Templo de Apolo e Oráculo de Delfos na Grécia


A cidade de Atenas além de ser a principal porta de entrada para a Grécia também concentra vàrios pontos turísticos de imensa importância como a famosa Acrópole e outros monumentos antigos como contei aqui. Mesmo assim, se você tiver mais do que dois dias na cidade existe a possibilidade de fazer algum tour no estilo bate e volta para outra cidade grega.

Eu e a minha amiga fomos verificar as opções em uma agência de turismo e ficamos em dúvida entre Meteora e Delfos, porém Meteora era um passeio mais longo, distante 4 horas de Atenas e seria necessário na verdade mais do que um dia para esse tour enquanto Delfos, distante apenas 2 horas de Atenas, era um passeio bate e volta e de imensa importância histórica.

Acabamos então optando por Delfos, o local onde está o Templo de Apolo e onde se localizava o Oráculo, muito famoso na mitologia grega. Inclusive, o simpático dono do restaurante onde almoçamos no dia anterior, o Sr. Elias havia nos recomendado fazer esse passeio.

Compramos o passeio com uma agência local e ficou combinado que eles nos buscariam na rua de nosso hostel na manhã do dia seguinte. Seria um passeio que duraria o dia inteiro.

A trajetória até a cidade de Delfos

Neste dia então acordamos cedo e nem tivemos tempo de tomar o café da manhã do Hostel porque ficamos esperando na rua o ônibus que iria nos levar para o passeio em Delfos ou Delphi caso prefira. Só que o bendito atrasou ou pelo menos nós tínhamos imaginado isso porque já fazia quase 1 hora e nada dele aparecer! Aparentemente os gregos não levam a sério pontualidade :p

É muito mais fácil planejar viagens com o Me Joguei no Mundo!
Utilize os links dos nossos afiliados logo a seguir para conseguir descontos em hospedagens, seguro viagem, ingressos e muito mais!
história templo de apolo em delfos
Nas ruínas de Delfi ou Delfos, onde se situava o Templo de Apolo

Daí tivemos a brilhante ideia de entrar num hotel e perguntar se por acaso as companhias costumam atrasar assim e o atendente nos disse que tínhamos perdido o ônibus, que eles haviam  passado lá para buscar alguns hóspedes e já haviam  ido! Como assim? Se ficamos o tempo todo no ponto combinado e não vimos nada? Daí ele explicou que o ônibus não havia passado na rua, mas o guia havia ido buscar as pesssoas no hotel… Pra nossa sorte o atendente era muito gentil e proativo, ligou para a agência e nos indicou como chegar até o local onde o bus estaria nos esperando.

Passando esse mal entendido, fomos andando por algumas ruas até que achamos o ônibus, embarcamos e partimos para Delfos!

passeio delfos atenas
Uma das paisagens que vimos do ônibus

Foram 3 horas de viagem, porque o caminho era meio tortuoso e o ônibus não ia muito rápido. Fizemos uma parada numa lanchonete para fazer o café da manhã! Lá acabei experimentando um dos doces típicos da Grécia ou da Turquia não se sabe bem, a Baklava, feita de massa folhada, nozes e camadas de pistache e mel de laranjeira. Nossa, estava muito bom, porém impossível de comer uma porção inteira de tão doce que é! E olha que eu sou viciada em doces!

doce baklava na grecia
Baklava: um doce típico grego ou turco (?)

Tínhamos no bus uma guia grega que ia durante o caminho já antecipando alguns aspectos históricos de Delfos e do Templo de Apolo.

Se você gostaria de saber mais em detalhes sobre a Mitologia  do local, sugiro acessar este site, bem completo com toda a história sobre Delfos!

Passamos por paisagens lindas com lagos azuis em meio à vegetação e quando já estávamos na parte final do trajeto o caminho era somente subida e curvas afinal o Templo de Apolo se situa praticamente incrustado no alto do Monte Parnassos.

Arachova, nossa parada antes de Delfos

cidade arachova no monte parnassos
Vista da cidade grega Arachova, no alto do Monte Parnassos
cidade grega proximo a atenas
Arachova, uma charmosa cidade grega

oráculo de delfos e templo de apolo

No meio desse caminho, já num lugar de muita altitude, paramos para conhecer a cidade de Arachova, que na minha visão, seria uma espécie de Campos do Jordão grega,rs sendo muito visitada pelos próprios gregos durante o inverno.

O Templo de Apolo em Delfos e o famoso Oráculo Grego

O sítio arqueológico onde ficam as ruínas do Templo de Apolo em Delfos, foi transformado em Patrimônio Mundial pela Unesco.

Delfos era o principal centro religioso da Grécia Antiga e era também considerado o centro do universo.

mitologia grega templo de apolo
Entrada do Templo de Apolo em Delfos
dicas viagem mitologia grega atenas
Detalhes de escritos em uma pedra no Templo de Apolo
dicas visita templo de apolo em delfos
Templo de Apolo

blog dicas grecia,mitologia grega

curiosidades templo de apolo em delfos, mitologia grega

COMO ACONTECIAM AS PREVISÕES NO ORÁCULO DE DELFOS?

De acordo com a mitologia grega, o Templo de Apolo em Delfos foi construído no local pertencente à GAIA, deusa Terra e era guardado por sua filha, a serpente Piton que foi morta pelo Deus Apolo, que assumiu a posse do lugar. O corpo da serpente caiu numa fenda do solo e sua decomposição emitia gases que chegavam à superfície e eram capazes de gerar efeito profético nas famosas sacerdotisas conhecidas como pitia ou pitonesas.

E era assim  que aconteciam as previsões, famosas e procuradas por generais, colonizadores e população que sempre iam ao templo em busca de respostas.

como eram feitas as previsões oraculo de delfos

Oráculo de Delfos na Grécia é Patrimônio Histórico

teatro templo de apolo
no Teatro grego do Templo de Apolo

De acordo com a história, as perguntas eram feitas por escrito aos sacerdotes do templo e respondidas por uma mulher chamada pítia ou pitonesa que ficava dentro de um ambiente chamado ádito, onde sentada sobre uma trípode inalava gases que saíam da terra e lhe deixavam em transe ou possuída pelo deus Apolo e então através de palavras desconexas cantadas e jogos de palavras emitidos, que muitas vezes podiam ter dupla interpretação, as previsões eram lançadas. Duas histórias muito interessantes são que Édipo teria ido até  o Oráculo e foi avisado de que mataria seu pai e casaria com sua mãe, porém falhou mesmo tentando evitar esse seu destino.

pitia ou pitonesa que fazia as previsões do oraculo de delfos
Representação de Pitia ou Pitonesa que entrava em transe sentada em uma trípode ao inalar os gases tóxicos saídos da terra

Outra história conta que Creso, um poderoso e rico rei  da Lídia se preparava para atacar o império persa e foi  pedir a opinião ao Oráculo que em resposta lhe disse: “Se Creso empreender a guerra, um grande império será destruído.”

Então entendendo que os deuses estavam do seu lado, Creso deu continuidade a seus planos, porém foi derrotado, e teve seu próprio império destruído. O Oráculo não estava errado de certo modo…

Essa questão dos gases foi contestada e depois comprovada por vários arqueólogos que concluíram que eles poderiam se originar realmente de fendas relacionadas a falhas geológicas naquela região. Mas o mais engraçado é como descobriram isso. Muitas ovelhas da região estavam tendo comportamentos estranhos devido a ação destes gases!

Visita ao altar templo de apolo grecia

dicas passeios grecia
Tesouro dos atenienses – único tesouro restaurado

O IMPERDÍVEL MUSEU DE DELFOS

Estando em Delfos, você não pode perder a oportunidade de entrar no Museu que fica lá mesmo, dentro do Parque arqueológico de Delfos.

Fizemos a visita meio na correria e esse é um dos pontos negativos de fechar um pacote com agência, porque se eu tivesse alugado um carro, teria feito tudo no meu tempo e reservado algumas horas para ver com calma todas as obras deste museu. Inclusive, se pensa em alugar um carro recomendo a Rental Cars.

No Museu de Delfos encontramos peças incrivelmente importantes da mitologia grega e da história deste local. Agora falando do lado positivo de ter feito o passeio por agência é que a guia entendia muito de história e pôde nos contar muitos fatos importantes sobre Delfos.

Esfinge encontrada no Templo de Apolo
Esfinge encontrada no Templo de Apolo
Representação de Apolo, o Deus da música no Museu de Delfos na Grécia
Representação de Apolo, o Deus da música
esculturas gregas no museu de delfos na grecia
Klebis e Biton- Escultura grega com influências egípcias
escultura de bronze o auriga no museu de delfos na grecia
O Auriga- representando um condutor de cavalos é uma escultura raríssima feita de bronze

O local onde ficava o Templo é incrível, mesmo estando em ruínas. É fácil de entender porque foi ali o local escolhido para construção de um local religioso e tão importante da época.

Além do Templo de Apolo existiam outras construções como o Teatro, Estádio onde aconteciam os Jogos Píticos e várias capelas chamadas de tesouros.

Almoçamos num restaurante próximo ao Templo de Apolo e nos deliciamos mais uma vez com as iguarias gregas. Aaaah  o iogurte grego sempre imprescindível… O almoço estava incluso no pacote que fechamos.

Para quem vai a Atenas, recomendo muito deixar um dia livre para esse passeio, principalmente para aqueles que gostam de história e lugares misteriosos, pois o Oráculo de Delfos não irá decepcionar.

dicas passeios de 1 dia atenas
Restaurante onde almoçamos próximo a Delfos

Todos os Posts sobre a Grécia

Links úteis:

Para alugar carro na Grécia: RentalCars (Faça uma simulação abaixo)

Para contratar Seguro Viagem, recomendamos a Mondial Seguros e comprando aqui pelo Blog você tem 15 % de desconto. Clique aqui e saiba mais.

Não se esqueça de contratar um Seguro de Viagem/Assistência Médica para a sua viagem pela Grécia. Um Seguro de Viagem possui um baixo investimento e é essencial para garantir que tudo corra bem em sua viagem. Assim você fica tranquilo e evita diversos problemas que poderiam causar stress à sua viagem. Recomendamos a SEGUROS PROMO, um comparador de preços entre as melhores seguradoras para você fazer sua pesquisa e encontrar o melhor seguro viagem de acordo com suas necessidades e ao melhor custo benefício.

Ache os melhores hotéis na Grécia a melhores preços

Recomendamos efetuar a pesquisa e reserva de seu hotel no Booking.com, uma plataforma de busca e reserva de hotéis reconhecida mundialmente. Sempre pesquiso e acabo reservando hospedagem por lá por vários motivos, entre elesa possibilidade de muitas vezes reservar sem o cartão de crédito ou optar por pagar apenas na chegada e também é possível ler as avaliações de outros hóspedes, o que auxiliar muito na decisão ao escolher um hotel.

Aluguel de carro na Grécia

Na maioria das ilhas gregas e também para explorar utras regiões da Grécia um carro é essencial. Recomendo o site RentalCars, que é um buscador que mostra diversas locadoras de carros e os melhores preços.
Este post contém links de afiliados o que permite que um percentual de comissão seja repassado ao Blog em caso de reservas realizadas por aqui mas você leitor não paga nada a mais por isso e ainda contribui para manter o blog ativo e atualizado. Em caso de dúvidas consulte nossa Política de Publicidade. 
Mais de Monique Bianchi

Explorando a cidade de Atenas e outros monumentos antigos

É evidente que em uma visita à cidade de Atenas o passeio...
Leia Mais

23 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *