Street Art em Curitiba

grafite centro curitiba

Estava passeando pelo Centro Histórico junto com os blogueiros do Curitiblogando e foi quando perguntei a eles como era a cena de street art na cidade, porque até então não havia visto muitos exemplos. Não deu nem 10 minutos e trombamos com dois grafiteiros pintando um muro na entrada da Galeria Júlio Moreira no Largo da Ordem. O desenho estampado era uma imagem do poeta Paulo Leminski com um trecho de um de seus poemas. Depois fiquei sabendo que a arte era uma homenagem ao dia em que Leminski completaria 69 anos. Os artistas responsáveis foram Michael Davis e João Marcos.

grafite leminski galeria julio moreira

grafite leminksi galeria julio moreiraAchei bem legal poder ver ao vivo uma ação dessas, mas houve outros exemplos.

grafite centro curitiba


Não se esqueça de adquirir um Seguro de Viagem/Assistência de Viagem! Algo que possui um baixo investimento e pode evitar diversos problemas que poderiam causar stress à sua viagem. Recomendamos fazer a cotação no comparador de preços da Seguros Promo que trabalha somente com as melhores seguradoras e oferece diversos descontos. Parcele em até 12x e garanta mais 5% de desconto usando o código do blog: MEJOGUEINOMUNDO5

Caminhando um pouco mais chegamos à Rua São Francisco, um grande exemplo de como a arte urbana pode contribuir para melhorar o aspecto de uma cidade. Durante o processo de revitalização desta rua que fica no Setor Histórico da cidade, as portas de aço dos estabelecimentos comerciais ganharam cada uma, uma arte diferente. A região estava decadente devido ao consumo de drogas no local, então a Associação Comercial do Paraná em parceira com a Prefeitura começaram a estruturar esta ação dos grafites que foi executada pela produtora de arte Mucha Tinta. Vários artistas foram convidados a ilustrar nas portas dos comércios seus desenhos, utilizando como inspiração o tema: Memórias e Histórias de Curitiba.

grafites rua são francisco curitiba

revitalização rua são francisco curitiba

Entre os desenhos distintos, que só podem ser vistos quando o comércio está fechado, há a imagem do santo que dá nome à rua.


Para a cotação e reserva de Hotéis aos melhores preços recomendamos a Booking.com. Leia as reviews de outros hóspedes e pague a sua estadia apenas quando chegar ao hotel.

grafites rua são francisco curitiba

Muito agradável passear por essa rua que acabou se tornando um ponto turístico e sempre há pessoas apreciando ou tirando fotos com os grafites. Essa ação me lembrou bastante o caso da Escadaria Selarón em Santa Teresa no Rio de Janeiro ou até mesmo o Beco do Batman em São Paulo.

Outra ação muito interessante e que me chamou a atenção na cidade foi o Galpão Thá Cultural. O local foi criado em abril deste ano por uma incorporadora de imóveis, durante a fase de lançamento de um empreendimento. O diferencial foi transformar o local em um ambiente aberto ao público, que recebeu oficinas, shows, intervenções artísticas e encontros culturais. Uma ação até então inédita! Por sorte tive chance de conhecer, pois na semana seguinte o local já encerraria as suas atividades.

galpão tha cultural curitiba

galpao tha cultural curitiba

galpao tha cultural curitiba4

galpao tha cultural curitiba4

Estes foram só alguns dos exemplos de ações culturais e de street art que encontrei em Curitiba em apenas uma tarde, imagina se fosse explorar mais a fundo? Com certeza iria encontrar muita coisa legal! E você, tem alguma dica bacana relacionada à street art na cidade? Compartilha aí nos comentários! 🙂

Cadastre seu email e receba nossos posts gratuitamente:

Delivered by FeedBurner
curitiblogando

Participaram da 2º edição do Curitiblogando que ocorreu entre 16 e 18 de agosto de 2013: Anna Martinelli e Mariana Fachin (Finestrino), Marcos Coqs e Amanda Malucelli (Viajão), Carol Moreno (Mochilão Trips), Beta Rodrigues e Dea Sales (Férias de Mochila), Robson Franzói (Um Viajante), Natasha Schiebel e João Guilherme Brotto (Pra Ver em Londres), Simone Jung e Hiroshi Homma (Flashes de Viagem), Leidinara Batista (Férias Now), Fernanda Souza (Preciso Viajar),Jr Caimi (Tip Trip Viagens), Cristiane Tomasi (Carpe Diem). Blogueiros convidados: Lilian Brandão e Helder Ribeiro (Nerds Viajantes), Monique Ribeiro (Diário Radical) e Tatiana Dornelle  v bs (Destino Mundo Afora).

A organização das atividades do segundo encontro dos blogueiros contou com os seguintes patrocinadores: Mala ProntaFlex Câmbio; com o apoio do Curitiba Região e Litoral Convention & Visitors Bureau e da Página 1 Comunicação e com os colaboradores Mercearia BresserBaggio Pizzaria e FocacceriaArtesalino Café e Bistro,TAJ BarCupcake CompanyKnock Knock HostelLafort,  Pulp EdiçõesKuritbikeMON – Museu Oscar NiemeyerMuseu Holocausto e Hotel CWB Express.  

You Might Also Like

2 Comments

  • Reply jr Caimi 30 de setembro de 2013 at 12:34 PM

    Que show!!! Os grafites são muita massa mesmo e e passeio deste dia foi muito legal e a companhia também.

    • Reply monyque_ribeiro 30 de setembro de 2013 at 9:44 PM

      Opa, foi mesmo Júnior! Curti bastante este passeio e este lado de Curitiba com a companhia de vocês! 😉

    Leave a Reply