Andando de carro elétrico na Usina de Itaipu.

Foto by Maurício Oliveira - dirigindo o Veículo Elétrico em Itaipu

3,2,1 Aceleraaa! Isso mesmo! Um dos passeios mais recentes que a Itaipu Binacional está oferecendo é a possibilidade de fazer um Test Drive num Veículo Elétrico.

passeio-carro-eletrico-em-itaipu

Você conhece o gigantesco Complexo de Itaipu a bordo de um veículo que certamente estará nas ruas num futuro bem próximo pois é considerado um carro 100% ecológico que não emite poluentes e utiliza energia limpa de baixo custo e renovável, neste caso proveniente da própria usina hidrelétrica.

dirigindo o Veículo Elétrico em Itaipu
Foto by Maurício Oliveira - dirigindo o Veículo Elétrico em Itaipu

Este passeio foi aberto ao público em janeiro deste ano e é uma ótima oportunidade de andar no primeiro carro elétrico produzido no Brasil além de entender as alternativas que temos para a utilização de combustíveis fósseis derivados do petróleo.

Os veículos elétricos disponíveis para Turismo na Itaipu Binacional são frutos de um projeto entre a Itaipu, a Kraftwerke Oberhasli (KWO),controladora de hidrelétricas suíças e a montadora Fiat, além de empresas de tecnologia, concessionárias de energia elétrica e instituições de pesquisa do Brasil, Paraguai e Suíça.

É muito mais fácil planejar viagens com o Me Joguei no Mundo!
Utilize os links dos nossos afiliados logo a seguir para conseguir descontos em hospedagens, seguro viagem, ingressos e muito mais!
O veículo elétrico utilizado no passeio: Fiat Palio Weekend
O veículo elétrico utilizado no passeio: Fiat Palio Weekend

O circuito do test drive tem 20,4 quilômetros, com saída do Centro de Recepção de Visitantes (CRV) e passagem pelo Canal da Piracema, Mirante do Vertedouro, Mirante central, cota 144 (ao lado dos condutos forçados), cota 225 (no alto da barragem) e Barragem de Enrocamento. A duração do passeio é de uma hora, com três paradas. Antes de embarcar no VE, os visitantes também poderão assistir ao vídeo institucional da usina.

Primeira parada durante o percurso com o Veículo Elétrico em Itaipu - Canal da Piracema
Primeira parada durante o percurso com o Veículo Elétrico em Itaipu - Canal da Piracema

O valor do passeio é de R$150,00 mas podem ir até 3 pessoas no carro mais um monitor funcionário de Itaipu. O turista deverá portar Carteira Nacional de Habilitação (CNH), dentro do prazo de validade, e assinar um termo de responsabilidade. Monitores acompanham toda a visita, com orientações sobre a condução do veículo, normas de segurança, e também sobre Itaipu, o Projeto VE e as ações ambientais promovidas pela usina.

As visitas acontecem às 9h, 10h, 14h e 15h (os horários poderão ser ampliados, conforme a demanda). Mas é importante agendar com antecedência o passeio – o telefone é     0800-645-4645      .

No carro estava eu, o Maurício do Trilhas e Aventuraso Luiz do Blog Boa Viagem e mais o funcionário da Itaipu.

A primeira coisa que observamos e nos surpreendemos foi o fato de que ao ligar o carro ele não emite nenhum som, extremamente silencioso inclusive durante o percurso também. Já é uma grande diferença e vantagem pois o motor elétrico não produz ruído.

Bateria do carro elétrico - passeio turístico em Itaipu
Bateria do carro elétrico - passeio turístico em Itaipu

O modelo de carro disponível na Usina é um Fiat Palio Weekend automático, chegando à velocidade máxima de 110 km/h porém os modelos utilizados para o passeio turístico dentro da Usina, possuem uma limitação de velocidade em 60 km/h que é a velocidade permitida no local.

O veículo elétrico não utiliza nenhum tipo de combustível mas sim uma bateria elétrica que fica no porta-malas e é carregada em terminais dentro da própria hidrelétrica.  Leva-se 8 horas para carregar a bateria em 100% caso o veículo esteja totalmente descarregado e o giro médio desses veículos equivale a 110 km, o que pode variar dependendo das condições como velocidade e ar condicionado que podem interferir no consumo. Mas já existem pesquisas para aumentar a autonomia da bateria e diminuir o tempo de recarga.

no meu momento de dirigir e testar o Veículo Elétrico
Foto by Maurício Oliveira - no meu momento de dirigir e testar o Veículo Elétrico
monitor-plataforma-recarregar-bateria-carro-eletrico
Monitor do passeio nos explicando como carregar o Veículo Elétrico

Nós 3 nos revezamos na direção para experimentar o carro durante o percurso. Descobrimos como o carro é carregado num ponto de abastecimento, onde é ligado a uma tomada. Mas para entender melhor indico você ler este post que o Marcos Coqs, meu amigo do Blog Viajão e também participante do BlogTurFoz fez sobre como carregar o veículo elétrico: http://www.viajao.com/2012/03/19/carregando-o-carro/

Nós, blogueiros felizes pulando em uma das paradas do passeio, o Vertedouro
Nós, blogueiros felizes pulando em uma das paradas do passeio, o Vertedouro

Ficamos impressionados com o fato de já possuirmos aqui no Brasil esta tecnologia e saber que no Complexo de Itaipu estão sendo realizados diversas Pesquisas e Testes para viabilizar o uso deste carro no futuro. Pelo menos na Usina, já foram produzidos cerca de 50 protótipos, o que se caracteriza como a maior linha de montagem de carros elétricos do País. Estes protótipos estão sendo utilizados para transporte interno dos funcionários além dos passeios turísticos oferecidos. Um dos modelos novos em desenvolvimento é o Novo Uno Ecology que terá performance superior ao Fiat Palio Weekend pois terá uma bateria de maior potência.

Este realmente é um passeio que indico e que vale muito à pena pois conseguimos ver de perto na prática uma amostra de desenvolvimento tecnológico e preocupação com o meio ambiente andando juntos, além de que dirigir um carro elétrico ainda é uma experiência inédita para todos nós brasileiros. Adorei e faria novamente e indico a todos que irão ou estão planejando uma visita a Foz do Iguaçu!

blogueiros na itaipu binacional - blogturfoz
Foto by Maurício Oliveira -BLOGUEIROS: Luiz do Blog Boa Viagem, eu (Monique), Clarissa do Viagem e Viagens, Maurício do Trilhas e Aventuras, Vivian do Dicas de Viagem e Cidilan do Se Pluga no Mundo
Passeando de Veículo Elétrico pela Usina de Itaipu
Passeando de Veículo Elétrico pela Usina de Itaipu

Participaram do 2º BlogTurFoz de 13 a 18 de Março de 2012

Os Blogueiros – Alexandra Aranovich (Destemperadinhos e Café Viagem), Anna Martinelli (Finestrino), Beatriz Mignolo (Viaje no Detalhe), Cidilan da Apresentação (Se Pluga no Mundo), Clarissa Comim (Viagem e Viagens), Daniella Mendes (Dicas e Turismo), Gleiber Oliveira (Andarilhos do Mundo), Jonathan Pádua (Eu Vou de Mochila), Luiz Jr (Boa Viagem), Marcos Coqs (Blog Viajão), Maurício Oliveira (Aventureiros), Monique Ribeiro (Diário Radical), Roberta Martins (Territórios) e Vivian Dornelles (Dicas de Viagem)

Realização: Trilhas e Aventuras e Loumar Turismo em Foz do Iguaçu
Patrocínio: Hotel Bella Italia e Itaipu Binacional
Apoio: Gol Linhas Aéreas Inteligentes

Os Parceiros – Churrascaria Rafain Show – CityTour Histórico – Hotel Águas do Iguaçu – Restaurante Bufalo Branco – Cataratas do Iguaçu – Trilha do Poço Preto – Macuco EcoAventura – Restaurante Porto Canoas – Parque das Aves – Cataratas Argentina – Iguazú Argentina – Restaurante La Selva – Gran Aventura – Iguassu Jungle Explorer – Shopping Del Este – SAX Department – Dutty Free Shop Argentina – Restaurante El Quincho Del Tio Querido – Rafain Chopp – Woods – Cataratas JL Shopping

Apoiadores – MolecoPulp EdiçõesZupper

Dica: Saiba mais sobre o Projeto BlogTur e leve essa Ação de Marketing de Turismo para promover o seu destino nas mídias sociais. Acompanhe o evento pelo Twitter através da Hashtag #BlogTurFoz e as atualizações na Fanpage do BlogTur no Facebook.

Mais de Monique Bianchi

Conhecendo o Bairro de Santa Teresa no Rio de Janeiro

O bairro de Santa Teresa é um lugar único e muito interessante...
Leia Mais

5 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3,2,1 Aceleraaa! Isso mesmo! Um dos passeios mais recentes que a Itaipu Binacional está oferecendo é a possibilidade de fazer um Test Drive num...
" />