Escadaria Selaron – uma obra de arte no Bairro de Santa Teresa

Nas minhas andanças pelo Rio de Janeiro, um dos lugares que mais me encantou foi o Bairro de Santa Teresa. São várias as surpresas boas que este bairro reserva e uma delas com certeza é a Escadaria Selaron.

Já havia ouvido falar neste local, que é um dos maiores pontos turísticos de Santa Teresa, e então quando fui ao Rio e fiquei hospedada no bairro primeira vez não perdi a oportunidade de ver com meus próprios olhos esta obra de arte!

(Veja as opções de Hoteis em Santa Teresa aqui.)

Escadaria Selarón Rio de Janeiro


Não se esqueça de adquirir um Seguro de Viagem/Assistência de Viagem! Algo que possui um baixo investimento e pode evitar diversos problemas que poderiam causar stress à sua viagem. Recomendamos fazer a cotação no comparador de preços da Seguros Promo que trabalha somente com as melhores seguradoras e oferece diversos descontos. Parcele em até 12x e garanta mais 5% de desconto usando o código do blog: MEJOGUEINOMUNDO5

Talvez uma das formas que mais impressiona ao chegar à Escadaria, Selaron é vindo por cima, pois do alto, não dá para perceber toda a sua dimensão e os desenhos formados pelos azulejos, porém conforme você vai descendo e se vira para trás, a surpresa é grande! Um mundo de cores formadas pelos azulejos, até então despercebidos invade o local.  Além da escadaria, os muros das casas que ficam lateralmente à escada, também foram decorados.


Escadaria selaron santa teresa

escadaria selaron lapa

Mas é no comecinho da escada que fica a melhor parte, onde sempre há muitas pessoas batendo fotos e onde o bairro de Santa Teresa acaba e começa o da Lapa, já percebido pelos grandes Arcos da Lapa.


Para a cotação e reserva de Hotéis aos melhores preços recomendamos a Booking.com. Leia as reviews de outros hóspedes e pague a sua estadia apenas quando chegar ao hotel.

Afinal, quem foi Selarón?

Não tem como falar da escadaria sem citar o responsável por ela e que empresta seu sobrenome à obra: Jorge Selarón.

Selarón era um artista plástico chileno autoditada que veio morar na cidade maravilhosa, ali no bairro de Santa Teresa bem próximo da Lapa, e enxergou na região que estava bem degradada e mal conservada, uma oportunidade de deixá-la mais agradável. Foi então que no ano de 1990 deu início a um trabalho totalmente solidário e com seu dinheiro próprio de revestir a escadaria com azulejos de diversas cores, tamanhos e localidades. Muitos deles vieram de outros países. Selarón usava a renda obtida da venda de alguns de seus quadros para comprar os azulejos e dar continuidade ao trabalho.  Os anos foram passando e assim a escadaria de 215 degraus se tornou um grande e incrível mosaico de cores.

visita escadaria selaron

escadaria selaron azulejos

Mal sabia Selarón que sua atitude mudaria para sempre o local, pois a notícia começava a se espalhar e turistas de diversas partes do mundo começaram a surgir. Muitos deles traziam alguns azulejos para o Selarón continuar o seu trabalho. Se você olhar com calma, vai ver azulejos de vários países!

A fama da escadaria também atraiu a atenção da mídia e diversos comerciais, campanhas publicitárias, fotográficas e até filmes já foram gravados por lá.

escadaria selaron ponto turistico

escadaria selaron santa teresaazulejos escadaria selaron rio de janeiro

Muitas vezes o próprio artista estava presente e as pessoas aproveitavam para tirar fotos com ele. Nada mais icônico do que registrar o artista e sua obra, certo? Pena que não tive esta sorte 🙁

Em 2005 Selarón ganhou o título de cidadão honorário da cidade do Rio de Janeiro por conta do seu trabalho na escadaria, uma forma de tributo ao país que escolheu para viver, depois de mais de 20 anos viajando pelo mundo.

A escadaria tomou a atual forma depois de 20 anos desse trabalho do artista!

Infelizmente no começo deste ano Selarón foi encontrado morto na mesa escada que ajudou a colorir e transformar em um ponto turístico. Ao menos seu nome e legado continuam e que seja assim, porque este trabalho maravilhoso não pode ser esquecido!

visita escadaria selaron

Està planejando sua viagem ao Rio de Janeiro e procura hospedagem? Pesquise e reserve tranquilamente online pelo Booking.com.

Saiba aqui porque indico o Booking.com.

Cadastre seu email e receba nossos posts gratuitamente:

Delivered by FeedBurner

You Might Also Like

3 Comments

  • Reply Parque das Ruínas em Santa Teresa no RJ - Diário Radical 30 de junho de 2014 at 2:28 AM

    […] e visitar outros lugares como o Museu da Chácara do Sol que fica ao lado do Parque das Ruínas, a Escadaria Selarón e também os diversos restaurantes da região, como o famoso Bar do […]

  • Reply Conhecendo o Bairro de Santa Teresa no Rio de Janeiro - Diário Radical 7 de outubro de 2013 at 11:19 PM

    […] dos locais mais procurados e visitados no bairro é a Escadaria Selaron. Uma escadaria imensa de 215 degraus totalmente revestida por azulejos coloridos e de diferentes […]

  • Reply Street Art em Curitiba - Diário Radical 7 de outubro de 2013 at 11:17 PM

    […] há pessoas apreciando ou tirando fotos com os grafites. Essa ação me lembrou bastante o caso da Escadaria Selarón em Santa Teresa no Rio de Janeiro ou até mesmo o Beco do Batman em São […]

  • Leave a Reply