Projeto Jiboia em Bonito

Logo que marquei minha viagem a Bonito já tinha em mente visitar o Projeto Jiboia.

O Projeto foi criado em 2005 pelo Henrique Naufal na cidade de Bonito e desde então ele vem através de uma educação ambiental tentando desmistificar a ideia de que todas as cobras são perigosas e devem ser mortas.

A apresentação ocorre diariamente ás 19h00 e fica muito próximo ao centro de Bonito, sendo uma ótima opção de atividade noturna.

 projeto jibóia em bonito
Eu o Henrique e uma de suas serpentes no Projeto Jiboia em Bonito
Projeto Jiboia em Bonito
Se você vai a Bonito, não deixe de conhecer o Projeto Jiboia

Assim que cheguei ao local, paguei o ingresso e enquanto não chegava a hora da palestra começar fiquei observando algumas jiboias e uma píton que estavam em uma espécie de aquário, fechado por vidros. O engraçado é que pareciam estar dormindo e só depois fui entender porque estavam tão paradas afinal as serpentes são animais de hábitos noturnos.

Projeto Jiboia Bonito- uma iniciativa de consciência ambiental
Auditório onde acontece a apresentação do Projeto Jiboia
Conheça o Projeto Jiboia em Bonito
Antes da apresentação essa cobra estava dormindo.

Aos poucos as pessoas foram chegando e o lugar, que era uma espécie de auditório aberto lotou de curiosos!

É muito mais fácil planejar viagens com o Me Joguei no Mundo!
Utilize os links dos nossos afiliados logo a seguir para conseguir descontos em hospedagens, seguro viagem, ingressos e muito mais!

O Henrique já entra na sala com uma cobra no pescoço para o delírio dos presentes e então começa a contar um pouco da sua história interessante sobre como e quando percebeu que gostava de serpentes e vai fornecendo muitas informações sobre estes animais.

As serpentes podem ser peçonhentas ou não e as jiboias fazem parte do segundo tipo. Sendo assim, elas não identificam o ser humano como uma presa, mas sim como um predador.  No momento que ouvi isso fiquei um pouco mais tranquila e confiante para ao final da apresentação pegar uma jiboia no pescoço.

Como qualquer outro animal as cobras possuem um importante papel no ecossistema, pois se alimentam de roedores e contribuem para que não haja uma superpopulação destes. Além disso, elas também são presas de aves e outros animais carnívoros.

Projeto Jiboia em Bonito com Henrique Naufal
Henrique durante a apresentação com a jiboia enrolada em seu pescoço

O Projeto Jiboia tem 3 objetivos:

  1. Comercial: criando cobras legalmente para fornecer ao mercado de animais de estimação. (Pode parecer estranho, mas pense bem, se alguém quiser ter uma cobra de estimação, de quem ela vai comprar?).
  2. Turístico e ambiental: ao esclarecer o papel das cobras no ecossistema
  3. Social: ao trabalhar gratuitamente com a população local, explicando a importância destes animais em visitações de escolas.

Ao final da apresentação é chegada a hora mais esperada ou temida pelo público que consiste em pegar uma cobra no pescoço, passar a mão em sua pele e tirar certos preconceitos como, por exemplo, achar que é um animal gosmento. Imaginem se fosse, como a cobra deslizaria na terra sem se sujar totalmente?

Confesso que rola uma certa tensão no momento que a cobra é colocada no pescoço pois a primeira coisa que se percebe é que ela é pesada e não é gelada como imaginava, mas aos poucos você se acostuma com o animal!

Projeto Jiboia em Bonito
Colocar a cobra no pescoço para tirar fotos faz parte da apresentação no Projeto Jiboia
medo de cobras? que nada! crianças muito mais corajosas que adultos no Projeto Jiboia em Bonito
Até as crianças se rendem e querem segurar as cobras!

A maioria das pessoas presentes topou pegar a cobra e o Henrique tentava convencer aquelas que estavam com medo.

Gostei muito da experiência, sou fã de projetos como esse que se propõem a ensinar e mostrar às pessoas o sentido da natureza e acho que todos os turistas que vão a Bonito devem conhecer e prestigiar o trabalho do Henrique.

Se você está planejando sua viagem a Bonito, não deixe de ver o Guia que elaborei com muitas dicas e informações sobre passeios,  onde comer e etc —> https://mejogueinomundo.com/2012/01/planejando-uma-viagem-a-bonito-no-mato-grosso-do-sul/

Mais informações

mais informações sobre o Projeto Jiboia

Contatos — Tel.:   (67) 8419 0313 begin_of_the_skype_highlighting            (67) 8419 0313      end_of_the_skype_highlighting
End: Rua Nestor Fernandes nº610
Vila Donaria, Bonito MS, cep 79290-000
E-mail: jiboia@jiboia.com.br

O Projeto acontece diariamente às 19h00

VALOR DO PASSEIO:

  • Alta e Baixa Temporada – R$ 20,00
  • Alta e Baixa Temporada – R$ 15,00 (crianças de 06 a 11 anos)

Site do Projeto Jiboia  http://www.projetojiboia.com.br/

Para quem quiser saber mais sobre as jiboias, o Henrique tem um site com muita informação:

http://www.jiboia.com.br/

ÌNDICE DE POSTS SOBRE BONITO

1- Dicas para planejar a sua viagem a Bonito: fiz um Mini Guia com diversas informações úteis sobre a cidade, principais passeios,  opções de hospedagem, melhor época de visita e muito mais.

2- Um passeio pelo Balneàrio Municipal de Bonito: um dos passeios mais econômicos em Bonito e nem por isso deixa de ser especial. É possível passar o dia no Balneàrio, nadar nos rios com cristalinos com peixes, almoçar e experimentar a famosa carne de jacaré.

3- O passeio de bote pelo Rio Formoso: era para ser um Rafting (na minha cabeça) mas é mais um passeio de bote sem muita emoçao, mas bem divertido, especialmente se você està em família ou amigos.

4- A incrìvel Fazenda do Rio do Peixe – parte 1 – Araras: a Fazenda do Rio do Peixe é um dos passeios de fazenda disponìveis na cidade de Bonito e eu nao me arrependi nenhum minuto de tê-lo escolhido. Nesse post conto um dos principais motivos para ter gostado tanto da experiência, o contato com diversas araras domesticadas. Se você quer tirar fotos com araras esse é o local!

5- Fazenda do Rio do Peixe – Parte 2 – Cachoeiras : Além da interatividade com araras o passeio pela Fazenda do Rio do Peixe inclui também muita natureza com trilhas que passam por diversos rios e cachoeiras e claro que podemos no jogar em algumas delas!

6- o Buraco das Araras : Esse passeio acaba sendo bem famoso por ficar bem próximo ao Rio da Prata, conhecido por ser reduto de araras, mas jà adianto que precisa de sorte para poder vê-las aos montes e de perto. Mas o lugar por si sò é incrível!

7-Flutuando no Rio da Prata em Bonito: Nao é à toa que esse é um dos principais passeios de Bonito! O passeio de flutuação pelo Rio da Prata é uma experiência inesquecível, mesmo sob uma chuva tremenda, o que foi o meu caso!

8-Gruta do Lago Azul em Bonito : um dos passeios mais baratos de Bonito e um dos mais especiais na minha opinião. Uma gruta gigantesca de incrível profundidade e que possui um lindo e misterioso lago de cor azul no seu interior.

9-Projeto Jiboia em Bonito: um Projeto Educativo que procura passar mais informações sobre as jibóias e conscientizar a todos sobre a sua importância na natureza. Ao final da palestra sois convidados a interagir com as cobras e tirar fotos.

10- Reveillon em Bonito: como é passar esta época em Bonito.

Links ùteis:

Para pesquisar e reservar Hoteis em Bonito: Booking.com (Faça uma simulaçao abaixo)

Para alugar carro em Bonito: RentalCars (Faça uma simulação abaixo)

Mais de Monique Bianchi

O que fazer em Montreux: atrações imperdíveis

Montreux é  uma das cidades mais charmosas da Suica, localizada na parte...
Leia Mais

6 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *