pequenas vilas e estradas possuem o seu charme!

 .Veja aqui diversas sugestões de passeios e excursões para aproveitar o máximo da Toscana!

Florença

A capital da Toscana e centro logístico da região. É praticamente impossível planejar uma viagem a Toscana e não visitar Florença, onde há diversos museus e monumentos como o famoso Duomo.

O único porém da cidade é que ela é muito disputada pelos turistas e assim a maioria dos monumentos sempre possuem fila. Mas comprando o seu ticket antecipadamente existe a opção de pular filas, garantir a data escolhida e ainda economizar. Veja abaixo algumas opções:

ponte vecchio florença
Ponte Vecchio em Florença

Siena

Uma da cidades medievais mais bem preservadas da Europa, no alto de uma colina. A Piazza del Campo é a atração turística mais famosa e impressionante e recebe anualmente a corrida de cavalos chamada Palio de Siena.

siena dicas roteiro toscana
Piazza del Campo em Siena

Pisa

Obviamente a cidade é super famosa devido à torre inclinada, porém há mais o que explorar por lá.

torre de pisa toscana dicas
Torre de Pisa

Lucca

É uma cidade medieval com uma praça central em formato oval e a atração são muralhas ao redor da cidade que podem ser exploradas de bicicleta ou a pé.

Arezzo

Cidade que serviu de cenário para o filme “A Vida é Bela”, é uma das maiores da Toscana mas ainda possui um centro medieval preservado.

arezzo dicas roteiro toscana
Piazza Grande em Arezzo

Montepulciano

Um charme de cidade medieval famosa pela produção dos vinhos Nobile de Montepulciano e Rosso de Montepulciano. Cenas de um dos filmes da série Crepúsculo foram gravadas lá.

Veja aqui o artigo que escrevi sobre a minha visita à cidade!

montepulciano planeje sua viagem pela toscana
Montepulciano

San Gimignano

Uma cidade medieval pequena mas que atrai muitos turistas. Muralhas e torres fazem dessa uma cidade pitoresca e única.

Volterra

Outra cidade medieval no alto de uma colina com uma beleza surpreendente.

Outras cidades que certamente merecem uma visita são: Pienza,Cortona, Pistoia,Montalcino, San Miniato e Livorno.

Regiões dentro da Toscana

mapa regiao chianti toscana

Algumas regiões da Toscana recebem uma denominação especial. Confira abaixo 2 exemplos:

Chianti

A região vinicola mais famosa da Toscana pela produção dos vinhos Chianti e Chianti Clássico.

Famosa por lindas paisagens naturais, essa região se estende entre as províncias de Florença e Siena.

A rodovia mais famosa para explorar a regiao de Chianti é chamada de Chiantigiana road

Castellina in Chianti é uma das cidades na região que merecem ser exploradas.

Val d’Orcia

Outra região que compreende algumas das paisagens mais lindas da Toscana e fica ao sul de Siena. Atravessada pelo Rio Orcia de onde se originou o nome da região, compreende as áreas de Montalcino onde o vinho Brunello de Montalcino é produzido e Montepulciano.

Paisagens repletas de oliveiras e vinhedos, estradas adornadas com pinheiros, castelos medievais e pequenas vilas serviram de inspiração para diversos pintores renascentistas e continuam agradando turistas e fotógrafos de todo o mundo.

Castiglione d’Orcia, San Quirico d’Orcia e a vila de Pienza são algumas das jóias dessa região.

Patrimônios Mundiais da Unesco

Sete lugares da Toscana receberam esse título:

.Centro histórico de Florença

.Centro histórico de Siena

.Centro histórico de San Gimignano

.Centro histórico de Pienza

.A praça da Catedral de Pisa

.Val d’Orcia

.Medici Villas e Jardins

Meios de locomoção

Alugar um carro

Alugar um carro na região da Toscana é de longe a melhor opção. Para visitar algumas regiões, fica bem difícil depender do sistema de trens ou de ônibus que não possuem horários e partidas  frequentes. Com o valor do diesel em média a  €1.75 o litro, acaba sendo uma opção favorável e de ótimo custo benefício que vai permitir explorar e conhecer muito mais da Toscana, além de todos os clichês.

Se você quer conhecer as imagens de cartões postais da Toscana, as áreas mais rurais como a região Val d’orcia e pequenas vilas e cidades com certeza o aluguel de carro é a melhor opção.

Para pesquisar valores de aluguel de carro na Alemanha e Europa indicamos comparar os preços e reservar pela Rentalcars

De trem

Para aqueles que possuem o foco de conhecer a parte mais urbana da Toscana o serviço de trens é suficiente, por exemplo nas cidades de Pisa, Lucca, Florença e Pistoia. Para acessar a região de Cinque Terre a partir de Pisa, por exemplo é super prático utilizando o serviço de trens.

O inconveniente é ter que depender dos trechos e horários pré-determinados, além de que algumas cidades no topo das colinas como Siena e Volterra, ficam um pouco mais difíceis de serem acessadas e é preciso complementar a vista com o serviço de ônibus local.

Veja aqui um mapa com as conexões de trem na Toscana.

Em geral os bilhetes de trem são bem baratos. Faça a sua pesquisa e compre no site da Rail Europe ( traduzido em português)

De ônibus

Outra opção são os ônibus públicos. Cada província da Toscana tem a sua companhia de ônibus local.

Dependendo do trecho essa pode ser uma opção para economizar, como por exemplo, ao fazer a rota do vinho na região de Chianti. Leia este artigo para mais informações.

Veja aqui as companhias de ônibus para verificar trechos e horários.

Passeios e excursões privadas

Essa é uma excelente opção para quem não pretende alugar carro mas também não quer ficar dependente apenas do transporte público. Eu incluí aqui no artigo diversos exemplos muito bacanas de passeios pela região da Toscana realizados por agências de turismo locais em parceria com o site GetyourGuide .( Já testei e recomendo, é confiável!). Alguns passeios são uma oportunidade de realmente entrar no clima toscano e vivenciar a região.

Veja a lista completa de passeios aqui.

Melhor época para visitar

Os meses de Abril e Maio que antecedem o Verao e final de Setembro a Novembro com temperaturas confortáveis, dias de sol e as cidades não estão totalmente lotadas como na alta temporada ( verão). Durante o inverno é possível visitar, mas as temperaturas caem drasticamente, principalmente durante à noite e há possibilidade de chuva.

Como montar o roteiro pela Toscana

mapa regiao toscana
Mapa da Toscana e suas10 provìncias

 

Essa com certeza é a maior dúvida de todos os que pretendem conhecer a Toscana. Primeiramente eu sugiro definir a quantidade de dias disponíveis para ficar pela região e assim escolher as principais cidades e monumentos que gostaria de visitar. Use o Google Maps e outros mapas para verificar a logística, calculando o tempo e distância de uma cidade a outra, considerando o tipo de transporte escolhido e assim tente separar as cidades que serão base para se hospedar e explorar outras regiões e as cidades que serão visitadas em um dia, bate e volta.

Algumas dicas que podem ajudar:

. A cidade de Florença exige pelo menos dois dias para ser explorada. A quantidade de pontos turísticos, museus e turistas faz com que essa cidade seja a principal em um roteiro pela Toscana, e realmente se for a sua primeira vez viajando por essa região, você tem que conhecer Florença!

.As cidades de Lucca e Pisa ficam bem próximas e podem ser visitadas em um dia.

.A cidade de Siena pode ser visitada em um bate e volta a partir de Florença pois fica a apenas 80km de distância.

.As cidades de Montepulciano, Arezzo e Cortona ficam relativamente bem próximas umas das outras. Você pode se hospedar em uma delas e explorar as outras no dia seguinte.

.As cidades de Volterra e San Gimignano são separadas apenas por 30km de distância.

Pesquisar e reservar hospedagem

Assim que definir no seu roteiro pela Toscana as cidades que serão base para os seus passeios comece a pesquisar as opções de hospedagem.

Eu sempre utilizo o Booking.com para pesquisar e reservar hotéis e você pode utilizar o site ( traduzido para português) para pesquisar hotéis por cidade e por área de preferência, conforme links abaixo, por exemplo:

Hotéis em Florença

Hotéis em Siena

Hotéis em San Gimignano

Espero que este post tenha sido útil e te ajude a planejar sua viagem pela Toscana! Se tiver algum comentário a fazer ou algo a acrescentar, não hesite e comente aqui embaixo! 🙂

Espero que tenha gostado desse artigo e que ele tenha sido útil no planejamento de sua viagem!

Monique Ribeiro

travel-icon-183+ Dicas para planejar a sua viagem pela Europa

 
  • Encontre a hospedagem para sua viagem

    Recomendamos efetuar a pesquisa e reserva de seu hotel no Booking.com, uma plataforma de busca e reserva de hotéis reconhecida mundialmente. Sempre pesquiso e acabo reservando hospedagem por lá por vários motivos, entre elesa possibilidade de muitas vezes reservar sem o cartão de crédito ou optar por pagar apenas na chegada e também é possível ler as avaliações de outros hóspedes, o que auxiliar muito na decisão ao escolher um hotel.
 
  • Encontre seu Seguro de Viagem ao melhor preço 

    Nunca se esqueça de contratar um Seguro de Viagem/Assistência Médica para a sua viagem pela Europa! Um Seguro de Viagem é essencial para garantir que tudo corra bem em sua viagem e é algo que possui um custo baixo e pode evitar diversos problemas que poderiam causar stress à sua viagem. Recomendamos comparar os preços na SEGUROS PROMO e para garantir 5 % DE DESCONTO NA COMPRA DO SEU SEGURO VIAGEM você pode utilizar esse código: MEJOGUEINOMUNDO5
 
  • Global Pass e Bilhetes de Trem

    Está fazendo uma eurotrip e considera viajar de trem pela Europa? Excelente ideia! Saiba mais sobre o Globalpass que provavelmente é a melhor opção para você viajar de trem  sem stress pela Europa. Informações e venda aqui.
 
  • Compare preços de varias locadoras para alugar um carro na Europa

    Para quem quer ter a liberdade de fazer uma roadtrip pela Europa o aluguel de carro é  sem dúvida uma excelente opção! Recomendamos o site RentalCars, que é um buscador que mostra diversas locadoras de carros e os melhores preços.
 
  • Excursões e passeios com excelente custo benefício/Compre tickets das principais atrações turísticas de cada país com antecedência

    Recomendamos a GetyourGuide. que é uma empresa líder mundialmente na venda de excursões e tickets para atrações em diversos países.
  Este post contém links de afiliados o que permite que um percentual de comissão seja repassado ao Blog em caso de reservas realizadas por aqui mas você leitor não paga nada a mais por isso e ainda contribui para manter o blog ativo e atualizado. Em caso de dúvidas consulte nossa Política de Publicidade. 

Mais de Monique Bianchi

Hallstatt, uma vila encantadora na Austria

Hallstatt é uma fascinante vila na Áustria que figura na lista de...
Leia Mais

16 Comments

  • Olá, gostaria de um conselho. Ficarei na Toscana por 08 dias já contando o dia da chegada por Veneza e a saída para Roma.
    O dia da chegada mais três dias inteiros ficarei em florença, sendo um dos dias para bate e volta em Pizza e Luca.
    Depois ficarei mais 3 dias na Toscana mais um dia para voltar para Roma. Minha intenção e de fazer uma base em outra cidade e alugar um carro. Considerando o tempo, qual cidade me recomenda para usar como base?

    • Oi Frederico, tudo bem? Bom, depende bastante do que pretende conehcer. Eu recomendaria bastante as cidades de Montepulciano, Arezzo e Cortona. Daria para se hospedar em uma das 3 e fazer bate e voltas para as outras. Nao sei se seu roteiro inclui Siena, mas acredito que nao pode ficar de fora, é realmente uma linda cidade! Espero ter ajudado, abraços

  • Então, acredito que alguns lugares o blog poderia dar mais informações úteis além de transporte e como chegar, especialmente nos vilarejos e cidades pequenas. De qualquer forma, amamos (eu e minha noiva) o nome do blog e a organização do conteúdo.

  • Olá Monique, vou em outubro para a Toscana e farei base nos arredores de Siena. Aluguei um carro que será retirado na Viale Europa (Europcar) mas chego de Florença de ônibus; mas ao buscar no Google Maps descobri que apesar de ser uma distância curta surgiu uma advertência: Este trajeto tem uso restrito ou estradas privadas. Você tem idéia do que pode significar?

    • Olà Suzana, as vezes o Google Maps mostra umas mensagens assim meio estranhas, apesar de nunca ter acontecido comigo. Na Toscana usamos GPS enao tivemos nenhum problema, até porque achei a aàrea bem sinalizada mas em todo caso procure outra rota e deixe de reserva, caso alguma estrada esteja fechada. Abraços

  • Cara Monique,

    Parabéns pelo seu blog. Estou planejando uma viajem para Toscana em outubro/16 e suas dicas foram as melhores que já encontrei pela internet!!! Temos 17 dias para explorar essa região, e, pelos posts, me parece ter tempo de sobra, não? Alguma sugestão além das que você coloca aqui, já que pelo visto estou com “bastante tempo” ?
    Bacio

    • Olà Caroly tudo bem? Fico feliz com o elogio ao blog. Poxa, em 17 dias na Toscana você consegue aproveitar muito bem e conhecer muitas cidades. Recomendo você a explorar o Val D Orcia com calma e ir parando aos poucos em cidadezinhas pelo caminho que talvez nem sejam tao turísticas mas tenham seu charme próprio. Alem disso, passaria mais tempo em Florença tb afinal hà tanto o que visitar por là! Espero que curta a viagem e a apaixonante Toscana. Abraços

  • Boa tarde Monique… Vou a Florença em outubro em lua de mel e vou ficar 4 dias lá mas vou alugar um carro todos esses dias… Vai ser minha primeira vez e gostaria de saber qual roteiro vc me recomendaria…. Obrigado

    • Oi Giuseppe tudo bem? No próprio post dei várias sugestões, vc chegou a ver? Sao muitas as opções! Você pode optar por conhecer as cidades mais famosas que ficam relativamente perto como Siena, Pisa, Lucca e as regiões de vinho. Pode seguir para o Val D Orcia onde ira encontrar paisagens incríveis e tb pode visitar outras cidades lindas como montepulciano, san gimignano, Pienza,volterra. Enfim, depende muito do que vcs querem fazer. Abraços

  • Olá Monique!! Encontrei seu blog pesquisando sobre a toscana e gostei muito das dicas!!! Será que poderia me ajudar com umas dúvidas?? Irei a Itália em junho/2016 e separei 5 dias para a Toscana, a princípio não alugaria carro, acha uma boa montar base em florença e fazer bate e voltas às cidades principais? Com esse tempo disponível acha que vale alugar carro por 1 dia pra fazer alguma região em especial?? Obrigada e parabéns pelo blog!!

    • Oi Marcelle tudo bem? A Toscana tem muitas possibilidades e acho que depende muito das cidades que você mais gostaria de visitar. Se você montar base em Florença consegue visitar de transporte público Siena, Pisa e Lucca por exemplo. Agora para explorar a região do Val D’orcia que é uma das mais lindas e emblemáticas da Toscana fica complicado. Outras cidades como Montepulciano ficam difíceis de ser alcançadas usando transporte público e eu super recomendo alugar um carro nem que seja apenas por um dia para explorar essas cidades e regiões passando pelas belas estradas da Toscana!
      Obrigada pelo elogio!
      Abraços e boa viagem!

  • Monique, o seu blog me inspirou Que cuidado com os detalhes! A Itália certamente tem um espaço no meu coração, afinal, meu avô é italiano e estou planejando uma viagem para lá ano que vem!Certamente vou acompanhar suas dicas!
    Também falo um pouco sobre as minhas experiências e algumas dicas gerais, se quiser conhecer seria uma honra: http://www.trackingtrip.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *