Escalada na Pedra Bela

pedra bela escalada

Há 2 semanas atrás, eu e o Adylan finalmente fomos testar nossas habilidades de escalada após alguns treinos indoor conforme relatado neste post. Desta vez fomos encarar nossa primeira escalada ao ar livre  no município de Pedra Bela!

O local escolhido foi a Pedra do Santuário, que possui vias fáceis para inciantes no esporte como nós!!!

Ok, domingo de sol e lá fomos em direção à Pedra Bela, que fica bem próximo a Socorro e Bragança Paulista. Bem fácil chegar até lá!Quando nos aproximamos da cidade, era essa a vista do nosso desafio que estava por vir:

Vista da Pedra do Santuário

Antes de partir pra ação, fomos fazer um reconhecimento da área,rs e subimos por uma escada até o topo da Pedra do Santuário onde há uma igreja e lá de cima pudemos observar a maior tirolesa da América Latina em que o percurso de 2 km é feito em menos de 2 minutos!! Só de olhar já bate um arrepio de medo!!!

Observando a paisagem

 

É muito mais fácil planejar viagens com o Me Joguei no Mundo!
Utilize os links dos nossos afiliados logo a seguir para conseguir descontos em hospedagens, seguro viagem, ingressos e muito mais!
A vista é linda lá de cima

Logo depois fomos encontrar o pessoal da Próxima Aventura e nosso instrutor Marco Aurélio. Assim que chegamos na base da pedra onde seriam feitas as escaladas a cena era mais ou menos essa:

Pessoal mandando bala escalando

Não preciso nem dizer mas a sensação de” o que estou fazendo aqui” bateu! Como sempre antes de todas as Atividades radicais que já fizemos,haha . Apesar dos intrutores nos tranquilizarem dizendo que para os inciantes a via é de apenas 15 metros, eu fiquei com o pressentimento de que seria mais difícil do que estava parecendo, até porque escalando indoor eu já pude sentir a dificuldade . Já o Adylan estava tranquilo, aliás estava nervoso achando que era pouco escalarmos apenas 15 metros…rs

Após algum tempo de espera sob um sol escaldante, chegou nossa hora e a famosa tremedeira de pernas se manifestou.

Colocamos os equipamentos: cadeirinha e mosquetão presos à corda e pronto, a instrução era suba!!! Hahahah, no começo achamos que seria impossível. Ficamos cerca de 5 minutos tentando sair do lugar e nada!!!! Simplesmente escorregava, não dava pra se sustentar na pedra como no indoor onde vc tinha agarras maiores e onde apoiar o pé. Passou pela minha cabeça desistir mas ainda bem que esse pensamento logo desapareceu,rs

O instrutor que estava fazendo minha segurança não cansava de repetir que a força deveria estar na perna e não no braço. A primeira movimentação é sempre dos pés, após verificar onde eles podem se apoiar. Foi difícil entender isso na prática pois meu braço sempre ia primeiro,rs.

Tentando dar o 1º passo

Cheguei à conclusão de que de tênis não ia rolar e então me emprestaram uma sapatilha. O Adylan tentou até ir descalço mas acho que seria meio insano,rs. Eis que então consigo apoiar o pé na pedra e começo a dar meus primeiros passos. A sensação de que vou escorregar é tremenda e eu sabia que se isso acontecesse iria me machucar um pouco mesmo estando presa à corda e também seria mais difícil voltar e recomeçar daí pus na minha cabeça que não poderia deixar isso acontecer. Não sei se foi o inconsciente mas comecei a subir muito rápido sem olhar direito onde apoiar os pés, mas deu certo,haha. Cheguei lá no final da via inteira e muuuuito cansada. O Adylan chegou logo em seguida também acabado achando que iria desmaiar.

Videozinho das cenas:

Conseguindo subir!
Aee, agora só não podemos escorregar

Pois é, estava bem ofegante quando cheguei ao final da via e fiquei um bom tempo descansando antes de descer pra baixar um pouco a adrenalina. Mas como tudo que sobe tem que descer,  lá fomos nós encarar um rapel para voltar ao chão.

fase final – descendo a Pedra do Santuário

Veredicto da atividade: sensacional! Eu eo Adylan chegamos à conclusão de que até hoje de todas as atividades radicais que fizemos, escalada foi a maior delas! Além de muita técnica e treino, é necessário ter um controle do medo, pois a sensação de vertigem e de que pode escorregar vai estar sempre presente. Agora é partir para mais treinos e encarar mais pedras e montanhas!

Valeu Pedra do Santuário!

Em breve volotaremos para escalar até o topo!

Mais de Monique Bianchi

Vale a pena voar de Premium Economy pela Airfrance?

Review sobre voar na classe Premium Economy pela Airfrance em um voo...
Leia Mais

7 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Há 2 semanas atrás, eu e o Adylan finalmente fomos testar nossas habilidades de escalada após alguns treinos indoor conforme relatado neste post. Desta...
" />