Conheça Montepulciano, uma cidade medieval no alto de uma colina na Toscana

dicas montepulciano que cidades visitar toscana

Montepulciano é uma daquelas cidadezinhas que fica na memória depois de ser visitada. Certamente é uma das jóias da romântica região da Toscana e na minha opinião, caso você goste de historia, cidades pequenas e charmosas, vinho e claro de comer bem, Montepulciano é uma parada imperdível nessa incrível região da Itália.

Localizada ao sul de Siena a cidade de Montepulciano pode ser uma excelente base para quem pretende explorar uma das regiões mais famosas da Toscana, o Val D’ orcia com suas famosas paisagens rurais, colinas verdejantes, cidades e vilas no topo de montanhas, que inclusive é tombado como Patrimônio pela UNESCO.

A cidade de Montepulciano fica localizada no alto de uma colina e é uma cidade medieval que se caracteriza por construções de pedra, edifícios da época do Renascimento e claro pelos famosos Vinho Nobile de Montepulciano, considerado um dos melhores da Itàlia e Vinho Rosso de Montepulciano.

montepulciano dicas toscana

Aliás não é difícil notar que a cidade se destaca pela oferta de vinho e a paixão por essa bebida, afinal desde o primeiro momento que você adentra o portal para a cidade antiga, encontra degustações de vinho por todos os lados e pequenos wine bars onde é possível apreciar a bebida.

É muito mais fácil planejar viagens com o Me Joguei no Mundo!
Utilize os links dos nossos afiliados logo a seguir para conseguir descontos em hospedagens, seguro viagem, ingressos e muito mais!

portais de montepulciano

vinho nobile montepulciano

degustação vinho montepulciano toscana

Conheci Montepulciano em um dia saindo da cidade de Siena. Estacionamos o carro em um dos estacionamentos mais próximos da entrada da parte antiga da cidade, a qual é cercada por muralhas do século 14. Assim iniciamos  a pé o passeio de subida para a Piazza Grande, o centro e o topo da cidade antiga.

Explore as Enotecas e Empórios em Montepulciano

Caminhar por aquelas vielas estreitas e passando entre cantinas e empórios foi mágico! Era um sábado e a cidade estava cheia de turistas. A cada 100 metros onde havia um empório de vinho eram oferecidas degustações gratuitas de vinho sempre acompanhadas de algum petisco. Mas o que mais me impressionou é que a maioria dessas enotecas e empórios eram verdadeiros museus por dentro!

Me lembro de uma cantina em que entramos que era toda decorada com motivos medievais e havia um túnel na parte inferior que nos levava para onde ficavam os barris onde se armazenam os vinhos e azeites!

O resumo da história é que se você decidir parar em cada uma das enotecas e empórios para degustar “corre o risco” de chegar ao topo da cidade levemente embriagado! 😛 Mas é uma experiência memorável e é impossível não sair de là com pelo menos uma garrafa de vinho!

Este caminho de subida até o topo da cidade, onde fica a Piazza Grande é delicioso. Existe uma rua principal chamada “Corso” que nos leva até o topo da cidade mas não deixe de circular também pelas ruazinhas e vielas paralelas. Aproveite cada minuto e permita-se se perder por alguma delas. Essa é a típica situação em que podemos utilizar a máxima: ” O destino final não é o mais importante mas sim a jornada!”

A cada ruazinha escondida que eu encontrava ou detalhes naquelas casinhas de pedra me deixavam ainda mais encantadas por Montepulciano!

ruas montepulciano italia

cidades toscana montepulciano

Quando estávamos mais ou menos na metade do caminho até o topo resolvemos parar em uma lojinha de souvenir e perguntar a um local uma sugestão de bom restaurante para comer uma Bisteca Fiorentina, um dos pratos típicos da Toscana! Nessa loja de souvenir conhecemos um simpático senhor chamado Giuseppe que nos recomendou um restaurante maravilhoso, o qual falarei mais abaixo. Mas o mais legal foi que ficamos conversando por bastante tempo e o Giuseppe até nos mostrou uma foto em que ele aparecia como figurante do filme “Crepúsculo” que teve cenas filmadas na cidade, um dos motivos que aumentou a quantidade de turistas!

Ao chegar na Piazza Grande  há muitos pontos turísticos para se observar entre palácios e igrejas como o “Palazzo Comunale” e a Catedral “Domo de Montepulciano”. Não se esqueça é claro que apreciar a incrível vista lá do topo!

montepulciano dicas toscana2

toscana cidade montepulciano

Logo em seguida ao passar pela Piazza Grande e apreciar a vista de palácios renascentistas resolvemos seguir em direção ao restaurante que nosso amigo Giuseppe havia recomendado. De acordo com ele, era o melhor restaurante da cidade para se comer uma bisteca fiorentina. Um restaurante pequeno, sem frescuras, que aliás se destaca justamente por isso, pela simplicidade e pelo lado artesanal, sendo que o dono é que comanda a cozinha. Realmente o que estávamos procurando. Porém por ser um restaurante pequeno normalmente costuma estar lotado. Fomos tentar a sorte assim mesmo.

piazza grande cidade montepulciano

piazza grande montepulciano

Chegamos lá na entrada e notamos que já havia algumas pessoas esperando por uma mesa mas realmente era nosso dia de sorte pois após alguns minutos 2 lugares haviam sido desocupados.

O restaurante em si combina muito com o clima de cidade pequena e histórica. O espaço é pequeno, e as mesas quase não se separam. O cardápio? É escrito a mão!

Jà sabíamos o que queríamos de prato principal então apenas pedimos bebida (vinho, claro!) e entradinhas.  Logo após Julio, o dono do restaurante veio nos mostrar a bisteca para ver se estávamos de acordo com o tamanho. Escolhemos uma e lá foi ela preparà-la!

Tudo o que comemos por lá estava divino e adoramos esse atendimento mais pessoal e sem frescuras! A bisteca realmente estava deliciosa! Valeu Giuseppe pela dica!

restaurante montepulciano

No final, ao pedirmos a conta, Júlio chega com uma caneta e escreve a conta somando os valores na “toalha de mesa” ! Sensacional! Se você quer um restaurante com comida típica da região da Toscana, de excelente qualidade, sem frescuras e com um atendimento pessoal e irreverente, sem dúvidas, vá a este restaurante! Deixo aqui a dica, mas preste atenção, é uma dica valiosa! Osteria Achacheta! 

Depois de comermos resolvemos descer até o estacionamento afinal nossa visita desta vez era apenas passageira. No caminho de descida que também é especial, não deixamos de passar e cumprimentar o senhor Giuseppe pela excelente dica de restaurante!

cidade montepulciano dicas

Antes de ir embora paramos em um wine bar para apreciar uma vez mais uma taça de vinho!

Fiquei com a impressão de que Montepulciano apesar de ser uma cidade pequena merece mais tempo para ser explorada e com certeza na próxima vez irei me hospedar por lá para aproveitar mais o clima e a atmosfera local que tanto me conquistaram.

Veja abaixo algumas opções de excursões para curtir melhor a sua viagem por Montepulciano:

Espero que tenha gostado do artigo e que ele tenha sido útil no planejamento de sua viagem!

Monique B. Ribeiro

travel-icon-183+ Dicas para planejar a sua viagem pela Suíça

  • Seguro de Viagem - Nunca se esqueça de contratar um Seguro de Viagem/Assistência Médica,algo que é obrigatório e essencial à sua viagem pela Suíça! Um Seguro de Viagem possui um custo baixo e pode evitar diversos problemas que poderiam causar stress à sua viagem. Recomendamos a Seguros Promo, um comparador de preços para você fazer a sua pesquisa e encontrar o melhor seguro de viagem de acordo com as suas necessidades ao melhor custo benefício. Cote os valores e garanta 5% de desconto usando o código do blog: MEJOGUEINOMUNDO5
  • Swiss Travel Pass: A melhor opção para explorar a Suíça utilizando toda a rede de transportes, o que inclui trem, ônibus e barcos em viagens ilimitadas + gratuidade em rotas de trem panorâmicas pelo país e descontos em passeios aos Alpes e entradas em museus. Escolha o seu Swisspass aqui.
  • Global Pass: Caso seu roteiro inclua mais países pela Europa, talvez o Globalpass seja a melhor opção para você viajar de trem pela Europa. Informações e venda aqui.
  • Aluguel de carro na Suíça e Europa: Para quem quer ter a liberdade de explorar a Suíça e outros países da Europa que ficam na fronteira, o aluguel de carro é uma excelente opção! Recomendamos o site RentalCars, que é um buscador que mostra diversas locadoras de carros e os melhores preços.
  • Excursões e passeios pela Suíça com excelente custo benefício: Recomendamos a GetyourGuide. que é uma empresa líder mundialmente na venda de excursões e tickets para atrações em diversos países.  Mais de 100 opções de passeios pela Suíça feitos por agências locais como transfers de/para aeroportos nas principais cidades suíças e excursões aos Alpes, muitas vezes com preços mais baratos até mesmo do que comprando diretamente no guichê.
  • Pesquisa e reserva de hotéis: utilize o Booking.com, uma plataforma de busca e reserva de hotéis reconhecida mundialmente. Sempre pesquiso e acabo reservando hospedagem por lá por vários motivos, entre elesa possibilidade de muitas vezes reservar sem o cartão de crédito ou optar por pagar apenas na chegada e também é possível ler as avaliações de outros hóspedes.
    Veja aqui, por exemplo uma relação das hospedagens mais recomendadas nas principais cidades suíças:

Mais posts sobre a Suíça para te inspirar

Planejamento de Viagem à Suíça

Transporte na Suíça

Suíça nas diferentes estações

Principais cidades

Principais passeios em montanha

Lagos na Suíça

Vilas Suíças e dicas de passeios

Este post contém links de afiliados o que permite que um percentual de comissão seja repassado ao Blog em caso de reservas realizadas por aqui mas você leitor não paga nada a mais por isso e ainda contribui para manter o blog ativo e atualizado. Em caso de dúvidas consulte nossa Política de Publicidade. 

Mais de Monique Bianchi

Conheça Zug, a cidade das cerejas na Suíça

Talvez você nunca tenha escutado falar na cidade de Zug, o que...
Leia Mais

4 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *