Festival Istambul Agora no Sesc Pompéia

Apresentação Telvin Trio

Como uma boa apaixonada pela Turquia e sua cultura, fui conferir na semana passada o Festival Istambul Agora que aconteceu no Sesc Pompéia de 11 a 22 de abril. Foram 2 semanas de Arte e Cultura Contemporânea de Istambul, envolvendo artistas, músicos e dançarinos que ao mostrar seus talentos, fizeram uma ponte entre a Turquia e o Brasil,  demonstrando a produção artística e cultural na atualidade nesta que foi a antiga Constantinopla.

 

Muita coisa bacana aconteceu e no dia que escolhi para ir,  dia 19 de abril, os artistas que assisti foram Dj Nevzat, Erkan Ogur’s Telvin Trio e a cantora Aynur Dogan.

Estes shows musicais aconteceram na chopperia do Sesc Pompeia, enquanto simultaneamente havia um Espetáculo de Dança no Teatro. Como queria poder ter estado nos 2 lugares ao mesmo tempo!

A apresentação começou com o DJ Nevzat
Apresentação Telvin Trio

É muito mais fácil planejar viagens com o Me Joguei no Mundo!
Utilize os links dos nossos afiliados logo a seguir para conseguir descontos em hospedagens, seguro viagem, ingressos e muito mais!

O show começou com o Dj Nevzat se apresentando. Som muito envolvente e já fazendo o público dançar ! Logo depois foi a vez dos tiozinhos do Telvin Trio! Confesso que a banda me impressionou, tocando muito bem e com direito até a um solo de bateria. Mas o que me encantou mesmo foi o momento em que tocaram o instrumento saz, popular na Turquia e também conhecido por Bağlama.

Tocando Saz, o instrumento que é muito popular na Turquia
Saz, o instrumento que encanta!

Para fechar com chave de ouro, a cantora Aynur surpreendeu com a sua voz potente e os artistas percursionistas. Foi um evento e tanto e pena que não pude comparecer nas outras apresentações como o show do Baba Zula, mas este dia foi suficiente para ver o quanto a cultura turca  é rica e pode encantar as pessoas, agregando cada vez mais fãs.

Apresentação Aynur Dogan

Imagine que num show onde as pessoas não sabiam nem pronunciar o nome dos artistas, a casa estava lotada com praticamente ou todos os ingressos vendidos. Lembrando que cabem 650 pessoas no espaço, mais uma coisa para confirmar que a Turquia está em alta e ainda vai render muito assunto, matérias e notícias!

Se ficou na curiosidade, coloca aí para tocar uma música destes artistas que assisti e confira do que estou falando 😉

Release dos artistas by Sesc Pompéia

DJ NEVZAT – DJ e proprietário do restaurante Otto, Nevzat tem interesses musicais que passam pelo nudisco, slow motion techno, dub e deep house com batida turca e background eletrônico. No ano passado, trouxe para a América do Sul – incluindo Brasil, Argentina e Uruguai – o projeto Ottomobil, viajando de trailler e fazendo festas em cidades diferentes para apresentar a culinária e a música turcas.

Telvin Trio – A origem do grupo Ekkan Ogur’s Telvin Trio é a região da Anatólia, historicamente marcada pelo multiculturalismo (antigos gregos, romanos, armênios, turcos, curdos, persas e árabes). Esta mistura criou uma atmosfera única e diversa que serviu como uma grande fonte de inspiração para seus artistas na criação de um som que funde o jazz às sonoridades típicas de seu país. Abriga uma inspiração vibrante do jazz europeu com um grande impacto do rock e do jazz fusion dos anos 1970.

Aynur Dogan – A cantora Aynur Dogan nasceu em na província de Tunceli, Turquia, em 1975. Teve uma educação musical formal em instrumentos como a guitarra turca e o canto. Participou de projetos colaborativos com músicos e bandas famosos, como Metin-Kemal Kahraman, Grup Yorum, Lütfü Gültekin, Anjelika Akbar, Kardes Türküler, Mikail Aslan, Mercan Dede, Cemil Koçgün e Orient Expressions, tanto em seus álbuns quanto em apresentações ao vivo. Com inúmeras participações em festivais internacionais, sua performance vocal tem sido muito do ponto de vista técnico e também por resgatar o repertório folclórico curdo. Participou do conhecido filme Gönül Yarasi-Heartache em que cantava ao vivo uma canção tradicional curda, sob a direção de Yavuz Turgul

Mais de Monique Bianchi

Passeio pelas ilhas Pakleni em Hvar

Hvar é uma ilha belíssima e com muitos atrativos, conforme já contei...
Leia Mais

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *