Split e o Palácio de Diocleciano na Croácia

Quando estava montando meu Roteiro de viagem pela Croácia e estava pesquisando sobre as cidades, vi logo que deveria incluir Split no planejamento. Foi o que fiz, porém não com tempo suficiente para conhecer a cidade com calma.

A cidade que é a segunda mais populosa da Croácia (200.000 moradores) faz a ligação com algumas ilhas, entre elas, Hvar, que era o meu próximo destino. Muitas pessoas então acabam passando pela cidade apenas pelos arredores do porto, o que foi o meu caso.

UM POUCO DA HISTÓRIA DE SPLIT

Split é uma cidade localizada na Dalmácia Central e que ainda possui muitos vestígios da ocupação romana.

Um dos marcos da cidade e maior ponto turístico de Split é o Palácio de Diocleciano, construído para abrigar o imperador romano de mesmo nome que estava ‘aposentado’. Diz-se que a cidade foi sendo construída ao redor deste palácio e então Diocleciano pode ser considerado como um dos seus primeiros habitantes no ano de 293 D.C.

Ao longo dos anos, a cidade foi crescendo e atraindo novos habitantes, e os reinos passaram nas mãos de reis croatas, húngaros e venezianos, além de ter sofrido influência francesa e austro-húngara. Esse mix de culturas refletiu na arquitetura da cidade e até hoje é possível observá-la ao fazer um simples passeio pelo centro de Split.

É muito mais fácil planejar viagens com o Me Joguei no Mundo!
Utilize os links dos nossos afiliados logo a seguir para conseguir descontos em hospedagens, seguro viagem, ingressos e muito mais!

COMO CHEGAR A SPLIT

Eu cheguei a Split, vindo da cidade de Zadar, de carro. Mas existem diversas outras formas de se chegar à cidade, seja de avião, trem, ônibus ou ferry. Tudo vai depender de onde você partirá. Para maiores informações acesse este link.

mapa Split

DE SPLIT A HVAR

Como disse eu tive apenas algumas horas para explorar Split, que foi o tempo de espera para embarcar no ferry com destino a Hvar. Cheguei à cidade com minhas amigas, de carro, e partimos em direção ao porto para já comprar os tickets com direção à ilha, tickets estes que, aliás, foram um roubo! O preço do ticket normal individual era 47 kunas, porém o ticket para o carro custou 318 kunas mais os 47 kunas de cada uma de nós. Foi realmente muito caro sem contar que fui terrivelmente maltratada no guichê da Jadrolinija, tudo porque não estava entendendo o preço final exorbitante a atendente estava completamente de mau humor e se recusava a repetir.

de split a hvar

Como o primeiro horário já estava muito próximo e ainda tínhamos que buscar o carro para embarcar, achamos melhor comprar o próximo horário e então tivemos tempo de dar uma voltinha pelo centro e almoçar em um dos restaurantes próximos ao porto.

O QUE VISITEI EM SPLIT EM ALGUMAS HORAS

O principal ponto turístico da cidade não poderia ser mais óbvio que o local que a deu origem; o Palácio de Diocleciano que foi tombado como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

As ruínas deste palácio se localizam na Old Town de Split é o local é bem impressionante e charmoso como toda Old Town que conheci nesta viagem.

split croácia

O Palácio não é totalmente fechado como imaginamos, pelo contrário, tem muitas áreas abertas, com arcos, paredes e torres com características da arquitetura romana.

Alguns outros pontos turísticos:

Catedral de São Dônio: Localizada num dos pátios internos do palácio, esse local era o mausoléu de Diocleciano.

Passei rapidamente pela Praça do Povo e pela Praça Bracé Radicá que ficam nos arredores do palácio.

old town split

Pena não ter tipo tempo para explorar Split mais a fundo, mas há museus e uma galeria chamada Mestrovic, que foi a residência de Ivan Mestrovic, um famoso escultor croata.

22split-croacia

Nas poucas horas em que estive em Split, deu para perceber realmente que a cidade é grande e movimentada, principalmente por ser um ponto intermediário entre várias ilhas através de seu porto, mas com o charme de uma cidade medieval!

Veja abaixo ideias de passeios em Split ou saindo da cidade:

UMA DICA para quem vai ficar mais tempo na cidade é adquirir o SPLIT CARD que proporciona vários benefícios como entrada grátis e descontos de até 50% em vários museus e galerias. Além disso, com o cartão é possível conseguir descontos também em alguns serviços como aluguel de carro e alguns restaurantes. O cartão custa cinco euros, mas se você ficar mais de três dias na cidade ele sai de graça. Não cheguei a utilizar porque não teria tempo de fazer as visitas, mas lendo o site achei interessante a proposta e acredito ser uma boa!

Se você pretende se hospedar em Split, o Booking.com é uma das melhores opções para pesquisar e reservar Hoteis online, possuindo os melhores valores e você ainda consegue visualizar as opiniões de outros viajantes que ja se hospedaram nestes Hoteis.

Visite Split e deixe-se transportar pela história! Veja o vídeo abaixo para ter uma ideia melhor de como é a cidade !

Espero que tenha gostado desse artigo e que ele tenha sido útil no planejamento de sua viagem!

Monique Ribeiro

travel-icon-183+ Dicas para planejar a sua viagem pela Croácia

 
  • Encontre a hospedagem para sua viagem

    Recomendamos efetuar a pesquisa e reserva de seu hotel no Booking.com, uma plataforma de busca e reserva de hotéis reconhecida mundialmente. Sempre pesquiso e acabo reservando hospedagem por lá por vários motivos, entre elesa possibilidade de muitas vezes reservar sem o cartão de crédito ou optar por pagar apenas na chegada e também é possível ler as avaliações de outros hóspedes, o que auxiliar muito na decisão ao escolher um hotel.
 
  • Encontre seu Seguro de Viagem ao melhor preço 

    Não se esqueça de contratar um Seguro de Viagem/Assistência Médica para a sua viagem pela Croácia! Um Seguro de Viagem é essencial para garantir que tudo corra bem em sua viagem e é algo que possui um custo baixo e pode evitar diversos problemas que poderiam causar stress à sua viagem. Recomendamos comparar os preços na SEGUROS PROMO e para garantir 5 % DE DESCONTO NA COMPRA DO SEU SEGURO VIAGEM você pode utilizar esse código: MEJOGUEINOMUNDO5
   
  • Dicas para alugar um carro na Croácia

    Para quem quer ter a liberdade de fazer uma roadtrip pela Croácia, o aluguel de carro é  sem dúvida uma excelente opção! Recomendamos o site RentalCars, que é um buscador que mostra diversas locadoras de carros e os melhores preços.
 
  • Excursões e passeios com excelente custo benefício/Compre tickets das principais atrações turísticas de cada país com antecedência

    Recomendamos a GetyourGuide. que é uma empresa líder mundialmente na venda de excursões e tickets para atrações em diversos países.
  Este post contém links de afiliados o que permite que um percentual de comissão seja repassado ao Blog em caso de reservas realizadas por aqui mas você leitor não paga nada a mais por isso e ainda contribui para manter o blog ativo e atualizado. Em caso de dúvidas consulte nossa Política de Publicidade. 
Mais de Monique Bianchi

Spice Bazar, O Bazar de Especiarias em Istambul

Além do famoso Grand Bazaar, Istambul também possui o Spice Bazar ou...
Leia Mais