Zagreb – capital e centro cultural da Croácia

Zagreb parte alta

Zagreb foi a cidade porta de entrada na minha viagem pela Croácia. Cheguei até lá vindo de Amsterdã e voando pela Croatia Airlines. No aeroporto encontrei uma amiga, alugamos um carro e fomos encontrar com outra amiga que já estava na cidade há um dia.

Zagreb parte alta

Até chegarmos ao hostel, deixarmos as malas no quarto e sairmos para um reconhecimento da cidade já era de tardezinha e como tínhamos planejado partir logo pela manhã para os Lagos Plitvice, tivemos apenas meio dia para explorar esta rica cidade que é a capital da Croácia.

UM POUCO SOBRE ZAGREB

Além de ser capital da Croácia, Zagreb se destaca pela sua vida cultural intensa contando com muitos museus, teatros, bibliotecas, galerias e monumentos. É realmente uma pena que a maioria dos turistas apenas coloque Zagreb no roteiro pelo fato da cidade ser uma porta de entrada para outras partes da Croácia.

A cidade de Zagreb sofreu um terrível terremoto em 1880 e muitos dos monumentos que restaram, assim como as construções, tiveram de ser reconstruídos ou restaurados.

É muito mais fácil planejar viagens com o Me Joguei no Mundo!
Utilize os links dos nossos afiliados logo a seguir para conseguir descontos em hospedagens, seguro viagem, ingressos e muito mais!

A parte alta e a parte baixa de Zagreb

Zagreb originalmente era formada por duas cidades separadas que só se juntaram no século XVII. Como todas as cidades da Croácia que conheci, é inevitável não perceber uma aura medieval ao andar pelas ruas, principalmente da parte antiga da cidade.

dicas croácia

A cidade atual é formada por uma parte alta, considerada o centro antigo da cidade, e a parte baixa, onde se situa a parte mais moderna de Zagreb.

A parte antiga, também chamada de Old Town, é praticamente toda para pedestres. Inclusive tivemos um grande problema com o GPS do carro para acharmos o nosso hostel, afinal não entram carros nesta parte. Tanto é que tivemos que procurar um estacionamento e andar um pouco para chegar até o hostel.

visita croácia

O QUE VISITAR EM POUCAS HORAS EM ZAGREB

Bom, como estávamos apenas com meio dia para explorar a cidade, resolvemos apenas andar descompromissadas pelas ruas e ir percebendo a cidade. Acabamos passando por pontos muito interessantes como a Catedral de Santo Estevão, Igreja de São Marcos – com seu telhado diferente e colorido com brasões de armas da Croácia, Dalmácia e Zagreb, e o Museum of Broken Relationships!

igreja de são marcos em zagreb

A Catedral de Santo Estevão, mesmo estando em restauro, impressionou pela beleza e a arquitetura de suas torres. Pena que já estava fechada quando chegamos, mas pudemos apreciar ela de perto e também da parte alta da cidade.

o que visitar em zagreb

O Museum of Broken Relationships, ou Museu dos Corações Partidos é um dos museus mais criativos criados! A ideia é expor objetos que fizeram parte da vida de um casal que já se separou e que possuem uma história, na maioria das vezes hilária ou trágica. Como minha que já estava na cidade, já havia visitado e tínhamos pouco tempo, nem entrei, apenas observei da entrada.

pontos turísticos croácia

Para quem gosta de arte a Galeria Mestrovic e o Museu Nacional de Arte Naif devem ser colocados no roteiro. Eu havia pesquisado antes, mas infelizmente não deu tempo de ir.

Além destes passeios, uma coisa bem legal pra curtir a aura da cidade é parar em um dos inúmeros cafés e apreciar o tempo, conversando com amigos. Os zagrebinos adoram fazer isso!

Andamos pelas praças, paramos para jantar uma pizza e tomar umas bebidas croatas. Aproveitamos também para experimentar o sorvete de lá que é bastante famoso e delicioso!

35zagreb

Fizemos o passeio pela parte alta e baixa a pé mesmo. Claro que passamos apenas pelas partes principais, mas existe tram e ônibus que levam a outros lugares. Inclusive também fiquei sabendo da existência de um Zagreb Card que dá desconto em atrações históricas e transporte. Veja mais infos aqui. 

ZAGREB TEM AGITO?

Em poucas horas que estivemos por lá, pudemos constatar que não, rs. Pelo menos nós não achamos nenhum bar, balada ou algo parecido. À noite, tirando a praça onde jantamos, não havia ninguém pelas ruas e o silêncio reinava. Como estávamos cansadas mesmo e íamos acordar bem cedo para partir no dia seguinte, nem perdemos muito tempo também procurando e fomos nos deitar.

ONDE ME HOSPEDEI EM ZAGREB

Fique no Fulir Hostel, que fica a 50 metros da praça principal. Gostei bastante da localização, apesar de não podermos entrar com o carro na Old Town e termos que carregar nossas roupas na mão até o hostel, rs.

Mas eu indico bastante o hostel que na verdade parece mais uma pousadinha dentro de uma vila. Ficamos num quarto de quatro pessoas que era bem espaçoso e com banheiro privativo. Não tinha café da manhã, mas ficava em frente a uma padaria que vendia um croissant de chocolate divino! E o melhor é que a padaria era 24 horas!

Bom, Zagreb me deu uma boa impressão da Croácia e quando voltar ao país espero poder ficar mais tempo por lá para apreciar os museus, galerias e parques da cidade!

Veja abaixo mais ideias de passeios e excursoes em Zagreb:

Espero que tenha gostado desse artigo e que ele tenha sido útil no planejamento de sua viagem!

Monique Ribeiro

travel-icon-183+ Dicas para planejar a sua viagem pela Croácia

 
  • Encontre a hospedagem para sua viagem

    Recomendamos efetuar a pesquisa e reserva de seu hotel no Booking.com, uma plataforma de busca e reserva de hotéis reconhecida mundialmente. Sempre pesquiso e acabo reservando hospedagem por lá por vários motivos, entre elesa possibilidade de muitas vezes reservar sem o cartão de crédito ou optar por pagar apenas na chegada e também é possível ler as avaliações de outros hóspedes, o que auxiliar muito na decisão ao escolher um hotel.
 
  • Encontre seu Seguro de Viagem ao melhor preço 

    Não se esqueça de contratar um Seguro de Viagem/Assistência Médica para a sua viagem pela Croácia! Um Seguro de Viagem é essencial para garantir que tudo corra bem em sua viagem e é algo que possui um custo baixo e pode evitar diversos problemas que poderiam causar stress à sua viagem. Recomendamos comparar os preços na SEGUROS PROMO e para garantir 5 % DE DESCONTO NA COMPRA DO SEU SEGURO VIAGEM você pode utilizar esse código: MEJOGUEINOMUNDO5
   
  • Dicas para alugar um carro na Croácia

    Para quem quer ter a liberdade de fazer uma roadtrip pela Croácia, o aluguel de carro é  sem dúvida uma excelente opção! Recomendamos o site RentalCars, que é um buscador que mostra diversas locadoras de carros e os melhores preços.
 
  • Excursões e passeios com excelente custo benefício/Compre tickets das principais atrações turísticas de cada país com antecedência

    Recomendamos a GetyourGuide. que é uma empresa líder mundialmente na venda de excursões e tickets para atrações em diversos países.
  Este post contém links de afiliados o que permite que um percentual de comissão seja repassado ao Blog em caso de reservas realizadas por aqui mas você leitor não paga nada a mais por isso e ainda contribui para manter o blog ativo e atualizado. Em caso de dúvidas consulte nossa Política de Publicidade. 
Mais de Monique Bianchi

A muralha de Lucerne e suas torres – herança medieval e vista panorâmica da cidade

Parte do charme de Lucerne vem de sua herança medieval que a...
Leia Mais

16 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *