O que você precisa saber sobre Salzburgo

tudo sobre salzburgo

Não tem como falar em Salzburgo e não lembrar de Wolfgang Amadeus Mozart, famoso músico e compositor nascido na cidade. Esse fato já é por si só um bom motivo para incluir a cidade em seu roteiro, porém há muitos outros atrativos!

Em Salzburgo você terá contato com arte, cultura e história. Poderá apreciar belas exemplos de arquitetura barroca e os Alpes ao redor da cidade.

Além disso, Salzburgo possui uma excelente localização e pode servir como base de viagem pela Áustria para quem pretende conhecer outras cidades como Innsbruck e Hallstatt, ou pode ser conhecida atrações de um bate-volta a partir da cidade de Munique na Alemanha, que fica distante apenas 2 horas de trem.

arquitetura barroca em salzburgo

Patrimônio Mundial da UNESCO

O centro histórico de Salzburgo é reconhecido pela sua incrível arquitetura barroca. Desde 1997 foi incluído na lista de patrimônios mundiais da UNESCO.

É muito mais fácil planejar viagens com o Me Joguei no Mundo!
Utilize os links dos nossos afiliados logo a seguir para conseguir descontos em hospedagens, seguro viagem, ingressos e muito mais!

É considerado um dos centros históricos mais preservados no norte dos Alpes.

Salzburgo é conhecida também como a “Roma do Norte” porque grande parte das construções barrocas da cidade foram criadas por arquitetos italianos.

Como chegar em Salzburgo

De carro

Alugar um carro é uma das maneiras mais praticas para chegar em Salzburgo, esteja vindo de outras cidades da Áustria ou países da fronteira.

As estradas são boas e se você alugar o carro fora da Áustria, saiba que é necessário comprar uma Vignette, um adesivo para colar no vidro dianteiro do carro. Esse adesivo existe porque não há pedágios na Áustria. Você pode comprar pela quantidade de dias. A Vignette é encontrada em postos de gasolina na Áustria, ou na fronteira.

Abaixo alguns exemplos de distância para você ter uma ideia:

  • De Munique a Salzburgo – 144 km, cerca de 1h40 minutos
  • De Innsbruck a Salzburgo – 156km – cerca de 2h
  • De Viena a Salzburgo – 296km – cerca de 3h
  • De Praga a Salzburgo – 375km – cerca de 4h
  • De Zurique a Salzburgo – 451 km – cerca de 4h30 minutos

De trem

Fazer uma eurotrip por diversos países da Europa usando um dos passes de trem múltiplos da Eurail é uma excelente ideia e uma das formas mais comuns para incluir Salzburgo no roteiro de uma viagem pela Europa.

Veja abaixo algumas opções desses bilhetes:

  • Eurail Global Pass – permite viagem ilimitada para 28 países
  • Eurail Select Pass 4 paises – essa é uma ideia super legal de roteiro para combinar 4 países na fronteira.
  • Áustria & Suiça Pass: essa é uma das combinações incluindo a Áustria e algum outro pais da fronteira, nesse caso seria a Suíça, mas você pode optar por Alemanha ou Republica Checa por exemplo.

Se você pretende comprar apenas os bilhetes por trecho, como de Salzburgo a Viena ou vice-versa, acesse aqui o site da Raileurope em português.  Nesse site você pode comprar de forma segura passagens de trem por toda a Europa.

Principais Pontos turísticos de Salzburgo

1- A estatua em homenagem a Mozart 2- O Castelo Hohensalzburg 3-Detalhe na rua Getreidegasse 4- A Catedral de Salzburgo

Grande parte das atrações turísticas de Salzburgo se concentra dentro do centro histórico que pode ser facilmente explorado a pé. A cidade é bem compacta e praticamente todos os pontos de interesse se localizam a uma curta distância.

Castelo Hohensalzburg

O castelo de Salzburgo é facilmente avistado acima do centro histórico da cidade. Como você já pode imaginar é também um dos melhores lugares para ver a cidade do alto.

Esse castelo é um dos exemplos de arquitetura medieval preservados na cidade. Foi construído em 1077 e de fato é considerado o maior castelo totalmente preservado na Europa central.

É possível chegar andando até o castelo ou pegar um funicular. 

Rua Getreidegasse

Essa é a rua mais popular e charmosa de Salzburgo. Apenas pedestres circulam por lá e ha uma grande oferta de lojas, cafés e restaurantes. Nesta rua fica a famosa casa onde Wolfgang Amadeus Mozart nasceu e que hoje em dia é um museu.

Repare nas charmosas e interessantes placas das lojas nesta rua. Todas são de ferro e ornamentadas na fachada dos edifícios. Há uma loja nessa mesma rua que fabrica até hoje essas “placas” artesanalmente.

Mozart Geburtshaus

casa onde mozart nasceu salzburgo

Essa é a casa onde nasceu em 1756 o famoso músico e compositor Mozart. Foi lá que Wolfgang Amadeus Mozart passou sua infância e grande parte da sua adolescência.

Localizada no número 9 da rua Getreidegasse, a casa é atualmente um dos museus mais visitados da Áustria. Com certeza é um ponto imperdível para quem é fã do Mozart ou quer conhecer um pouco mais do cidadão mais famoso de Salzburgo.

Catedral de Salzburgo

Há muitas igrejas em Salzburgo, mas essa é sem dúvidas a mais importante delas.

É fácil de ser identificada pela sua imponente cúpula e duas torres, todas na cor verde. Foi lá que Mozart foi batizado.

Palácio e Jardins Mirabell

O Palácio Mirabell foi construído em 1606 e atualmente abriga escritórios municipais, bem como os do  prefeito de Salzburgo.

Os jardins possuem influência barroca, conforme você pode observar em sua forma geométrica. Há diversas fontes esculturas de figuras mitológicas pelo jardim.
O conjunto do jardim, a catedral e o castelo que se descortina acima da cidade formam um dos conjuntos arquitetônicos mais fotografados da cidade.

Ponte Makartsteg

Essa moderna ponte para pedestres conecta as duas partes da cidade antiga divididas pelo rio Salzach. Oferece uma excelente vista para o lado esquerdo da cidade antiga, onde se situa grande parte dos monumentos históricos de Salzburgo. Além disso, essa ponte atrai os românticos de plantão que deixam cadeados como símbolo de seu amor.

pontos turisticos em salzburgo
1- O Castelo de Salzburgo acima da cidade e a escultura “Sphaera” vistos da Kapitelplatz 2- Detalhe do Jardim Mirabell de onde se avista a Catedral e o Castelo de Salzburgo 3- Os cadeados do amor pendurados na ponte Makartsteg

Praças e ruas no centro histórico

Ao caminhar pelo centro histórico, você passará por diversas praças e ruas sendo essas as mais atrativas em minha opinião:

  • Praça da Catedral: fica localizada em frente a Catedral de Salzburgo e se destaca por uma estátua de mármore da Virgem Maria. Diversos eventos acontecem nessa praça durante o ano como um dos mercados de natal de Salzburgo
  • Praça Mozart: onde se localiza um dos monumentos a Mozart na cidade de Salzburgo, uma escultura em sua homenagem.
  • Praça Residenzplatz: é nesta praça que fica localizada uma fonte impressionante, considerada uma das mais bonitas de Salzburgo e um dos monumentos barrocos mais significantes na Europa.
  • Kapitelplatz: essa enorme praça é a minha favorita em Salzburgo. Se destaca pela vista do castelo, um tabuleiro gigante de xadrez e uma escultura contemporânea de uma bola gigante dourada com um homem sobre ela. É sem dúvidas a praça mais movimentada de Salzburgo.
  • Steingasse: essa rua estreita com paralelepípedos localizada do outro lado do rio Salzach preservou as suas características medievais, com casas antigas em cores pastel. Antigamente era usada como uma das principais vias para transporte de sal que vinha do sul.
  • Goldgasse: como o próprio nome já denuncia, essa rua ficou famosa porque por muito tempo foi ocupada por ourives. Atualmente ha muitas lojas interessantes por nessa rua que ainda preserva suas características medievais.
o que fazer em salzburgo
1- A cidade vista do alto do Castelo de Salzburgo 2- A cidade iluminada durante a noite 3- Salzburgo vista da Mönchsberg

 

Onde se hospedar em Salzburgo

A cidade é tão interessante e deliciosa de se explorar, que realmente vale à pena reservar ao menos 1 dia por lá. Eu vou mais longe e recomendaria de 2 a 3 noites para conseguir aproveitar o máximo da cidade e ainda incluir um bate e volta para a famosa e charmosa vila de Hallstatt por exemplo.

Há muitos hotéis em Salzburgo e abaixo destaco algumas das principais opções:

Hotéis de alto padrão

Hotel Bristol

hotel elegante salzburgo

Esse hotel 5 estrelas fica situado bem no centro de Salzburgo, próximo às principais atrações turísticas da cidade.

De decoração tradicional e estilo clássico, esse hotel se destaca pela sua classificação como Fantástico no Booking.com de acordo com reviews de outros viajantes e também por seu restaurante premiado.

Veja preços e reserve estadia no Hotel Bristol aqui.

Hotel Sacher

hotel 5 estrelas salzburgo

Hotel histórico  5 estrelas inaugurado em 1866 e localizado às margens do Rio Salzach. Conta com uma excelente vista para o centro histórico de Salzburgo.

Se destaca pelos quartos modernos e elegantes. Além disso, pelo Café Sacher Salzburg, onde você pode apreciar a famosa e original torta austríaca Sacher.

Veja preços e reserve estadia no Hotel Sacher aqui.

Hotéis mais econômicos

Star Inn Hotel Premium Salzburg

dicas hoteis salzburgo

Esse é um hotel 3 estrelas localizado na zona de pedestres dentro do centro histórico de Salzburgo. É um edifício histórico totalmente restaurado.

Os hóspedes elogiam a limpeza dos quartos, a localização e o custo-benefício deste hotel.

A rede possui também uma outra opção que é o Star Inn by Confort, que é normalmente mais em conta que esse.

Veja preços e reserve estadia no Hotel Star Inn aqui.

Hotel am Mirabellplatz

hoteis em salzburgo

Hotel 4 estrelas localizado próximo ao Palácio e Jardins Mirabell. Além da excelente localização, os hóspedes elogiam os quartos bem espaçosos e a proximidade do estacionamento.

Veja preços e reserve estadia no Hotel am Mirabellplatz aqui.

Essas são apenas algumas opções mas você pode ver muitas outras no Booking.com, um site super seguro para reservas que mostra a opinião de outros hospedes ao redor do mundo.

Não deixe de comer essas iguarias em Salzburgo

o que comer em salzburgo

A gastronomia local é sempre uma das melhores formas de entrar em contato com uma cultura diferente quando viajamos, concorda?

Experimente os bombons tradicionais de Salzburgo, a MozartKugel

Esses bombons foram inventados em 1890 pelo confeiteiro Paul Fürst e hoje em dia sao famosos internacionalmente. Sao feitos de chocolate meio-amargo com pistache, marzipan e torrone.

Você pode encontrar diferentes versões desse bombom em diversas lojas, supermercados ou cafés em Salzburgo, mas o mais interessante é que a Confeitaria Paul Fürst ainda existe na cidade e você pode tomar um café e se deliciar com essa iguaria de mais de 130 anos no modo mais tradicional possível.

Coma o strudel de maçã em um dos diversos e charmosos cafés da cidade

Não sei você, mas eu sou totalmente viciada em um strudel de maça acompanhado de chantily! Nas vezes em que estive em Salzburgo, o melhor que comi foi no Café Habakuk, uma cafeteria pequena mas charmosa.

Experimente o doce típico da cidade: o Salzburger Nockerl

Na verdade não sei se deveria te recomendar isso, porque eu provei o Nockerl e nao tive uma boa experiência…Mas como gostos sao únicos, ainda assim acho que você deveria experimentar.

A receita é à base de ovos que vai ao forno e demora para ficar pronta. Portanto já saiba que terá que esperar no mínimo 10 minutos. Uns amam e outros odeiam então esteja certo antes de pedir 😛

Coma um autentico schnitzel

Na Áustria, não deixe de comer ao menos uma vez o Schnitzel, um dos pratos mais famosos da cozinha austríaca.

De fato é encontrado em praticamente todo restaurante em Salzburgo.

É como se fosse um bife à milanesa que pode ser feito com carne de porco ou vitela. Versões feitas de frango ou peru também podem ser encontradas.

Se você tiver mais tempo

Palácio Hellbrunn

Esse palácio fica um pouco mais distante, a 9km do centro de Salzburgo mas vale a visita.
Foi construído entre 1612 e 1615 para servir como uma casa de verão e seu jardim se destaca pelas fontes, grutas e esculturas. As fontes dão um show com jatos de água sincronizados.

Museus em Salzburgo

Além da casa onde nasceu Mozart, há muitos outros museus em Salzburgo. Abaixo os mais interessantes em minha opinião.

  • Museu de Salzburgo: localizado no edifício barroco chamado Neue Residenz, apresenta diversas exposições focadas no desenvolvimento artístico e histórico de Salzburgo desde os tempos romanos até a atualidade
  • DomQuartier: trata-se de um complexo arquitetônico. Com um bilhete é possível visitar outros 5 museus. As salas históricas do DomQuartier abrigam várias coleções focadas na história barroca da cidade.
  • Museu de Arte Moderna: Além da localização especial no alto de uma colina chamada Mönchsberg, esse museu possui obras de arte internacionais espalhadas por 4 andares.
  • Residência de Mozart: não confunda esse museu com a casa onde nasceu Mozart e onde sua família viveu por 26 anos. Esse museu foi a segunda casa da família e onde Mozart viveu antes de se mudar para Viena.

 

Espero que tenha gostado do artigo e que ele tenha sido útil no planejamento de sua viagem!

Monique B. Ribeiro

travel-icon-183+ Dicas para planejar a sua viagem pela Suíça

  • Seguro de Viagem - Nunca se esqueça de contratar um Seguro de Viagem/Assistência Médica,algo que é obrigatório e essencial à sua viagem pela Suíça! Um Seguro de Viagem possui um custo baixo e pode evitar diversos problemas que poderiam causar stress à sua viagem. Recomendamos a Seguros Promo, um comparador de preços para você fazer a sua pesquisa e encontrar o melhor seguro de viagem de acordo com as suas necessidades ao melhor custo benefício. Cote os valores e garanta 5% de desconto usando o código do blog: MEJOGUEINOMUNDO5
  • Swiss Travel Pass: A melhor opção para explorar a Suíça utilizando toda a rede de transportes, o que inclui trem, ônibus e barcos em viagens ilimitadas + gratuidade em rotas de trem panorâmicas pelo país e descontos em passeios aos Alpes e entradas em museus. Escolha o seu Swisspass aqui.
  • Global Pass: Caso seu roteiro inclua mais países pela Europa, talvez o Globalpass seja a melhor opção para você viajar de trem pela Europa. Informações e venda aqui.
  • Aluguel de carro na Suíça e Europa: Para quem quer ter a liberdade de explorar a Suíça e outros países da Europa que ficam na fronteira, o aluguel de carro é uma excelente opção! Recomendamos o site RentalCars, que é um buscador que mostra diversas locadoras de carros e os melhores preços.
  • Excursões e passeios pela Suíça com excelente custo benefício: Recomendamos a GetyourGuide. que é uma empresa líder mundialmente na venda de excursões e tickets para atrações em diversos países.  Mais de 100 opções de passeios pela Suíça feitos por agências locais como transfers de/para aeroportos nas principais cidades suíças e excursões aos Alpes, muitas vezes com preços mais baratos até mesmo do que comprando diretamente no guichê.
  • Pesquisa e reserva de hotéis: utilize o Booking.com, uma plataforma de busca e reserva de hotéis reconhecida mundialmente. Sempre pesquiso e acabo reservando hospedagem por lá por vários motivos, entre elesa possibilidade de muitas vezes reservar sem o cartão de crédito ou optar por pagar apenas na chegada e também é possível ler as avaliações de outros hóspedes.
    Veja aqui, por exemplo uma relação das hospedagens mais recomendadas nas principais cidades suíças:

Mais posts sobre a Suíça para te inspirar

Planejamento de Viagem à Suíça

Transporte na Suíça

Suíça nas diferentes estações

Principais cidades

Principais passeios em montanha

Lagos na Suíça

Vilas Suíças e dicas de passeios

Este post contém links de afiliados o que permite que um percentual de comissão seja repassado ao Blog em caso de reservas realizadas por aqui mas você leitor não paga nada a mais por isso e ainda contribui para manter o blog ativo e atualizado. Em caso de dúvidas consulte nossa Política de Publicidade. 

Mais de Monique Bianchi

1º dia em Roma – O que visitamos parte 2

Foi a minha primeira vez em Roma, e neste post continuo contando...
Leia Mais

2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *