Trilha do Morro Dois Irmãos no Rio de Janeiro

Já fazia um tempo que eu não tirava da cabeça a ideia de fazer a trilha do Morro Dois Irmãos. Toda vez que ia ao Rio de Janeiro e estava na praia de Ipanema ou Leblon, ficava lá observando o Morro todo imponente que faz parte da paisagem carioca, e sempre me imaginava lá do alto tendo uma vista privilegiada!

Morro Dois Irmãos em Ipanema

Morro Dois Irmãos visto a partir de Ipanema

A verdade é que assim que visitei o Rio pela primeira vez me apaixonei pela cidade e comecei a pesquisar os passeios mais legais pela cidade e foi conferindo o blog de dois amigos, o Maurício do Trilhas e Aventuras e o Fábio do Intrip que vi fotos estonteantes e até um vídeo mostrando como é a trilha.

Desta vez, finalmente consegui riscar da listinha este passeio e foi graças ao IV Encontro de Viajantes, organizado pelo próprio Fábio do Intrip e também ao pessoal da RioXtreme, agência focada em passeios de aventura e ecoturismo pelo Rio de Janeiro e arredores, que foi uma das empresas parceiras do encontro e nos guiou pela trilha.

Olhando as fotos não é difícil sacar porque esta trilha é tão especial, afinal permite uma das vistas mais incríveis da cidade carioca. Uma daquelas de deixar qualquer um embasbacado.

trilhas rio de janeiro

trilha morro dois irmaos

Vamos às informações práticas então. O Morro Dois Irmãos é uma formação rochosa que se localiza no bairro do Leblon e fica situado entre as favelas do Vidigal e Rocinha. As melhores vistas são as dos mirantes do Irmão Maior e para chegar até o topo da montanha é necessário passar por dentro da Comunidade do Vidigal. Taí um dos motivos que fizeram a trilha ser inacessível durante muito tempo quando a Comunidade ainda não era pacificada. Situação bem diferente de hoje em dia em que o Vidigal está na moda. Tem alguns hostels por lá, festas e muitos cariocas e turistas são atraídos pelo incrível visual que se descortina lá do alto do morro. De verdade, os moradores do Vidigal são muito privilegiados. Pra mim até hoje aquela é a melhor vista da cidade.

morro dois irmaos

Foto: Vitor Marigo

Estava em um grupo de cerca de 8 pessoas e o Vitor Marigo e o Antonio da RioXtreme estavam nos guiando. Para iniciar a trilha nós tivemos que passar por dentro da Comunidade do Vidigal, mas ao invés de fazer este trajeto todo a pé, o que já gastaria grande parte de nossa energia, nos dividimos em dois grupos. Algumas pessoas subiram pela comunidade de Kombi e outras, como eu, fizeram o mesmo caminho de moto táxi. Não leva mais do que 5 minutos essa subida e foi bem tranquila apesar de que em alguns momentos a moto praticamente se enfia em becos que parecem não ter espaço e também tem que ficar desviando de outros veículos pelas ruas estreitas. Resumindo, é uma boa forma de começar a trilha já com uma certa dose de aventura! Quem foi de moto táxi pagou cinco reais e quem foi de Kombi pagou 2,50 ou três reais, se não me engano. O bom de ir de transporte é que economizamos cerca de 40 minutos de caminhada pelas ruas da comunidade.

trilha morro dois irmaos

trillha morro dois irmaos

Reunímos novamente o grupo já no alto da comunidade e ali havia algumas casas e um pequeno comércio onde nos reabastecemos com água. A senhora que cuidava da lojinha até deixou eu e as meninas usarem o banheiro do local! Andando um pouco mais chegamos então no ponto inicial da trilha de terra. Logo no começo da subida é possível apreciar vistas incríveis do mar, das ilhas Cagarras e de São Conrado. Em um dos primeiros mirantes pudemos observar também a Rocinha do alto e assim entender o seu real tamanho. Simplesmente impressionante.

favela da rocinha

Favela da Rocinha vista do alto

trilhamorrodoisirmaos_vistas3

trilhamorrodoisirmaos_vistas2

trilhamorrodoisirmaos_vistas4

Continuamos caminhando e no total levamos cerca de 1h30 para chegar até o topo, num ritmo normal, nem rápido e nem devagar. A trilha que é considerada leve é íngreme em alguns pontos e também pode ser escorregadia em outros, portanto o melhor calçado mesmo é o tênis e vale à pena levar uma mochila leve apenas com o necessário como uma toalhinha para secar o suor, água e algum lanche para comer assim que chegar ao topo. Outro item que fez bastante diferença para mim foi um boné, principalmente se o tempo estiver totalmente ensolarado como estava desta vez.

Ao chegar ao alto do Morro Dois Irmãos, nada melhor do que sentar e apreciar a vista magnífica de toda a Zona Sul da cidade, da Lagoa, do Corcovado e até de Niterói. Impossível não fazer milhões de registros fotográficos e ficar lá observando calado por alguns instantes a beleza da Cidade Maravilhosa.

morro dois irmaos

Foto: Vitor Marigo

trilha morro dois irmaos

Foto: Vitor Marigo

Como sempre a descida da trilha é bem mais fácil e rápida, claro que é preciso ficar atento com as partes escorregadias. Na descida nós fizemos o trajeto a pé mesmo por dentro da comunidade do Vidigal e foi bem tranquilo. O bacana deste passeio é que ele é um misto de favela tour com trilha. Foi a segunda comunidade que visitei, antes só conhecia a Santa Marta e posso dizer que a experiência é bem bacana, por muitos motivos, entre eles o fato de a gente entrar em contato com uma realidade diferente da nossa e ver de perto como milhares de pessoas vivem diariamente ali, as dificuldades, necessidades, como se adaptaram e principalmente entender que há muito mais pessoas do bem vivendo por lá.

favela do vidigal

Foto: Vitor Marigo

Foi um dia incrível e indico para todos que quiserem conhecer de verdade o Rio de Janeiro. Ainda quero voltar e na próxima vez pretendo fazer a trilha para ver o pôr do sol lá do alto, deve ser uma vista mais do que deslumbrante.

Para quem curtiu a experiência e quer fazer é possível adquirir o passeio no site do RioXtreme: http://pt.rioxtreme.com/HikingTours

Està planejando sua viagem ao Rio de Janeiro e procura hospedagem? Pesquise e reserve tranquilamente online pelo Booking.com ou use os links abaixo:

Pesquise e descubra hoteis na Barra da Tijuca

.Pesquise e descubra Hoteis em Copacabana

.Pesquise e descubra Hoteis em Ipanema

.Pesquise e descubra Hoteis Beira-mar no Rio de Janeiro ( em frente à praia)

.Pesquise e descubra Hoteis com piscina exterior no Rio de Janeiro

Saiba aqui porque indico o Booking.com.

morro dois irmaos

Depois da trilha nada como curtir uma praia observando o Morro 2 Irmãos!

Cadastre seu Email e receba semanalmente nossas atualizações

You Might Also Like

3 Comments

  • Reply Trilha do Morro Dois Irmãos – Rio Fique Ligado 29 de dezembro de 2015 at 12:48 PM

    […] Enquanto nossa coluna está sendo preparada, segue a super dica do site Me Joquei No Mundo.  […]

  • Reply O 4º Encontro de Viajantes foi assim... - intrip blog 29 de julho de 2014 at 2:04 AM

    […] Diário Radical […]

  • Reply Sunset Party na Baía de Guanabara - Diário Radical 30 de junho de 2014 at 2:12 AM

    […] que a programação deste encontro de viajantes não ficou só por isso, no dia seguinte fizemos a Trilha do Morro Dois Irmãos que permite uma vista 360º da Cidade […]

  • Leave a Reply