Parque das Ruínas em Santa Teresa no RJ

parque das ruinas rio de janeiro

Quem, assim como eu, é apaixonado pela cidade maravilhosa e não se cansa de apreciar as incríveis paisagens locais, precisa conhecer o Parque das Ruínas em Santa Teresa.

Mais uma das agradáveis surpresas de um dos meus locais favoritos no Rio, o Parque das Ruínas localizado no alto de Santa Teresa, possui um mirante que possibilita uma vista panorâmica incrível da cidade. Mas não é apenas a vista que impressiona e atrai visitantes, pois o local é também um centro cultural com uma programação variada e, além disso, tem um lado histórico bem interessante.

parque das ruínas santa teresa

O casarão que logo nos damos de cara assim que chegamos ao Parque das Ruínas foi no início do século XX, durante a Belle Epoque carioca, a residência de Laurinda Santos Lobo, dama da alta sociedade e herdeira de uma família muito rica.  Bailes e saraus que agitavam as noites eram promovidos frequentemente pela mecenas com convidados ilustres entre artistas e intelectuais como Heitor Villa Lobos e Tarsila do Amaral.

Até 1946, ano da morte de Laurinda, a casa era ponto de encontro cultural em uma época de glamour e sofisticação. Foi em 1997 que as ruínas do palacete neocolonial Murtinho Nobre foram recuperadas pela prefeitura e então transformadas em parque.

É muito mais fácil planejar viagens com o Me Joguei no Mundo!
Utilize os links dos nossos afiliados logo a seguir para conseguir descontos em hospedagens, seguro viagem, ingressos e muito mais!

parque das ruinas laurinda lobo

parque das ruinas santa teresa

No andar térreo há um café e um mirante, mas é no último andar do casarão  de 3 andares é que a vista impressiona. Das vezes em que estive por lá, tive sorte em apenas uma delas, onde o tempo estava ensolarado e permitia uma visão clara da Baía de Guanabara, do aeroporto Santos Dumont, Marina da Glória, Pão de Açúcar e da área central da cidade.

vista panorâmica mirante parque das ruínas

mirante parque das rupinas

O casarão é por si só uma atração à parte com sua arquitetura peculiar, misturando as ruínas de paredes originais com tijolos aparentes e estruturas de metal e vidro. O projeto arquitetônico de restauro foi premiado. Vale algumas fotos!

Os mirantes são mesmo a parte mais legal do lugar, mas também é muito bacana observar as ruínas do casarão e imaginar um pouco o espírito da época.

parque das ruinas77

parque das ruinas89

parque das ruínas atividades culturais

Em uma das vezes que estive por lá, estava acontecendo uma apresentação de dança contemporânea, onde as dançarinas ocupavam todo os espaço do parque, do casarão à área externa e o público era levado junto com elas. Realmente foi uma experiência bem interessante e imagino que se morasse no Rio, estaria sempre por lá no Parque da Ruínas, para relaxar, ler um livro, encontrar amigos,tomar um café ou apenas para observar a paisagem.

parque das ruinas rio de janeiro

parque das ruinas165
Parque das Ruínas em um dia nublado

parque das ruinas190

Aproveite para fazer um tour pelo bairro e visitar outros lugares como o Museu da Chácara do Sol que fica ao lado do Parque das Ruínas, a Escadaria Selarón e também os diversos restaurantes da região, como o famoso Bar do Mineiro.

Parque da Ruínas

Rua Murtinho Nobre, 169, Santa Teresa.

Telefone: (21) 2215-0621 2224-3922
pruinas@pcrj.rj.gov.br
Horário: Aberto de terça-feira a domingo, das 8h às 20h.

Mais de Monique Bianchi

Maracatu de baque virado em São Paulo

Maracatu em São Paulo? Tem sim senhor! Há alguns anos frequentei o...
Leia Mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *