Rapel pela primeira vez na Pedra Dib

Um final de semana após a aventura do Rafting, fui fazer Rapel pela primeira vez e o local escolhido foi a Pedra Dib, localizada em Mairiporã – Serra da Cantareira – SP. Depois de pesquisar optamos pela Equipe TNT Adrenalina que nos pareceu bem responsável e confiável para nos guiar por esta aventura!

É ncessário chegar bem cedo no local e estava um dia beeeem frio sendo que  o sol apareceu apenas algumas vezes mas só para deixar o dia mais bonito, porque não ajudou a esquentar! rs

praticando rapel na serra da cantareira. Rapel na Pedra DIB.

Chegando lá com alguns amigos nos impressionamos com a paisagem. O lugar é realmente muito bonito e é uma pena porque parece que será desativado para servir de lixão devido às obras da Rodoanel…

De prima já observamos 3 descidas: A maior de 130 metros, uma de 70 metros e a menor de 40 metros.  Como éramos iniciantes, fomos fazer a descida de 40 metros que também não deixa a desejar. Assim que olhamos a altura da pedra já começamos a sentir o famoso medo!

Vejam abaixo um dos videos que fizemos tentando demonstrar a descida:

Rapel de 40 metros na pedra dib, na serra da cantareira

Fizemos uma preparação teórica, onde aprendemos sobre os equipamentos, pontos de ancoragem, a segurança  e como proceder para realizar a descida. Em geral é tudo bem simples porém na hora H parece que dá branco, mas normal né, tudo por conta do nervosismo.

a pedra dib na serra da cantareira é local muito procurado para as atividades de rapel e escaladaO momento inicial que é o de passar para o outro lado da pedra é o mais complicado. Com as pernas bem esticadas, vamos soltando aos poucos a corda em que estamos presos e de costas  posicionando os pés horizontalmente à parede e depois é só descer! O legal é que conforme você vai pegando confiança, vai descendo mais rápido e até arrisca algumas manobras como pulos.

primeira vez praticando rapel

Como era nossa primeira vez sentimos muita dor no braço e cansaço físico ao chegar lá embaixo, mas fizemos mais 2 descidas e isso foi melhorando. A prática vai aliviando o medo e você começa realmente a ter mais confiança.

A sensação é bem bacana e ficamos curiosos para  praticar os outros estilos de Rapel. Para saber mais sobre eles, clique aqui. A brincadeira dá pra ficar ainda bem mais radical!

rapel pela primeira vez

O Rapel na verdade é uma técnica presente em outros esportes como Escalada e Espeleologia, porém como sua prática vem se difundindo ele também pode ser considerado um esporte. Claro, se feito sempre com segurança, pessoas responsáveis que detêm o conhecimento e possuem prática e técnica.

praticando rapel pela primeira vez na pedra dib, na serra da cantareira

Voltaremos à Pedra do Dib para fazer as próximas descidas de 70 metros e 130. Aguardem!! 😉

Veja todas as fotos no nosso álbum no Facebook!
blog diário radical, o melhor blog de esportes radicais

Mais de Monique Bianchi

De Lucerne a Interlaken de carro

É verdade que a Suíça é um dos melhores países para se...
Leia Mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *