Conhecendo a Usina de Itaipu através do Circuito Especial

Foto by Maurício Oliveira - Atentos olhando para o painel de fotos históricas

Confesso que a Usina de Itaipu era um dos lugares que mais estava curiosa para conhecer na minha viagem à Foz , durante o BlogTurFoz pois realmente não sabia muito o que esperar deste passeio!

Se as Cataratas são uma das maiores maravilhas da Natureza, que tal então visitar uma das maiores obras do engenho humano? Sim, um passeio pela Usina de Itaipu pode proporcionar grandes surpresas e certamente será um passeio inesquecível no qual você sairá de lá tendo absorvido muito conhecimento e claro sabendo porque a Usina de Itaipu é um motivo de grande orgulho para nós brasileiros.

Eu e alguns dos blogueiros nos divertindo no Passeio pela Itaipu Binacional
Foto by Maurício Oliveira- Blogueiros na Abbey Road da Itaipu 🙂

Uma das coisas que mais me impressionou foi que a Usina de Itaipu é um verdadeiro Complexo Turístico. Eles são extremamente preparados para receber turistas brasileiros e de qualquer parte do mundo, oferecendo diversos tipos de passeio e contando com guias especializados com fluência em vários idiomas.

É muito mais fácil planejar viagens com o Me Joguei no Mundo!
Utilize os links dos nossos afiliados logo a seguir para conseguir descontos em hospedagens, seguro viagem, ingressos e muito mais!

. É  a Maior Usina Hidrelétrica do Mundo em geração de energia

.É comparada às maiores obras do mundo em todos os tempos como o Canal do Panamá, o Eurotúnel, a Torre Eiffel e as Pirâmides do Egito

. A maior Geradora de Energia Limpa e Renovável do Planeta

.A Usina de Itaipu é um empreendimento binacional desenvolvido pelo Brasil e pelo Paraguai no Rio Paraná, na fronteira entre os 2 países

Foto by Maurício Oliveira

O passeio que eu e os Blogueiros do BlogTurFoz tivemos a oportunidade de fazer chama-se Circuito Especial que é a mais completa das visitas e consiste num passeio pela estrutura externa e interna da Usina, desde a Sala Central de Comando, até o Vertedouro, os condutos que direcionam água para o interior das turbinas e o mais impressionante, descer até às turbinas que estão em pleno trabalho de geração de 700 megawatts cada uma, energia suficiente para abastecer uma cidade com 2,5 milhões de residências. Foi uma verdadeira aventura!

No início do passeio assistimos a um Vídeo Institucional que contou um pouco da história da construção da Usina, um teaser do que viríamos conhecer ao vivo!
Nosso transporte durante o Passeio pelas áreas externas de Itaipu
Foto by Maurício Oliveira – Galera de Blogueiros dentro do ônibus turístico!

Tudo isso com um guia especializado que nos acompanha  o tempo todo no trajeto explicando e fornecendo informações valiosas sobre o funcionamento e curiosidades históricas sobre esta imensa obra.

Acompanhe abaixo as paradas presentes neste passeio:

1ª parada – Estação Mirante Central e Painel do Poty

O visitante tem a visão panorâmica da barragem e do vertedouro. E conhece um painel em azulejos que retrata cenas marcantes da época da construção de Itaipu, composto pelo artista paranaense Poty Lazzarotto.

Foto by Maurício Oliveira – Atentos olhando para o painel de fotos históricas
No dia em que visitamos o Vertedouro não estava aberto, uma pena!

2ª parada – Estação Barragem de Concreto

No alto da barragem onde estão localizadas as comportas de captação de água para as unidades geradoras, tem-se uma visão privilegiada do reservatório da usina e do Rio Paraná, que segue seu curso.

3ª parada – Estação Catedral

Já no interior da barragem, o visitante descobre a arquitetura côncava, similar a de uma catedral. Passa, ainda, ao lado de condutos (enormes “tubos” brancos) por onde escoam até 700 mil litros de água por segundo, ou metade da vazão das Cataratas do Iguaçu em cada um deles. E conhece o antigo leito do Rio Paraná.

4ª parada – Estação Edifício da Produção

Neste edifício estão os equipamentos que mantêm a usina em operação, inclusive as unidades geradoras. Os visitantes têm a oportunidade de observar o eixo de uma turbina em atividade.

Foto by Mauricio Oliviera- Blogueiros atentos à explicação no interior da Usina
Foto by Maurício Oliveira – Minutos antes de descer para ver uma das turbinas da Usina em atividade !
Foto by Maurício Oliveira- Aee! Na frente de uma das turbinas geradoras de energia de Itaipu! Vocês não fazem ideia de como é quente e barulhento lá embaixo!

5ª parada – Estação Sala de Comando Central

Aos olhos do visitante, técnicos controlam a operação da usina por meio de computadores e painéis eletrônicos. Uma faixa amarela no chão da sala representa a fronteira entre Brasil e Paraguai. A divisão é apenas simbólica, já que a usina pertence aos dois países.

Foto by Maurício Oliveira – Sala de Controle

6ª parada – Estação Canal de Fuga

Deste ponto, observa-se a água que passou pelas turbinas retornar ao Rio Paraná, seguindo seu curso natural.

7ª parada – Estação Galeria

Trabalhadores que andam de bicicleta ou carrinhos elétricos dão a dimensão dessa galeria, que possui 1 km de extensão. Pode-se visualizar as tampas das 20 unidades geradoras.

Foto by Clarissa Comin – Todos os Blogueiros na Usina de Itaipu

Pude perceber e vislumbrar que são muitas as atrações e projetos envolvidos em todo o Complexo da Itaipu Binacional.

Um deles, o qual tive a oportunidade também de experimentar foi o passeio de Carro Elétrico pelo Complexo, e inclusive já expliquei tudo aqui neste post: https://mejogueinomundo.com/2012/04/321-acelera-andando-de-carro-eletrico-na-usina-de-itaipu/

Outra coisa que também achei muito legal foi saber que no Canal Itaipu, que é um trecho de 430 metros, pertencente ao Canal da Piracema é um local que foi preparado especialmente par a prática de atividades esportivas, como a canoagem de rodeio, rafting e slalom e segundo a Confederação Brasileira de Canoagem, esse trecho é considerado um dos melhores do mundo para a prática desses esportes.Demais isso não? Inclusive em 2007, o Canal Itaipu abrigou o Campeonato Mundial de Slalom, competição seletiva para as Olimpíadas de Pequim.

Fonte: http://jie.itaipu.gov.br – A pista do Canal Itaipu é considerada uma das melhores do mundo para a prática da canoagem slalom
Foto by http://jie.itaipu.gov.br – Atleta no Canal de Itaipu.

Acho que dá para chegar à conclusão de que 1 dia não é suficiente para explorar e conhecer tudo o que é realizado no Complexo de Itaipu certo? Eu mesma não vejo a hora de voltar e poder fazer os outros passeios como o Kattamaram, um passeio inesquecível pelo lago de Itaipu.

Este foi o passeio mais intenso entre todos os dias que estivem em Foz e não poderia deixar de recomendar a todos. Agora, fiquei realmente bem curiosa para acompanhar de perto um dos Campeonatos de esportes de aventura que rolarão no Canal de Itaipu!

Ficou curioso, olhem esta matéria! http://jie.itaipu.gov.br/print_node.php??secao=turbinadas1&nid=23502

Agradeço a oportunidade de ter feito este passeio e por toda a receptividade que os funcionários da Itaipu tiveram conosco. Foi um verdadeiro show de profissionalismo, mais um motivo para se orgulhar de uma atração tão boa e que atrai cada vez mais brasileiros e turistas estrangeiros curiosos em conhecer a famosa Itaipu!

Funcionamento

Todos os dias às 8h, 8h30, 10h, 10h30, 13h30, 14h, 15h30 e 16h.
Duração: aprox. 2h30

Valores

R$ 56,10 (Integral)

R$ 28,05 (Meia entrada)

Você pode comprar o ingresso pelo site abaixo:

https://www.turismoitaipu.com.br/pt/atracoes/circuito-especial

Por questões de segurança em área industrial, essa atração é restrita a maiores de 14 anos.

  • É obrigatório o uso de calçados fechados, sem salto, e de roupas com comprimento abaixo do joelho.
  • Recomenda-se a compra antecipada, pois o passeio tem vagas limitadas a 25 lugares por horário.
  • O vertedouro só abre de acordo com a operação da usina

Consulte a Loumar Turismo antes de fechar o seu passeio pois eles oferecem ótimas condições que incluem transporte de ida e volta à Usina.

Veja aqui: http://www.loumarturismo.com.br/transporte-em-foz-do-iguacu.html

Além da opção de transporte, eles também fazem pacotes que incluem este e outros passeio por Foz, o que realmente vale à pena, além de que o serviço oferecido por eles é de alta qualidade , testado e aprovado por mim mesma!

Confira: http://www.loumarturismo.com.br/pacotes-destinos-iguassu-em-foz-do-iguacu.html

Acompanhe o Diário Radical também pelas Redes Sociais:

FACEBOOK —> https://www.facebook.com/diarioradical

TWITTER—–>http://twitter.com/#!/DIARIORADICAL1

YOUTUBE—->http://www.youtube.com/diarioradicalblog

blog diario radical, o blog de turismo e esportes radicais

Participaram do 2º BlogTurFoz de 13 a 18 de Março de 2012

Os Blogueiros – Alexandra Aranovich (Destemperadinhos e Café Viagem), Anna Martinelli (Finestrino), Beatriz Mignolo (Viaje no Detalhe), Cidilan da Apresentação (Se Pluga no Mundo), Clarissa Comim (Viagem e Viagens), Daniella Mendes (Dicas e Turismo), Gleiber Oliveira (Andarilhos do Mundo), Jonathan Pádua (Eu Vou de Mochila), Luiz Jr (Boa Viagem), Marcos Coqs (Blog Viajão), Maurício Oliveira (Aventureiros), Monique Ribeiro (Diário Radical), Roberta Martins (Territórios) e Vivian Dornelles (Dicas de Viagem)

Realização: Trilhas e Aventuras e Loumar Turismo em Foz do Iguaçu
Patrocínio: Hotel Bella Italia e Itaipu Binacional
Apoio: Gol Linhas Aéreas Inteligentes

Os Parceiros – Churrascaria Rafain Show – CityTour Histórico – Hotel Águas do Iguaçu – Restaurante Bufalo Branco – Cataratas do Iguaçu – Trilha do Poço Preto – Macuco EcoAventura – Restaurante Porto Canoas – Parque das Aves – Cataratas Argentina – Iguazú Argentina – Restaurante La Selva – Gran Aventura – Iguassu Jungle Explorer – Shopping Del Este – SAX Department – Dutty Free Shop Argentina – Restaurante El Quincho Del Tio Querido – Rafain Chopp – Woods – Cataratas JL Shopping

Apoiadores – MolecoPulp EdiçõesZupper

Dica: Saiba mais sobre o Projeto BlogTur e leve essa Ação de Marketing de Turismo para promover o seu destino nas mídias sociais. Acompanhe o evento pelo Twitter através da Hashtag #BlogTurFoz e as atualizações na Fanpage do BlogTur no Facebook.

Mais de Monique Bianchi

Seguro de Viagem, precisa mesmo?

Quem está acostumado a viajar sabe que imprevistos acontecem e por isso...
Leia Mais

4 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *