Dicas para conhecer a famosa vila de Portofino

dicas para conhecer portofino

Portofino é uma das vilas mais famosas da Riviera Italiana também conhecida como Riviera Liguria na Itália assim como as 5 vilas chamadas de Cinque Terre.

Essa é uma das regiões mais turísticas da Itália e mais charmosas também. Continue lendo esse artigo para descobrir como chegar a Portofino e dicas de outras cidades para incluir no seu roteiro e explorar a região da Liguria na Itália.

Portofino frequentada por ricos e famosos

Portofino é uma charmosa vila de pescadores na Itália que desde os anos 50 começou a atrair a visita de ricos e celebridades para passar suas férias.

A fascinação por Portofino continua nos dias de hoje e é muito comum ver iates milionários atracados no pitoresco porto desta vila italiana.Além disso resorts, vilas privadas e hotéis luxuosos estão presentes pela vila.

mirantes em portofino
Vista de Portofino do alto do Castello Brown

Mas não apenas ricos e celebridades visitam essa vila. Portofino possui fácil acesso de barco e ferry boats. É possível também chegar de carro ou até mesmo ônibus que precisam passar por uma estradinha sinuosa. Existe um estacionamento do lado de fora da vila que é car free.

É muito mais fácil planejar viagens com o Me Joguei no Mundo!
Utilize os links dos nossos afiliados logo a seguir para conseguir descontos em hospedagens, seguro viagem, ingressos e muito mais!

Onde fica e como chegar em Portofino

A vila de Portofino fica localizada na região da Itália chamada de Ligúria, a 40 quilômetros da cidade de Gênova. A maioria dos turistas que chega de avião, acaba chegando por Gênova e depois alugam um carro para explorar a costa Ligúria ou a região das Cinque Terre por exemplo.

É possível também pegar um trem de Gênova até a cidade de Santa Marguerita Ligure e de lá um ônibus até Portofino. Essa é a estação de trem mais próxima de Portofino.

Outra opção é chegar em Portofino a partir da cidade de Milão, de carro ou trem num percurso de 175 quilômetros ou a partir de Florença em um percurso de 212 quilômetros.

Cidades que funcionam bem de base para fazer um bate e volta a Portofino

Na minha opinião fica mais prático se hospedar em uma dessas cidades para conhecer Portofino.

  • Genova – de carro ou pegue o trem até Santa Margherita Ligure e ônibus até Portofino
  • Santa Margherita Ligure – ferry para Portofino custa 7 euros o trajeto
  • Rapallo – ferry para Portofino custa 9 euros por trajeto
  • Camogli – de carro, trem até Santa Margherita e bus até Portofino o

Além dessas cidades serem maiores, elas oferecem mais possibilidades de hospedagens, restaurantes e atividades, sem contar que possuem seu próprio charme e vale muito à pena conhecê-las se estiver na região.

Bate e volta para Portofino, vale à pena?

bate e volta em portofino italia

Com certeza vale a pena conhecer Portofino em um bate e volta a partir de alguma outra cidade da Liguria. A vila em si é pequena e em algumas horas é possível conhecer algumas de suas principais atrações.

Claro que se você tiver mais tempo no roteiro e estiver disposto a pagar um valor mais alto para se hospedar, também vale a pena passar ao menos uma noite em Portofino. Neste caso, se inspire com essa lista de hospedagens aqui.

Nas duas vezes em que estive em Portofino, foram de bate e volta. Na primeira vez eu estava hospedada na cidade de Rapallo e na segunda vez, em Santa Margherita Ligure, duas cidades que funcionam bem como base para explorar a região da Liguria. Cheguei em Portofino de barco que sai de ambas as cidades.

portofino turismo

O que fazer em Portofino

Já parou para pensar porque Portofino atrai tantos turistas e continua sendo um destino de férias de famosos?

Bom, a vila de Portofino é muito charmosa, não há como negar, especialmente ao se chegar de barco, que ao navegar em direção ao pequeno porto vai passando pelas construções históricas em suas fachadas cores pastéis. Parte do charme também se dá aos pinheiros e olivais nas construções que se estendem acima do porto e colinas ao redor.

Neste caminho até o barco atracar, se vê normalmente muitos iates de todos os tamanhos e modelos e também barcos a vela.

chegando em portofino
o que fazer em portofino

Portofino é realmente uma vila bem peculiar. Temos a sensação de voltar ao tempo ao caminhar pelas ruazinhas estreitas que saem do porto e vão subindo as colinas mas também vemos lojas de grife e muitos turistas pelas ruas.

Caminhar e explorar a vila com certeza é uma das melhores formas de conhecer e entender porque Portofino é tão encantadora. Abaixo cito algumas das principais atividades para você explorar Portofino durante sua visita.

Caminhe pela praça Martiri del Olivetta

Essa é a praça central de Portofino e é impossível não passar por ela. Fica em frente ao porto e é onde se encontra muitos restaurantes e cafés com mesas do lado de fora.

tudo sobre portofino

Vale a pena também caminhar para o lado esquerdo ou direito da praça onde há mais cafés, restaurantes e pequenas lojas. É possível também ver uma marina onde os iates mais caros ficam ancorados e um parque de esculturas que pode ser visitado ao custo de EUR 5 (Museo del Parco)

Suba caminhando até a Chiesa de San Giorgio

Essa é uma pequena igreja católica que possui uma localização privilegiada em Portofino no alto da cidade. A igreja em si é bem simples por dentro e por foram mas há por ali alguns mirantes que permitem ver o porto e a vila do alto e de forma panorâmica.

Vista da cidade de Portofino a partir de um deck próximo a Igreja San Giorgio

De um lado a Terrazza San Giorgio possui uma vista panorâmica do porto e da baía de Porto Fino, assim como da praça central. Do outro lado um outro mirante possui vista para o mar e a costa rochosa.

Visite o Castelo Brown

Esse castelo que mais parece uma fortaleza foi construído no século XV e usado para defesa ao longo dos anos.

Atualmente é um museu e vila que pode ser alugada pra eventos privados como casamentos, especialmente nos jardins.

Jardins no Castelo Brown

Por se localizar no alto da colina também proporciona uma excelente vista de Portofino do alto.

Farol

Também localizado no alto de uma colina, esse farol pode ser visitado e é um excelente ponto para fotos e caminhada em meio a paisagem natural.

Compras

Sim, uma das atividades que turistas mais gostam de fazer durante uma viagem é comprar, certo?

Há diversas boutiques pela ilha como Louis Vuitton, Armani e Hermés por exemplo.

Ou caso você não esteja a fim de glamour, pode optar por investir o seu dinheiro em souvenirs como lembranças da vila em diversas lojinhas.

Experimente a culinária local

Portofino possui também bons restaurantes onde é possível apreciar a culinária da Ligúria. que inclui peixes, frutos do mar e o famoso molho pesto.

Aqueles que são mais fãs de uma culinária gourmet podem reservar mesa num dos melhores restaurantes da vila como o Da Puny e o Taverna del Marinaio localizados no porto.

Para quem procura restaurantes com estrelas Michelin, a maioria das opções está na cidade vizinha de Santa Marguerita Ligure. Veja aqui os restaurantes listados.

Não deixe também de experimentar um gelato em uma das gelaterias espalhadas pela vila.

Dicas de passeios a partir de Portofino

Há muitas atividades ao redor de Portofino para quem tem mais tempo no roteiro, algo que realmente recomendo, como passeios de SUP, ou uma visita à San Frutuoso, um local belíssimo com praia de água verde esmeralda e uma abadia.

Se você estiver em Rapallo ou Santa Margherita Ligure, você pode fazer como eu fiz, pegar um ferry direto para San Frutuoso, curtir o dia e a praia e na volta passar em Portofino.

Veja abaixo algumas opções:

Portofino e Cinque Terre?

Muita gente que viaja para Cinque Terre inclui Portofino no roteiro ou vice-versa, algo que vale muito à pena pela proximidade das vilas, até mesmo em um bate e volta.

Apesar de não recomendar muito existe um ferry que sai de Rapallo ou Santa Margherita Ligure e faz o percurso das CinqueTerre. Mas você precisa se planejar bem e sair cedo para dar tempo de fazer tanta coisa em um dia só.

Melhor época para visitar Portofino

O clima nessa região de Portofino é melhor durante os meses de Primavera e Verão. Claro que se você puder evitar os meses de julho e Agosto que são alta temporada e também férias de famílias na Europa, sua viagem pode ser mais agradável, com menos turistas e preços melhores. Recomendo os meses de Maio e Junho ou Setembro e Outubro.

Onde Ficar em Portofino? Dicas de hotéis

Caso você queira aproveitar bem sua estadia em Portofino e deseja se hospedar em um dos melhores hotéis da vila, confira essas opções abaixo:

hotel 5 estrelas portofino

Belmond Hotel Splendido – Hotel 5 estrelas que se destaca por sua privilegiada localização no alto de uma colina de frente para o porto de Portofino. Quartos elegantes com vista panorâmica dos jardins ou do mar e serviços de Spa. Há 3 restaurantes no local e eles organizam translados a partir do aeroporto de Gênova ou das estações de trem em Santa Margherita Ligure ou Rapallo.

melhores hoteis portofino

Belmond Splendido Mare – Assim como o hotel acima de mesma rede, este é um hotel 5 estrelas em Portofino. Fica localizado mais abaixo próximo a praça principal e porto e oferece os mesmos serviços e áreas comuns do Belmond Splendido

Eight Hotel Portofino – Hotel boutique 5 estrelas localizado em uma região tranquila entre as colinas e o porto. Bem moderno e romântico.

Há também opções de apartamentos e hotéis mais em conta. Veja algumas opções aqui.

Novas regras para turistas em Portofino

Com a crescente popularidade de turistas, especialmente os turistas de um dia só, novas regras foram implementadas em Portofino e nas cidades balneárias vizinhas como Rapallo e Santa Margherita Ligure em uma tentativa de conter as consequências do turismo de massa.

A vila de Portofino recebe 3 vezes mais a quantidade de sua população durante a alta temporada de verão e com isso muitas reclamações por parte da população local em relação a atitude e comportamento de muitos turistas. Veja algumas regras definidas abaixo:

  • É proibido caminhar sem chinelo ou sem camisa ao redor do porto
  • Não se pode sentar nos degraus em frente às casas coloridas no porto e comer ou fazer picnic por lá
  • Não se pode tocar música alta depois da meia-noite
  • É proibido ocupar bancos, escadas, pórticos e prédios públicos ou seus degraus com malas de viagem. Esses espaços públicos não podem ser negados a outras pessoas.

Qualquer uma dessas regras se quebrada pode render uma multa de EUR 300, portanto fique atento.

Espero que tenha gostado do artigo e que ele tenha sido útil no planejamento de sua viagem!

Monique B. Ribeiro

travel-icon-183+ Dicas para planejar a sua viagem pela Suíça

  • Seguro de Viagem - Nunca se esqueça de contratar um Seguro de Viagem/Assistência Médica,algo que é obrigatório e essencial à sua viagem pela Suíça! Um Seguro de Viagem possui um custo baixo e pode evitar diversos problemas que poderiam causar stress à sua viagem. Recomendamos a Seguros Promo, um comparador de preços para você fazer a sua pesquisa e encontrar o melhor seguro de viagem de acordo com as suas necessidades ao melhor custo benefício. Cote os valores e garanta 5% de desconto usando o código do blog: MEJOGUEINOMUNDO5
  • Swiss Travel Pass: A melhor opção para explorar a Suíça utilizando toda a rede de transportes, o que inclui trem, ônibus e barcos em viagens ilimitadas + gratuidade em rotas de trem panorâmicas pelo país e descontos em passeios aos Alpes e entradas em museus. Escolha o seu Swisspass aqui.
  • Global Pass: Caso seu roteiro inclua mais países pela Europa, talvez o Globalpass seja a melhor opção para você viajar de trem pela Europa. Informações e venda aqui.
  • Aluguel de carro na Suíça e Europa: Para quem quer ter a liberdade de explorar a Suíça e outros países da Europa que ficam na fronteira, o aluguel de carro é uma excelente opção! Recomendamos o site RentalCars, que é um buscador que mostra diversas locadoras de carros e os melhores preços.
  • Excursões e passeios pela Suíça com excelente custo benefício: Recomendamos a GetyourGuide. que é uma empresa líder mundialmente na venda de excursões e tickets para atrações em diversos países.  Mais de 100 opções de passeios pela Suíça feitos por agências locais como transfers de/para aeroportos nas principais cidades suíças e excursões aos Alpes, muitas vezes com preços mais baratos até mesmo do que comprando diretamente no guichê.
  • Pesquisa e reserva de hotéis: utilize o Booking.com, uma plataforma de busca e reserva de hotéis reconhecida mundialmente. Sempre pesquiso e acabo reservando hospedagem por lá por vários motivos, entre elesa possibilidade de muitas vezes reservar sem o cartão de crédito ou optar por pagar apenas na chegada e também é possível ler as avaliações de outros hóspedes.
    Veja aqui, por exemplo uma relação das hospedagens mais recomendadas nas principais cidades suíças:

Mais posts sobre a Suíça para te inspirar

Planejamento de Viagem à Suíça

Transporte na Suíça

Suíça nas diferentes estações

Principais cidades

Principais passeios em montanha

Lagos na Suíça

Vilas Suíças e dicas de passeios

Este post contém links de afiliados o que permite que um percentual de comissão seja repassado ao Blog em caso de reservas realizadas por aqui mas você leitor não paga nada a mais por isso e ainda contribui para manter o blog ativo e atualizado. Em caso de dúvidas consulte nossa Política de Publicidade. 

Mais de Monique Bianchi

X Games 2012 – edição de verão

Aconteceu em Los Angeles de 28 de junho a 01 de julho...
Leia Mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *