O Buraco das Araras – Jardim – MS

Acesse o site do Buraco das Araras: http://www.buracodasararas.tur.br

Hoje vou falar de um dos passeios de Bonito que mais tinha curiosidade : o Buraco das Araras.

O buraco das Araras é uma dolina de 124m de profundidade e 160m de diâmetro, localizada na Fazenda Alegria e que hoje se consolidou como um local para contemplação de aves, principalmente as Araras Vermelhas que são a maioria na região.

Imaginem uma enorme cratera cercada de vegetação e que serve de habitat natural para as Araras Vermelhas que constroem seus ninhos nas fendas da pedra e dão espetáculos de beleza, exibindo suas lindas cores voando de um lado para o outro da cratera, produzindo seus sons característicos.

É bem difícil conseguir tirar fotos pois elas passam voando muito rápido e é preciso ter uma bom zoom na câmera. O Jason, nosso amigo, conseguiu fazer um pequeno vídeo no momento da aparição de algumas araras, veja só:

É muito mais fácil planejar viagens com o Me Joguei no Mundo!
Utilize os links dos nossos afiliados logo a seguir para conseguir descontos em hospedagens, seguro viagem, ingressos e muito mais!

 

Vista aérea Buraco das Araras – Fonte: http://www.planetaorgulho.com

A história do Buraco das Araras é muito curiosa, e tivemos a chance de ouvir parte dela pelo Senhor Modesto Sampaio, proprietário da Fazenda e responsável por transformar este local próprio para o Ecoturismo.

Assim que ele comprou a Fazenda, e descobriu que havia um enorme buraco no meio dela, a notícia não foi tão boa pois eles tiveram que cercar todo o local pra evitar que o gado caísse. Com o tempo o local também foi atraindo a curiosidade de pessoas, nem sempre para apreciar a beleza das aves que lá viviam, mas também com outros propósitos como treinar tiros, soltar fogos e demais outra atividades que ameaçaram o local e fez com que as aves fossem espantadas de lá.

Em um dos mirantes

Com o tempo o Senhor Modesto e sua família conseguiram reestabelecer a organização no local, assim como a fauna e flora, recuperando o ambiente e atraindo novamente as araras vermelhas.

A cidade de Bonito que fica bem próxima vinha se consolidando como uma cidade para o EcoTurismo e assim o Buraco das Araras entrou no circuito e recebe muitos turistas que se encantam com a beleza do local.

Para chegar até o Buraco passamos por uma pequena trilha e temos 2 mirantes para observar as aves voando. Nem sempre elas aparecem, mas tivemos sorte de vislumbrar algumas.

Uma coisa que impressiona muito também é que no fundo do Buraco há um lago que é habitado por um casal de jacarés de papo amarelo! Agora ninguém sabe explicar muito bem como eles foram parar lá!

Fomos na parte da manhã fazer este passeio e logo em seguida partimos para o Recanto Rio Da  Prata para almoçar e fazer o passeio mais famoso de Bonito: A Flutuação no Rio da Prata.

Esse fica para o próximo post! Acompanhem 😉

ÌNDICE DE POSTS SOBRE BONITO

1- Dicas para planejar a sua viagem a Bonito: fiz um Mini Guia com diversas informações úteis sobre a cidade, principais passeios,  opções de hospedagem, melhor época de visita e muito mais.

2- Um passeio pelo Balneàrio Municipal de Bonito: um dos passeios mais econômicos em Bonito e nem por isso deixa de ser especial. É possível passar o dia no Balneàrio, nadar nos rios com cristalinos com peixes, almoçar e experimentar a famosa carne de jacaré.

3- O passeio de bote pelo Rio Formoso: era para ser um Rafting (na minha cabeça) mas é mais um passeio de bote sem muita emoçao, mas bem divertido, especialmente se você està em família ou amigos.

4- A incrìvel Fazenda do Rio do Peixe – parte 1 – Araras: a Fazenda do Rio do Peixe é um dos passeios de fazenda disponìveis na cidade de Bonito e eu nao me arrependi nenhum minuto de tê-lo escolhido. Nesse post conto um dos principais motivos para ter gostado tanto da experiência, o contato com diversas araras domesticadas. Se você quer tirar fotos com araras esse é o local!

5- Fazenda do Rio do Peixe – Parte 2 – Cachoeiras : Além da interatividade com araras o passeio pela Fazenda do Rio do Peixe inclui também muita natureza com trilhas que passam por diversos rios e cachoeiras e claro que podemos no jogar em algumas delas!

6- o Buraco das Araras : Esse passeio acaba sendo bem famoso por ficar bem próximo ao Rio da Prata, conhecido por ser reduto de araras, mas jà adianto que precisa de sorte para poder vê-las aos montes e de perto. Mas o lugar por si sò é incrível!

7-Flutuando no Rio da Prata em Bonito: Nao é à toa que esse é um dos principais passeios de Bonito! O passeio de flutuação pelo Rio da Prata é uma experiência inesquecível, mesmo sob uma chuva tremenda, o que foi o meu caso!

8-Gruta do Lago Azul em Bonito : um dos passeios mais baratos de Bonito e um dos mais especiais na minha opinião. Uma gruta gigantesca de incrível profundidade e que possui um lindo e misterioso lago de cor azul no seu interior.

9-Projeto Jiboia em Bonito: um Projeto Educativo que procura passar mais informações sobre as jibóias e conscientizar a todos sobre a sua importância na natureza. Ao final da palestra sois convidados a interagir com as cobras e tirar fotos.

10- Reveillon em Bonito: como é passar esta época em Bonito.

Links ùteis:

Para pesquisar e reservar Hoteis em Bonito: Booking.com (Faça uma simulaçao abaixo)

Para alugar carro em Bonito: RentalCars (Faça uma simulação abaixo)

Mais de Monique Bianchi

Museu do Holocausto em Curitiba

Eu não sabia, mas em Curitiba há o primeiro e único Museu...
Leia Mais

6 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *