Comendo pizza em Nápoles e conhecendo um pouco da cidade

pizzaria tradicional em nápoles
Pizzaria Di Matteo ´tradicional pizzaria em Nápoles

Conheci Nápoles em uma passagem rápida voltando de Pompeia. Com a ideia de aproveitar ao máximo a viagem pela Itália eu descobri que Nápoles ficava no caminho do trajeto entre Roma e Pompeia e por isso mesmo resolvi incluir uma passada pela cidade ao roteiro.

A ideia a princípio seria seguir o guia passo-a-passo do Blog do Ricardo Freire e passar em Nápoles  ao final do passeio por Pompéia para concluir o dia visitando um museu com muitas das relíquias encontradas nas ruínas e, claro, para degustar a verdadeira pizza napolitana!

UM POUCO SOBRE NÁPOLES

Nápoles é a terceira cidade mais populosa da Itália e fica localizada na região sul do país. Famosa por ser uma cidade caótica apresenta grandes taxas de desemprego e criminalidade com envolvimento da máfia chamada Camorra.

como chegar em nápoles

COMO CHEGUEI EM NÁPOLES

Ao final do passeio por Pompeia estava acabada de tanto cansaço após andar o dia inteiro, mas para voltar a Roma, de qualquer forma, teria que passar por Nápoles, para pegar o trem de volta. O detalhe é que como comprei os tickets da Trenitalia antecipadamente, antes mesmo de chegar a Itália, calculei que iria precisar de um tempo para andar por Nápoles, visitar o museu, saborear uma pizza e, então o que fiz? Comprei o ticket de volta à Roma para as 9 da noite!

Eu e minha amiga chegamos à estação de Nápoles às 5 da tarde e estávamos totalmente cansadas depois de andar horas sob um sol escaldante no passeio pelas ruínas de Pompéia. Bateu aquela vontade de abortar o plano de visitar à cidade e inclusive tentamos trocar os tickets para um horário mais cedo, mas não deu certo.

É muito mais fácil planejar viagens com o Me Joguei no Mundo!
Utilize os links dos nossos afiliados logo a seguir para conseguir descontos em hospedagens, seguro viagem, ingressos e muito mais!

O QUE FIZ EM NÁPOLES

Depois de não conseguir trocar os bilhetes eu e minha amiga ficamos meio perdidas sem saber por onde começar em Nápoles pois não tínhamos tanto tempo também para se arriscar a andar sem rumo numa cidade considerada bem perigosa. Foi então que recebemos uma dica de uma vendedora de uma das lojas da estação de trem a respeito de uma pizzaria chamada Di Matteo, uma antiga e tradicional pizzaria que fica na Via Tribunali, no coração histórico da cidade! Como já estávamos por lá não poderíamos deixar de pelo menos experimentar a famosa Pizza Napolitana, não é?

CAOS, SUJEIRA, TRÂNSITO INSANO

Saímos da estação e já nos deparamos com o caos, rs! Trânsito insano, lixo pela rua, construções antigas e mal conservadas  e pessoas loucas! Sim, a nossa 1ºimpressão de Nápoles não foi muito boa, mas rendeu uma boa diversão e aventura porque haja coragem para conseguir atravessar aquelas ruas sem semáforos com carros vindo de 2 ou 3 direções diferentes e motos que aparecem do nada…

Confesso que andar pelas runas de Nápoles nos deu um pouco de medo, tanto é que não quis arriscar a ficar tirando fotos pela cidade. Me arrependi depois é claro…

Depois de andarmos muito e nos perdermos com várias informações confusas que as pessoas na rua nos davam , finalmente chegamos na Pizzaria Di Matteo que realmente é bem velha, digo, tradicional! :p

 

pizzaria tradicional em nápoles
Pizzaria Di Matteo – pizzaria tradicional em Nápoles


A PIZZA NAPOLITANA

Não estávamos com tanta fome, mas estávamos lá para experimentar a famosa pizza Napolitana e foi isso que pedimos acompanhada de cerveja. O que não imaginávamos era o tamanho das pizzas individuais.

Olhar para aquela pizza atiçou meu apetite e já na primeira mordida percebi que a massa era diferente, muito fina e crocante,  o molho muito saboroso e o queijo derretia na boca. Divina! Muito boa mesmo a pizza e melhor de tudo é que foi incrivelmente barata! Comparando com os restaurantes que estive em Roma esta foi a refeição que menos gastei! Pode parecer loucura, mas gastei menos nessa pizzaria do que numa padaria para tomar café da manhã em Roma!

pizza napolitana em nápoles

onde comer pizza tradicional em nápoles

SE PERDENDO EM NÁPOLES E RECEBENDO INFORMAÇÕES DE ESTRANHOS (BEM ESTRANHOS)

Após comermos a pizza já era noite e precisávamos descobrir a melhor forma de voltar para a estação sem se perder por aquelas vielas totalmente estreitas e escuras. Se eu não tivesse visto com meus próprios olhos eu duvidaria de que por muitas dessas vielas fosse capaz de passar um carro.

Pra variar  nos perdermos no caminho de volta. Olha não sei se foi azar, mas recebemos umas informações totalmente desconexas. Perguntamos para funcionários da pizzaria, para pessoas da rua, pessoas dentro de estabelecimentos e cada um deles nos indicava um caminho diferente. Parecia pegadinha e realmente poderia ser porque um turista perdido e desavisado por aquelas ruas escuras durante à noite poderia ser pego facilmente.

Só chegamos à estação a tempo porque uma italiana de bom coração que não falava uma palavra de inglês nem de português nos guiou até lá! Tudo bem que em determinado momento do caminho suspeitamos das intenções dela que não parava de falar ao celular, mas no final das contas deu tudo certo.

Andar à noite por aquela parte da cidade não é nada recomendado. Já li relatos de que a cidade realmente é bem perigosa então faça um roteirinho do que quer ver com calma e de preferência pegue um táxi.

Realmente Nápoles me fez reavaliar minha impressão sobre o centro da cidade de São Paulo . Comparando o que vi de Nápoles com o centro de SP,  nossa cidade parece ser muito mais organizada e limpa! Foi uma caos mas valeu a passada por lá!

de napoles a roma
Na entrada da estação de trem Nápoles

 

DE NÁPOLES A ROMA

Depois de chegar à estação de Nápoles ainda tivemos que esperar até  o horário da partida e aí mais um perrengue: tentamos sem sucesso achar um local para sentar, mas por incrível que pareça só conseguíamos sentar do lado de mendigos chatos e inconvenientes, rs. É, é pra dar risada mesmo…

Na volta pegamos um trem Eurostar mais rápido que o Intercity, mas ainda não era o mais veloz. Sinceramente preferi o Intercity devido à disposição dos assentos. Parece que havia mais espaço.

Chegamos por volta de 11 da noite em Roma e ainda fomos arrumar as malas pois no dia seguinte embarcaríamos para a terra dos deuses gregos!

Ìndice de Posts de Roma e Vaticano

1-Chegada em Roma. Como se locomover do Aeroporto de Fiumicino até a Estação Termini 

2-1º Dia em Roma – Fazendo check-in no Hostel e partindo para o Coliseu

3- O impressionante Coliseu, como entrar sem pegar fila e demais dicas deste ilustre passeio

4-Palatino e Fórum Romano, Arco de Constantino, Fontana de Trevi e como se locomover na cidade usando transporte público

5-Igreja Santa Maria Maggiore

6-Vaticano ,Passeio pela Necrópole do Vaticano (como comprar), Circus Massimo, La Boca de La Veritá e Piazzaa Navona

7-Pompéia, a cidade que foi destruída pelo Vulcão Vesúvio

8-Uma Passagem Rápida por Nápoles

Espero que aproveitem! 😉

LINKS ÙTEIS

Para pesquisar e reservar Hoteis em Roma recomendo o site Booking.com. O site é pràtico e confiàvel e costuma apresentar os melhores preços online. Faça uma simulação abaixo e saiba mais sobre os benefícios do Booking.com aqui.

Para alugar carro na Grécia: RentalCars (Faça uma simulação abaixo)

Para contratar Seguro Viagem, recomendamos a Mondial Seguros.

Cadastre seu email e receba nossos posts gratuitamente:

Delivered by FeedBurner

Espero que tenha gostado desse artigo e que ele tenha sido útil no planejamento de sua viagem!

Monique Ribeiro

travel-icon-183+ Dicas para planejar a sua viagem pela Europa

 
  • Encontre a hospedagem para sua viagem

    Recomendamos efetuar a pesquisa e reserva de seu hotel no Booking.com, uma plataforma de busca e reserva de hotéis reconhecida mundialmente. Sempre pesquiso e acabo reservando hospedagem por lá por vários motivos, entre elesa possibilidade de muitas vezes reservar sem o cartão de crédito ou optar por pagar apenas na chegada e também é possível ler as avaliações de outros hóspedes, o que auxiliar muito na decisão ao escolher um hotel.
 
  • Encontre seu Seguro de Viagem ao melhor preço 

    Nunca se esqueça de contratar um Seguro de Viagem/Assistência Médica para a sua viagem pela Europa! Um Seguro de Viagem é essencial para garantir que tudo corra bem em sua viagem e é algo que possui um custo baixo e pode evitar diversos problemas que poderiam causar stress à sua viagem. Recomendamos comparar os preços na SEGUROS PROMO e para garantir 5 % DE DESCONTO NA COMPRA DO SEU SEGURO VIAGEM você pode utilizar esse código: MEJOGUEINOMUNDO5
 
  • Global Pass e Bilhetes de Trem

    Está fazendo uma eurotrip e considera viajar de trem pela Europa? Excelente ideia! Saiba mais sobre o Globalpass que provavelmente é a melhor opção para você viajar de trem  sem stress pela Europa. Informações e venda aqui.
 
  • Compare preços de varias locadoras para alugar um carro na Europa

    Para quem quer ter a liberdade de fazer uma roadtrip pela Europa o aluguel de carro é  sem dúvida uma excelente opção! Recomendamos o site RentalCars, que é um buscador que mostra diversas locadoras de carros e os melhores preços.
 
  • Excursões e passeios com excelente custo benefício/Compre tickets das principais atrações turísticas de cada país com antecedência

    Recomendamos a GetyourGuide. que é uma empresa líder mundialmente na venda de excursões e tickets para atrações em diversos países.
  Este post contém links de afiliados o que permite que um percentual de comissão seja repassado ao Blog em caso de reservas realizadas por aqui mas você leitor não paga nada a mais por isso e ainda contribui para manter o blog ativo e atualizado. Em caso de dúvidas consulte nossa Política de Publicidade. 
Mais de Monique Bianchi

Quem são as empresas que estão por trás do BlogTurFoz

  Se você já é leitor aqui do nosso Blog já nos...
Leia Mais

11 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *