Vale a pena voar de Premium Economy pela Airfrance?

vale a pena voar de premium economy air france
Review sobre voar na classe Premium Economy pela Airfrance em um voo de Paris a Sao Paulo

Recentemente muitas companhias aéreas estão investindo em uma nova classe intermediária entre a Econômica e a Executiva: a Premium Economy. A Air France é uma dessas empresas que oferece essa nova categoria direcionada aqueles que querem um conforto a mais do que a classe Econômica a preços menores do que a classe Executiva.

Resolvi testar essa nova opção em uma viagem de Paris a São Paulo com e conto aqui nesse artigo minhas impressões e opinião se vale realmente a pena voar de Premium Economy pela AirFrance.

Voando Premium Economy pela AirFrance: de Paris a São Paulo

Alguns dias após comprar meu bilhete de viagem de Paris a São Paulo. recebi um email da Airfrance com uma oferta de upgrade para a classe Premium Economy.

Vantagens e diferenciais

cabine premium economy air france
  • 40% mais espaço comparada à cabine Economy
  • Poltrona com estrutura fixa para maior privacidade
  • Prioridade para check-in e entrega de bagagem na chegada
  • 2 peças de bagagem de porão de até 23 kg / 50 lb (32kg / 70lb para itinerários originando no Brasil) cada sem custos adicionais

Os dois primeiros pontos ganharam a minha atenção afinal em um voo longo de 12 horas como esse e ainda mais voando sozinha, mais privacidade e conforto cairiam bem. Resolvi então procurar na internet mais informações e fotos da classe Premium Economy antes de tomar minha decisão.

Encontrei várias reviews em inglês citando os pontos positivos e negativos, da Premium Economy da AirFrance mas o fato de possuir mais espaço para as pernas e apenas duas poltronas por fileira me convenceram e fiz meu upgrade pelo preço equivalente a metade do valor do upgrade para a classe Executiva.

É muito mais fácil planejar viagens com o Me Joguei no Mundo!
Utilize os links dos nossos afiliados logo a seguir para conseguir descontos em hospedagens, seguro viagem, ingressos e muito mais!

Check-in prioritário

Pessoalmente a prioridade para fazer o check-in e entrega de bagagens não me parecia muito atrativa antes de testá-la mas admito que é uma excelente vantagem especialmente pelo fato de não ter que enfrentar filas e assim não perder tempo.

Bagagem extra

Passageiros voando pela Premium Economy na Air France possuem direito a levar 2 bagagens de porão e mais 2 bagagens de mão, algo super útil principalmente nesses voos longos. Não tenho certeza se isso é válido para todas as rotas mas estava disponível nessa viagem que realizei de Paris a São Paulo.

Área Premium Economy e assentos

Esse foi o ponto mais importante para mim e que fez a experiência de voar pela Premium Economy valer a pena.

como é voar de premium economy na air france

A área da Premium Economy fica localizada logo após a classe executiva e é separada da área econômica com cortinas. Os corredores são bem mais espaçosos e se não me engano havia apenas 5 fileiras de assentos na configuração 2-4-2, o que pode variar dependendo da aeronave, mas de qualquer forma o objetivo é ser uma área menor e privativa e com assentos limitados. Acesse esse link para ver a cabine Premium Economy em 360 graus.

Os assentos possuem uma estrutura fixa que os separa, o que por um lado é meio ruim, não permitindo se esticar nas 2 poltronas caso ninguém voe ao seu lado, mas por outro lado aumenta a privacidade já que não dá visão aos passageiros sentados uma fileira atrás.

premium economy air france vale a pena

Quanto a conforto, eu pessoalmente não curti muito esses assentos. Sim, eles proporcionam muito mais espaço sendo possível esticar completamente os pés, mas eles não reclinam. Ao invés disso, o acolchoado preso na estrutura fixa desliza, mas achei bem difícil dormir nessa posição. Olhando pelo lado positivo, o fato dos assentos não reclinarem é positivo durante as refeições, evitando problemas com a bandeja de refeições.

Na aeronave que viajei havia um banheiro apenas para uso dos passageiros da Premium Economy que estava relativamente vazia, permanecendo assim acessível e limpo durante todo o vôo.

Refeições

De acordo com a Airfrance, as refeições para os passageiros na classe Premium Economy são inspiradas nas refeições da classe Executiva. Apesar de não ser nada muito grandioso, de fato há algumas vantagens como o fato de champanhe estar incluso na opcão de bebidas oferecidas com a refeição quente, o guardanapo ser de tecido, a bandeja ser maior e o copo para as bebidas alcoólicas ser de vidro.

Prioridade ao descer da aeronave e no recebimento das bagagens

Essa é uma excelente vantagem que funcionou perfeitamente no meu caso. Depois de um longo voo, tudo o que queremos é sair do avião o mais rápido possível e que a bagagem chegue logo para podermos deixar o aeroporto, certo?

Passageiros da Premium Economy desembarcam antes e a minha bagagem foi praticamente a primeira a chegar na esteira. Realmente funcionou!

Detalhes adicionais

  • É possível acessar os lounges para passageiros preferenciais a um custo extra.
  • O travesseiro e a coberta ( feita de fleece) disponibilizada são de melhor qualidade do que na Econômica.
  • Há uma garrafa de água para cada passageiro disponibilizada no compartimento das poltronas dianteiras.
  • Antes do avião decolar, também recebemos um kit conforto composto por uma necessaire com itens como mini escova de dentes e creme dental, meias e máscara de dormir.
  • Ao invés de fones de ouvido comum, cada passageiro possui um fone de ouvido estilo tiara, acolchoados e com cancelamento de ruido.
  • Há também uma lanterna individual localizada lateralmente em cada assento.

Quanto custa o upgrade para voar Premium Economy pela Airfrance?

O preço para voar Premium Economy pela AirFrance varia de acordo com o seu voo, No meu caso a oferta que me ofereceram foi equivalente a metade do valor de upgrade para a classe executiva, ao custo de BR 1062,00 reais.

Para quem possui milhas no programa Flying Blue certamente há boas opções oferecidas para o upgrade.

Veredito: Vale a pena?

Apesar de haver alguns pontos negativos como citei anteriormente em relação ao preço e falta de conforto dos assentos, eu voaria novamente na classe Premium Economy com a Air France.

Para mim que estava vindo de outro voo a partir de Zurique e iria enfrentar 12 horas de voo de Paris até São Paulo, voar em uma seção do avião mais silenciosa, vazia e espaçosa fez toda a diferença. O serviço e atendimento da tripulação também acaba sendo um diferencial.

Imagino que para muitas pessoas que aproveitam voos longos para trabalhar ou estudar, também faça uma grande diferença viajar na classe Premium Economy pela metade do preço da Classe Executiva.

E você, já viajou de Premium Economy com a Air France ou outra companhia aérea? O que achou?

Mais de Monique Bianchi

Mercado de Natal medieval na Alsácia francesa

A Europa se transforma durante a época de Natal e uma das...
Leia Mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *