Cinque Terre – Dicas para conhecer as 5 vilas

dicas para conhecer cinque terre

A região de CinqueTerre é uma das mais pitorescas da Itália composta de 5 vilarejos dispostos em terraços íngremes na montanha e de frente ao Mar azul da Liguria.

Durante séculos as vilas de Riomaggiore, Manarola, Corniglia, Vernazza e Monterosso al Mare eram apenas vilas de pescadores com acesso limitado apenas a trilhas ou através do mar.

Cinque Terre é uma região protegida, considerada um parque nacional onde construções e alterações dinão são permitidos e desde 1997 foi inclusa na lista de Patrimônios Mundiais da Unesco.

dicas para conhecer cinqueterre
Chegando em RioMaggiore de barco

Atualmente é uma das regiões mais charmosas e visitadas da Itália.

Continue lendo para descobrir mais sobre a região e como visitar as 5 Terres.

É muito mais fácil planejar viagens com o Me Joguei no Mundo!
Utilize os links dos nossos afiliados logo a seguir para conseguir descontos em hospedagens, seguro viagem, ingressos e muito mais!

Onde fica Cinque Terre

As 5 vilas Cinque Terre estão alinhadas em uma área de 12 km na região da Liguria, próximas a Genova e da região da Toscana.

onde fica cinque terre italia

Como chegar em Cinque Terre

Chegando de avião

Para quem vem de outros países , o aeroporto mais próximo é o de Pisa a 80km de La Spezia, frequentemente escolhida como base para uma viagem a Cinque Terre.

Outra opção é chegar pelo aeroporto de Florença que fica um pouco mais distante, a 140 km de La Spezia.

Chegando de trem

Para quem vem de outros países, uma boa ideia é adquirir um dos passes da Eurail que incluem um ou mais países para serem explorados de trem.

Se já estiver na Itália, trem é sem dúvidas a forma mais prática de se chegar a Cinque Terre. Há trens regionais que circulam de La Spezia a Levanto e param nas 5 vilas em Cinque Terre.

O ticket de uma cidade a outra custa 4 euros mas existe um ticket para o dia que custa 16 euros incluindo todas as paradas e também acesso a trilhas dentro do Parque Nacional de Cinque Terre.

Chegando de carro

Apesar de ser possível, o acesso de carro a Cinque Terre não é recomendado devido a diversos fatores como as estradas estreitas e sinuosas, a falta de lugares para estacionar e a dificuldade de descer e subir com malas, considerando que as poucas vagas de estacionamento são sempre localizadas no topo das vilas.

O ideal caso você esteja chegando de carro a partir de outros destinos na Itália ou tenha alugado um veículo em um dos aeroportos é escolher a cidade de La Spezia ou Levanto como base para a sua viagem a Cinque Terre.

Além do trem regional Cinque Terre Express sair dessas cidades, elas oferecem mais opções de estadia e vagas para estacionar.

Foi o que eu fiz, fomos de carro a partir da Suíça e reservamos um hotel em La Spezia com vaga privativa de estacionamento.

Chegando de barco

A chegada via barco é uma forma prática de se chegar a Cinque Terre durante o verão, época em que há conexões de ferries diárias a partir de cidades como La Spezia, Lerici, Levanto, Portovenere e Santa Margherita Ligure.

Eu diria que o ideal seria combinar o passeio de barco com outra forma de transporte como o trem principalmente para quem deseja otimizar o tempo.

Como se locomover em CinqueTerre

As 5 vilas de Cinque Terre são conectadas por trilhas e também podem ser acessadas via carro, trem ou barco conforme descrito acima. Continue lendo para ter mais detalhes sobre cada forma.

A pé – trilhas

Para quem tem mais tempo e disposição vale bem a pena percorrer algumas das trilhas que estão atualmente abertas dentro do Parque Nacional de Cinque Terre, entre uma vila e outra para garantir vistas panorâmicas.

Neste caso, dependendo de onde você estiver hospedado, pegue um ferry ou trem para chegar em uma das vilas e iniciar a trilha.

Atenção! Infelizmente as trilhas entre as cidades de Riomaggiore a Manarola e de Manarola a Corniglia encontram-se fechadas devido a um deslizamento que ocorreu em 2012. Aparentemente irão reabrir ano que vem.

Atenção! Não é permitido caminhar pelas trilhas de chinelos ou sandálias. O ideal é estar com tênis!

Importante saber que para acessar as trilhas você precisa ter um, Cinque Terre Card, o bilhete do dia que serve para o trem e inclui as trilhas, ou um Cinque Terre Trekking Card que pode ser adquirido em um dos centros de turismo nas próprias vilas ou online,

De trem

O bilhete para o trem regional Cinque Terre Express gerido pela Trenitalia entre uma cidade e outra custa 4 euros. O que acaba saindo mais barato e prático é adquirir um Cinque Terre Card, um bilhete ao custo de 16 euros que pode ser usado para percorrer todas as cidades de trem durante um dia e inclui também o acesso às trilhas dentro do Parque Nacional de Cinque Terre, ônibus e acesso grátis a banheiros.

A linha de trem se inicia em La Spezia e vai até Levanto percorrendo as Cinque Terre na seguinte ordem:

La Spezia Central – Riomaggiore – Manarola – Corniglia – Vernazza – Monterosso – Levanto

Durante a primavera e verão o serviço de trens é bem frequente, de meia em meia hora e a vantagem é que o último trem é as 23h00 ou 23h30. Como os dias são longos, dá para curtir bem e pegar um dos últimos trens para voltar para a sua cidade base.

De barco

Chegar de barco às Cinque Terre é uma das melhores formas de admirar sua beleza e charme.

Recomendo fazer ao menos o percurso de barco para chegar em Riomaggiore e Vernazza, as duas vilas que achei a chegada de barco mais bonita.

A partir de La Spezia, Porto Venere e Levanto há ferries públicos diariamente que param em todas as cidades exceto Corniglia que não possui acesso ao mar.

Verifique abaixo os valores dos tickets de barco de uma cidade a outra. O ideal caso você tenha tempo e pretenda explorar as Cinque Terre de barco em 1 dia é comprar o bilhete para o dia ao custo de 35 euros que inclui paradas em todas as Cinque Terre. Fique atento porém que o último barco normalmente é as 17h30, ou seja, só vale a pena pagar o ticket do dia se você começar o passeio bem cedo, porque senão terá que voltar de trem.

preços barco cinque terre

No meu caso, eu peguei o barco em La Spezia que parou em Portovenere onde tivemos que trocar de ferrie e de lá navegamos até Vernazza, a penúltima Terre onde desembarcamos. Dessa forma consegui ver as outras terre do barco mesmo e usei o segundo dia da viagem para explorá-las de trem.

De carro

Realmente essa é a forma menos prática e não recomendada para se locomover entre as Cinque Terre. A única vila que possui um estacionamento mais acessível é Monterosso al Mare. De lá sugiro pegar o trem para visitar outras vilas ou o ferry mesmo.

Onde se hospedar em Cinque Terre – melhores bases

Agora que você já sabe como chegar e se locomover entre as vilas em CinqueTerre, provavelmente deve ter percebido que as cidades abaixo são as opções mais práticas para servir de base em uma viagem pela região.

  • La Spezia

Excelente base para quem chega de carro e pretende utilizar trem ou barco para conhecer as Cinque Terre, De trem se leva menos de 10 minutos para chegar até a primeira Terre: Riomaggiore e 30 minutos até a última: Monterosso al Mare.

Foi onde me hospedei e recomendo. Como fomos de carro a partir da Suíça, queríamos um hotel com garagem privativa e com melhor preço.

Ficamos no B&B My Way e gostamos bastante principalmente pela localização, a 5 minutos da estação de trem e a 15 minutos do porto o que facilitou bastante nosso transporte nos 3 dias que tivemos para explorar as CinqueTerre.

Além disso, pudemos experimentar uns restaurantes muito bons pela cidade.

Veja opções de estadia em La Spezia

  • Levanto

Assim como La Spezia oferece boas conexões de trem e barco para as Cinque Terre

Veja opções de estadia em Levanto

  • Portovenere

Conhecida como a sexta terre, Portovenere é uma linda e charmosa cidade medieval que pode servir de base em uma viagem para as Cinque Terre considerando o transporte de barco.

Não é possível chegar em Portovenere de trem, ou seja, para ir as Cinque Terre, você precisa pegar um ferry de qualquer forma ou ônibus até La Spezia e de lá pegar o trem.

Veja opções de estadia em Portovenere

Se hospedar em uma das CinqueTerre

Se você não abre mão de se hospedar em alguma das vilas em CinqueTerre, sugiro dar uma olhada aqui e verificar as opções de hospedagem disponíveis.

Leve em conta que com a geografia das vilas, você precisará carregar as bagagens para cima e para baixo e passar por escadas.

Não se esqueça também que caso esteja de carro será bem difícil achar uma vaga e a maioria das hospedagens não possui estacionamento o que pode ser um motivo para stress.

Quando ir

A alta temporada em Cinque Terre se inicia após o feriado de Páscoa e vai até outubro mas é nos meses de Maio a Outubro que a região recebe mais turistas.

Nem preciso dizer que entre Julho e Agosto a região fica muito lotada, os preços sobem e a temperatura também.

Fui em pleno começo de Agosto e sofri com as altas temperaturas e a quantidade de turistas que acaba fazendo a região perder um pouco do seu charme.

Fato é que CinqueTerre é uma das regiões mais populares para turismo na Itália e sempre estará lotada mas eu evitaria particularmente os meses de Julho e Agosto que coincide com as férias escolares na Europa.

Os outros meses são considerados baixa temporada e o problema é que costuma chover principalmente em Novembro.

Lembre-se de reservar as hospedagens com no mínimo 2 meses de antecedência!

As 5 vilas em Cinqueterre

As CinqueTerre são 5 vilas pitorescas e coloridas que possuem um charme único. Descubra um pouco mais sobre cada uma delas.

Riomaggiore

dicas cinqueterre

A primeira vila a partir de La Spezia, Riomaggiore foi na minha opinião uma das que mais me encantou.

A chegada de barco é espetacular de onde conseguimos visualizar as construções coloridas em terraços com vista para o mar.

Não há praia mas sim uma espécie de piscina nas rochas de onde alguns corajosos se atrevem a pular.

dicas para conhecer cinqueterre

Almoçamos por lá no Restaurante Enoteca dau Cila bem de frente ao mar e que já recebeu uma estrela Michelin.

Achamos o preço bem bom e a comida estava ótima. Comi uma salada caprese e o típico Trofi al Pesto e meu marido foi de Pasta com Frutos do Mar.

riomaggiore em cinqueterre

Dizem que é uma das Terre com mais vida noturna. Não pude constatar se é verdade, mas uma visita durante a noite com certeza deve valer a pena.

Infelizmente a trilha que leva a Manarola chamada de Via dell’amore está fechada.

Manarola

Manarola foi a minha vila preferida das CinqueTerre. É uma das que oferece uma das vistas mais icônicas e famosas da Cinque Terre com suas construções coloridas acima da marina.

Assim como RioMaggiore também não possui uma praia em si, os turistas utilizam as pedras para tomarem sol e pulam no mar a partir delas.

Um dos lugares que alcançou maior destaque nessa vila é o bar Nessun Dorma frequentemente taggeado no instagram e que me foi recomendado até pelo meu hotel. De fato o bar possui uma localização privilegiada, mas eu acabei nem visitando porque passamos pela vila de manhã e havia uma fila generosa de pessoas aguardando para entrar.

Corniglia

Foto: DENNIS MACDONALD/GETTY IMAGES

Corniglia é a menor vila é a única em CinqueTerre que não possui acesso ao mar, estando localizada no alto de uma montanha. Por ser menos acessível, dizem ser mais autêntica.

Infelizmente não consegui comprovar se é verdade ou não pois deixamos Corniglia para visitar por último e acabamos não tendo tempo de ir pra lá.

Para chegar até lá apenas de trem e depois pegando um ônibus para subir até a vila (incluso no Cinque Terre Card) ou caminhar a partir de Vernazza.

Um dos destaques para aqueles que visitam essa vila é fazer a trilha Azzuro que leva até Vernazza ou no sentido oposto. É uma das trilhas mais famosas de CinqueTerre e que garante uma das melhores vistas panorâmicas.

Leia mais sobre essa trilha aqui. Terei que voltar para fazê-la.

Vernazza

Vernazza é considerada uma das vilas imperdíveis em CinqueTerre junto a RioMaggiore e Manarola.

De fato é uma vila lindíssima com seu porto pitoresco, um castelo e uma pequena e charmosa praça.

A vista da vila de cima a partir da trilha até Monterosso é imperdível.

Monterosso al Mare

Monterosso é a maior entre as 5 vilas em CinqueTerre. É também a única vila com uma grande praia de areia.

Apesar de não possuir o mesmo charme das outras terres, é uma boa pedida para quem quer curtir praia. Possui um estacionamento bem perto das praias então o acesso de carro é um pouco mais fácil do qs.ue nas outras vilas.

Quantos dias para visitar Cinqueterre?

O ideal pelo que percebi é passar ao menos 2 noites e 2 dias inteiros na região das Cinqueterre para conhecer todas as cidades sem pressa combinando passeios de barco, trem e algumas trilhas.

Eu passei 3 noites em La Spezia e 2 dias e meio na região e mesmo assim faltou tempo porque quis incluir Portovenere no roteiro e também porque tivemos alguns problemas com o transporte público como o trem regional que teve uma falha e não funcionou por algumas horas além do calor absurdo que não nos permitiu ânimo nem disposição para caminhar pelas trilhas.

Ideia de roteiro – o que fizemos

Nosso roteiro basicamente foi:

Primeiro diachegada em La Spezia e visita a Portovenere

Chegamos em La Spezia durante a tarde, fizemos o check-in no hotel e caminhamos até o porto para pegar o barco em direção a Portovenere.

Passamos algumas horas por lá até o anoitecer , jantamos e voltamos de ônibus para La Spezia.

Segundo dia – passeio de barco para Vernazza e trem para Monterosso al Mare

Resolvemos começar o dia com um passeio de barco e optamos por descer em Vernazza.

Assim conseguimos ver do mar as 4 principais terre e deixamos para conhecer cada vila no dia seguinte.

Curtimos algumas horas em Vernazza, andando pela vila. Fizemos um break para comer e beber algo e andamos pela praia de pedras abaixo da torre do castelo.

Fomos de Vernazza a Monterosso de trem e por lá passamos apenas algumas horas porque o calor estava insuportável. Nossa ideia era fazer uma parte da trilha de uma vila a outra mas passamos meio mal com o calor e resolvemos retornar ao hotel em La Spezia.

Usamos o trem para voltar de Monterosso a La Spezia.

Terceiro dia – Compramos o Cinque Terre Card para usar o trem pelo dia todo.

Fomos primeiramente a RioMaggiore e como gostamos muito de lá acabamos ficando mais tempo e paramos para almoçar.

Infelizmente a trilha que leva a Manarola estava fechada, então pegamos o trem novamente e fomos para a próxima terre.

Chegamos em Manarola e mais uma vez nos impressionamos com a beleza dessa vila e ficamos um tempo por lá caminhando pela cidade.

Novamente o calor bateu forte e resolvemos ir para La Spezia descansar algumas horas no hotel e voltar no fim da tarde para conhecer Corniglia, a única terre que faltava.

Quando fomos tentar pegar o trem novamente já no fim da tarde, percebemos que a linha Cinqueterre Express estava com problemas e não havia trens para as vilas em um período de mais de 1 hora.

Não havia muita informação e nem ninguém para nos sugerir alguma outra rota possível, se é que existia alguma, então infelizmente acabamos desistindo de voltar as terres e ficamos por La Spezia mesmo onde fomos jantar num restaurante local no porto, muito bom por sinal para frutos do mar.

O que comer em CinqueTerre

A região da Liguria onde se localiza as CinqueTerre é muito famosa pelo molho pesto, pelas foccacias e claro por pasta e frutos do mar.

Minha dica é sempre dar uma pesquisada nas reviews do Google ou Tripadvisor antes de entrar em algum restaurante.

Visitando a sexta Terre: Portovenere

como chegar de portovenere a cinqueterre

Uma dica é combinar a viagem a Cinqueterre com uma visita a vila de Portovenere frequentemente chamada de a sexta terre.

Portovenere fica a apenas 13km de La Spezia e pode ser acessada via barco, ônibus ou carro.

Passamos meio dia por lá e realmente vale a pena. A cidade medieval é linda e muito charmosa.

Combinando a viagem com Portofino.

Muita gente resolve esticar a viagem a Cinqueterre e incluir também a famosa e linda Portofino. Isso é perfeitamente possível, já que ficam na mesma região.

Já estive em Portofino duas vezes e minha dica é se hospedar em uma dessas cidades antes ou depois de conhecer CinqueTerre: Rapallo, Camogli ou Santa Margherita Ligure, para facilitar o trajeto e conhecer outras lindas aldeias e praias pela região.

Existe barcos saindo dessas cidades até Portofino mas o trajeto acaba sendo mais longo, portanto recomendo dividir a viagem em duas bases.

Espero que tenha gostado desse artigo e que ele tenha sido útil no planejamento de sua viagem!

Monique Ribeiro

travel-icon-183+ Dicas para planejar a sua viagem pela Europa

 
  • Encontre a hospedagem para sua viagem

    Recomendamos efetuar a pesquisa e reserva de seu hotel no Booking.com, uma plataforma de busca e reserva de hotéis reconhecida mundialmente. Sempre pesquiso e acabo reservando hospedagem por lá por vários motivos, entre elesa possibilidade de muitas vezes reservar sem o cartão de crédito ou optar por pagar apenas na chegada e também é possível ler as avaliações de outros hóspedes, o que auxiliar muito na decisão ao escolher um hotel.
 
  • Encontre seu Seguro de Viagem ao melhor preço 

    Nunca se esqueça de contratar um Seguro de Viagem/Assistência Médica para a sua viagem pela Europa! Um Seguro de Viagem é essencial para garantir que tudo corra bem em sua viagem e é algo que possui um custo baixo e pode evitar diversos problemas que poderiam causar stress à sua viagem. Recomendamos comparar os preços na SEGUROS PROMO e para garantir 5 % DE DESCONTO NA COMPRA DO SEU SEGURO VIAGEM você pode utilizar esse código: MEJOGUEINOMUNDO5
 
  • Global Pass e Bilhetes de Trem

    Está fazendo uma eurotrip e considera viajar de trem pela Europa? Excelente ideia! Saiba mais sobre o Globalpass que provavelmente é a melhor opção para você viajar de trem  sem stress pela Europa. Informações e venda aqui.
 
  • Compare preços de varias locadoras para alugar um carro na Europa

    Para quem quer ter a liberdade de fazer uma roadtrip pela Europa o aluguel de carro é  sem dúvida uma excelente opção! Recomendamos o site RentalCars, que é um buscador que mostra diversas locadoras de carros e os melhores preços.
 
  • Excursões e passeios com excelente custo benefício/Compre tickets das principais atrações turísticas de cada país com antecedência

    Recomendamos a GetyourGuide. que é uma empresa líder mundialmente na venda de excursões e tickets para atrações em diversos países.
  Este post contém links de afiliados o que permite que um percentual de comissão seja repassado ao Blog em caso de reservas realizadas por aqui mas você leitor não paga nada a mais por isso e ainda contribui para manter o blog ativo e atualizado. Em caso de dúvidas consulte nossa Política de Publicidade. 
Mais de Monique Bianchi

Explorando a cidade de Atenas e outros monumentos antigos

É evidente que em uma visita à cidade de Atenas o passeio...
Leia Mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *