Flutuando no Rio da Prata em Bonito – MS

O post de hoje é sobre o famoso passeio de Bonito: Flutuação no Rio da Prata !

Em janeiro deste ano estive em Bonito, Mato Grosso do Sul e fiz alguns posts sobre os passeios, inclusive um Mini Guia para Planejamento de uma Viagem para Bonito, mas ainda não tive tempo de escrever todos os posts específicos… Shame on me…

rio da prata bonito
Foto by Jason Franco

flutuaçao rio da prata bonito

Certamente se você está planejando sua visita para Bonito e faz uma busca por imagens, te asseguro que as primeiras que aparecerão serão relacionadas a este passeio e provavelmente serão aquelas que farão você tomar sua decisão de ir para lá o quanto antes. Foi assim comigo!
Neste passeio você tem uma das melhores oportunidades para tirar fotos espetaculares e fazer desta experiência, símbolo de sua viagem a Bonito. Inclusive tá aí a primeira dica: Compre uma cãmera digital subaquática ou alugue uma com antecedência. Lá mesmo no Recanto Ecológico eles alugam, mas é bom se precaver e alugar antes para inclusive testar a cam. Peguei uma da pousada que eu estava e infelizmente não era tão boa…

rio da prata bonito

É muito mais fácil planejar viagens com o Me Joguei no Mundo!
Utilize os links dos nossos afiliados logo a seguir para conseguir descontos em hospedagens, seguro viagem, ingressos e muito mais!

rio da prata bonito

A Flutuação no Rio da Prata acontece no Recanto Ecológico Rio da Prata, que na verdade fica em Jardim, um município que faz divisa com Bonito.

Cardume de pacus e piraputangas

O Recanto Ecológico Rio da Prata foi eleito a melhor atração turística do Brasil pelo Guia 4Rodas em2008 e 2009 e é considerado um dos melhores passeios de Ecoturismo no Brasil.

rio da prata bonito
Piraputangas no Rio da Prata

Com informações do próprio site do atrativo, o acesso fica na BR 267, Km 512, na Zona Rural de Jardim (MS).
Caso você esteja de carro abaixo estão as formas de como chegar ao Recanto Ecológico Rio da Prata a partir de:
• Bonito: Sair da cidade pela MS178/MS382 (vai passar na frente do Centro de Convenções), seguir pela MS 178 por 50 km até chegar na BR 267, virar a esquerda, sentido Jardim, por mais 2 km, entrar na placa para o Recanto Ecológico Rio da Prata.
• Jardim: Pegar a BR 267 para Porto Murtinho, seguir por 36 km, entrar na placa para o Recanto Ecológico Rio da Prata.
• Campo Grande: Pegar a BR 060 para Sidrolândia, passando por Nioaque até Guia Lopes. Pegar a BR 267 para Jardim, seguir por 36 km, entrar na placa para o Recanto Ecológico Rio da Prata.
Como já citei no Mini Guia para Planejar sua Viagem para Bonito, você pode fechar este passeio com uma Agência que será responsável também pelo transporte.

flutuação rio da prata bonito

Não se esqueça que este é um dos passeios mais procurados e possui quantidade restrita de pessoas por dia, portanto reserve com antecedência.

Abaixo um vídeo que meu amigo Jason Franco filmou nos momentos da Flutuação. Reparem na água cristalina no início, nos peixes que se aproximam e na chuva que começou a cair minutos depois e deixou a água turva.

Prepare-se para muita emoção e para se impressionar com a beleza natural do Rio da Prata que com suas águas cristalinas e diversidade de fauna e flora que fascina a todos.

Chegamos no Recanto Ecológico do Rio da Prata logo após visitar o Buraco das Araras, então fomos almoçar um delicioso almoço típico com gostinho de comida caseira e ficamos aguardando o horário para o início de nosso passeio.
De repente do nada o tempo mudou e começou a chover cabulosamente. Neste momento ficamos todos apreensivos, pois a Flutuação era o nosso principal passeio e só teríamos aquele dia para fazê-lo.
Mesmo assim nos preparamos, colocando as roupas de neoprene e botas especiais cedidas para o passeio. Me impressionei com a organização no local e com os procedimentos pré-passeio.

flutuação rio da prata bonito
Thereza e eu nos preparando para a Flutuação no Rio da Prata
A caminhonete que nos levou até o Rio da Prata
Sendo levadas para a Flutuação no Rio da Prata

Por sorte, a chuva parou no momento de saída do nosso grupo, mas tivemos uma pequena mudança no percurso que deveria se iniciar com uma trilha de aproximadamente 2 km que nos levaria até o ponto inicial do passeio e ao invés disso, diante da possibilidade de uma nova chuva, fomos levados por uma caminhonete até o Rio em cerca de 10 minutos ou menos. Sei que perdemos a trilha e a chance de visualizar alguns pássaros e demais animais da região, mas naquele momento foi a melhor coisa, pois além de economizarmos tempo, a ansiosa aqui já estava roendo todas as unhas e não via a hora de entrar naquele rio! 😛

Este é o Guia Azaleia que nos acompanhou neste passeio e em outros por Bonito! Recomendamos!

Antes de começar o passeio, o guia explica que existe à disposição coletes que podem ser usados ou não durante a flutuação. Não acredito que seja extremamente necessário mas como uma das regras é não tocar o pé no chão no rio, pode te ajudar a flutuar e evitar roçar a barriga em troncos ou pedras em trechos muito rasos. Para mim foi bom ter pego! A maior parte do Rio é rasa, mas existem algumas partes mais fundas.

Foto by Leonardo Accardo

Depois recebemos a máscara e o snorkel e antes de começar efetivamente o passeio, fazemos um teste como se fosse um treinamento, numa volta de apresentação no início do percurso que é na nascente do Rio Olho D’Água, apenas para o guia identificar se há alguém com dificuldade de se adaptar ao equipamento. Confesso que fiquei um pouco nervosa com esses acessórios no início mas logo me acostumei. Em casos de alguém desistir do passeio neste ponto, a pessoa é levada de barco pelo Rio da Prata.

As recomendações são sempre flutuar em fila indiana, nunca um ao lado do outro e não manter uma distância muito grande para não se perder do grupo que normalmente é de 8 a 9 pessoas no máximo mais o guia especializado. Não tocar o pé no chão também é um dos requisitos que é para não levantar sedimentos e também para não atrapalhar o andamento do grupo.
Começamos calmamente seguindo a correnteza e logo me impressionei com a transparência das águas e a beleza submersa dos peixes que vinham passando ao meu lado, sem estranharem minha presença, chegando bem perto a ponto de passar a mão neles.Deu para perceber uma maior variedade de peixes e não apenas as piraputangas que havia conhecido no Balneário Municipal.

flutuação rio da prata bonito
Já nos primeiros 10 minutos do passeio, a chuva recomeçou mas não nos impediu de continuar. Era bem engraçado o contraste do barulho da chuva batendo nas minhas costas e a calmaria do mundo aquático e dos peixes passando lentamente ao meu redor. Parecia mesmo uma outra dimensão.

flutuação rio da prata bonito
Foto by Jason Franco – 2º parte do trajeto pelo Rio da Prata

Houve alguns momentos de maior emoção como quando tivemos que passar por uma leve correnteza e tínhamos que nadar contra ela para não bater numa pedra, mas todos tiraram de letra. Algumas partes do rio eram realmente muito rasas!
Uma coisa que aconteceu bastante foi a gente se empolgar tirando fotos, filmando ou apenas observando os peixes e acabar ficando distante do grupo, tendo que nadar mais rápido depois.

flutuação rio da prata bonito
Como choveu bastante, durante o percurso o rio foi ficando turvo e quando chegamos na parte das ressurgências que são chamadas de vulcão e são as nascentes do rio, não conseguimos tirar aquelas fantásticas fotos com a água transparente.
No ponto final, o rio é mais fundo, a água mais fria e turva e portanto resolvemos pegar o barco para terminar os últimos 600 m do passeio m já no encontro entre os Rios Olho D’Água e Rio da Prata.

 

Algumas pessoas do meu grupo disseram ter visto um jacaré no rio e até tiraram fotos! Eu já tinha ouvido falar sobre a presença tanto de jacaré como de sucuri no Rio, mas aparentemente nunca causaram nenhum problema aos turistas e são raramente avistados!

rio da prata bonito

E foi assim o meu passeio pelo incrível Recanto Ecológico do Rio da Prata, uma experiência incrível que permite um contato grande com a natureza intocada e fascinante daquele lugar. Agora preciso voltar num dia de sol para repetir o passeio e também para fazer o mergulho no Rio!

ÌNDICE DE POSTS SOBRE BONITO

1- Dicas para planejar a sua viagem a Bonito: fiz um Mini Guia com diversas informações úteis sobre a cidade, principais passeios,  opções de hospedagem, melhor época de visita e muito mais.

2- Um passeio pelo Balneàrio Municipal de Bonito: um dos passeios mais econômicos em Bonito e nem por isso deixa de ser especial. É possível passar o dia no Balneàrio, nadar nos rios com cristalinos com peixes, almoçar e experimentar a famosa carne de jacaré.

3- O passeio de bote pelo Rio Formoso: era para ser um Rafting (na minha cabeça) mas é mais um passeio de bote sem muita emoçao, mas bem divertido, especialmente se você està em família ou amigos.

4- A incrìvel Fazenda do Rio do Peixe – parte 1 – Araras: a Fazenda do Rio do Peixe é um dos passeios de fazenda disponìveis na cidade de Bonito e eu nao me arrependi nenhum minuto de tê-lo escolhido. Nesse post conto um dos principais motivos para ter gostado tanto da experiência, o contato com diversas araras domesticadas. Se você quer tirar fotos com araras esse é o local!

5- Fazenda do Rio do Peixe – Parte 2 – Cachoeiras : Além da interatividade com araras o passeio pela Fazenda do Rio do Peixe inclui também muita natureza com trilhas que passam por diversos rios e cachoeiras e claro que podemos no jogar em algumas delas!

6- o Buraco das Araras : Esse passeio acaba sendo bem famoso por ficar bem próximo ao Rio da Prata, conhecido por ser reduto de araras, mas jà adianto que precisa de sorte para poder vê-las aos montes e de perto. Mas o lugar por si sò é incrível!

7-Flutuando no Rio da Prata em Bonito: Nao é à toa que esse é um dos principais passeios de Bonito! O passeio de flutuação pelo Rio da Prata é uma experiência inesquecível, mesmo sob uma chuva tremenda, o que foi o meu caso!

8-Gruta do Lago Azul em Bonito : um dos passeios mais baratos de Bonito e um dos mais especiais na minha opinião. Uma gruta gigantesca de incrível profundidade e que possui um lindo e misterioso lago de cor azul no seu interior.

9-Projeto Jiboia em Bonito: um Projeto Educativo que procura passar mais informações sobre as jibóias e conscientizar a todos sobre a sua importância na natureza. Ao final da palestra sois convidados a interagir com as cobras e tirar fotos.

10- Reveillon em Bonito: como é passar esta época em Bonito.

Links ùteis:

Para pesquisar e reservar Hoteis em Bonito: Booking.com (Faça uma simulaçao abaixo)

Para alugar carro em Bonito: RentalCars (Faça uma simulação abaixo)

Mais de Monique Bianchi

Templo Budista em Foz do Iguaçu – um convite ao relaxamento e meditação.

Conheci o maravilhoso Templo Budista em Foz do Iguaçu no segundo dia...
Leia Mais

6 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *