Projeto TAMAR Ubatuba – Visita

projeto tamar ubatuba

Há tempos escuto falar do Projeto Tamar e ainda não tinha conseguido visitá-lo. Para mim que mora em São Paulo, a opção mais perto é o Projeto Tamar de Ubatuba. Alguns meses atrás quase consegui conhecer a filial de Salvador, lá na Praia do Forte, mas não deu tempo =(

Já havia ido algumas vezes para Ubatuba, mas geralmente de passagem, indo para Paraty ou outras praias mais à frente e admito que praticamente esqueci da existência do Tamar ali nas proximidades. Mas há duas semanas, quando estive novamente em Paraty, aproveitei que estava voltando para São Paulo e finalmente consegui fazer esta visita!

O Tamar é um projeto ambiental brasileiro criado na década de 80 com o objetivo de estudar e preservar as espécies de tartarugas marinhas ameaçadas de extinção. O nome TAMAR é uma junção das primeiras sílabas das palavras tartaruga marinha.

Entre as diversas atividades e responsabilidades do TAMAR estão pesquisa, conservação e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, todas ameaçadas de extinção e um trabalho socioambiental com a comunidade costeira. As cinco espécies de tartarugas marinhas em território brasileiro são: tartaruga cabeçuda, tartaruga de pente, tartaruga de couro, tartaruga verde e tartaruga oliva.


Não se esqueça de adquirir um Seguro de Viagem/Assistência de Viagem! Algo que possui um baixo investimento e pode evitar diversos problemas que poderiam causar stress à sua viagem. Recomendamos fazer a cotação no comparador de preços da Seguros Promo que trabalha somente com as melhores seguradoras e oferece diversos descontos. Parcele em até 12x e garanta mais 5% de desconto usando o código do blog: MEJOGUEINOMUNDO5

tamar ubatuba

tamarubatuba8

Tartaruga oliva tamar ubatuba

São 23 sedes espalhadas por 9 estados brasileiros, protegendo assim cerca de 1.100km de praias.


Para a cotação e reserva de Hotéis aos melhores preços recomendamos a Booking.com. Leia as reviews de outros hóspedes e pague a sua estadia apenas quando chegar ao hotel.

Esse projeto é uma iniciativa muito linda e importante. Lá no TAMAR descobri que de cada mil filhotes que nascem, apenas um ou dois atingem a maturidade. E com a ação predatória do homem é muito fácil esse número cair até desaparecer, principalmente para as espécies que desovam no litoral.

Durante todo o ano as praias e as ilhas oceânicas de desova são monitoradas para observar as fêmeas e proteger os ninhos. Nas áreas de alimentação as tartarugas recebem uma plaquinha de identificação para terem seu crescimento acompanhado e analisado por toda a equipe do Tamar. É realmente incrível tudo o que o projeto faz por estes animais!

tamar ubatuba

tamar ubatuba

O TAMAR de Ubatuba é um dos mais importantes centros de visitantes e um dos mais completos! A visita é realmente incrível,pois além de tomar conhecimento de muitos detalhes sobre as tartarugas marinhas, é possível vê-las de perto, dentro de tanques ou aquários.

projeto tamar ubatuba

Pena que foi uma visita rápida, mas pretendo voltar com mais calma e também conhecer os demais centros de visitação do TAMAR, um projeto brasileiro que dá orgulho!

TAMAR UBATUBA

ENTRADA R$13,00. Estudante paga meia

Rua Antonio Atanázio, 273, Jrd Paula Nobre, Tel: (12) 3832-6202 / 7014 / 4046
E-mail: tamaruba@tamar.org.br
Dom. à qui – 10h às 18h; sex, sáb, feriados e férias escolares – 10 às 20 horas.
Durante o período letivo fecha às quartas-feiras para manutenção.

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply