Tudo sobre a praia Navagio – a praia do navio encalhado na Grécia

dicas praia navagio

Uma praia isolada rodeada por falésias de calcário com água cristalina de um tom azul de doer os olhos e um navio encalhado são as características da praia Navagio ou Shipwreck, a praia mais famosa da Grécia atualmente.

Localizada na ilha grega Zakynthos, a Navagio Beach é considerada uma das praias mais lindas do mundo e eu posso dizer que é verdade. Eu inclusive, gostei tanto de lá que repeti a viagem e iria novamente!

praia navagio-grecia

Ver ao vivo essa praia impressiona e te faz esquecer todas as dúvidas e desconfiança de que as fotos em revistas, Instagram e blogs fossem manipuladas.A beleza peculiar dessa praia supera as expectativas.O único problema é a concentração de turistas, mas darei uma dica ao longo do post para evitar ao máximo a multidão.


Não se esqueça de adquirir um Seguro de Viagem/Assistência de Viagem! Algo que possui um baixo investimento e pode evitar diversos problemas que poderiam causar stress à sua viagem. Recomendamos fazer a cotação no comparador de preços da Seguros Promo que trabalha somente com as melhores seguradoras e oferece diversos descontos. Parcele em até 12x e garanta mais 5% de desconto usando o código do blog: MEJOGUEINOMUNDO5

Nesse post conto um pouco mais sobre a Navagio Beach e dou todas as dicas de como chegar ao mirante e a esta praia na Grécia que acabou virando sonho de consumo para todo viajante.

Leia também meu post com um roteiro de viagem de 10 dias pelas ilhas de Zakynthos e Lefkada

Onde fica a praia Navagio ou Shipwreck e por que ela possui esse nome?

A praia Navagio fica localizada na parte noroeste da ilha de Zakynthos, uma das ilhas jônicas na Grécia que possuem esse nome por serem banhadas pelo mar jônico que é na verdade uma parte do mar Mediterrâneo. Essa parte do oceano possui um tom de azul que impressiona. A praia Navagio e outras famosas pelas ilhas jônicas como a Porto Katsiki em Lefkada e a Myrtos Beach em Cefalônia são prova disso.

mapa ilha zakynthos


Para a cotação e reserva de Hotéis aos melhores preços recomendamos a Booking.com. Leia as reviews de outros hóspedes e pague a sua estadia apenas quando chegar ao hotel.

Para saber as melhores formas de chegar até à ilha de Zakynthos saindo de Atenas ou de outras cidades européias, as companhias aéreas que voam para a ilha ou como chegar de carro e ferry boat acesse esse post onde compilei todas essas informações.

De acordo com a Wikipedia o nome verdadeiro da praia é Agios Georgios mas desde 1980 quando um navio acabou encalhado por lá a praia ganhou os nomes Navagio ou Shipwreck. Desde então vem atraindo turistas do mundo todo.

praia navagio shipwreck

A história popular por trás do navio chamado de MV Panagiotis que acabou encalhado na praia Navagio é um pouco suspeita, pois dizem que teria sido um navio de contrabando de cigarro, mulheres e vinho. Mau tempo e uma falha mecânica parecem ter sido a causa do naufrágio e na época os moradores da ilha consideraram um desastre ambiental, porém mal imaginavam que isso acabaria gerando um grande interesse e oportunidades para o turismo na ilha.

Navagio Beach: Mirante e a praia

Uma das primeiras coisas que você precisa saber é que o mirante e a praia são acessados de formas diferentes e não é possível chegar de um ao outro. Explico melhor a seguir.

Como chegar ao mirante da praia Navagio 

O famoso mirante de onde as mais fabulosas fotos da praia Navagio são tiradas é acessado por uma estrada na parte norte da ilha e a forma mais prática de chegar até lá é com um quadriciclo ou carro alugado.

Partindo do porto de São Nicolas, em Agios Nikolaos, são 14 km, que levam em média 25 ou 30 minutos para serem percorridos. Caso você não planeje alugar um veìculo, táxi pode ser uma opção, mas não faço a ideia de valores. De qualquer forma, recomendaria sair da porte norte da ilha, como Agios Nicolaos onde fica o porto de San Nicolas.

Chegando no local do mirante, há estacionamento e algumas barraquinhas e trailers vendendo lanches e bebidas além de alguns doces gregos. Basta andar uns 2 minutos e você enxergará a plataforma de onde se consegue ter a vista da famosa praia Navagio. A plataforma acaba sendo bem disputada mas ela não é o melhor lugar para fotos panorâmicas. De qualquer forma, recomendo levar um pau de selfie para conseguir tirar sua foto com a famosa praia.

mirante praia navagio

Seguindo uma pequena trilha pelo lado direito é possível encontrar um lugar melhor para tirar a famosa foto com a Navagio Beach. É preciso tomar cuidado ao caminhar sobre as falésias e sinceramente acho que as pessoas se arriscam muito para ter a selfie perfeita. Tanto é que pelo caminho havia muitas faixas interditando alguns lugares mais perigosos onde há risco de deslizamento. Confesso que fiquei satisfeita com a foto da praia e acabei não indo muito longe para ter a selfie, mas que a vista ali de cima é linda isso é.

Como chegar à praia Navagio Shipwreck + Blue Caves

A praia Navagio só pode ser acessada via barcos. Não há trilhas ou estrada que conecta o mirante à praia. A única forma de chegar até a praia sem ser de barco é saltando de paraquedas e aliás o lugar acabou se tornando reconhecido para a prática de basejumping, onde os paraquedistas se jogam dos penhascos para abrir logo em seguida seus paraquedas e pousar na praia Navagio.

passeios navagio beach

Mas voltando aos seres humanos normais, é preciso de um barco para chegar até à praia Navagio e ver o navio encalhado de pertinho. Há passeios de barco saindo de todos os cantos da ilha para a Navagio mas abaixo dou as melhores dicas para aproveitar ao máximo essa visita!

Dica: Escolha um passeio que saia da parte norte da ilha!

Basicamente as três melhores opções são no Porto São Nicolas em Agios Nicolaos, na praia Porto Vromi ou em Skinari, perto de onde há um farol. Todas essas localizações você acha no GPS ou Google Maps facilmente.

Dica: Faça o download do mapa de Zakynthos no Google Maps e use o GPS offline!

O fato de já sair da parte norte da ilha é que você levará bem menos tempo para chegar até a Navagio Beach e terá mais tempo para aproveitar a praia. Além disso, a maioria desses tours inclui também paradas nas chamadas Blue Caves ao longo do caminho que são verdadeiras piscinas azuis dentro de cavernas ao longo da costa.

como chegar praia navagio

Minhas experiências chegando à praia Navagio – passeio de barco a partir de Skinari

Na primeira vez que fui a praia Navagio Beach escolhi fazer o tour de barco que saía de Skinari, pertinho de onde eu estava hospedada na ilha, no Hotel Lithies, o que foi perfeito.

O tour começou em um barco pequeno com fundo de vidro pelas cavernas azuis da região.

Fomos em 4 pessoas. Foi bem exclusivo e com direito a parada para nadar em uma das cavernas. Eu fui a única a me jogar do barco na ocasião. Voltamos com o barco até o local da partida e de lá seguimos em um barco maior com cerca de 10 pessoas até a Navagio. Levamos cerca de 30 minutos para chegar até lá e tivemos 1 hora para curtir a praia.

praia navagio navio encalhado grecia

Entre chegadas e partidas de outros barcos tivemos a praia Navagio em alguns momentos apenas para nosso grupo o que foi perfeito.

Atenção! Dizem para tomar cuidado ao entrar no barco encalhado, principalmente onde se localizava a sala das máquinas porque pode haver uma concentração de amianto, um mineral que é prejudicial à saúde.

Minhas experiências chegando à praia Navagio – passeio de barco a partir de Porto Vromi

Na mesma viagem resolvemos voltar à praia Navagio e dessa vez resolvemos testar um passeio saindo a partir de Porto Vromi que é uma praia diferente mas linda.

Como Porto Vromi está mais próximo da Navagio, chegamos mais rapidamente e acabamos tendo mais tempo por lá. Se não me engano tivemos 1h30 para curtir a praia. Outro ponto positivo é que o passeio saindo de Porto Vromi passa por outras cavernas azuis diferentes das que conheci no primeiro passeio, e na minha opinião são mais bonitas. Tivemos inclusive, mais paradas para nadar e curtir essas piscinas de água cristalina.

praia navagio zakynthos

Em resumo, esse foi o melhor passeio na minha opinião, fora que você consegue fazer duas praias lindíssimas no mesmo dia. Você pode curtir a Porto Vromi antes ou depois de voltar do passeio!

Minhas experiências chegando à praia Navagio – alugando um barco e chegando por conta própria

Sim meus amigos, nessa minha segunda vez visitando Zakynthos, resolvemos fazer algo diferente e alugamos um barco com a ideia de ir até a Navagio Beach.

alugar barco em zakynthos

A princípio não achei a ideia  plausível afinal eu e o marido nunca tínhamos tido experiência com barcos, mas dada a facilidade de aluguel do barco sem necessidade de uma licença específica e experiência (!) resolvemos arriscar,rs.

O que posso dizer é que tudo correu perfeitamente e até agora não acredito que chegamos até lá por nossa conta. Pudemos curtir a praia de boa ao nosso tempo e esperar alguns barcos maiores partirem para aproveitar a praia com mais tranquilidade.

Mais detalhes contarei em breve em outro post, mas posso dizer que valeu super à pena e estando em um grupo de 3 a 5 pessoas acaba saindo bem barato e é possível visitar várias cavernas azuis ou praias pequenas e isoladas ao longo da costa bem perto da Navagio Beach.

Melhor época para visitar a praia Navagio

Conversando com a dona do hotel Lithies onde me hospedei em Zakynthos, ela me disse que a temporada de visitas na ilha vai do final de abril ao final de setembro que é inclusive o período em que o hotel fica aberto.

Veja uma lista com opções de hotéis para se hospedar em Zakynthos e para quem pretende visitar a praia Navagio.

Na primeira vez que visitei Zakynthos fui em setembro e na segunda vez no ápice do verão em Agosto.  Confesso não ter sentido tanta diferença mas há sim mais turistas durante os meses de Julho e Agosto, época que a praia Navagio estará indiscutivelmente lotada. Recomendaria visitar a ilha em Setembro ou em Junho, evitando as férias escolares e o ápice de ocupação da ilha, mas onde o tempo também estará bom.

Bom, essas foram as minhas dicas sobre a famosa praia Navagio e espero que você consiga visitá-la e que ela supere também as suas expectativas, como superou as minhas.

Alguma dica ou algo a acrescentar? Seria legal ter o seu comentário por aqui

dicas praia navagio

Não se esqueça de contratar um Seguro de Viagem/Assistência Médica para a sua viagem pela Grécia.Um Seguro de Viagem possui um baixo investimento e é essencial para garantir que tudo corra bem em sua viagem. Assim você fica tranquilo e evita diversos problemas que poderiam causar stress à sua viagem.Recomendamos a SEGUROS PROMO, um comparador de preços entre as melhores seguradoras para você fazer sua pesquisa e encontrar o melhor seguro viagem de acordo com suas necessidades e ao melhor custo benefício.

Ache os melhores hotéis na Grécia a melhores preços

Recomendamos efetuar a pesquisa e reserva de seu hotel no Booking.com, uma plataforma de busca e reserva de hotéis reconhecida mundialmente. Sempre pesquiso e acabo reservando hospedagem por lá por vários motivos, entre elesa possibilidade de muitas vezes reservar sem o cartão de crédito ou optar por pagar apenas na chegada e também é possível ler as avaliações de outros hóspedes, o que auxiliar muito na decisão ao escolher um hotel.

Aluguel de carro na Grécia

Na maioria das ilhas gregas e também para explorar utras regiões da Grécia um carro é essencial. Recomendo o site RentalCars, que é um buscador que mostra diversas locadoras de carros e os melhores preços.
Este post contém links de afiliados o que permite que um percentual de comissão seja repassado ao Blog em caso de reservas realizadas por aqui mas você leitor não paga nada a mais por isso e ainda contribui para manter o blog ativo e atualizado. Em caso de dúvidas consulte nossa Política de Publicidade. 

You Might Also Like

6 Comments

  • Reply Filipe Morato Gomes 14 de setembro de 2017 at 5:11 AM

    Olá Monique, muitos parabéns por este fantástico post. Estive há alguns anos na Grécia, mas ainda não tive oportunidade de conhecer Zakynthos e adorei o seu relato. Só não gostei de ver tanta gente na praia, mas imagino que no verão seja sempre assim. Grande abraço e boas viagens.

    • Reply Monique Bianchi 14 de setembro de 2017 at 2:38 PM

      Oi Filipe pois é, a praia Navagio é sempre lotada mesmo mas é linda e compensa viu. Aliás a Grécia toda é cheia de tesouros né.

      Um abraço e obrigada

  • Reply Natalie 11 de setembro de 2017 at 9:45 AM

    Oi, Monique. Tudo bem? 🙂

    Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Bóia – Natalie

  • Reply Ana 16 de agosto de 2017 at 6:22 AM

    Olá Monique, faltam 15 dias para a minha viagem e seu post ainda me deixou mais entusiasmada 🙂
    Vou tentar ir na altura que não tenha tantos barcos grandes, notou qual as horas que tem menos pessoas na praia Navagio?
    Obrigada e Boas viagens
    Ana

    • Reply Monique Bianchi 16 de agosto de 2017 at 4:00 PM

      Que legal Ana, espero que curta muito Zakynthos e a Navagio.
      Acredito que de manhã, nos primeiros horários do passeio, porque assim os barcos menores que saem da parte norte da ilha chegam mais cedo e enquanto isso vc pode curtir até os barcos maiores chegarem mas é bem relativo isso na verdade. De qualquer forma, opte por passeios me que consegue ficar mais tempo na praia assim poderá aproveitar o tempo entre a partida e a chegada de um barco maior.

      Abraços

    Leave a Reply