Dicas para reservar Hotéis online e como achar os melhores preços

como reservar hoteis online

Reservar hotéis online ainda é um grande ponto de interrogação para muita gente. Faz sentido, afinal de uns tempos pra cá a Internet mudou tudo, incluindo a forma de planejar viagens.

Atualmente é super comum pesquisar e reservar hospedagem online e essa é também uma das formas que vem se tornando mais práticas e seguras seja para hotéis de rede ou de luxo, albergues , apartamentos para alugar durante um tempo pré-determinado ou até arranjar um sofá para dormir (vulgo Couch Surfing).

Como tudo que faz sucesso as opções de ferramentas e websites para reservar hospedagem só cresce dia a dia e então resolvi escrever este artigo baseado na minha experiência pessoal e opinião e também pesquisa quanto aos melhores sites do momento. Acrescentei também algumas dicas para conseguir sempre o melhor preço.

Fato é que temos que aprender a usar todas as vantagens que o a tecnologia do mundo atual nos oferece. Imagine que podemos reservar hotéis para nossas viagens de uma forma super rápida e prática utilizando um smartphone e anteriormente seria necessário ligar para um hotel para saber preços, perguntar a conhecidos ou depender de agentes ou agências de viagem.


Não se esqueça de adquirir um Seguro de Viagem/Assistência de Viagem! Algo que possui um baixo investimento e pode evitar diversos problemas que poderiam causar stress à sua viagem. Recomendamos fazer a cotação no comparador de preços da Seguros Promo que trabalha somente com as melhores seguradoras e oferece diversos descontos. Parcele em até 12x e garanta mais 5% de desconto usando o código do blog: MEJOGUEINOMUNDO5

Dúvida de sempre: reservar diretamente com os hotéis ou utilizar sites intermediários como Booking.com e Hotels.com?

Atualmente assim como para comprar passagens aéreas os sites buscadores que comparam preços estão entre as melhores opções, na minha opinião. Principalmente porque eles incluem avaliações e comentários dos hóspedes anteriores e é possível ter uma ampla visão dos tipo de hotéis e qualidade oferecida, assim como preços. Porém como tudo na vida, há diferentes situações e pode ser que reservar um hotel diretamente também seja uma excelente opção, por exemplo se você viaja frequentemente a trabalho e participa de programas de fidelidade de hotéis de rede. As vezes pagar 10 euros a menos em uma estadia acaba não compensando nesta situação pelo fato de não ter a possibilidade de acumular pontos, caso você reserve por um site de terceiro. Entenda mais lendo abaixo.

Porque os preços de sites de terceiros às vezes são menores do que o site do próprio Hotel?

Lógico que vale à pena conferir os preços diretamente no site do Hotel depois de ter feito sua pesquisa online em alguns desses buscadores, mas em geral devido a parcerias, os preços acabam saindo mais em conta do que reservar diretamente e há algumas vantagens como pagamento direto no dia da estadia, parcelamento no cartão e outras mais.

Esses buscadores fazem parcerias com os Hotéis que vendem os quartos para reserva a um valor com desconto, por isso mesmo é possível encontrar tarifas mais baratas mesmo do que o site do próprio hotel. Não que isso aconteça em todos os hotéis, mas é uma prática normal e existe. Outro fato que contribui para que os preços sejam menores nesses sites de terceiros do que no site de cada hotel é que fazendo a sua reserva por eles, o cliente não tem direito a acumular pontos de programas de fidelidade, por exemplo, ou seja, é uma troca. Leia mais sobre isso nessa reportagem da Forbes.

Acontece também dos hotéis pagarem um fee para aparecer em uma boa posição nesses sites buscadores, então provavelmente eles tenham mais lucro quando os clientes fazem as reservas diretamente.


Para a cotação e reserva de Hotéis aos melhores preços recomendamos a Booking.com. Leia as reviews de outros hóspedes e pague a sua estadia apenas quando chegar ao hotel.

Frequentemente leio relatos na internet de que ao ligar diretamente para um hotel desejado que você encontrou valores menores num site como Booking.com e perguntar se eles cobririam os valores é uma das melhores práticas para conseguir unir as vantagens de preço e ainda acumular pontos nos programas de fidelidade, mas exige um pouco mais de tempo e paciência para ligar para os hotéis barganhando, sem contar que se for internacional você terá que arcar com os custos da ligação. Tente por email também, pode ser que funcione.

Melhores websites para a reserva de Hotéis

.Booking.com

Sobre o site

reservar hoteis onlineO Booking.com surgiu em 1996 como uma Startup em Amsterdam mas desde 2005 faz parte do grupo americano Priceline que entre outras empresas é dona também da RentalCars, site para aluguel de carros online.É um dos maiores websites para reserva de hotéis no mundo todo e de acordo com eles, são mais de 750.000 hotéis cadastrados em cerca de 200 países.

Opinião pessoal e experiência

É a minha opção favorita no momento e uma das mais confiáveis. Sempre que vou viajar faço minha pesquisa e reserva de hospedagem por lá. Como já utilizei e nunca tive problemas fica mais fácil de confiar no serviço e geralmente no Booking é onde eu encontro mais opção de hotéis e com melhor preço. De qualquer forma, é sempre o primeiro website que utilizo para pesquisar preços e opções de hotéis além de ver a avaliação de cada um deles.

Algumas vantagens na minha opinião são:

.possibilidade de fazer reservas sem utilizar cartão de crédito com pagamento apenas no dia da estadia: recentemente fiquei sem cartão de crédito, porque cancelei o meu do Brasil e fiquei aguardando o novo chegar. Nesse meio tempo planejei uma viagem de final de semana e achei alguns hotéis excelentes e com bons preços. Alguns deles tinham a opção de reservar o quarto e pagar apenas na estadia, sem a necessidade de utilizar cartão de crédito e embora o valor da reserva subisse um pouco ( coisa de 10 francos suíços, considerando a minha pesquisa aqui na Suíça) foi a melhor opção para mim no momento e correu tudo bem. Cheguei no hotel, minha reserva estava feita corretamente e fiz o pagamento em dinheiro no dia da chegada.

.possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxa: vários hotéis oferecem essa possibilidade de cancelamento até a alguns dias antes da data que seria a de entrada e não cobram nada por isso. Mesmo que você tenha reservado o seu hotel com cartão de crédito, se essa opção de cancelamento existe eles não taxam nenhum valor. Apenas fique esperto em relação às regras normalmente descritas na reserva ou diretamente no site.

Nao é a toa que escolhi o Booking.com como um dos parceiros aqui do Blog e você pode fazer a sua pesquisa e reserva de hotéis por aqui, clicando nesse link. A cada reserva efetuada aqui no Blog através desses links ou caixa de pesquisa recebemos uma comissão e você acaba nos ajudando indiretamente a manter o blog.

Expedia, Trivago, Hotels.com

como encontrar hoteis baratosSobre o site

A Expedia é uma companhia americana que hoje se transformou em um grupo que engloba as empresas Trivago, Hotels.com, Hotwire e outras mais. Dentre os vários serviços oferecidos relacionados a Viagens, eles oferecem também a opção de busca e reserva de Hotéis. Já usei o site da expedia anteriormente mas para busca de passagens aéreas, nunca para busca de hotéis. De acordo com esse artigo o site Expedia consegue encontrar excelente tarifas. Vale fazer o teste.

O site Hotels.com eu nunca utilizei e não encontrei muita informação online falando positivamente ou negativamente.

Trivago

Sobre o site

Assim como o Booking.com é um dos maiores sites para reserva de hospedagem online atualmente e eles dizem também possuir mais de 700.000 hotéis cadastrados. Foi fundado em 2005 na Alemanha mas é controlado hoje pelo grupo Expedia.com.

Opinião pessoal e experiência

Ainda não utilizei e portanto não tenho opinião pessoal. Só sei que é bem mais recente que o Booking.com e que eles estão investindo pesado em marketing. Jà vi propaganda na tv e banners everywhere na internet. Pelo menos no Brasil ainda não é uma alternativa muito conhecida e eu pessoalmente fico com o pé atrás de tentar utilizar ela primeira vez sem conhecer alguém que tenha testado antes e tenha tido uma experiência positiva. Fiquei ainda mais pé atrás ao ler esse artigo no Lifehacker (em inglês) onde eles afirmam ter feito testes buscando preços de hotéis online e verificaram que vários hotéis no Trivago apareciam mais de 2,3 vezes nas buscas, em categorias diferentes, por exemplo, em uma busca aparecia sendo 4 estrelas e em outra, 3 ou até 2 estrelas. Pode ser um erro assim como também pode ser uma estratégia para inflar os resultados e chegar a um valor de hotéis cadastrados parecido com o do Booking.com. Lembram dos mais de 700.000 hotéis cadastrados? Pois é, não sei até que ponto isso é verdade ou não, mas já é o suficiente para me manter meio receosa.

como achar os melhores preços de hotéis onlineTrip Advisor

Sobre o site

O Trip advisor na verdade sempre foi mais um site de avaliações e resenhas e que recentemente passou a oferecer também busca de hotéis, comparando preços em outros sites buscadores como Booking.com e Hotels.com. Também ainda não testei mas acho que vale à pena experimentar para ver se o site realmente encontra preços mais baixos.

HostelWorld

como reservar hoteis onlineSobre o site

Se hospedar em Hostel/albergue está cada vez mais popular. Diferente do que a maioria das pessoas imagina um hostel hoje pode ser um espaço super cool com cara de hotel boutique e ainda oferece oportunidades de socializar e conhecer muita gente. Sempre foi uma das minhas melhores opções ao viajar sozinha ou com amigos e sempre utilizei o site da HostelWorld para procurar e reservar albergues pelo mundo. No site eles dizem ter cadastrados mais de 21.oo0 hostels/albergues pelo mundo assim como hotéis econômicos e campings.

Opinião pessoal e experiência

É um site fácil de utilizar. Os hostels são classificados de acordo com as avaliações dos hóspedes anteriores e recebem uma nota em percentual. Ao reservar, normalmente o site solicita um depósito de um pequeno valor para confirmar a reserva. Isso é feito automaticamente com o cartão de crédito. Esse valor não é uma taxa, e será descontado do valor total do pagamento assim que você chegar ao local. É algo mais para assegurar a reserva e acredito que varie em torno de 10% do valor.

Jà usei muitas vezes o site e ainda não tive nenhum problema. Em todas as vezes minha reserva estava feita corretamente e o valor cobrado também.

Airbnb

Sobre o site

airbnb como usar

Esse site nascido na California conecta proprietários e viajantes em mais de 190 países. Ou seja, quem tem um apartamento, casa ou até um quarto para alugar por períodos pré-determinados pode fazer um cadastro no site e assim começar a receber contatos de interessados.

São várias as possibilidades. Tem gente que aluga um apartamento inteiro e tem outros que preferem alugar um quarto e ficam como anfitriões dos viajantes, criando uma experiência diferente. Cada propriedade está associada a uma pessoa (proprietário) e recebe avaliações de todos os hóspedes que já estiveram por lá.

Opinião pessoal e experiência

O Airbnb se tornou uma das opções mais atrativas, afinal você tem a chance de se sentir realmente como um local hospedado na casa de um. Ainda não testei mas estou super curiosa e confesso que sempre ouvi comentários positivos de amigos e conhecidos embora de vez em quando surjam algumas histórias de pessoas que destruíram os apartamentos ou causaram problemas aos proprietários. De qualquer forma, atualmente o Airbnb mudou a sua política e acredito que inclua algo como um seguro para os proprietários em caso de dano.

Eu acho especialmente atrativo quando se viaja em família ou com amigos e todos querem ficar em um lugar só, o que facilita bastante e a oportunidade de alugar uma casa ou apartamento vem a calhar.

Outras opções

Algumas outras opções de sites existentes são Edreams, Kayak, Decolar, Submarino Viagens e CVC por exemplo. Estes sites eu nunca utilizei para reservar hotel e acredito que alguns deles como a Submarino Viagens observaram o sucesso do Booking.com e Trivago e se adaptaram para também oferecer o serviço de reserva de hotéis online. Se eles são confiáveis ou não, infelizmente não tenho uma opinião pessoal. Sobre o Decolar, eu já escutei histórias cabulosas  em relação a reserva de passagens aéreas e a imagem que ficou é que não é uma companhia idônea, então dificilmente irei testar algum dia.

Qual é a melhor opção?

Essa decisão cabe a cada um, e eu recomendo comparar os benefícios de cada site e verificar qual se adequa melhor à sua situação. Você é um viajante frequente? Então de repente valha à pena reservar diretamente com o hotel para aproveitar de benefícios em programas de fidelidade ou receber upgrades. Caso esteja buscando hotéis apenas para férias, seja sozinho ou acompanhado, eu recomendo o Booking.com e o Airbnb, além do Hostelworld se você busca algo mais econômico.

Para quem ainda nunca testou pesquisar e reservar hotéis online recomendo a experiência! Como citei no início do artigo, temos que aproveitar as vantagens que a tecnologia de hoje em dia nos proporciona!

Espero que este artigo tenha sido esclarecedor e sempre que descobrir alguma informação nova irei atualizà-lo.

Se você tem algum comentário, recomendação ou simplesmente algo a acrescentar por favor comente abaixo!

Cadastre seu Email e receba mais artigos como esse ( de forma gratuita e sem SPAM)

Este post contém links de afiliados o que permite que um percentual de comissão seja repassado ao Blog em caso de reservas realizadas por aqui mas você leitor não paga nada a mais por isso e ainda contribui para manter o blog ativo e atualizado.

Veja mais Posts com Dicas de Viagem:

Seguro de Viagem, precisa mesmo? O porquê você precisa de um ao planejar sua viagem

Dicas de como alugar carro online para a sua viagem

Dicas para comprar ingressos de atrações turísticas pelo mundo todo com antecedência e evitar filas além de economizar.

Dicas para planejar a sua viagem pela Europa

Dicas para planejar um intercâmbio na Austrália

Dica para viver e estudar na Nova Zelândia

Dicas para fazer uma viagem econômica à Suíça

Dicas para conhecer a Croácia e os cenários de Game of Thrones

You Might Also Like

1 Comment

  • Reply Seguro de Viagem, precisa mesmo? | Me joguei no Mundo 26 de agosto de 2015 at 2:29 PM

    […] Dicas para reservar Hotéis online e como achar os melhores preços […]

  • Leave a Reply