Hvar, uma ilha encantadora na Croácia

hvar do alto das muralhas2

Hvar foi sem dúvidas o lugar favorito na minha viagem pela Croácia. Uma ilha que reúne belezas indescritíveis da natureza dentro de muralhas históricas que cercam a cidade.

Com certeza Hvar merece ao menos uma semana para se explorar com calma e aproveitar o clima croata desta ilha que recebe atenção de jovens em busca de badalação e pessoas de todas as idades que ficam embasbacados com as belezas naturais de cada pedaço desta ilha, conhecida por ser a mais ensolarada de toda a Croácia!

mapa da ilha Hvar

Sua arquitetura veneziana em conjunto com a natureza parece sair de uns contos de fadas!

Por ser uma ilha, normalmente pensamos que o local é pequeno, mas Hvar não é tão pequena assim e é a ilha mais extensa da Croácia, com 68km. Há algumas regiões das ilhas como Stari Grad e Sucuraj que ficam distantes a praticamente uma hora do centro além de diversas praias que só são alcançadas por passeios de barco.

É muito mais fácil planejar viagens com o Me Joguei no Mundo!
Utilize os links dos nossos afiliados logo a seguir para conseguir descontos em hospedagens, seguro viagem, ingressos e muito mais!

Como chegar a Hvar? 

No meu caso, Hvar foi a 4º parada na Croácia. Confira como foi o Roteiro completo, clicando aqui.

Como estava em outra cidade chamada Zadar, o deslocamento que fiz foi o seguinte. Eu e minhas amigas estávamos de carro, que alugamos na capital do país, Zagreb. Leia aqui tudo sobre como alugar um carro na Croácia. De Zadar, dirigimos até Split, pois gostaríamos de conhecer rapidamente esta cidade que também possui muitos resquícios históricos e era de lá que saía a balsa para a ilha de Hvar.

hvar do alto das muralhas

A Balsa ou Ferry da Jadrolinija levou cerca de 1 hora até o porto de Stari Grad em Hvar. De lá até a cidade mesmo, levamos uns 40 minutos.

Para maiores informações sobre como chegar a Hvar, saindo de outras localidades e utilizando outros transportes, leia mais aqui. 

Quanto Custa o Ferry até Hvar? 

Digamos que viajar de carro até Hvar, não é uma das formas mais econômicas. Pelo menos, não é ao fazer o mesmo percurso que fizemos. Acontece que esta balsa que ia de Split a Hvar era 47 kunas por pessoa mais o valor do carro que saiu mais de 318 kunas.

Quando estávamos indo embora da ilha, o dono do Hostel em que estávamos disse que esta balsa que sai de Split realmente é um absurdo de cara quando se está com carro, mas que há balsas alternativas que chegam e saem do porto de Sucuraj, na outra ponta da ilha a preços bem mais acessíveis. Porém neste caso a balsa sai de Dubrovnik, Drvenik e depois basta dirigir até Dubrovnik.Foi o caminho que fizemos ao ir embora. Pagamos 16 kunas por pessoa e 108 pelo carro. Bem mais atrativo não?

fortes e muralhas hvar

Só sei que fui muito mas muito mal atendida em Split no guichê de compra dos tickets do ferry. A funcionária que estava totalmente impaciente me disse os valores totais sem explicar que o valor do carro era o mais caro.Me assustei e pedi que ela repetisse. Bem de má vontade ela repetiu, mas continuou não explicando, perdi a minha paciência e comprei logo os tickets. Por sorte estava tudo certo, mas foram episódios como esse que me fizeram ter uma ideia ruim da educação do povo croata.

Atrativos de Hvar

Pelos quatro dias em que estive em Hvar, pude perceber que a ilha atinge todos os tipos de público. Jovens em busca de curtição e agito, o que tem de sobra na ilha, com seus bares de luau na praia, barzinhos e baladas, mas também pessoas em busca de descanso e lazer em uma das pacíficas e belas praias. Veja o post com os principais bares e baladas aqui.

praias de hvar

Geralmente as atividades dos turistas que passam por lá se resumem a acordar cedo, tomar café da manhã, fazer um dos passeios de barco para apreciar as praias próximas, voltar à cidade, curtir o entardecer em algum café ou bar de frente para a praia e se arrumar para curtir a noite em um dos bares ou baladas da ilha. As baladas mais disputadas são a Carpe Dien e Veneranda. O Kiva bar é o local para um excelente esquenta regado a shots de tequila e o famoso Hula-Hula bar é um sunset bar para apreciar o final da tarde de frente para a praia, curtindo um chill-out e experimentando sua bebida favorita. Destes só não fui à Carpe Diem, que fica numa praia e é preciso pegar um barco. Imagine que demais, ir de barco para a balada?

Sunset Bar Hula-Hula CROACIA

Uma atração que considero imperdível é subir até as muralhas que cercam Hvar Town. Lá de cima dá para confirmar mais uma vez a beleza desta ilha além de conhecer um pouco mais da história de Hvar.

Como são as praias?

A maioria das praias de Hvar são praias onde a areia dá lugar a pedras, mas isso não importa afinal a cor e a beleza do mar impressionam! Excelente para nadar, descansar e curtir a natureza.

Faça os passeios para as Pakleni Islands e não irá se arrepender! Um exemplo é a praia de Palmizana! Linda e perfeita para passar o dia!

Uma outra opção de passeio que fizemos e recomendo muito é até a ilha de Bol, para conhecer a famosa Praia Zlatni Rat, uma das mais lindas da Croácia. O plano inicial era passar uma noite por lá, mas como Hvar estava muito bom, trocamos pelo passeio de algumas horas.

Que época ir?

Se você procura por agito e baladas, a melhor época é em julho e agosto, o ápice do verão croata. Porém desde junho o local começa a ficar concorrido e até setembro há muitos turistas.

Onde se hospedar?

Fiz aqui nesse post uma review com os prós e contras da pousada em que me hospedei em Hvar. Para pesquisar Hoteis em Hvar com os melhores preços, utilize o Booking.com.

Veja abaixo dicas de passeios e excursões em Hvar!

 

Todos os Posts sobre a Croácia

  1. Meu Roteiro de 9 dias pela Croácia passando pelos Lagos Plitvice, Zagreb, Zadar, Split, Hvar, Bol e Dubrovnik : Inspire-se com fotos e informações dessas lindas cidades da Croácia, as quais escolhi para visitar na minha viagem pelo país. Nesse post também dou uma previa de como foi a logística entre essas cidades.
  2. informações sobre a Croácia para ajudar a montar o seu Roteiro pelo Paìs: Conheça mais sobre esse incrível país, suas regiões, clima característico, melhor época para ir ao país, um pouco da história e cultura da Croácia, informações sobre Visto e logística, como circular pelo país.
  3. Informações sobre Hospedagem na Croácia: Listei todos os locais em que me hospedei durante a minha viagem para a Croácia e dou as dicas das melhores formas de encontrar hotéis com bons preços por lá, reservando antecipadamente.
  4. Como, onde e quanto custa alugar um carro na Croácia: Conto aqui o procedimento que fiz para aluguel de carro na Croácia, quanto custou e conto alguns dos pontos positivos e negativos dessa escolha, além de alguns causos que aconteceram percorrendo o país.
  5. Zagreb, a capital da Croácia : saiba o que visitar na cidade que pode ser a porta de entrada ou saída do país.
  6. Os Lagos Plitvice: com certeza um dos melhores pontos turísticos da Croácia, o Parque Nacional dos Lagos Plitvice possui várias fotos em sites da web naquelas listas de lugares que você precisa conhecer antes de morrer e eles não estão exagerando. Foi um dos lugares mais lindo em que estive! Neste post conto como chegar até lá, melhores épocas para se visitar, as opções disponíveis de trilhas a percorrer dentro do parque é gigante e também dicas de onde se hospedar para aproveitar melhor o passeio.
  7. Zadar: Essa cidadezinha possui algo muito especial e tem se tornado cada vez mais turística por isso. Hà um orgão gigante que é tocado pelas ondas do mar fazendo música ! Ao lado há um painel solar que fica todo iluminado durante a noite. Além disso a cidade é uma graça e porta de entrada para belíssimas praias.
  8. Split e o palácio de Diocleciano: também é um dos lugares mais visitados pela Croácia, principalmente por ser o ponto de partida para diversas ilhas como Hvar!
  9. A Ilha de Hvar: Um post com fotos e informações dessa ilha encantadora da Croácia. Como chegar até lá, quais são os atrativos da ilha, quanto custa o ferry de Split atée là e qual a melhor época do ano para visitar.
  10. Hvar: os melhores bares e baladas da ilhaA ilha de Hvar é bem famosa pela sua nightlife e atrai muitos jovens por isso, em busca de festa e diversão. Conheça nesse post os melhores points para curtir a ilha.
  11. Hvar: o passeio pelo forte e muralhas. Para quem quer ter uma vista incrível da ilha esse é o passeio.
  12. Hvar: o passeio pelas ilhas Pakleni. Um dos melhores boat tours para quem quer curtir lindas praias em Hvar. Veja fotos e se inspire!
  13. Zlatni Rat em Bol é uma das praias mais incríveis da Croácia. Certamente você ja deve ter visto alguma foto dela entre as praias mais lindas do mundo. Fiz um bate-volta de Hvar até là e recomendo fortemente!
  14. Dubrovnik: Um post resumo com tudo o que você precisa saber sobre a cidade que é considerada a Pérola do Adriático. Dicas de atrações a visitar.
  15. Passeio pelas muralhas de Dubrovnik: uma das melhores formas de visualizar a cidade do alto. As muralhas são o símbolo de Dubrovnik e com certeza deve fazer parte de seu roteiro pela cidade ainda mais se você é fã da série Game of Thrones que utilizou as paisagens de Dubrovnik como cenário.
  16. Passeio de Cable Car em Dubrovnik:  Um passeio incrível para ter uma vista aérea da cidade e das muralhas de Dubrovnik. Um belo local para apreciar o pôr do sol na cidade.
  17. Ilha de Lokrum: essa ilha bem próxima de Dubrovnik é um dos principais passeios saídos da cidade e vale muito à pena. Conheça os atrativos que ela oferece.
  18. Ilhas Elafite: outro popular passeio saindo de Dubrovnik para quem quer ver lindas praias.
  19. Esportes Radicais na Croácia: um post com as opções de esportes para quem busca aventura na Croácia

 

Espero que tenha gostado desse artigo e que ele tenha sido útil no planejamento de sua viagem!

Monique Ribeiro

travel-icon-183+ Dicas para planejar a sua viagem pela Croácia

 
  • Encontre a hospedagem para sua viagem

    Recomendamos efetuar a pesquisa e reserva de seu hotel no Booking.com, uma plataforma de busca e reserva de hotéis reconhecida mundialmente. Sempre pesquiso e acabo reservando hospedagem por lá por vários motivos, entre elesa possibilidade de muitas vezes reservar sem o cartão de crédito ou optar por pagar apenas na chegada e também é possível ler as avaliações de outros hóspedes, o que auxiliar muito na decisão ao escolher um hotel.
 
  • Encontre seu Seguro de Viagem ao melhor preço 

    Não se esqueça de contratar um Seguro de Viagem/Assistência Médica para a sua viagem pela Croácia! Um Seguro de Viagem é essencial para garantir que tudo corra bem em sua viagem e é algo que possui um custo baixo e pode evitar diversos problemas que poderiam causar stress à sua viagem. Recomendamos comparar os preços na SEGUROS PROMO e para garantir 5 % DE DESCONTO NA COMPRA DO SEU SEGURO VIAGEM você pode utilizar esse código: MEJOGUEINOMUNDO5
   
  • Dicas para alugar um carro na Croácia

    Para quem quer ter a liberdade de fazer uma roadtrip pela Croácia, o aluguel de carro é  sem dúvida uma excelente opção! Recomendamos o site RentalCars, que é um buscador que mostra diversas locadoras de carros e os melhores preços.
 
  • Excursões e passeios com excelente custo benefício/Compre tickets das principais atrações turísticas de cada país com antecedência

    Recomendamos a GetyourGuide. que é uma empresa líder mundialmente na venda de excursões e tickets para atrações em diversos países.
  Este post contém links de afiliados o que permite que um percentual de comissão seja repassado ao Blog em caso de reservas realizadas por aqui mas você leitor não paga nada a mais por isso e ainda contribui para manter o blog ativo e atualizado. Em caso de dúvidas consulte nossa Política de Publicidade. 

Mais de Monique Bianchi

Decoração de Natal 2011 – Árvore do Ibirapuera

Depois de conferir a Decoração na Avenida Paulista, hoje foi dia de...
Leia Mais

28 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *