Youpix 2012 – Festival de Cultura da Internet

Começou hoje em São Paulo e vai até dia 5 de julho a 11º edição do YOUPIX, evento de cultura de Internet, que reúne personalidades da Web e muitos viciados em Internet!

O evento criado há 5 anos em São Paulo pela Bia Granja já possui 9 edições Nacionais e uma Internacional que rolou em São Francisco .A cada nova edição o evento toma mais fôlego e reconhecimento pela Mídia e público, esperando atrair desta vez cerca de 10.000 pessoas!

youpix 2012 primeiro dia

youpiz 2012 palestras

Serão 3 dias de debates, encontros e atividades relacionadas à Internet e cultura,desmistificando que pessoas que trabalham e gostam de Internet são todas nerds e envolvidas com TI.

Uma das coisas que acho muito bacana neste evento é o fato de humanizar as relações que acontecem na Internet. Sendo assim você que vai ao evento pode cruzar com aquele cara que escreve naquele Blog famoso ou até mesmo fazer amizades reais, que derivaram de contatos virtuais.

post its no youpix 2012

interação e cultura youpix 2012

como foi o primeiro dia de youpix 2012

O evento está rolando No 2º andar da Bienal do Ibirapuera e lá fui eu dar uma conferida. São tantas as atrações que é impossível não querer se dividir pra assistir mais de uma ao mesmo tempo. Inclusive segue abaixo o link para baixar as agendas em pdf dos espaços listados abaixo e no mapa.

Agendas em PDF—> http://youpix.com.br/festival/baixe-aqui-a-agenda-do-youpix-festival-sao-paulo-2012-em-pdf/

KEEP CALM AND HUB ON,

FICA VAI TER HUB,

2 GIRLS 1 HUB,

EPIC HUB BRADESCO

HOJE É DIA DE HUB, BEBÊ

atrações e agenda youpix 2012

Cheguei por volta das 19h00, o local estava bem movimentado e fui passando por todos os palcos para fazer o reconhecimento do ambiente.

Logo no início reparei num “stand” da Airbnb, um site conhecido internacionalmente principalmente por mochileiros, por oferecer hospedagem barata e uma forma de ficar mais próximo da cultura local.  O Airbnb abriu escritório recentemente no Brasil e está investindo em sua divulgação. No evento eles estão com uma promoção em que qualquer pessoa pode tuitar: “Me ajude a ganhar uma viagem de $1000 no @youpix. RT essa msg e siga o @airbnb que vc vai comigo!” Quem conseguir o maior número de Rt’s até o dia final do evento, ganha a viagem!

youpix 2012 airbnb

Há também uma ação aparentemente bem bacana da Vivo que premia a cada hora cheia, as 10 pessoas que fizerem check-in na máquina Vivo PostShirt, com uma camiseta estampada com seu post mais famoso.  Não deu tempo de tentar participar ou chegar mais perto pra ver como era a camiseta, mas vou tentar nos próximos dias.

A estrutura do evento me lembrou bem a Campus Party por não possuir paredes, sendo assim as vezes o som de um palco acaba atrapalhando o de outro, mas na verdade isso só aconteceu, no momento em que a galera do Legendários (sim, há uma versão web do programa sendo gravado lá em todos os dias do evento) começou a gravar o programa de hoje.

legendários no youpix 2012
Gravação do Programa Legendários

Eram muitos os curiosos em volta do palco dos Legendários mas as demais atrações nos outros palcos aconteciam normalmente com bastante gente também interessada.

Dei uma olhada rápida no auditório onde a Rosana Herman estava interagindo com televisores inteligentes da Sansung e falando sobre o comportamento do brasileiro na internet. O auditório estava lotado.

Smart Talk com a Rosana Herman

A única palestra que assisti integralmente foi uma com curadoria da @Samegui (Sam Shiraishi- Mãe, jornalista e blogueira no A Vida Como A Vida Quer) e Renato Guimarães (criador do Sustenta News) com a presença dos adolescentes Bruna Vieira (blogueira da CAPRICHO e dona do blog Depois Dos Quinze) , Ricck Lopes (criador da fanpage Muito Tédio e do Twitter @VouConfessarQue), João Pedro Mota (blogueiro e um dos developers mais jovens do Brasil) e Renê Silva (criador do blog “Voz da Comunidade” do Complexo do Alemão).

@samegui e geração millenium no youpix 2012
@Samegui e os jovens prodígios discutindo sobre a nova Geração de Jovens Multiconectados

A apresentação começou com este vídeo incrível (abaixo), mais um da Box1824, retratando a nova geração de jovens, multiconectados, ansiosos e de rápido aprendizado que podem fazer muito mais do que jovens de algumas décadas atrás.

We All Want to Be Young (leg) from Box1824 on Vimeo.

Os adolescentes convidados eram provas disso, sendo que todos iniciaram seus projetos na internet na faixa dos 14 anos, alguns com 11, sabendo que de alguma forma aquilo teria um futuro, mesmo que seus pais não enxergassem tal e hoje vivem os frutos desse trabalho na internet. Em pensar que o Renê Silva, criou aquele Blog Voz da Comunidade , onde fala sobre a vida e dia-dia no Complexo do Alemão com apenas 11 anos e inclusive por causa da repercussão de seu Blog, foi convidado a ir até Londres, ser uma das pessoas que carregaram a tocha olímpica!

Os outros adolescentes contaram também que se não fossem por seus projetos na Internet, a vida deles seria bem diferente, sendo que alguns só conseguiram se mudar para São Paulo e se sustentar graças a suas iniciativas.

É fato que a geração de jovens atual é muito mais conectada e possui maior acesso a informações. A diferença está justamente em como filtrar e utilizar as informações corretas em pró de um objetivo.

Achei bem legal e produtiva a palestra dos meninos, até porque realmente temos que pensar e ficar de olho nesses jovens que serão o nosso futuro.

E amanhã tem mais Youpix. Espero que tenha dado para passar a minha impressão sobre poucas horas que tive oportunidade de ficar no evento!

Quem mora fora de SP, mas está mega a fim de acompanhar o que está rolando lá no Youpix, eles disponibilizaram este link para assistir ao vivo algumas transmissões direto dos palcos:

http://youpix.com.br/destaquedodia/youpix-live-2012/

Fique ligado também no site oficial do evento: http://youpix.com.br/

Dica

Para quem vai de carro, dá para estacionar dentro do Parque do Ibirapuera, e há Zona Azul até as 20h00. Lá mesmo dentro do Parque é possível comprar as folhinhas que custam R$3,00 cada e duram por 2 horas.

Para quem vai de transporte público, neste link tem tudo bem explicadinho de como chegar até lá!

Mais de Monique Bianchi

Novas regras para conter o COVID-19 na Suíça *a partir de 28.10.20

Com a segunda onda de contaminações pelo COVID-19 confirmada na Europa, as...
Leia Mais

2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *