Um passeio pelo Balneário Municipal de Bonito

Nadando com piraputangas
Um dia ensolarado no Balneário Municipal de Bonito

 

Como citei no guia que elaborei para planejar uma viagem a Bonito, o Balneário Municipal é uma ótima pedida entre os passeios!

No primeiro dia em Bonito não tínhamos nenhum passeio agendado então tínhamos algumas opções de passeios livres que não têm a necessidade de guias, como:

.Balneário Municipal

.Balneário do Sol

É muito mais fácil planejar viagens com o Me Joguei no Mundo!
Utilize os links dos nossos afiliados logo a seguir para conseguir descontos em hospedagens, seguro viagem, ingressos e muito mais!

.Praia da Figueira

Acabamos optando então pelo Balneário Municipal por ser mais próximo do centro da cidade, cerca de 7 km e também por possuir rios onde poderíamos nadar com os peixes. Nada melhor para um dia de calor lá pelos 35 ou 36 graus como estava!

Thereza e eu na entrada do Balneário Municipal

Chegamos lá cedo por volta das 9 da manhã! Estava um sol tremendo e nos impressionamos à primeira vista com a cor esverdeada das águas do Rio Formoso, como piscinas naturais.

Apesar de muito calor, a água estava gelada! Admito que a princípio estava com um certo receio dos peixes, mas logo me acostumei com as piraputangas e depois até queria que elas se aproximassem para tirar mais fotos!

Foto by Jason Franco – Nadando com piraputangas

Conseguimos muitas fotos bacanas e o dia estava bem propício para fotos pois o sol iluminava as águas e deixava a sua cor ainda mais bonita. Fizemos um videozinho também. Este abaixo é de autoria do Jason Franco:

No final do dia ainda fomos presenteados com a presença de uma arara vermelha linda! Conseguimos tirar algumas fotinhas antes dela sair voando!

No dia anterior havíamos pego o telefone do taxista Orlando que encontramos próximo à Praça das Piraputangas e ele nos buscou na pousada fazendo a ida e volta do trecho até o Balneário que são 14 km (ida + volta)por 40 reais. Detalhe é que ele só pediu o pagamento na volta. Isso é que é confiança. Depois na volta ligamos pra ele e em 10 ou 15 minutos ele já estava lá no Balneário para nos buscar!

A entrada foi no valor de 15 reais por pessoa. Um preço bom porque o Balneário tem estrutura para você passar o dia todo lá se quiser. Pagamos este preço em plena alta temporada mas parece que agora o valor cobrado está sendo de 20 reais.

O Balneário Municipal é administrado pela prefeitura da região e além do Rio Formoso de águas cristalinas que permitem nadar junto com os peixes, dispõe também de uma quadra de areia para vôlei e outra para futebol, além de 2 restaurantes e lanchonetes. Conta também com banheiros e chuveiros.

Depois de tanto nadarmos com os peixes, a fome apertou e fomos almoçar. Sentamos numa mesa improvisada debaixo de uma árvore e fomos olhar o cardápio. Pra mim que sou vegetariana essa sempre é uma parte apreensiva, mas também não sou tão fresca, tendo arroz, feijão e salada fico feliz!

Pedimos uma opção de prato feito que servia 2 pessoas, que tinha o peixe como prato principal e acompanhava arroz, feijão, salada, macarrão, mandioca e batata!!! Depois fomos perceber que em Bonito é comum isso de misturar o arroz e feijão com macarrão e ainda complementar com batatas e mandioca frita!

Meu namorado e meu casal de amigos aproveitaram para experimentar iscas de jacaré empanadas. A carne de jacaré é oferecida em muitos restaurantes de Bonito e possui um preço alto. Eles não gostaram muito, disseram que parecia frango mas um pouco mais duro!

Até a comida chegar intercalamos algumas cervejas com caipirinhas que estavam ótimas!

Aprovamos o almoço servido no Balneário !

  • Chegue cedo principalmente se estiver em alta temporada para aproveitar as águas do Rio Formoso com tranquilidade;
  • Leve uma câmera subaquática ou alugue uma pois as águas do Rio Formoso são realmente muito cristalinas e permitem muitas fotos bacanas principalmente com os peixes;
  • Indico este passeio para ser feito antes das flutuações caso você tenha um certo receio dos peixes, pois neste lugar como não existe a necessidade de guias, você terá o tempo que quiser para ir se acostumando com a presença dos peixes até ficar totalmente á vontade;
  • Compre ração para os peixes vendida próximo às lanchonetes e se divirta vendo eles se jogarem uns por cima dos outros para pegar a comida;
  • Se você não sabe nadar ou prefere ficar mais à vontade, alugue um colete salva-vidas disponível no local;
  • Leve snorkel e máscara de mergulho para visualizar os peixes;
Caso esteja em Bonito ou pensando em ir para lá, reserve um dia para conhecer o Balneário Municipal que você não irá se arrepender!

ÌNDICE DE POSTS SOBRE BONITO

1- Dicas para planejar a sua viagem a Bonito: fiz um Mini Guia com diversas informações úteis sobre a cidade, principais passeios,  opções de hospedagem, melhor época de visita e muito mais.

2- Um passeio pelo Balneàrio Municipal de Bonito: um dos passeios mais econômicos em Bonito e nem por isso deixa de ser especial. É possível passar o dia no Balneàrio, nadar nos rios com cristalinos com peixes, almoçar e experimentar a famosa carne de jacaré.

3- O passeio de bote pelo Rio Formoso: era para ser um Rafting (na minha cabeça) mas é mais um passeio de bote sem muita emoçao, mas bem divertido, especialmente se você està em família ou amigos.

4- A incrìvel Fazenda do Rio do Peixe – parte 1 – Araras: a Fazenda do Rio do Peixe é um dos passeios de fazenda disponìveis na cidade de Bonito e eu nao me arrependi nenhum minuto de tê-lo escolhido. Nesse post conto um dos principais motivos para ter gostado tanto da experiência, o contato com diversas araras domesticadas. Se você quer tirar fotos com araras esse é o local!

5- Fazenda do Rio do Peixe – Parte 2 – Cachoeiras : Além da interatividade com araras o passeio pela Fazenda do Rio do Peixe inclui também muita natureza com trilhas que passam por diversos rios e cachoeiras e claro que podemos no jogar em algumas delas!

6- o Buraco das Araras : Esse passeio acaba sendo bem famoso por ficar bem próximo ao Rio da Prata, conhecido por ser reduto de araras, mas jà adianto que precisa de sorte para poder vê-las aos montes e de perto. Mas o lugar por si sò é incrível!

7-Flutuando no Rio da Prata em Bonito: Nao é à toa que esse é um dos principais passeios de Bonito! O passeio de flutuação pelo Rio da Prata é uma experiência inesquecível, mesmo sob uma chuva tremenda, o que foi o meu caso!

8-Gruta do Lago Azul em Bonito : um dos passeios mais baratos de Bonito e um dos mais especiais na minha opinião. Uma gruta gigantesca de incrível profundidade e que possui um lindo e misterioso lago de cor azul no seu interior.

9-Projeto Jiboia em Bonito: um Projeto Educativo que procura passar mais informações sobre as jibóias e conscientizar a todos sobre a sua importância na natureza. Ao final da palestra sois convidados a interagir com as cobras e tirar fotos.

10- Reveillon em Bonito: como é passar esta época em Bonito.

Links ùteis:

Para pesquisar e reservar Hoteis em Bonito: Booking.com (Faça uma simulaçao abaixo)

Para alugar carro em Bonito: RentalCars (Faça uma simulação abaixo)

Mais de Monique Bianchi

Cinque Terre – Dicas para conhecer as 5 vilas

A região de CinqueTerre é uma das mais pitorescas da Itália composta...
Leia Mais

15 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *