Dicas de Roteiro: Itália, Grécia e Turquia

Roteiro de viagem Turquia

Itália, Grécia e Turquia. Foram estes os três países que escolhi para a minha primeira viagem internacional! Na  verdade o foco inicial era apenas a Turquia, mas me empolgando com a proximidade de localização, incluí a Grécia, um sonho de viagem que já existia há algum tempo e por fim a capital da Itália surgiu de última hora ao comprar a passagem e perceber que não havia voos diretos para a Grécia . Neste caso teria de optar por fazer uma parada estratégia, chamada de stopover, em algum outro país da Europa. Fazendo as pesquisas de preço e considerando também as prioridades de países que gostaria de visitar, escolhi que a primeira cidade europeia que colocaria meus pés seria Roma! (Veja todos os posts de Roma aqui .) Aliàs, essa ideia do stopover é uma das dicas que contei no post “Como uma pessoa normal pode viajar tanto”.

Ok, apòs decidir a parte inicial do Roteiro, chegou a hora de ir mais a fundo e começar a planejar a logística e os passeios, além de vários outros detalhes. Acabei fazendo alguns posts para ajudar nessa parte, como Dicas ao Planejar a sua Viagem à Europa e Informaçoes sobre o Tratado Schengen e a necessidade de contratar um Seguro Saùde.

Roteiro Roma e Vaticano

Foram 20 dias, 8 vôos, horas e horas de ônibus, translados de barcos, vans e táxis, mas foi tudo inesquecível e conforme meus planos, até acima de todas as expectativas!

A viagem que a princípio faria sozinha, foi acompanhada de uma amiga dos tempos colegiais que resolveu viver comigo esta jornada. Não foi desta vez, que acabei viajando pela Europa sozinha, mas alguns anos depois passei por essa experiência e escrevi um post que pode servir de inspiração aos viajantes independentes de primeira viagem, contando minha experiência passando por Amsterdam.

É muito mais fácil planejar viagens com o Me Joguei no Mundo!
Utilize os links dos nossos afiliados logo a seguir para conseguir descontos em hospedagens, seguro viagem, ingressos e muito mais!

Bom, vamos ao que interessa, o roteiro! Consegui um jeito de casar minhas férias com um tempo em que não estivesse frio na Europa e assim pudesse aproveitar melhor:

Sugestão de roteiro viagem Grécia, Turquia e Itália

O planejamento foi essencial para definir toda a logística que seria necessária para cruzar os 3 países: Itália, Grécia e Turquia. Decidido o destino ou pelo menos parte dele, parti a buscar informações em blogs, fóruns, guias e sites especializados de viagem, para conseguir montar um roteiro legal. Já sabia algumas cidades que gostaria de passar, então precisava começar a ter noção de distância entre elas e de locomoção.

Roteiro Pompeia Italia

Um dos blogs que me ajudou bastante foi o Viaggio Mondo da Fernanda Costa. É um blog espetacular de uma super viajante que já rodou praticamente o mundo todo e nele encontrei a “singela” quantidade de 25 posts apenas sobre a Turquia, destino já visitado três vezes pela autora. Foi através deste blog, inclusive que encontrei segurança para fechar alguns passeios pelo interior da Turquia com uma agência de lá. ( Veja aqui todos os posts que já escrevi sobre a Turquia)

O que posso dizer é que pesquisei demais em praticamente todos os blogs da internet que falavam sobre a Turquia e também em guias como Lonely Planet e em diversos outros que me deram uma boa base para montar o roteiro neste país. Importante: muitas das informações que coletei estavam em inglês!

Roteiro Grécia Atenas e Ilhas Gregas

Inicialmente a ideia era passar 30 dias apenas na Turquia. Como seria minha primeira viagem internacional e estava considerando que iria sozinha comecei a pesquisar primeiramente os valores de pacotes fechados com agências e foi então que me assustei e percebi que seria melhor embarcar sola nesta aventura e comecei a enxugar o roteiro e o orçamento conforme ia pegando maiores informações. No final em 20 dias passei por várias cidades da Turquia e da Grécia e de quebra acabei conhecendo Roma! Claro que foi corrido, mas para uma primeira viagem internacional, foi incrível e bem proveitoso!

Em resumo, o planejamento da viagem foi feito de forma independente e apenas no interior da Turquia, contratei os serviços de uma agência de viagem para realizar alguns passeios, afinal em 2011 a Turquia ainda não era tao visitada e famosa e achei mais seguro ter um roteiro fechado pela região do interior do país. Você pode ver dicas aqui para ajudar a escolher uma Agência de viagens pela Turquia.

Roteiro de viagem Turquia

Todo este planejamento da  viagem estava sendo feito considerando que iria sozinha. Mas como disse no início do texto, para minha surpresa e felicidade minha amiga Melissa resolveu ir faltando cerca de 2 meses para a viagem! Graças a ela incluímos também uma parte bem interessante no roteiro em Roma, com um passeio secreto pela Necropolis no Vaticano. Este passeio foi muito especial e não é muito conhecido. Veja o post aqui!

Depois do Roteiro finalizado é o momento de escolher as Hospedagens e a forma de Logìstica entre as cidades. Alguns posts que acabei escrevendo sobre isso e podem ser úteis:

.Dicas para se locomover utilizando transporte publico em Istambul

.Hospedagem em Istambul: Review de Hostel e Hotel em que fiquei hospedada na cidade

.Hospedagem na Grècia: Review de Hostel e Hoteis em que fiquei hospedada em Atenas e nas ilhas gregas Mykonos e Santorini.

Para a pesquisa de Hostel e Hoteis sempre utilizo o site Booking.com que me dà vàrias possibilidades e também onde posso ler o que os hospedes anteriores acharam do local, algo muito útil no momento da escolha. Veja opções de Hospedagem em Roma, Atenas e Istambul.

Em relação ao Seguro Viagem, que é algo muito importante a ser levado em conta, recomendo a leitura destes posts.:

.Tratado Schengen na Europa e a necessidade de contratar um Seguro Saùde

.Minha experiência utilizando Seguro Saùde na Turquia e

.Como contratar seu Seguro Viagem com 15% de Desconto.

Este é um roteiro que dá para ser desmembrado tranquilamente em mais dias. Acredito que 30 dia seja o ideal para fazê-lo com uma certa calma se você não é bem adepto desse estilo de viagem que passa rapidamente pelos lugares. Na verdade estou descobrindo ainda qual é o meu estilo, mas gostei disso, de fazer uma viagem mais rápida que me dê um panorama maior do que precisa ser conhecido, para voltar com calma mais vezes depois e apreciar o que mais gostei! 😉 Inclusive, depois dessa viagem jà voltei à Turquia mais uma vez para conhecer o litoral, uma cidade incrível chamada Oludeniz e para explorar mais de Istambul.

Gostou do roteiro ou ele foi útil em algum planejamento de viagem seu? Deixe seu comentário aqui contando 😉

|Acompanhe nossa Fanpage |- Siga nosso Twitter |- Nos veja também no Instagram|

Cadastre seu email no link abaixo e receba gratuitamente nossos próximos posts.

Cadastre seu email e receba nossos posts gratuitamente:

Delivered by FeedBurner

Mais de Monique Bianchi

Provando Umeboshi com amigos japoneses que falam português!

Uma das coisas mais legais de viajar é certamente entrar em contato...
Leia Mais

12 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *