Elefantes: amizade, carinho e maus tratos

Bubble e Bella, amizade entre um cão e um elefante

Faz mais ou menos uma semana que um vídeo mostrando a amizade entre Bubbles e Bela, um elefante e uma cadela, viralizou na internet. Realmente uma história muito bacana que mostra o quão a natureza e a vida podem surpreender.  Mas, o que eu gostaria de compartilhar aqui, surgiu de uma série de eventos de serendipidade (descobertas feitas ao acaso).

Bubble e Bella, amizade entre um cão e um elefante

Enquanto eu assistia ao vídeo desta história no Youtube, encontrei outro relacionado que me levou a descobrir uma história emocionante. Na verdade trata-se de um documentário contando a história de Shirley e Jenny, duas elefantas que se reuniram após 20 anos sem se ver, e reagiram de uma forma incrível. Dizem que um elefante nunca se esquece, e é daí que vem a famosa expressão ‘memória de elefante’. Podemos ver claramente no vídeo que isto é verdade.

Shirley e Jenny se conheceram quando eram elefantes de circo e foram separadas durante 22 anos. O encontro foi realizado no Tenesse, no The Elephant Sanctuary no ano 2000.

É muito mais fácil planejar viagens com o Me Joguei no Mundo!
Utilize os links dos nossos afiliados logo a seguir para conseguir descontos em hospedagens, seguro viagem, ingressos e muito mais!

Assim que se viram a ligação foi intensa e imediata. Mesmo depois de as câmeras serem desligadas as duas elefantas ficaram inseparáveis. Shirley assumiu papel de mãe para Jenny, porque quando se conheceram no circo, Jenny ainda era um bebê. Infelizmente em 2006 Jenny faleceu.

Na verdade, quando as duas elefantas chegaram ao santuário, já estavam bastante debilitadas por conta dos abusos sofridos durante os anos no circo e aqui é outro ponto em que quero chegar. Esses incríveis animais sofrem muito nestes espaços. Por mais que neguem, não acredito que há forma digna de vida para eles dentro de um circo. Aliás, não é só no circo que acontecem os abusos. Os elefantes são animais perseguidos, principalmente por causa de suas presas, de onde se extrai o marfim. Não bastassem estes exemplos, há ainda o outro lado, o do turismo. Sim caros amigos, não pense que aquele elefante que as pessoas sobrem para dar uma volta e tiram foto, é bonzinho e foi bem tratado. O elefante é um animal selvagem e que por natureza, não aceita ninguém sobre ele. Por incrível que pareça, sua espinha dorsal pode ser prejudicada e não está preparada para receber o peso de um humano sobre ela. Resumo da história: os elefantes passam por um processo desde pequenos, onde são separados das mães, são machucados, jogados em buracos, amarrados e muitas outras barbaridades. Isto acontece bastante na Tailândia e nem é tão novidade assim. Basta fazer uma pesquisa no Google para achar notícias, fotos e vídeos.

Mas o que me chamou a atenção foi esse post : ‘Why you shouldn’t ride elephants in Thailand?’. Matthew, o autor do texto, está na estrada viajando direto por mais de 3 anos e recentemente ele fez uma visita a um santuário de elefantes na Tailândia, que resgata animais vindos do turismo e trabalha para a proteção dessa espécie. Lá ele aprendeu a verdade sobre os bastidores dessa triste história. Recomendo a leitura, e a reflexão tem de partir de cada um. Mas, sabe como é, o lado negro das coisas costuma ficar escondido, ainda mais quando se envolve dinheiro. Então quando notícias como essa chegam aos nossos ouvidos, temos de parar e refletir.

Eu, pelo menos, quando tiver a chance de estar cara a cara com um elefante, vou pensar duas vezes entre tirar ou não uma foto em cima dele. São várias as outras atividades que podemos fazer para interagir com esses animais sem causar danos, como alimentá-los e ajudar a dar banho. Leia o post e os comentários e tire suas próprias reflexões! 😉

Saiba mais sobre a história de Shirley and Jenny aqui: http://www.pbs.org/wnet/nature/bestofnature/update.html

Cadastre seu email e receba nossos posts gratuitamente:

Delivered by FeedBurner

Mais de Monique Bianchi

Conheça Montepulciano, uma cidade medieval no alto de uma colina na Toscana

Montepulciano é uma daquelas cidadezinhas que fica na memória depois de ser...
Leia Mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *