Durante os quatro dias em que estive em Amsterdam eu explorei a cidade toda a pé e ouso dizer que é uma das melhores formas para conhecer de fato a cidade e seus pontos turísticos.
Como citei neste post aqui, eu estava viajando sozinha pelo país e entao lembrei que na Europa existem alguns grupos de guias que fazem Walking Tours e Amsterdam é uma das cidades que conta com esse ótimo serviço!
Em uma pesquisa rápida na Internet encontrei a companhia Sandemans New Europe oferecendo o Free Walking Tour em Amsterdam e reservei a minha vaga online antecipadamente antes mesmo de sair do Brasil, pois iria visitar Amsterdam em pleno verão europeu, época em que a cidade é bem disputada e esse passeio sendo gratuito, achei melhor não arriscar.

Basicamente o Walking Tour em Amsterdam é feito diariamente ( pelo menos na época de verão, por isso confirme no website) no período da manha e à tarde. Existe a opção de escolher tour em inglês ou em espanhol. Quando fiz a reserva no website me lembro de não ter pago nada, mas entrei agora para fazer uma nova simulação e me parece que eles passaram a cobrar 3 euros pela reserva, sendo assim não é mais um Walking Tour praticamente free, mas acredito que ainda valha à pena!
Como funciona o Walking Tour em Amsterdam
Quando reservei a minha vaga para o passeio online, imprimi a confirmaçao e entao me dirigi com 15 minutos de antecedência para o local de encontro, o Monumento na Dam Square. Havia muitas pessoas là jà aguardando e foi fácil de identificar os guias que vestiam uma camisa vermelha com o nome da companhia. No horário combinado entao os guias se reuniram e explicaram que iriam dividir os grupos pois havia muitas pessoas. Feita a divisão e a conferência dos nomes das pessoas que reservaram o tour, o guia do meu grupo se apresentou, contou a sua relação com Amsterdam e porque gostava de mostrar a cidade para as pessoas e depois fez algumas perguntas básicas para nos, como de onde éramos, tudo jà visando a interação do grupo.
Veja o vìdeo abaixo para ter uma ideia de como é o passeio:
Começamos entao o passeio e o guia foi explorando e contando a història da cidade de Amsterdam que começou como uma pequena aldeia no Rio Amstel para depois se tornar a cidade comercial mais importante da Europa. O Guia era bem espontâneo e informado, o que deixava o passeio interessante e leve.
Alguns assuntos bem característicos de Amsterdam também são explorados nesse tour como a descriminalizacao das drogas e prostituição e a trágica historia da garota judia Anne Frank que viveu junto à família escondida dos nazistas por 2 anos em uma casa na cidade até serem encontrados.
Durante o tour passamos pelos seguintes pontos turísticos: A Antiga Igreja, o Distrito da Luz Vermelha, o Bairro Judeu, Palàcio Royal, Distrito Jordaan, a Casa de Anne Frank, Dutch East India Company, o Convento Begijnhof, A Ponte mais larga da cidade e a Casa mais estreita.
Vale à pena o Walking Tour em Amsterdam?
Eu adorei a experiência por diversos fatores. Primeiramente porque é um tour de qualidade e que dura 3 horas. Quando fiz era totalmente gratuito e as pessoas no final do tour contribuíam com a quantia que achasse justa. Agora fiquei sabendo que para reservar estão cobrando 3 euros, mas lembre-se que são 3 horas de passeio com guias super espontâneos, engraçados e informados, que dao uma excelente introdução à historia da cidade e às suas áreas turísticas. Além disso, antes de reservar o tour, eu jà havia lido bastante a respeito e também conversado com alguns amigos que jà haviam feito e todos em unanimidade elogiaram a iniciativa. Aparentemente a companhia que organiza esse Walking Tour jà està bem estabilizada, inclusive, tendo um selo de excelência pelo Trip Advisor e acho que os guias são escolhidos a dedo, pois realmente são pessoas diferenciadas.

Principalmente para quem viaja sozinho essa é uma excelente forma de socializar durante e apôs o tour.
Eu gostei tanto da experiência que acabei reservando com eles um outro passeio, desta vez dedicado apenas ao Distrito da Luz Vermelha, mas sobre esse tour conto no post seguinte !;)
Além disso, segue abaixo uma lista com alguns dos melhores passeios em Amsterdam. Você pode comprar o passeio online para facilitar a sua viagem.
Monique Ribeiro
+ Dicas para planejar a sua viagem pela Holanda
- Seguro de Viagem - Nunca se esqueça de contratar um Seguro de Viagem/Assistência Médica para a sua viagem pela Holanda e Europa em geral! Algo que possui um custo baixo e pode evitar diversos problemas que poderiam causar stress à sua viagem. Recomendamos a Seguros Promo, um comparador de preços para você fazer a sua pesquisa e encontrar o melhor seguro de viagem de acordo com as suas necessidades ao melhor custo benefício. Cote os valores e garanta 5% de desconto usando o código do blog: MEJOGUEINOMUNDO5
- Global Pass: Caso seu roteiro inclua mais países pela Europa, talvez o Globalpass seja a melhor opção para você viajar de trem pela Europa. Informações e venda aqui.
- Aluguel de carro em Amsterdam e Europa: Para quem quer ter a liberdade de explorar a Holanda e outros países da Europa , o aluguel de carro é uma excelente opção! Recomendamos o site RentalCars, que é um buscador que mostra diversas locadoras de carros e os melhores preços.
- Excursões e passeios em Amsterdam com excelente custo benefício: Recomendamos a GetyourGuide. que é uma empresa líder mundialmente na venda de excursões e tickets para atrações em diversos países.
- Pesquisa e reserva de hotéis: utilize o Booking.com, uma plataforma de busca e reserva de hotéis reconhecida mundialmente. Sempre pesquiso e acabo reservando hospedagem por lá por vários motivos, entre eles, a possibilidade de muitas vezes reservar sem o cartão de crédito ou optar por pagar apenas na chegada e também é possível ler as avaliações de outros hóspedes.
Mais posts sobre Amsterdam para te inspirar
- Amsterdam sozinha em 4 dias: Dicas e sugestão de Roteiro
- Heineken Experience em Amsterdam: visite a antiga fábrica da famosa cerveja e garanta um souvenir personalizado em uma experiência moderna e especial para apreciadores da cerveja!
- Visita ao Museu de Anne Frank em Amsterdam: conheça a casa onde a garota judia ficou escondida junto à sua família durante o Nazismo, antes de serem descobertos e levados ao campo de contração.
- Museu Madame Tussaud em Amsterdam: conheça a filial do museu de estàtuas de cera mais famoso do mundo.
- Passeio de barco pelos canais de Amsterdam: em uma viagem pela cidade holandesa os canais são sempre a atração principal. Explore-os fazendo um passeio de barco!
- Free Walking Tour em Amsterdam: para quem vai viajar sozinho ou se interessa por conhecer a historia dos locais em que visita e quer uma boa oportunidade de interagir e fazer amizades, esse passeio é uma boa escolha e bem econômica!
- Walking Tour pelo Distrito da Luz Vermelha em Amsterdam: Quem ö que nunca ouviu falar do famoso Red Light District localizado na cidade holandesa, um bairro onde a prostituição é legalizada. Entenda e saiba porque a visita pode ser diferente do que você imagina.
- Visita ao Vondelpark, o parque mais famoso da cidade de Amsterdam
- As famosas praças Museumplein e Leidseplein: além do famoso letreiro IAMSTERDAM saiba o que encontrar nessas praças de Amsterdam
- Museu Van Gogh em Amsterdam: saiba como é a visita pelo incrível museu do gênio Van Gogh