Zadar e o órgão gigante tocado pelas ondas do mar

cidade de zadar na croácia com ilhas e orgao gigante tocado pelas ondas do mar

A cidade de Zadar foi uma das melhores surpresas nessa minha passagem pela Croácia e também um dos maiores arrependimentos, por ter planejado ficar tão pouco tempo por lá. Mas como em qualquer viagem, são esses lugares tão especiais que nos fazem voltar e isso eu adoro, visitar novamente locais que me trouxeram sensações tão boas.

No meu roteiro de nove dias pela Croácia, escolhi Zadar por ser um ponto estratégico no caminho de Zagreb em direção à ilha Hvar. Na verdade, esmiuçando o roteiro, em um mesmo dia fomos de Zagreb aos Lagos Plitvice, onde andamos horrores, e depois chegamos à noite em Zadar, dormimos e de manhã já estávamos indo para Split, de onde pegaríamos uma balsa para chegar até a ilha Hvar.

atracoes zadar croacia

Mas, falando sério agora, o maior motivo de colocar essa cidade no meu roteiro, ainda que por pouco tempo, foi um fato bem interessante, a presença de um órgão gigante tocado pelas ondas do mar.

O Órgão Marítimo gigante tocado pelas ondas do mar

É muito mais fácil planejar viagens com o Me Joguei no Mundo!
Utilize os links dos nossos afiliados logo a seguir para conseguir descontos em hospedagens, seguro viagem, ingressos e muito mais!

O órgão marítimo ou Sea Organ como é conhecido é uma obra muito impressionante, projetada por Nikola Basic em 2005, como uma das estratégias para recuperar a costa de Zadar dos estragos da Segunda Guerra Mundial e assim atrair mais turistas.

Trata-se de um instrumento musical experimental feito com degraus de mármore branco e um conjunto de tubos que fica abaixo da água. Assim as ondas do mar  e o vento batem nos degraus e nas cavidades e formam sons harmônicos que são perfeitos para se acompanhar o incrível pôr do sol no final da tarde. Como não consegui fazer um vídeo muito bacana durante à noite, achei este sensacional na internet, onde dá para ouvir o som do orgão e ver como funciona o Painel de Luz Solar.

Painel Solar: Saudação ao Sol

Outra atração que também merece destaque e inclusive fica ao lado do órgão marítimo é um painel solar em formato circular que absorve energia do sol durante o dia e se acende à noite em milhares de cores iluminando o ambiente e fazendo par com a música produzida pelo órgão. Este painel é também conhecido como Saudação ao sol e foi construído pelo mesmo arquiteto do órgão marítimo.

atracoes zadar croacia
As minhas fotos durante à noite não ficaram muito boas 🙁 Fonte:http://balkanfunktsu.blogspot.com.br

A fabulosa Igreja de São Donato

As atrações de Zadar parecem não acabar e além das duas citadas anteriormente, a Igreja de São Donato, construída no século nove é um patrimônio monumental, sendo a basílica medieval mais famosa. Sua construção é um grande exemplo de arquitetura bizantina e hoje é muito utilizada para concertos devido à sua acústica. Impossível ficar indiferente a uma obra tão grandiosa como essa.

igreja de sao donato zadar croacia

O centrinho de pedras escorregadias e as milhares de sorveterias

Chegamos à cidade na parte da noite, depois do GPS nos fazer dar muitas voltas na cidade até descobrirmos que não conseguiríamos chegar até nosso hostel de carro, pois ele estava dentro da OldTown. Já expliquei isso em outros posts, mas o que acontece é o seguinte, a parte Oldtown dessas cidades da Croácia é normalmente aquela parte antiga, bem tradicional, com ruas de mármore onde logicamente não entram carros.

Então tivemos que usar uma tática que já estávamos manjando nessas andanças pela Croácia; pegar uma troca de roupa e deixar a mala no carro, afinal descer e subir várias escadas com mala, para um lugar o qual iríamos apenas pernoitar não fazia muito sentido.

Assim que deixamos as malas no hostel fomos conhecer a cidade e ficamos encantadas, pois era uma graça! Muito bonitinha mesmo e parecia que havia saído de um daqueles contos de fadas ou história medieval. As ruas eram de mármore e totalmente escorregadias, até reluziam. Dava para escorregar facilmente.Agora imaginem esse lugar na chuva. Deve ser impossível de andar.

zadar ruas de marmore

Na praça principal estava tendo uma apresentação de dança típica, pena que chegamos no finalzinho, mas deu para pegar uma parte. Muitas pessoas assistindo e sentadas em cafés e bares tomando seus drinks numa noite calorosa.

dicas roteiro croacia

Depois disso fomos conhecer o órgão Gigante e o Painel Solar. Próximo do cais havia uma feirinha de artesanato onde perdemos um tempinho também. Voltamos ao centro e fomos experimentar os famosos sorvetes de Zadar. O estabelecimento comercial que você mais vai encontrar por lá com certeza é a sorveteria. Não só pelo fato de fazer muito calor no local, mas também por serem sorvetes artesanais e bem saborosos. Ao final do dia, que havia sido longo, estávamos bem cansadas e fomos para o hostel, pois logo pela manhã iríamos pegar a estrada para Split.

Certamente voltarei a Zadar, principalmente para conhecer suas mais de 300 ilhas (!) e curtir com calma sua atmosfera medieval.

Veja abaixo mais dicas de passeios para curtir Zadar e regiao:

zadar dicas viagem croacia

Espero que tenha gostado desse artigo e que ele tenha sido útil no planejamento de sua viagem!

Monique Ribeiro

travel-icon-183+ Dicas para planejar a sua viagem pela Croácia

 
  • Encontre a hospedagem para sua viagem

    Recomendamos efetuar a pesquisa e reserva de seu hotel no Booking.com, uma plataforma de busca e reserva de hotéis reconhecida mundialmente. Sempre pesquiso e acabo reservando hospedagem por lá por vários motivos, entre elesa possibilidade de muitas vezes reservar sem o cartão de crédito ou optar por pagar apenas na chegada e também é possível ler as avaliações de outros hóspedes, o que auxiliar muito na decisão ao escolher um hotel.
 
  • Encontre seu Seguro de Viagem ao melhor preço 

    Não se esqueça de contratar um Seguro de Viagem/Assistência Médica para a sua viagem pela Croácia! Um Seguro de Viagem é essencial para garantir que tudo corra bem em sua viagem e é algo que possui um custo baixo e pode evitar diversos problemas que poderiam causar stress à sua viagem. Recomendamos comparar os preços na SEGUROS PROMO e para garantir 5 % DE DESCONTO NA COMPRA DO SEU SEGURO VIAGEM você pode utilizar esse código: MEJOGUEINOMUNDO5
   
  • Dicas para alugar um carro na Croácia

    Para quem quer ter a liberdade de fazer uma roadtrip pela Croácia, o aluguel de carro é  sem dúvida uma excelente opção! Recomendamos o site RentalCars, que é um buscador que mostra diversas locadoras de carros e os melhores preços.
 
  • Excursões e passeios com excelente custo benefício/Compre tickets das principais atrações turísticas de cada país com antecedência

    Recomendamos a GetyourGuide. que é uma empresa líder mundialmente na venda de excursões e tickets para atrações em diversos países.
  Este post contém links de afiliados o que permite que um percentual de comissão seja repassado ao Blog em caso de reservas realizadas por aqui mas você leitor não paga nada a mais por isso e ainda contribui para manter o blog ativo e atualizado. Em caso de dúvidas consulte nossa Política de Publicidade. 

Mais de Monique Bianchi

Escadaria Selaron – uma obra de arte no Bairro de Santa Teresa

Nas minhas andanças pelo Rio de Janeiro, um dos lugares que mais...
Leia Mais

22 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *