Maracatu de baque virado em São Paulo

Maracatu Bloco de Pedra em Pinheiros

Maracatu em São Paulo? Tem sim senhor!

Há alguns anos frequentei o Maracatu Bloco de Pedra em Pinheiros pela primeira vez e, desde então, sempre levo amigos para conhecer e curtir esse grupo. E o melhor de tudo? Gratuitamente!

Uma ótima forma de programa cultural e desconhecida para muita gente que mora em São Paulo, quem dirá para os turistas!

Maracatu Bloco de Pedra em Pinheiros


Não se esqueça de adquirir um Seguro de Viagem/Assistência de Viagem! Algo que possui um baixo investimento e pode evitar diversos problemas que poderiam causar stress à sua viagem. Recomendamos fazer a cotação no comparador de preços da Seguros Promo que trabalha somente com as melhores seguradoras e oferece diversos descontos. Parcele em até 12x e garanta mais 5% de desconto usando o código do blog: MEJOGUEINOMUNDO5

O QUE É MARACATU?

Maracatu é um ritmo e manifestação cultural brasileira afrodescendente surgida em Pernambuco no século XVIII. Diz-se que o maracatu surgiu com os escravos e que após a abolição da escravidão tornou-se numa manifestação popular e de festejo.

O maracatu é um cortejo que envolve música, dança e alguns aspectos teatrais.

Os mais conhecidos são o maracatu nação e o maracatu de baque virado.

O MARACATU BLOCO DE PEDRA

O grupo Bloco de Pedra faz parte de um projeto chamado Calo na mão que tem o objetivo de difundir a cultura do maracatu de forma gratuita através das oficinas:


Para a cotação e reserva de Hotéis aos melhores preços recomendamos a Booking.com. Leia as reviews de outros hóspedes e pague a sua estadia apenas quando chegar ao hotel.
  • Oficina de Maracatu, o Curso de Introdução ao Maracatu
  • Workshop de Construção e Manutenção de Alfaias
  • Workshop da História do Maracatu de Baque Virado

Estas atividades são realizadas sempre aos sábados na Escola Prof. A. Alves Cruz, próxima à estação Sumaré do Metrô.

Para fazer parte é necessário se inscrever previamente. Se informe pelo site para saber a nova data de abertura das vagas.

COMO FAÇO PARA PARTICIPAR E VISITAR?

A oficina de maracatu com certeza é a mais disputada e recebe na quadra da escola aos sábados cerca de 600 pessoas entre os que fazem parte realmente da orquestra como também espectadores.

É muito animado assistir ao cortejo, deixar se envolver pelo ritmo e cores e sair dançando ou pegar algum instrumento para tocar. Alguns instrumentos que fazem pate da orquestra são a alfaia, caixa, gongué e agbê.

Acontece sempre aos sábados das 15h00 ás 17h00. Você pode chegar nesse horário, interagir, conhecer as pessoas, pedir pra tocar um instrumento e assim vai fazendo parte e por alguns momentos esquece que está em São Paulo. Vale à pena! Vai lá conhecer um pouco mais da cultura brasileira 😉

Saiba como chegar ao local aqui.

Cadastre seu email e receba nossos posts gratuitamente:

Delivered by FeedBurner

You Might Also Like

2 Comments

  • Reply Marcelo 22 de agosto de 2013 at 12:30 PM

    Adoro este maracatu! O mais legal foi ver eles na rua durante este carnaval. Muito boa a matéria!

    • Reply monyque_ribeiro 22 de agosto de 2013 at 11:34 PM

      Muito bacana mesmo né Marcelo! O engraçado é que muita gente ainda não conhece! Bora divulgar 😉 Abraços

    Leave a Reply