Mercado de Natal medieval na Alsácia francesa

mercado de natal ribeauville

A Europa se transforma durante a época de Natal e uma das melhores ideias para aproveitar bem esse período é sair apreciando a decoração e conhecendo os mercados de natal espalhados por diversas cidades!

Ano passado que foi o meu primeiro fim de ano morando na Europa acabei explorando pouco mas cheguei a conhecer alguns dos mercados de natal e tradições realizadas na Suíça durante essa época. Fui no mercado de natal na cidade de Bremgarten, Lucerne e em uma procissão na cidade de Küssnacht.

Mas esse ano resolvi conhecer um pouco mais da tradição nos países vizinhos, visitando a cidade de Rothenburg na Alemanha e a região da Alsácia na França. Foi nesse segundo destino que me surpreendi com um Mercado de Natal simplesmente sensacional: o Mercado de Natal Medieval na cidade de Ribeauville!

A região da Alsácia é mágica em qualquer parte do ano, e eu já imaginava que seria ainda mais especial visitá-la durante essa época de feiras de Natal.

alsacia natal

É muito mais fácil planejar viagens com o Me Joguei no Mundo!
Utilize os links dos nossos afiliados logo a seguir para conseguir descontos em hospedagens, seguro viagem, ingressos e muito mais!

mercado de natal alsacia francesa

A minha ideia inicial era ir na cidade de Colmar, que juntamente com Estrasburgo são as mais famosas e visitadas da região, mas como eu já havia passado por lá algumas vezes, resolvi mudar um pouco o roteiro e iniciar o passeio por outras vilas ainda desconhecidas para mim.  Foi com esse pensamento que acabei parando na cidade de Ribeauville!

Assim que chegamos lá percebemos uma grande movimentação, com carros estacionados por todos os lugares e uma grande quantidade de pessoas andando pelas ruas. A princípio fiquei imaginando que algum evento estaria acontecendo ali além de um mercado de natal afinal era cedo ainda, perto do meio dia e realmente havia muita gente.

Depois da dificuldade de achar uma vaga na rua para estacionar nos dirigimos até a entrada da cidade antiga e então descobrimos que o grande evento era em si o Mercado de Natal Medieval que acontece anualmente por lá!

Em poucos minutos andando pelas ruas lotadas da cidade consegui entender o motivo de tanta gente ser atraída até o local! A cidade de Ribeauville em si é mais uma daquelas que parecem ter saído de um conto de fadas, com ruas estreitas, casinhas de enxaimel coloridas e a vista de um castelo no alto de uma colina acima da cidade.

alsacia ribeauville

Agora imagine essa cidade toda decorada com motivos natalinos e totalmente envolvida num clima medieval, com pessoas caracterizadas e fantasiadas com roupas e acessórios dessa época e diversas atrações entre danças e apresentações de música acontecendo a todo momento no meio da cidade!

O que mais me impressionou foi a dedicação das pessoas, moradores locais ou não que realmente entram no clima e proposta da festa, não estando apenas fantasiados mas sendo parte de uma grande celebração que visa relembrar a magia dessa época do ano considerando também a tradição de seu povo, sua cidade.

mercado de natal medieval ribeauville

ribeauville rota do vinho frança

Uma das coisas mais legais de se fazer em um mercado de natal é descobrir as bebidas e comidinhas que são vendidas por lá e claro que Ribeauville não decepcionou! Além do tradicional vinho quente, encontrei uma barraquinha que vendia uma espécie de ponche chamado de “Elixir de Noel”, com aroma de laranja e especiarias que sai direto de um caldeirao para uma charmosa caneca que acabei trazendo para casa de lembrança!

Além disso, havia na praça central da cidade uma máquina de pressão para fazer suco de maçã que era servido fresquinho por ali mesmo!

mercado de natal frança ribeauville

Andando por essa praça central encontrei de tudo, até animais como ovelhas e gansos andando no meio da multidão acompanhados de seus pastores e para a minha surpresa até dois camelos!

festa de natal medieval ribeauville

Me diverti muito nessa festa e por ter esse diferencial de ser inspirada em tempos medievais acredito que seja imperdível a visita caso você esteja passando pela região da Alsácia durante a época de Natal!

Confira antes o site oficial da cidade para saber as datas em que a festa acontecerá. Esse ano a festa aconteceu apenas em 2 finais de semana, aos sábados e domingos.

Mais informações no site oficial: http://www.ribeauville-riquewihr.com/en/discover/ribeauville-riquewihr-region.htm

Como chegar até Ribeauville 

Para quem está de carro a cidade é facilmente acessada a partir dessas localizações:

Basel/Basiléia (Suíça): cerca de 80km

Colmar (Alsácia): cerca de 22 km

Estrasburgo (Alsácia): 70 km

Friburgo (Alemanha): cerca de 67 km

Para pesquisar valores de aluguel de carro na Alemanha e Europa indicamos o site: Rentalcars

Se a sua ideia é fazer um passeio bate e volta, vale à pena sair cedinho e voltar no final da tarde.

Faço isso saindo da Suíça e é bem tranquilo.

Mas se você pretende explorar mais da Alsácia e ter tempo de conhecer outras lindas cidades e vilas além de percorrer a Rota do Vinho, com certeza vale à pena se hospedar por lá por mais de 1 dia.

Se você pretende fazer o percurso de trem provavelmente a melhor opção é considerar pegar algum trem até a cidade de Estrasburgo ou Colmar e de lá um ônibus local até Ribeauville.

( Confirme no site da RailEurope, horários e valores de tickets. Lá você também pode comprar seus bilhetes estando ainda no Brasil).

Onde se hospedar em Ribeauville

Ribeauville é uma cidade pequena mas muito charmosa e há boas opções de estadia por lá. Veja algumas opções aqui.

A proximidade das cidades na região da Alsácia é um fator positivo para quem quer explorar ao máximo.

Sendo assim você tem diversas opções, podendo dormir cada dia em uma cidade diferente por exemplo.

Veja abaixo algumas opções de Hotéis na região, selecionados no site do Booking.com:

dicas alsacia

Dica: Conheça o Chateau du Haut Koenigsburg

Aproveitando a proximidade resolvemos visitar também o Castelo que pode ser avistado no alto da colina sobre a cidade. Chamado de Haut Koengisburg, esse charmoso castelo é uma das principais atrações da Alsácia. Foi construído no século XII em uma estratégica localização e oferece um panorama da região da Alsacia, da Floresta Negra e até dos Alpes em um dia claro.

O ingresso para a visita interna custa 9 euros.

hateau haut koenigsburg alsacia

Para quem está sem carro a única forma de se chegar até lá é via um transfer que sai da estação de trem na cidade de Selestat e custa 2 euros.

Para mais informações sobre a visita acesse o site oficial: http://www.haut-koenigsbourg.fr/en/

Outra opção para quem deseja explorar um pouco da região da Alsácia e não tem muito tempo é fazer um dos tours oferecidos pela GetyourGuide.

Veja mais opções de excursoes pela região da Alsacia, para explorar a Rota do Vinho.

Conheça também a linda cidade de Colmar e a vila de Eguisheim, uma das vilas mais lindas da França!

Espero que este post tenha te inspirado a conhecer a cidade de Ribeauville e sua incrível festa de natal medieval! 🙂

mercado de natal ribeauville

Espero que tenha gostado desse artigo e que ele tenha sido útil no planejamento de sua viagem!

Monique Ribeiro

travel-icon-183+ Dicas para planejar a sua viagem pela Europa

 
  • Encontre a hospedagem para sua viagem

    Recomendamos efetuar a pesquisa e reserva de seu hotel no Booking.com, uma plataforma de busca e reserva de hotéis reconhecida mundialmente. Sempre pesquiso e acabo reservando hospedagem por lá por vários motivos, entre elesa possibilidade de muitas vezes reservar sem o cartão de crédito ou optar por pagar apenas na chegada e também é possível ler as avaliações de outros hóspedes, o que auxiliar muito na decisão ao escolher um hotel.
 
  • Encontre seu Seguro de Viagem ao melhor preço 

    Nunca se esqueça de contratar um Seguro de Viagem/Assistência Médica para a sua viagem pela Europa! Um Seguro de Viagem é essencial para garantir que tudo corra bem em sua viagem e é algo que possui um custo baixo e pode evitar diversos problemas que poderiam causar stress à sua viagem. Recomendamos comparar os preços na SEGUROS PROMO e para garantir 5 % DE DESCONTO NA COMPRA DO SEU SEGURO VIAGEM você pode utilizar esse código: MEJOGUEINOMUNDO5
 
  • Global Pass e Bilhetes de Trem

    Está fazendo uma eurotrip e considera viajar de trem pela Europa? Excelente ideia! Saiba mais sobre o Globalpass que provavelmente é a melhor opção para você viajar de trem  sem stress pela Europa. Informações e venda aqui.
 
  • Compare preços de varias locadoras para alugar um carro na Europa

    Para quem quer ter a liberdade de fazer uma roadtrip pela Europa o aluguel de carro é  sem dúvida uma excelente opção! Recomendamos o site RentalCars, que é um buscador que mostra diversas locadoras de carros e os melhores preços.
 
  • Excursões e passeios com excelente custo benefício/Compre tickets das principais atrações turísticas de cada país com antecedência

    Recomendamos a GetyourGuide. que é uma empresa líder mundialmente na venda de excursões e tickets para atrações em diversos países.
  Este post contém links de afiliados o que permite que um percentual de comissão seja repassado ao Blog em caso de reservas realizadas por aqui mas você leitor não paga nada a mais por isso e ainda contribui para manter o blog ativo e atualizado. Em caso de dúvidas consulte nossa Política de Publicidade. 

Mais de Monique Bianchi

Rottnest Island, a ilha dos quokkas

Depois de contar sobre as magníficas praias e atrativos de Margaret River,...
Leia Mais

3 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *