Explorando a cidade de Atenas e outros monumentos antigos

É evidente que em uma visita à cidade de Atenas o passeio pela Acrópole é o mais esperado de todos, porém a cidade guarda outros tesouros que também merecem uma visita. Como contei aqui nesse post sobre a visita à Acrópole, o ingresso que dá direito a entrada deste monumento também pode ser utilizado para conhecer outros lugares pela cidade e o melhor de tudo é que praticamente todos eles estão bem próximos uns aos outros.

Programe-se então para começar o dia cedo e fazer uma longa caminhada em direção às descobertas da antiga civilização grega.

mapa Atenas pontos turisticos
Fonte: Lonely Planet

No meu caso, escolhi começar o dia visitando a Acrópole, logo de manhãzinha, no horário de abertura, porque como contei aqui estava muito ansiosa por este passeio. Depois da incrível visita a este sitio arqueológico, saí andando sem rumo pelas imediações da Acrópole. Primeiramente me lembro de ter passado por uma Igrejinha de pedra, bem rústica chamada de Church of the Metamorphosis e continuei descendo até chegar à parte mais baixa da cidade!

pontos turísticos atenas
Antiga Ágora
igreja próxima a acropoles
Church of Metamorphosis
Church of Metamorphosis atenas
Church of the Metamorphosis
bairro monastiraki
Descendo para o bairro de Monastiraki

Logo em seguida passei pela Ágora Romana que é uma praça que representava um lugar de reunião da Antiga Grécia, e centro comercial. Esse é um dos monumentos que o Ingresso Combo da Acrópole também dá direito à entrada, mas confesso que acabei nem entrando nesta Ágora, talvez porque estava com fome ou por ter menosprezado um pouco a importância deste local, que de fora parecia apenas algumas poucas ruínas . Ledo engano. Para não cometer o mesmo erro e cair no arrependimento como eu, indico a leitura deste post aqui para quem quiser saber mais sobre este local  e ver fotos dos monumentos de seu interior tais como  uma mesquita turca e ruínas da Biblioteca de Adrianous. Pelo menos eu consegui tirar algumas boas fotos mesmo do lado externo do local.

explorando a cidade de atenas ágora romana atenas
Ágora Romana
À esquerda a Mesquita de Fethye e ruínas da Biblioteca de Adrianous
À esquerda a Mesquita de Fethye e ruínas da Biblioteca de Adrianous
Entrada da Ágora Romana e suas colunas dóricas
Entrada da Ágora Romana e suas colunas dóricas

A esta altura já estava então bem perto de Plaka e de Monastiraki, os charmosos bairros de Atenas com muito comércio e restaurantes! Foi em Monastiraki que eu e minha amiga encontramos o lugar onde iríamos almoçar. Fomos convencidas por um simpático grego chamado Elias a entrar em seu restaurante chamado Maiandros, localizado na Rua Adrianou, 47 e não nos arrependemos! Comida excelente, apetitosa, com muita qualidade e um ótimo atendimento do dono do restaurante que era muito gentil e nos deu várias dicas de lugares para continuarmos nosso passeio por Atenas naquele dia ensolarado!

É muito mais fácil planejar viagens com o Me Joguei no Mundo!
Utilize os links dos nossos afiliados logo a seguir para conseguir descontos em hospedagens, seguro viagem, ingressos e muito mais!


Acredito que a escolha do restaurante foi muito bem feita, não só pelo fato do Elias ser super simpático e ter ficado conversando conosco bastante tempo como também tive a sorte de voltar e encontrar uma bolsinha com meu cartão de memória de 16GB, caído debaixo da mesa!! Sooorte!!!

almoço atenas
Relembrando as massas da Itália! Mas até a massa na Grécia tem um toque especial!
Nas ruas de Monastiraki
Nas ruas de Monastiraki
comércio monastiraki
Dentro de uma das lojinhas imperdíveis de Monastiraki
visita monastiraki e plaka
Oh yeah!
souvenirs grecia
Comprinhas:Azeite grego ao meio e saleiro e pimenteiro em formato de colunas nas pontas!

Logo após o almoço, seguimos para a Antiga Ágora de Atenas, um dos lugares que mais gostei e é hoje um dos espaços turísticos mais importantes da cidade! Era exatamente ali que ocorriam manifestações da opinião pública e decisões políticas, símbolos da democracia e onde também Sócrates passava para falar de Filosofia. Foi construída no ponto mais baixo da cidade, o que permite uma excelente vista para a Acrópole!

os pontos turísticos de atenas ancient agora em atenas
Restaurantes de frente à Ancient Ágora

Lá dentro estão diversos monumentos como Templo de Hefestus, Stoa de Atalos, templos para Apolo e Afrodite!

stoa de atalo, ágora antiga de atenas
Stoa de Atalo, um dos maiores edifícios da antiga Atenas

Para quem curte mais o lado História da Arte, recomendo fortemente este site que conta todos os aspectos históricos e a representatividade de cada monumento da ágora Antiga!

Dica! Se ainda nao tiver almoçado e estiver perto da Àgora Antiga de Atenas aproveite a grande oferta de restaurantes pela região ou então faça uma parada para tomar um café porque vai valer à pena. Essa região é chamada de Thisseio e contei um pouco sobre ela nesse post aqui.

Estátua de gigante na entrada do Odeon de Agripa
Estátua de gigante na entrada do Odeon de Agripa

antiga ágora de atenas

antiga ágora de atenas

Àgora Antiga de Atenas
Coluna Coríntia
vista da acropoles
Vista da Acrópole estando na Antiga Agora

A Àgora Antiga é um lugar bem tranquilo e com muitas árvores, perfeito em um dia de muito calor. Andamos, exploramos o local, tiramos fotos e decidimos ir explorar o comércio de Monastiraki e Plaka, afinal não tínhamos comprado nenhum souvenir grego ainda! Só posso dizer que um passeio por estes locais é imperdível! Dá para se encontrar muita coisa interessante para trazer de lembrança, além dos já famosos olhos gregos! Consegui realizar a proeza de trazer um pequeno vidro de azeite e até algumas azeitonas especiais! Mas fora isso, me enchi de olhos gregos, claro, já me precavendo contra todo tipo de olho gordo,rs e não resisti também a algumas bijuterias lindas e artesanais! Aproveitamos a dica do Elias, do restaurante em que almoçamos e fomos procurar uma agência de viagens para fecharmos um tour para o dia seguinte e acabamos escolhendo Delfos, onde se localizava o famoso Oráculo e Templo de Apolo, antes de partirmos para as Ilhas. Sério, esse foi um dos melhores passeios ever que tive a chance de realizar!

Como só tínhamos um dia, teria que ser um passeio bate-volta e que não fosse tão longe para não ser tão cansativo, afinal no dia seguinte, iríamos pegar outro vôo, desta vez para Santorini!

Com a programação do dia seguinte já garantida, resolvemos aproveitar o restante do dia em Atenas e fomos bater pernas.

Nosso próximo local a ser visitado seria o Estádio Olímpico de Atenas, acompanhe no próximo post! 😉

Gostou deste Post? Indique a algum amigo que também possa gostar! 😉

Está planejando a sua viagem a Atenas? Pesquise e reserve tranquilamente seu hotel pelo Booking.com. Faça abaixo uma simulaçao:

Saiba aqui porque recomendo este website.

Cadastre-se aqui e receba diariamente nossos Posts em seu Email

Ìndice de Posts sobre a Grècia

Links úteis:

Para alugar carro na Grécia: RentalCars (Faça uma simulação abaixo)

Para contratar Seguro Viagem, recomendamos a Mondial Seguros e comprando aqui pelo Blog você recebe 15% de desconto. Saiba mais aqui.

Mais de Monique Bianchi

Split e o Palácio de Diocleciano na Croácia

Quando estava montando meu Roteiro de viagem pela Croácia e estava pesquisando...
Leia Mais

19 Comments

  • Ola Monique,

    Vou viajar para a Grecia em Outubro e já li quase todos os posts do seu blog sobre assunto hehe estou adorando. Tenho uma dúvida… sei que você andou bastante por Atenas e Santorini. Como você fez para se localizar? Usando o GPS do celular? Eu acho que não terei acesso ao meu celular e acho que vou ficar perdida tentando usar mapas de papel.
    Você recomenda comprar algum chip de celular para ter internet móvel, qual?
    Obrigada.
    Elisa

    • Oi Elisa tudo bem? Na primwira vez que fui à Atenas e Santorini não usei gps não. Lembro de ter pesquisado bem e usado transporte público além de perguntar a locais mas nas últimas vezes usei o gps do celular e vi que vale muito à pena princioalmente se vc alugar um carro, svooter ou quadriciclo em Santorini por exemplo. Eu uso meu plano aqui da Suíça mas sei que há muitas possibilidades de chip internacional. Chegando ao aeroporto vc pode perguntar e comprar algum local que te pwrmita usar a internet. Abraços e boa viagem

  • Olá! Tudo bem? Gostaria de saber quantos dias você levou em Atenas para ver todos esses pontos turísticos que você comentou nos posts + esse passeio a Delfos. e nas ilhas, quantos dias você acha que são necessários? Para as ilhas você foi de avião ou ferry?
    Muito obrigada desde já 🙂

    • Oi Carla, na primeira vez que fui a Atenas me lembro de ter ficado la por 2 ou 3 dias antes de ir para as ilhas. Meu roteiro era super apertado, passei praticamente so 2 dias em Mykonos e 2 dias em Santorini que foi muito corrido mas deu para ver o principal das 2 ilhas mas com certeza indicaria mais dias, 4 pelo menos para cada ilha! Combinei aviao e ferry. Aviao para os trechos mais longos e ferry apenas entre ilhas. Abraços

  • Oi Monique, descobri seu blog e me encantei com suas postagens sobre a Grécia, que amo mesmo sem ter visitado.Obrigada por dividir conosco suas experiências nessa terra linda!

    • Oi Letícia! Que legal que tenha gostado das postagens! A Grécia é um lugar muito especial, e mesmo quando eu tb não havia visitado ainda já tinha a certeza que ia me apaixonar pelo destino! Obrigada pela visita e pelo elogio 🙂 Fico feliz! Abraços

  • Olá Monyque, gostei muito dessas dicas! Eu minha esposa iremos em maio de 2013 e seu roteiro por Atenas nos poupará tempo. Gostamos de liberdade nas viagens, mas é bom ter noção da localização dos pontos para escolhermos nossas caminhadas.

    Valeu!!!

  • Oi Monique, tudo bom? Entrei no seu blog, para buscar algumas dicas sobre a Grécia e fiquei encantada, acabei lendo quase todos os seus posts sobre viagens. Parabéns!

    • Oi Cenira tudo bem? Obrigada pelo elogio. Espero que as infos e relatos nos posts tenham sido úteis pra ti, mas caso tenha ficado alguma dúvida pode me mandar ok? Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

É evidente que em uma visita à cidade de Atenas o passeio pela Acrópole é o mais esperado de todos, porém a cidade guarda...
" />