Viajar de trem pela Europa – Dicas sobre bilhetes e passes

viaje de trem europa

Viajar de trem pela Europa é uma das melhores maneiras de explorar o continente antigo.

Em muitos casos é a melhor opção, seja pelo fato de ser mais econômico, pela curta distância entre um país e outro ou pelo conforto e comodidade.Além disso, é possível apreciar as lindas paisagens durante o caminho.

Veja também esse artigo com dicas para quem esta planejando uma viagem à Europa de forma independente.

Viajar de trem pela Europa compensa? Em quais situações?

  • O trem é um dos transportes europeus mais eficientes e possui diversas vantagens para os turistas como o fato de ser um transporte rápido (na maioria das vezes)
  • Sem burocracias (sem check-in na maioria das estações)
  • Confortável (principalmente em países como a Suíça)
  • Oferece paisagens cenográficas enquanto se viaja de um ponto ao outro.
  • Praticidade pelo fato de a maior parte das estações estarem localizadas no centro das cidades, tornando o deslocamento e o percurso até hotéis muito mais fácil.
  • Oferece rotas panorâmicas (conheça as 3 rotas clássicas na Suíça)

Embora tenha todas essa vantagens, viajar de trem pela Europa nem sempre é a melhor opção em todos os casos. Avalie primeiramente o tempo de cada percurso comparando as formas de transporte como avião e trem.

Em muitos pontos da Europa vale à pena optar por voos low cost de companhias como EasyJet e Ryanair mas não se esqueça que o tempo do percurso de avião inclui o tempo de antecedência que se deve chegar ao aeroporto para realizar o check-in mais o tempo de desembarque e todas as burocracias envolvidas.

É muito mais fácil planejar viagens com o Me Joguei no Mundo!
Utilize os links dos nossos afiliados logo a seguir para conseguir descontos em hospedagens, seguro viagem, ingressos e muito mais!

Percursos muito longos de trem também podem ser cansativos e isso deve ser levado em conta, como a opção de pegar um trem noturno e pernoitar na cabine, o que também inclui taxas.

Ou seja, tudo depende do seu roteiro de viagem pela Europa. Em alguns países, como a Croácia, uma roadtrip de carro acaba saindo muito mais vantajosa mas se desejar ir para países vizinhos o trem pode ser útil.

Comprar bilhetes para cada trecho ou adquirir os bilhetes múltiplos da Eurail?

Essa com certeza é a maior dúvida quanto a viajar de trem pela Europa mas basicamente você tem duas opções.

  1. A primeira delas é comprar bilhetes para cada trecho diretamente no guichê de cada estação de trem ou online antecipadamente no site da companhia de trem específica.
  2. A segunda opção é adquirir um bilhete único, um dos passes múltiplos da Eurail que podem te dar acesso a vários países com apenas um ticket.

Para decidir qual é a melhor opção para a sua viagem de trem pela Europa considere primeiramente o seu roteiro. Ele inclui apenas poucos trechos ou trechos curtos?
Seu roteiro está centralizado em que parte da Europa? Por quanto tempo você deseja viajar? As respostas dessas perguntas irão te guiar a escolher a opção certa

Comprando bilhetes separadamente para cada trecho – bilhetes ponto a ponto

Quando usar esta opção: Essa opção faz sentido se a sua viagem pela Europa incluir poucos e curtos deslocamentos dentro de um mesmo país  ou se incluir por exemplo apenas de 2 a 3 deslocamentos entre países.

Outro ponto que vai influenciar a sua escolha é se você já possui ou não um roteiro de viagem pela Europa bem definido. O que acontece é o seguinte, caso você compre o bilhete antecipadamente há a possibilidade de conseguir bons descontos, porém se houver imprevistos e você tiver que trocar trajetos ou horários do bilhete ou mesmo cancela-lo, poderá ter que arcar com taxas e pode ser que no final essa opção não saia tão vantajosa.

A decisão por essa opção vai se basear também nos preços a serem pagos por cada bilhete.
Para saber isso, você precisa entrar no site de cada companhia de trem ou no próprio site da RailEurope que também vende bilhetes de trem separados. Pesquise o percurso desejado e some os valores de todos os trechos da sua viagem. Se o valor total for baixo com relação ao preço de um ticket múltiplo da Eurail, com certeza vale à pena comprar os bilhetes separadamente mas se o valor total ultrapassar ou chegar muito perto do preço de um ticket da Eurail, considere a compra deste.

Obs: para conseguir descontos os bilhetes de trem normalmente devem ser comprados dentro de um período de 90 a 120 dias de antecedência da sua viagem.

Como funciona:

Veja aqui uma relação de todas as companhias de trem pela Europa, assim como seus websites.
Faça a sua pesquisa de preços por trechos e caso se decida por essa variável, você pode comprar os bilhetes pelo próprio website da companhia férrea ou deixar para adquirir os bilhetes no momento da viagem, diretamente no guichê de cada estação, lembrando que essa opção não é muito indicada pois os valores podem ser maiores ou os bilhetes podem estar esgotados.

Comprando bilhetes múltiplos da Eurail – passes multipaises

Qual a diferença entre Eurail e Raileurope?

Acho que muita gente se confunde com esses dois nomes ao pesquisar os valores dos bilhetes de trem pela Europa.
Em resumo é o seguinte: a Eurail é um grupo em que as companhias férreas de toda a Europa fazem parte e a RailEurope é a empresa autorizada para fazer a revenda desses bilhetes múltiplos de trem pelo continente em todo o mundo.

Os passes de trem multipaìses são direcionados a não europeus. O Site da RailEurope no Brasil tem a vantagem de estar todo em português o que facilita bastante a navegação e a compra dos bilhetes.

Quem é europeu ou quem é estrangeiro mas mora na Europa há mais de 6 meses não pode adquirir um bilhete da RailEurope mas sim um da Interrail que teoricamente é a mesma coisa, com algumas pequenas diferenças de valores.

Quando usar esta opção: Utilizar um bilhete múltiplo para viajar de trem pela Europa pode ser a melhor escolha em muitos casos. Se você pretende viajar bastante pela Europa realizando diversos deslocamentos por exemplo. Ou se você não possui um roteiro bem definido e prefere montar a viagem de forma mais espontânea e com mais liberdade.

Esses bilhetes múltiplos também são especialmente úteis se você tem menos de 26 anos pois há uma tarifa diferenciada e para adultos que viajam juntos há descontos de 15 % na tarifa de cada bilhete além do fato de que crianças viajam grátis.

Vantagens

  • Com exceção de alguns trens que exigem reserva de assento, com um passe de trem da Eurail você não precisa de preocupar com horários e sua programação pode ser alterada livremente.
  • Nao há limite de distância que se possa viajar
  • É prático pois você viaja com apenas um bilhete por toda a Europa ( no caso do Globalpass)
  • Crianças de 4 a 11 anos viajam grátis
  • Adultos que viajam juntos garantem descontos de 15% na compra do passe. Válido de 2 a 5 adultos.
  • Com esse bilhete há descontos em hotéis, museus e outras atrações por diversos países da Europa
  • Compra com cartão de credito e recebimento do bilhete automaticamente em seu email para ser impresso em casa

Desvantagens

  • O preço do bilhete é fixo porém alguns trens exigem reserva de assento, que é paga, o que significa que você pode ter custos extras.
  • Os bilhetes da Eurail são únicos e intransferíveis o que significa que você tem de tomar todo o cuidado para não perdê-lo, o que significaria perder dinheiro.

Tipos de bilhetes Eurail – Globalpass

Esse bilhete é um dos mais famosos passes da Eurail.

É um bilhete múltiplo que garante viagens ilimitadas em até 28 paìses da Europa. (Áustria, Bélgica, Bulgária, Bósnia e Herzegovina, República Tcheca, Croácia, Dinamarca, França, Finlândia, Hungria, Alemanha, Grécia, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Montenegro, Holanda, Noruega, Polônia, Portugal, Romênia, Sérvia, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Suécia, Suíça, Turquia).

Esse bilhete é particularmente útil para quem quer visitar vários destinos durante a viagem pagando um preço fixo.

Como funciona: Você pode escolher comprar o Globalpass por quantidade de dias contínuos (de 15 dias a 3 meses), o que significa que o passe é valido para uso em dias consecutivos. É útil para quem pretende realmente viajar bastante por longos períodos e utilizar trem praticamente todos os dias.  Um dia de viagem vale de meia noite a meia noite do próximo dia e durante esse período não há limite de trens que você possa pegar.

A segunda opção é comprar um bilhete Globalpass por datas flexíveis. Veja abaixo:

  • 5 dias dentro de 1 mês
  • 7 dias dentro de 1 mês
  • 10 dias dentro de 2 meses
  • 15 dias dentro de 2 meses

O Bilhete passa a ser válido a partir do momento em que é ativado em um guichê da estação de trem e você pode usar os dias comprados dentro do período desejado. Este é ótimo para quem vai fazer viagens de uma forma mais devagar, apreciando os destinos.

Eurail Select Pass – 3 ou 4 paises

Esse passe de trem é válido para viagens em até 4 paises que fazem fronteira. Os preços variam de acordo com a escolha dos países. Válido para uma viagem de até 10 dias.

O passe pode sair mais barato do que o Globalpass mas há algumas limitações. Se o percurso de um país a outro escolhido passar por outro país que não esta incluso no passe, mesmo que não haja paradas obriga você a comprar um bilhete separado que inclua esse país.

Preste atenção também nessas informações:

  • Finlândia e a Irlanda são considerados países com fronteira, mesmo não tendo linha férrea direta ou ligação por ferry. No entanto, Finlândia e Noruega não são considerados limítrofes.
  • Esses três países valem como  um: Bélgica, Holanda e Luxemburgo.
  • Se você decidir ir para a Itália e Grécia, as travessias de balsa entre os dois países operados pela Superfast Ferries, Blue Star Lines e Ferris Minoan são cobertas pelo seu passe.
  • Outras especificações incluem viagens entre a Alemanha e a Suécia. Muitas vezes podem passar pela Dinamarca, país não incluído na lista de países do Eurail Select Pass. Se o seu passe não é válido lá, você deve comprar um bilhete separado para a parte da Dinamarca.

Eurail – passes regionais

Se a sua intenção é explorar apenas um país, há diversos passes de trem da Eurail para cada país que incluem viagens ilimitadas por certo período. Um exemplo é o Swisspass, passe de trem para utilizar a rede de transporte na Suíça de forma ilimitada conforme já expliquei aqui no Blog de forma bem completa.

Eurail – Britpass

Com esse passe você pode viajar de forma ilimitada pela Inglaterra, Escócia e Paìs de Gales.

Eurail – outras regiões

Pesquise aqui no site todas as outras opções de passes, para outras regiões como os Balcãs, Leste Europeu e separadamente para cada país.

Como ativar um bilhete de trem da Eurail

Independente de qual bilhete da Eurail você possua é obrigatório que você faça a ativação do mesmo.

Para isso dirija-se a um guichê de uma estação ferroviária da Europa para que um funcionário carimbe o bilhete com a data de início do mesmo. Atenção: o bilhete possui uma validade para ser ativado que é de 6 meses após a data de emissão do mesmo, portanto nunca compre o bilhete com mais de 6 meses de antecedência do dia da sua viagem.

Como garantir o desconto para jovens, crianças e adultos viajando juntos

Como citei anteriormente no texto, crianças de 4 a 11 anos viajando com os pais adultos pagantes e que possuam um Ticket da Eurail viajam de forma gratuita. Porém para isso acontecer, no ato da compra do passe para os adultos deve ser indicado o número de crianças viajando junto, conforme abaixo. Automaticamente o site já considera a criança como free.

Se a criança for menor de 4 anos não há necessidade de incluì-la no ato da compra, porém caso seja necessária a reserva de assentos em trens durante a viagem, há a necessidade de fazer uma reserva para todas as crianças.

Se for jovem até 25 anos basta selecionar a opção jovem e o site calcula automaticamente o desconto.

bilhetes de trem europa

Jà para adultos viajando juntos ( de 2 a 5 adultos) não se esqueça de marcar a caixa de seleção : “Estamos viajando juntos para ganhar um desconto”

viagem de trem europa

Faça um mix e compre um passe da Eurail + bilhetes de ponto a ponto

Se você está planejando uma viagem relativamente complexa pela Europa, com muitos destinos e de longa duração e está completamente em dúvida se deve comprar bilhetes ponto a ponto ou um passe múltiplo da Eurail talvez a melhor opção seja juntar as duas possibilidades.

De repente vale à pena comprar um passe múltiplo da Eurail para um determinado tempo e comprar bilhetes ponto a ponto para os demais destinos.

A viagem é sua e nada impede que você faça da forma que for melhor ao seu planejamento e bolso.

Espero que esse artigo tenha sido útil e esclarecedor sobre as principais dúvidas e informações ao optar por viajar de trem pela Europa.

viajar de trem pela europa

Mais de Monique Bianchi

Monte Titlis em Engelberg – resort de esqui e muitas atrações

Saiba tudo sobre um dos passeios mais famosos na região de Lucerne...
Leia Mais

33 Comments

  • Bom Dia Monique! A questão da bagagem como fica para os trens da Espanha. Espero tomar 1 trem de malaga para sevilha em setembro… mas devo usar uma mala com 70 cm de altura…. seria mais adequado viajar de trem ou onibus nesse caso?

    • Oi Erivaldo tudo bem? Eu nunca viajei de trem pela Espanha mas estava aqui pesquisando essa informação para você e parece que não há problemas quanto ao tamanho da bagagem. Até exigem que a bagagem pese no máximo 25kg, mas aparentemente não pesam para checar. O único problema parece ser que dentro do trem há espaços reservados para colocar as malas e se a mala é pequena, é mais fácil de deixá-la próximo ao seu assento. Um abraço.

  • Olá Monique!
    Muito obrigada por partilhar o seu conhecimento.
    Estarei com meu esposo na Suíça, 8 dias e depois iremos para o norte da Itália, mais 8 dias.
    Li bastante experiências que o Swiss passa funciona muito bem, que dá até para comprar na bilheteria da SBB. Mas não encontrei nenhuma experiência de pessoas que utilizaram o Select Pass na Suíça e Itália. O Select Pass Sabe é tão prático como o Swiss pass? É possível comprar no guichê da empresa assim que chegar no país?
    Confesso que não estou segura, pensando em comprar o Swiss pass e pagar as passagens avulsas na Itália.
    Grande abraço.

    • Oi Elis, tudo bem? Sim, essa é uma dúvida bem comum. Eu não consigo te dizer o que vale mais á pena porque precisaria ver seu roteiro e fazer a conta dos tickets comprados de forma avulsa para a Italia + o SwissPass, por exemplo, mas recomendo você a fazer isso. Acontece que na Suíça o transporte público é realmente muito caro, então sem dúvidas o SwissPass ajuda bastante a economizar. Já na Itália, os preços são bem camaradas e eu imagino que saia mais barato comprar avulso os bilhetes da Italia. De qualquer forma, para efeito de comparação entre os benefícios oferecidos pelos tickets SwissPass e o Eurail Select Pass, quase tudo é igual. Os passeios de barco saem de graça com o SwissPass e com o Select Pass, alguns oferecem 50% de desconto. Os descontos para as rotas de trem panorâmicas tb valem para os 2 bilhetes. Em relação a passeios na montanha, depende de cada caso. Vale á pena checar qual passeio pretende fazer e ntrar no site oficial para ver se aceitam o Eurail para alguma forma de desconto. Abraços!

      • OI Monique. Estou bem, graças à Deus e vc?
        Muito obrigada, estou praticamente convencida que o Swiss pass será uma ótima.
        Em oito dias faremos Zurique, Lucerna de base para Engelberg e fábrica de chocolate, Berna, base para Genebra e top of Europe. Acessei o site da fábrica de chocolate e não consta a gratuidade para quem tem o SP, mas uma conhecida fez este passeio gratuito. Então fico na insegurança em comprar o passe para os dois países e não valer a pena.
        Mas diz as contas por cima dos deslocamentos na Suíça e sairia um pouco mais em conta comprar avulso, mas como vc colocou,pela comodidade certamente o SP valerá a pena. A diferença comprando o passe dos dois países sairá bem pouco, mas temo perder os benefícios do SP:(
        Beijos.

  • Bom dia. Em julho estarei na Alemanha e farei um bate volta em Paris Eurodisney. Vc saberia me dizer qual melhor transporte? Entrei no site da raileurope mas tem umas informaçoes de vatios tipos de bilhetes. Vc teria como me ajudar?
    Ah sei que existe trens regionais tambem para outras cidades dentro da Alemanha mas estou com dificuldades. Desde ja te agradeço.

  • Olá Monique, fico-lhe grato e a felicito pela iniciativa dessa sua colaboração a nós viajantes ainda inexperientes. Por favor: vou ficar por 33 dias no Leste Europeu e sul da França, iniciando em Berlim agora em setembro/2017. Como são 9 países a opção de 15 dias em 2 meses da GLOBALPASS me pareceu interessante mas o preço nem tanto: 1.601 euros. Os países: Alemanha, Polônia, Rep Tcheca, Austria, Hungria, Eslovênia, Itália, CRoácia, França e talvez Grécia. Minhas dúvidas: os preços das cias. de trens são equivalentes? Qual seria o preço médio para reserva de assentos?
    Outra dúvida: não queria colocar todo esse valor de 1.601 euros no Cartão de Crédito; eu teria problemas em viajar de trem comprando as passagens nas próprias estações 3 dias antes de cada embarque? Agradeço sua prestigiosa atenção e o obséquio do retorno.

    • Ola Cleto tudo bem? Sim, você tem duas opçoes, pesquisar diretamente no site de cada companhia de trem local os valores ( algumas oferecem desconto em alguns bilhetes comprando com antecedência online) ou cotar também os preços de passagens de aviao em companhias low cost. Hj em dia é possivel encontrar boas barganhas, vale mesmo pesquisar! Um abraço

  • Oi td bem?
    Planejo em janeiro visitar Holanda, França e Itália de trem. Se eu descer na Holanda, tenho autorização para ficar la certo? Se um oficial me pedir o passaporte na Itália, eu posso ser deportada? Vc sabe como funciona?

    Obrigada

  • boa noite! vou para Europa em fevereiro 2017, entrada e saída por Paris, já definimos os países que vamos conhecer dentro dos 15 dias, mas estou encontrando dificuldade com o deslocamento! vamos conhecer Paris, Londres, Amsterdã e Veneza. você pode me ajudar ? vale a pensa comprar um passe ? ou melhor ponto a ponto? estamos em 3 adultos. qual a ordem dos países que você seguiria… desde já agradeço a atenção!

    parabéns pelo Blog!!!! suas dicas estão me ajudando muuuuuuiiiitooooooooo

  • vou para frança e estou interessado em comprar o (Eurail Select Pass 2 countries) , ou seja o passe para duas cidades fronteiriças, a minha duvida é se a França onde é a minha partida conta como um pais? ou posso escolher mais dois países (Espanha e Portugal ) fora a França.

    • Oi Fernando, tudo bem? Estava olhando aqui no site as opçoes do Eurail Select Pass 2 países e me parece que tudo depende do tipo de bilhete que vc escolher. Se você vai iniciar na França, há a possiblidade de comprar o Select pass França e Espanha ou França e Italia ou França e Suiça! Abraços

  • Primeiro estou encantada com seu blog e a quantidade de informações que vc fornece.
    farei uma viagem entre os dias 19 de julho a 9 de agosto com meu filho de 10 anos, uma amiga e sua filha de 15 anos.
    meu voo é Rio Genebra e Praga Rio.
    Pensei em 7 dias na Suiça, depois 4 em Munique, 3 na Austria, 3 em Budapeste e 4 em Praga.
    Existe algum ticket que eu possa fazer toda essa rota ? quero dizer Suiça mais esses países ?
    Ou tenho que comprar separado para a Suiça e sucessivamente ?
    pensei na Suiça visitar além de Genebra que é meu voo, Berna, Lucerna, Zurique e Engelberg para conhecer Tilis.
    Na verdade é tão difícil decidir, tudo na Suiça é tão lindo ……
    Desde já agradeço.

  • Olá Monique estou começando a planejar as minhas férias com uma prima entre final de setembro ou começo de outubro para conhecer um pouca da Espanha, Madrid, Barcelona e de trem, o que pode nos aconselhar? De onde devemos partir? Ouvi dizer que de trem somente bagagens de mão, é verdade isso? Eu provavelmente não terei problemas com isso pois já consigo carregar realmente o que irei usar mas minha prima rsrs é um caso sério… , qual a temperatura nessa época? Já estou pesquisando por hotéis, hostel…. tem dicas de hospedagem também, tudo o que me indicar será bem vindo e depois de conhecer um pouco da Espanha queremos ir para Portugal também de trem, o que nos aconselha? Att, Alexandra

  • Olá, vi várias possibilidades no site, mas não encontrei o meu caso: vou para a França no dia 25 de abril e só vou fazer viagens dentro do país, conhecendo cidadezinhas medievais, produtora de vinhos, por aí. Dois a 3 dias por cidade. Por um mês, se tudo der certo. Não fico nem em Paris, só aterriso e parto de volta ao Brasil. Vou sozinha ou no máximo com uma pessoa. Já não somos mais estudantes, nem tão jovens. O que vcs me aconselham? Com uma certa urgência, por favor!! Muito obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *