Trilha Pedra Grande – Parque Estadual da Cantareira

O final de semana amanhece ensolarado e bem propício para uma atividade ao ar livre, perto da natureza. Porém, você se lembra de que mora em São Paulo e a praia não está tão perto assim, logo pensa nos parques da cidade, mas que tal fazer uma trilha? Sim, há opções de trilha dentro da cidade de São Paulo, onde é possível caminhar entre árvores e até avistar macaquinhos! Este local é o Parque Estadual da Cantareira.

pedra grande parque da cantareira

Vista de São Paulo do alto da Pedra Grande

O Parque Estadual da Cantareira é uma unidade de conservação e tem sua fauna e flora preservadas e protegidas por lei. A região é uma das maiores áreas de mata tropical nativa do mundo dentro de uma cidade.

ONDE FICA

O Parque Estadual da Cantareira está localizado a cerca de 10 km a partir do centro e fica ao lado do Horto Florestal, na zona norte de São Paulo. O parque é bem grande e acaba atravessando os municípios Mairiporã, Guarulhos e Caieiras.


Não se esqueça de adquirir um Seguro de Viagem/Assistência de Viagem! Algo que possui um baixo investimento e pode evitar diversos problemas que poderiam causar stress à sua viagem. Recomendamos fazer a cotação no comparador de preços da Seguros Promo que trabalha somente com as melhores seguradoras e oferece diversos descontos. Parcele em até 12x e garanta mais 5% de desconto usando o código do blog: MEJOGUEINOMUNDO5

núcleo pedra grande parque da cantareira

A região é dividida em núcleos e quatro deles estão abertos à visitação. São eles:

  1. Núcleo Pedra Grande
  2. Núcleo Engordador
  3. Núcleo Águas Claras
  4. Núcleo Cabuçu

Para estrear a minha visita no parque escolhi o Núcleo da Pedra Grande, afinal é lá que se encontra a famosa Pedra Grande, de onde é possível ver a cidade de São Paulo do alto. O mirante tem 1010 metros de altitude e proporciona uma belíssima visão panorâmica.

Logo após chegar ao parque e comprar o ingresso, havia um guia dando informações sobre as cinco trilhas disponíveis no núcleo. Decidimos fazer a Trilha Pedra Grande que totaliza 9,6km entre a ida e a volta. A trilha apesar de longa é fácil, em terreno asfaltado e contando apenas com algumas subidas, mas cada um pode fazer a trilha no seu ritmo e aproveitar para respirar um pouco de ar puro!


Para a cotação e reserva de Hotéis aos melhores preços recomendamos a Booking.com. Leia as reviews de outros hóspedes e pague a sua estadia apenas quando chegar ao hotel.

trilha pedra grande cantareira

A estrutura do local é bacana, com banheiros e bebedouros logo na entrada e também é possível perceber uma segurança no local, com guardas que rondam as trilhas de moto ou de carro.

Fui em um domingo e o parque estava relativamente vazio. Talvez tenha tido essa sensação por ser um local bem grande.

Fizemos tanto a ida como a volta em 45 minutos cada.  Mesmo com o calor escaldante que estava fazendo não sofremos tanto, afinal contamos com as sombras das árvores. Ao longo do caminho há placas indicando as demais trilhas que se encontram e também algumas espécies de plantas e árvores, algumas até raras. Se você tiver sorte também irá avistar macacos bugio. Consegui ver alguns apenas na volta.

pedra grande cantareira

 

pedra grande parque da cantareira

O passeio é muito agradável e com certeza vale à pena para fazer em um dia em que você precisa desestressar da vida caótica em São Paulo, caminhando por alguns minutos em meio a natureza!

COMO CHEGAR

O endereço do local é: Rua do Horto, número 1799.

Saindo do metrô Santana há o ônibus Vila Rosa que passa em frente ao local e há também um ônibus que sai do Metrô Parada Inglesa e faz ponto final em frente ao Horto.

QUANTO CUSTA

O ingresso que dá entrada ao parque custa nove reais e há a opção de pagar meia. Importante: não aceitam cartão. Apenas dinheiro!

DICAS

  • Leve água! A trilha é longa e não há onde comprar dentro do parque.
  • Muita gente leva lanches para fazer picnic assim que chega à Pedra Grande. É uma boa ideia para recuperar as energias e fazer a volta.
  • Não esqueça o filtro solar. Apesar de o caminho estar repleto de árvores, não se engane, pois poderá sair de lá com algumas leves queimaduras.
  • Leve a câmera fotográfica para registrar este momento!

|Acompanhe nossa Fanpage |- Siga nosso Twitter |- Nos veja também no Instagram|

Cadastre seu email no link abaixo e receba gratuitamente nossos próximos posts.

Cadastre seu email e receba nossos posts gratuitamente:

Delivered by FeedBurner

You Might Also Like

7 Comments

  • Reply Aline Rodrigues 18 de outubro de 2013 at 11:29 AM

    Amei as dicas e to pensando em ir amanhã!

    • Reply monyque_ribeiro 18 de outubro de 2013 at 5:41 PM

      Que legal Aline, acho que vai curtir 😉 Beijos

  • Reply Jardim Botânico: para desacelerar em São Paulo 24 de setembro de 2013 at 1:15 AM

    […] incrível que pareça São Paulo tem muitas áreas verdes e locais cercados por natureza, como o Parque da Cantareira que visitei semana passada. O único problema é que como a população também é grande a […]

  • Reply Fábio Lima 16 de setembro de 2013 at 10:37 AM

    Muito bacana Monique! Com certeza é o tipo de coisa diferente para se fazer em Sampa, onde estamos acostumados só a atrações mais urbanas! Vou querir ir com certeza na próxima vez que eu estiver em sampa!!

    • Reply monyque_ribeiro 17 de setembro de 2013 at 12:39 PM

      Justamente Fábio, SP por ser tão grande acaba proporcionando algumas atividades em meio à natureza também e quando vier pra cá bora fazermos essa trilha!

  • Reply rafaminas 16 de setembro de 2013 at 10:33 AM

    Nossa, amei! Quero muito ir! Amei o post!

    • Reply monyque_ribeiro 17 de setembro de 2013 at 12:39 PM

      Show Rafal, valeu! Vamos marcar de ir? Tem várias outras trilhas lá que quero voltar para fazer 😉

    Leave a Reply