Conhecendo o Bairro de Santa Teresa no Rio de Janeiro

Visita Santa Tereza RJ

O bairro de Santa Teresa é um lugar único e muito interessante do Rio de Janeiro. Situado na região central e acima de uma colina proporciona visões privilegiadas da zona sul e central da cidade maravilhosa. Parece ter parado no tempo com suas casas antigas, palacetes, ruas estreitas de pedregulho e o trilho do famoso bondinho que levava moradores e turistas ladeira acima.

Pude conhecer este bairro em duas situações distintas. Na primeira vez fui apenas para conhecer, durante a tarde e na última vez resolvi me hospedar por lá. Nesse post conto mais sobre esse bairro que vale a visita no Rio de Janeiro.

Visita Santa Tereza RJ

UM POUCO DA HISTÓRIA DO BAIRRO

As origens do bairro remontam ao século XIX quando o Convento de Santa Teresa foi construído e deu nome ao local. A região já foi reduto da antiga aristocracia carioca e por isso mesmo podemos observar grandes casas e mansões ainda existentes.

O bondinho foi implantado em 1872 e foi por muito tempo a única linha de bonde da cidade do RJ, porém depois de um acidente ocorrido  parou de circular durante um bom tempo mas atualmente para a alegria dos moradores está de volta em funcionamento.

O passeio liga o Centro a Santa Teresa, passando pelos Arcos da Lapa.

Bairro histórico Santa Tereza Rio de Janeiro

COMO CHEGAR ATÉ LÁ

De bonde! De acordo com o site oficial do bond de Santa Teresa, a estação inicial fica na Rua Lélio Gama, próximo à estação de metrô Carioca. As saídas ocorrem a cada 30 minutos. O custo do passeio é de R$20, o valor é pago na ida e a volta é inclusa. Moradores cadastrados, estudantes da rede pública uniformizados e com vale estudante, pessoas acima de 60 anos portando CPF e portadores de vale social não pagam o embarque.

Além do bondinho as demais opções são táxi, ir a pé da Lapa ou subir numas vans que passam pela Lapa.

Eu sempre fui de táxi MAS já avisando os taxistas não gostam de subir para lá. Já enfrentei um perrengue onde nenhum queria me levar para lá pois dizem que os pedregulhos e o trilho do bondinho estragam o carro e blablablá ou porque é perto da Lapa e preferem pegar uma corrida mais longa. Portanto se isso acontecer contigo infelizmente é normal…

Se você vier pelo aeroporto de Santos Dumont fica muito perto, uns 10 minutos de táxi!

Trilho do bonde em Santa Tereza

O QUE FAZER POR LÁ

Santa Teresa é um bairro que tem uma aura intelectual e respira arte e cultura com seus ateliês e centros culturais. A atmosfera do local faz parecer que estamos em uma outra época.

 bares de SANTA TEREZA RJ

É muito bacana poder passear sem pressa e ir explorando as ruas estreitas do bairro e suas ladeiras. Santa Teresa é também um bairro boêmio e por isso mesmo parar em um dos barzinhos e apreciar uma cerveja ou outro drink é imperdível!

 Mapa Santa Tereza

A BOEMIA

O Bar do Mineiro é o point, um dos bares mais famosos da região e com certeza você vai ouvir falar nele. É um bar simples, cara de boteco, que fica na maioria das vezes lotado e a graça é pedir sua cerveja e ir apreciando de pé na calçada mesmo enquanto conversa com amigos. Mas o local também é famoso por sua feijoada aos sábados.

Estive numa sexta-feira à noite lá e consegui sentar em uma das poucas mesas. Acho que já estava tarde e por isso não estava mais tão cheio. Pedi a famosa porção de pastel de feijão e brejas para acompanhar! Definitivamente aprovado!

Pastel de feijão

Outro local que experimentei também foi o Cafecito, um bar que tem uma visão bem legal de Santa Teresa, fica bem no alto, inclusive você tem que subir alguns degraus para chegar até ele mas a atmosfera do bar é bem bacana e compensa pelo visual. Quando fui havia muitos gringos por lá, até os atendentes (!).Tomei caipirinha e cerveja mas o preço lá parece ser um pouco mais alto.

Estava chovendo na última vez que estive em Santa Teresa e acredito que por causa disso não havia muita gente nas ruas e nem mesmo nos bares, sendo que 12h30 já estava bem vazio o famoso Bar do Mineiro.

UM MIRANTE E PONTO HISTÓRICO

O Parque das Ruínas pra mim é um dos lugares que devem ser visitados em Santa Teresaa! O local é a antiga mansão de Laurinda Santos Lobo, uma das personalidades que viviam no bairro. Dona de enorme fortuna era conhecida como a Diva dos Salões e em sua casa dava bailes onde se encontravam grandes intelectuais cariocas.

PARQUE DAS RUÍNAS SANTA TEREZA

A casa foi construída em um dos pontos mais altos do Rio e por isso é um mirante e espaço de contemplação da orla carioca e da região central da cidade.

O parque hoje é um espaço de lazer e cultura com exposições e apresentações.Inclusive da primeira vez que lá estive pude observar uma apresentação de dança contemporânea.

Suba até o último andar das ruínas do palacete e se deslumbre com a vista, até mesmo em dias nublados!

Mirante parque das ruínas santa tereza

UMA CURIOSIDADE E PONTO TURÍSTICO

Um dos locais mais procurados e visitados no bairro é a Escadaria Selaron. Uma escadaria imensa de 215 degraus totalmente revestida por azulejos coloridos e de diferentes tamanhos e estampas. Esse foi o trabalho do artista plástico chileno Selarón que se instalou no bairro e fez o trabalho sozinho e com seu próprio dinheiro através de quadros que vendia. Infelizmente o Selarón foi assassinado no início do ano, mas seu lindo trabalho permanece e merece ser admirado. Não é á toa que o local desde 1990 atraiu milhares de turistas. Você tem que ver por si próprio!

escadaria selaron

escadaria selaron

SE HOSPEDAR EM SANTA TERESA

Um dos motivos pelos quais o bairro de Santa Teresa é procurado se deve a hotéis boutique e pousadas charmosas e que oferecem uma vista excelente da cidade.

Para ilustrar separei algumas opções:

  • Santa Teresa Hotel RJ – MGallery By Sofitel – Hotel 5 estrelas localizado no alto do bairro de Santa Teresa, proporcionando vistas incríveis da cidade em um casarão colonial mas de decoração contemporânea. Um dos pontos altos é a piscina do local.
dica hotel santa teresa
Foto oficial : Booking.com
  • Casa Amarelo Boutique Hotel –   Hotel localizado em uma mansão de 1904 e totalmente renovada e com design francês. Possui uma das melhores avaliaçôes no Booking.com
hotel boutique santa teresa rj
Foto oficial : Booking.com
  • Gerthrudes Bed & Breakfast – Visual deslumbrante da Baía de Guanabara em um casarão antigo e totalmente renovado. Uma das melhores pontuações no Booking.com em hotéis no RJ.
Gerthrudes Bed & Breakfast santa teresa
Foto oficial : Booking.com

Neste outro post conto minha experiência se hospedando no Bossa in Rio Hostel, a um excelente custo benefício.

Me hospedaria novamente em Santa Teresa em uma viagem ao Rio de Janeiro pois é um local realmente gostei de conhecer e é relativamente tranquilo apesar de ficar perto do movimentado reduto da Lapa.

Espero que o post tenha sido útil!

Veja aqui mais opções de Hotéis disponíveis em Santa Teresa.

Està planejando sua viagem ao Rio de Janeiro e procura hospedagem? Pesquise e reserve tranquilamente online pelo Booking.com.

Saiba aqui porque indico o Booking.com.

Cadastre seu email e receba nossos posts gratuitamente:

Delivered by FeedBurner

Mais de Monique Bianchi

Free Walking Tour em Amsterdam

Durante os quatro dias em que estive em Amsterdam eu explorei a...
Leia Mais

12 Comments

  • Recomendo comer o pão de queijo num local que vende produtos orgânicos… é bem pequeno e pouquíssimos lugares, mas é uma delícia! Fica na Rua Paschoal Carlos Magno, próx. do Lgo dos Guimarães (na mesma calçada do cinema).

      • Oi Gabi quando fui e me hospedei achei seguro sim durante o dia e mais na área movimentada perto dos barzinhos e do hotel em si e tb o Parque das Ruínas. Descendo pra escadaria Selaron vai ficando meio estranho. Muito morador de rua e usuário de droga. Estive ao Rio recentemente e fiz aquele passeio do bondinho que foi reativado e passa por Santa Teresa. Achei animal e recomendo. Tem mtos hoteis boutique em Sta Teresa tb viu. Acho q vale a pena mas hj em dia prefiro mais me hospedar perto da praia qdo vou ao Rio. Abraços

  • A escadaria Selaron já era famosa, mas ficou mais famosa ainda com a música do Naldo. Hehe. Meu tour pelo Rio foi de apenas 2 dias. Próxima vez quero incluir a Lapa, Santa Tereza, passeio na favela e muitos outros lugares que não tive a oportunidade de conhecer.

    • Thiago se eu te falar que não ouvi ainda essa música do Naldo…hahaha. Bom, mas o bairro vale realmente uma visita. É mais um motivo para voltar ao Rio, rs! Beijos e valeu pela visita 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *