Alçando maiores voos no Parque das Aves em Foz do Iguaçu

A melhor foto ever que consegui tirar do tucano no Parque das Aves!

O Parque das Aves já estava em meu roteiro antes mesmo de ser escolhida para estar entre os 14 Blogueiros participantes do BlogTurFoz. Estava planejando uma visita a Foz do Iguaçu, inclusive, no mesmo mês de março. A diferença é que teria apenas um final de semana e comparando com o Roteiro da ação não teria sido suficiente. Foz do Iguaçu e a Tríplice Fronteira têm muitas atrações incríveis para encher uma semana pelo menos.

Como  já estava me planejando e tinha até as passagens compradas para conhecer Foz e em apenas um final de semana  já havia separado as 2 atrações principais que deveria conhecer: As Cataratas do lado brasileiro e o Parque das Aves que fica ao lado da entrada do Parque Nacional.

Perdizes no Recinto Floresta

Já havia lido em Blogs e também acompanhado relatos de Blogueiros do BlogTurFoz de 2011 contando sobre a experiência de visitar este santuário Ecológico, um dos mais belos Parque de Aves da América Latina onde você entra no viveiro para conhecer de perto os animais e tem a oportunidade de ver aves especiais como a Águia Harpia e a Ararinha Amarela que está ameaçada de extinção. Então já tinha na cabeça a ideia de que seria um passeio maravilhoso e realmente ele superou as expectativas!

O QUE É O PARQUE DAS AVES ?

O Parque das Aves é uma espécie Zoológico de Aves que alia Turismo ecológico à Preservação Ambiental. É considerado um dos mais belos Parques de Aves da América Latina e é o maior deles.

É muito mais fácil planejar viagens com o Me Joguei no Mundo!
Utilize os links dos nossos afiliados logo a seguir para conseguir descontos em hospedagens, seguro viagem, ingressos e muito mais!

São mais de 900 aves de 150 espécies além de Répteis como cobras, lagartos, jacarés que você pode ver fazendo uma trilha de aproximadamente 1500 metros e entrando em viveiros para ver bem de perto grande parte destes animais.

Mutum encontrado no Recinto Floresta

O Parque possui uma história muito bacana, pois foi criado pelo casal, Dennis e Anna Croukamp, que tinha como sonho montar um parque destinado à preservação de animais e que transformaram isso em realidade ao vir para o Brasil e conhecer a região de Foz do Iguaçu. O Parque foi inaugurado em 7 de outubro de 1994 e é particular sendo mantido com o dinheiro arrecadado da visitação.

DE ONDE VÊM OS ANIMAIS?

Grou-coroado que encontramos no espaço Savana Africana

Algumas aves foram doadas ou emprestadas de Zoológicos Brasileiros ou vieram através do IBAMA por serem animais confiscados do tráfico. Muitas espécies também foram compradas e importadas de lugares como África do Sul, Ásia, Austrália e Nova Guiné. Hoje é possível dizer que muitas aves que vivem hoje no Parque das Aves nasceram lá mesmo oriundas de um trabalho de preservação e reprodução inclusive de espécies ameaçadas de extinção

COMO CHEGAR E QUANTO CUSTA?

Mapa Parque das Aves – Clique para ampliar

O Parque das Aves se localiza na Av.das Cataratas km 17,1 e fica bem em frente à entrada do Parque das Cataratas portanto quando for visitar as famosas Cataratas, já se organize para fazer este passeio de preferência antes para poder aproveitar com calma o tour e toda a interação com as aves e outros animais disponíveis no recinto como répteis.

Funciona diariamente das 8:30 às 17:30 e a tarifa é de R$ 20,00 somente em dinheiro

As trilhas do Parque oferecem condições para receber pessoas com necessidades especiais, como uso de cadeira de rodas e há recepcionistas bilíngues para atendimento ao público.

No local existe Estacionamento, Lanchonete e uma Loja de Souveniers.

Telefone do Parque: 45 3529 8282

Email para contato: parquedasaves@uol.com.br

Uma SUPER DICA é fechar o passeio com a Loumar Turismo que oferece alguns pacotes com este passeio, incluindo transporte mais o ingresso no Parque Nacional das Cataratas e demais atrativos com descontos. http://www.loumarturismo.com.br/pacotes-destinos-iguassu-em-foz-do-iguacu.html

COMO FOI A MINHA EXPERIÊNCIA VISITANDO O PARQUE DAS AVES

Sabe aquela coisa de chegar num local e estar super ansiosa para conhecê-lo logo? Pois é, foi assim que me senti ao chegar ao Parque das Aves!

Lago dos Flamingos

Vou confessar aqui que meu objetivo principal era tirar uma fotinha com um tucano e com uma Arara Canindé! Explico, Tucanos e Araras são minhas aves favoritas e recentemente estando em Bonito tive a oportunidade de interagir e chegar bem pertinho de algumas araras e me apaixonei, tirando fotos com uma Arara Una Azul, mas não tinha conseguido ver tucanos…

Primeiro contato com o Tucano

Pois bem, assim que chegamos ao parque fomos recepcionados pela incrível Karin Wolf, gerente de Marketing do Parque que já nos recebeu com água gelada e picolé Delícias do Cerrado para toda a felicidade dos Blogueiros que estavam cansados após andar muito no Parque Nacional das Cataratas!

Após nos deliciarmos e nos refrescarmos demos início ao passeio e a proximidade que temos com os animais durante todo o trajeto é algo muito bacana.  A parte mais legal é quando entramos nos viveiros de imersão, que nos permite estar entre as aves sem as grades e observá-las mais de perto.

Este tucano de bico verde é pequeno mas tem cara de bravo!

Uma das partes que mais gostei foi o Viveiro Floresta que é um dos maiores recintos do parque e lá mais de 100 aves convivem em harmonia e adivinhem qual ave estava lá? Tchãraam, TUCANOS!!! Imaginem a minha emoção ao ver Tucanos de Bico Verde e Tucanos Toco. Até passei a mão em um deles! No viveiro Pantanal também havia muitos deles para a minha felicidade!

Este é lindo demais hein! Tucano do Peito Branco

Vi também a grandiosa Águia Harpia, ararajubas,Urubus-Rei,papagaios ameaçados como o de cara-roxa e o de peito-roxo, corujas lindas e uma ave que me impressionou bastante chamada Casuar. Nunca havia visto e é uma ave gigante encontrada na Austrália ou Nova Guiné. São aves bem agressivas.

Ararajuba tão linda!

E para finalizar o passeio fomos a outro lugar que estava muito ansiosa, o Viveirão das Araras. São cerca de 50 Araras de todas as cores e tamanhos e também papagaios ! I-N-C-R-Í-V-E-L. Este é o único viveiro do mundo com Papagaios e araras que se pode entrar dentro! Especial né?

Foto by Maurício Oliveira- No Viveirão das Araras você não sabe para onde olhar. É uma profusão de aves, cores e beleza!

Logo depois perto da saída para finalizar o passeio pude tirar a minha tão esperada foto com uma Arara Canindé mansinha no meu braço e também experimentei pegar uma jiboia no pescoço. É bem legal o objetivo deste projeto e contato tão próximo com estes animais que visa despertar no visitante a consciência da conservação da natureza.

Foto by Garon Piceli – Que tal pegar uma jiboia mansinha no pescoço?

Finalizo então este Super Post dizendo que este foi um dos passeios mais especiais que tive oportunidade de fazer e recomendo a todos. O Parque das Aves é um projeto incrível de pessoas que realmente se preocupam com a conservação ambiental e amam os animais. É possível perceber como eles são bem tratados lá. Além disso desde que o Parque foi instalado na região há um trabalho para recuperar a vegetação que estava degradada e nestes 15 anos já foram plantadas mais de 4 mil árvores.

Se você gosta de natureza e de animais certamente vai se impressionar e se emocionar com este local!

SAIBA MAIS

As 5 amigas abaixo e também Blogueiras que estiveram comigo lá no BlogTurFoz fizeram também posts maravilhosos contando sobre suas experiências nesta maravilha de lugar.

Confira o da Alexandra do Destemperadinhos que indica o passeio a crianças de todas as idades e se refere ao Parque como a “Disney da Natureza”: http://www.destemperados.com.br/destemperadinhos/2012/03/parque-das-aves-foz-do-iguacu/

Tem post também da Anna do Blog Finestrino http://finestrino.com.br/2012/03/parque-das-aves/

da Bia do Viaje no Detalhe: http://www.viajenodetalhe.com.br/2012/03/parque-das-aves-foz-do-iguacu/,

da Clarissa do Viagem e Viagens: http://www.viagemeviagens.com/?s=parque+das+aves&submit=

e da Vivian do Dicas de Viagem: http://www.blogdicasdeviagem.com/2012/04/um-voo-pelo-parque-das-aves-em-foz-do.html

Participaram do 2º BlogTurFoz de 13 a 18 de Março de 2012

Os Blogueiros – Alexandra Aranovich (Destemperadinhos e Café Viagem), Anna Martinelli (Finestrino), Beatriz Mignolo (Viaje no Detalhe), Cidilan da Apresentação (Se Pluga no Mundo), Clarissa Comim (Viagem e Viagens), Daniella Mendes (Dicas e Turismo), Gleiber Oliveira (Andarilhos do Mundo), Jonathan Pádua (Eu Vou de Mochila), Luiz Jr (Boa Viagem), Marcos Coqs (Blog Viajão), Maurício Oliveira (Aventureiros), Monique Ribeiro (Diário Radical), Roberta Martins (Territórios) e Vivian Dornelles (Dicas de Viagem)

Realização: Trilhas e Aventuras e Loumar Turismo em Foz do Iguaçu
Patrocínio: Hotel Bella Italia e Itaipu Binacional
Apoio: Gol Linhas Aéreas Inteligentes

Os Parceiros – Churrascaria Rafain Show – CityTour Histórico – Hotel Águas do Iguaçu – Restaurante Bufalo Branco – Cataratas do Iguaçu – Trilha do Poço Preto – Macuco EcoAventura – Restaurante Porto Canoas – Parque das Aves – Cataratas Argentina – Iguazú Argentina – Restaurante La Selva – Gran Aventura – Iguassu Jungle Explorer – Shopping Del Este – SAX Department – Dutty Free Shop Argentina – Restaurante El Quincho Del Tio Querido – Rafain Chopp – Woods – Cataratas JL Shopping

Apoiadores – MolecoPulp EdiçõesZupper

Dica: Saiba mais sobre o Projeto BlogTur e leve essa Ação de Marketing de Turismo para promover o seu destino nas mídias sociais. Acompanhe o evento pelo Twitter através da Hashtag #BlogTurFoz e as atualizações na Fanpage do BlogTur no Facebook.

Mais de Monique Bianchi

Alma Paulista desbravando São Paulo

Há cerca de dois meses eu e mais cinco blogueiros de viagem...
Leia Mais

3 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *