FATU 2013 em Paraty – Festival Brasileiro de Filmes de Turismo, Aventura e Sustentabilidade

fatu paraty 2013

Neste final de semana estive em Paraty para participar do FATU – FESTIVAL BRASILEIRO DE FILMES DE AVENTURA, TURISMO E SUSTENTABILIDADE.  O bacana é que este é o primeiro e único festival especializado neste tema! Além de promover o destino turístico onde é realizado, o FATU também proporciona uma oportunidade de amadores entrarem neste mundo, através de oficinas, debates e outras atividades paralelas às exibições.

A parte do FATU que envolve os blogueiros é chamada de Enblog, destinada aos blogueiros de turismo e aventura, que faz parte e acontece paralelamente ao festival. A ideia de convidar blogueiros para esta ação acontece para acompanhar a convergência das mídias e aproximar estes profissionais da área audiovisual e de web que acabam tendo interesses em comum. Então são realizados debates e surge aí a oportunidade de networking e conversas com outros profissionais. Ótimo pensamento!

fatu paraty 2013
Foto de Renato Soares – imagensdobrasil,.art.br

Esta é a nona edição do FATU, que até então ocorria anualmente em Socorro, mas este ano a sede escolhida foi Paraty! Os realizadores do evento foram a Aventuras Produções em parceria com a Prefeitura e as Secretarias de Educação, de Turismo e ao de Cultura de Paraty.

A Programação exibiu produções de alta definição de várias partes do Brasil,  gratuitamente em uma tenda montada de frente à Praça Principal, ao lado da Igreja Matriz. Outras atividades paralelas foram organizadas como atividades sociais em escolas da região e cursos (Como Montar uma Produtora de Vídeo e TV, e Como Gravar Vídeos Submarinos). Além disso, houve também uma oficina com o pessoal da Paraty Explorer, de canoa havaiana, stand up paddle e caiaque oceânico, a qual tive o prazer de participar! Muito bacana essa iniciativa de incluir também atividades e experiências para vivenciar a cidade, sem contar que esta foi uma boa oportunidade para trocar contatos e conhecer mais pessoas que também participavam do evento. Eu, por exemplo, conheci o pessoal do Paraty Online!

É muito mais fácil planejar viagens com o Me Joguei no Mundo!
Utilize os links dos nossos afiliados logo a seguir para conseguir descontos em hospedagens, seguro viagem, ingressos e muito mais!
standup paddle paraty explorer
Standup Paddle com o pessoal da Paraty Explorer

Conversando com o Yuri e a Vera que são os organizadores do evento, percebi que existe uma preocupação com esse lado social da cidade em que o evento é realizado e as atividades que rolaram em escolas da região mostram bem isso, dando a oportunidade de alunos entrarem em contato com este mundo das produções audiovisuais e se interessarem pelo tema, ao participarem de treinamentos, produzir filmes e ainda participar da premiação final que aconteceu no último dia do evento. Foram selecionados cerca de 50 filmes que competiram em categorias diferentes.Veja os resultados aqui.

Outro evento que complementou o FATU foi o Paraty TV Fest, encontro anual de produtores de TV e canais exibidores.

Fiquei muito feliz e honrada de ter participado do FATU pela primeira vez este ano e acompanharei o evento em suas próximas edições!

Agradeço também à Pousada Estação do Sol, que me recebeu durante o evento!

 

Mais de Monique Bianchi

Oludeniz, um paraíso na Turquia

Öludeniz na Turquia neste momento é a minha praia favorita, ganhando das exóticas...
Leia Mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *