Rothenburg ob der Tauber durante o Mercado de Natal

Rothenburg ob der Tauber

Conheça a linda cidade medieval na Alemanha

Quem planeja uma viagem pela Alemanha em busca de cidades medievais fofas e lugares encantadores certamente possui a cidade de Rothenburg ob der Tauber na lista.

Rothenburg ob der Tauber é frequentemente descrita como uma cidade de conto de fadas na Alemanha e não é para menos! Dizem que até mesmo Walt Disney teria se inspirado na cidade para criar o cenário da história de Pinóquio.

Conheci a cidade em uma viagem de final de semana pela região da Bavaria, com parada também no incrível Castelo Neuschwanstein, não tão longe de lá e conto nesse post compartilho várias informações úteis sobre a cidade e como foi a minha experiência por lá!

Rothenburg ob der tauber no inverno


Não se esqueça de adquirir um Seguro de Viagem/Assistência de Viagem! Algo que possui um baixo investimento e pode evitar diversos problemas que poderiam causar stress à sua viagem. Recomendamos fazer a cotação no comparador de preços da Seguros Promo que trabalha somente com as melhores seguradoras e oferece diversos descontos. Parcele em até 12x e garanta mais 5% de desconto usando o código do blog: MEJOGUEINOMUNDO5

Onde fica e como chegar

 

mapa alemanha rothenburg ob der tauber

 

A cidade de Rothenburg ob der Tauber se localiza na região da Bavaria na Alemanha e faz parte da conhecida Rota Romântica na Alemanha, uma rota de 350km que passa por florestas, montanhas e cidades pitorescas e charmosas.


Para a cotação e reserva de Hotéis aos melhores preços recomendamos a Booking.com. Leia as reviews de outros hóspedes e pague a sua estadia apenas quando chegar ao hotel.

 

mapa rota romântica

Mapa da Rota Romântica na Alemanha

 

Minha passagem por Rothenburg ob der Tauber fez parte de uma viagem de final de semana saindo da Suíça. Considerando a cidade de Zurique como partida, se leva cerca de 3h30 para chegar até lá.

Distâncias médias de cidades próximas

A cidade de Rothenburg ob der Tauber pode ser visitada através de bate e voltas de cidades próximas na Alemanha como Stuttgart (cerca de 1h30 de distância), Frankfurt (cerca de 2h de distancia) ou Munique (cerca de 2h30 de distância).

Depende bastante do seu roteiro e se você alugou um carro ou pretende utilizar transporte público, mas eu acho que a cidade merece pelo menos 1 dia para aproveitar tudo com calma.

Estar de carro na região é bem prático, principalmente se você pretende visitar outras cidades da Rota Romântica ou o Castelo de Neuschwanstein como fiz. Para alugar um carro recomendamos a Rentalcars.

EstacionamentoHá estacionamentos do lado de fora do centro histórico de Rothenburg ob der Tauber. Deixamos o carro em um deles no lado externo da muralha e pagamos pelo dia.

rothenburg ob der tauber alemanha

A cidade de Rothenburg ob der Tauber fica ainda mais charmosa durante o final de ano quando acontece o tradicional Mercado de Natal

torres e muralha rothenburg ob der tauber

Como chegar de transporte público 

  • Trem – Há uma estaçao de trem na cidade, bem próxima ao centro histórico.

Geralmente é necessário ir até a estação de trem Würzburg ou Ansbach e de lá trocar para um trem regional via Steinach com direçao a Rothenburg.

Mais informações sobre preços e onde comprar os bilhetes de trem veja aqui.

  • Ônibus – Existe uma rede de ônibus chamada Flixbus que percorre basicamente toda a Alemanha e com preços muito baixos! Veja aqui mais informações.

Além dessa opção, existe uma linha de ônibus que percorre diariamente a Rota Romântica ( apenas durante meio de abril a outubro) . Os ônibus saem de Frankfurt ou Munique. Veja aqui horários e mais informaçoes.

  • Excursões: Se você prefere a comodidade de excursões e passeios guiados, essa opção também é possível e você ainda pode combinar com outras cidades da Rota Romântica.

Veja abaixo:

  • Excursão e passeio guiado de dia inteiro de Frankfurt a Rothenburg ob der Tauber (inclui entradas para as atrações: Igreja St Jacob ou para o Museu do Crime Medieval de Rothenburg) – Mais informações e preços aqui

Veja mais opções de excursões e passeios guiados pela Região da Bavaria e Rota Romântica. Clique aqui.

 

cidade medieval rothenburg ob der tauber

Os portais sao uma das características da cidade medieval

Quando visitar

A cidade de Rothenburg ob der Tauber é muito popular e acredito que seja visitada durante praticamente todas as épocas do ano, especialmente durante Novembro e Dezembro, época em que acontece o Mercado de Natal, um evento super tradicional em várias cidades da Alemanha e Europa.

Quando visitei e como foi

Escolhi justamente a época dos Mercados de Natal para visitar Rothenburg ob der Tauber e recomendo muito viajar para lá durante este período, apesar de a cidade ficar lotada com muitos turistas vindos de todas as partes, mas é uma época especial e que deixa a cidade ainda mais encantadora.

O Mercado de Natal em Rothenburg ob der Tauber

Imagine só que o Mercado de Natal em Rothenburg faz parte de uma tradição de mais de 500 anos que acontece desde o século XV na cidade. É um evento e uma época especial, ainda mais se você der sorte de pegar neve durante a sua visita.

A cidade fica totalmente enfeitada e entra no clima de natal. Sao cerca de 100 estandes de madeira espalhados pela cidade vendendo um pouco de tudo, principalmente muito vinho quente para aquecer a temperatura durante o inverno.

mercado de natal rothenburg

A cidade de Rothenburg ob der Tauber entra totalmente no clima de Natal nos meses de Novembro e Dezembro quando acontece o tradicional e imperdível Mercado de Natal!

É realmente tudo encantador e também acontece ao mesmo tempo vários eventos culturais com música pela cidade que fica muito animada.

Se você gosta desse clima de Natal esse é um período altamente recomendável para a sua viagem!

mercado de natal rothenburg alemanha

Vale à pena enfrentar o frio e visitar Rothenburg ob der Tauber durante o Mercado de Natal no inverno!

Esse ano o Mercado de Natal em Rothenburg acontece nessas datas e horários:

Nov 25 – Dec 23, 2016 diariamente

Segunda – Quinta: 11:00 am – 7:00 pm

Sexta – Domingo: 11:00 am – 8:00 pm

Dica: Se você quer uma dica de outro Mercado de Natal na Europa, que acontece em uma cidade linda e é uma festa totalmente medieval, recomendo o Mercado de Ribeauville, uma vila na regiao da Alsacia na França. É realmente incrível! Leia mais aqui.

 

dicas rothenburg ob der tauber

Passando frio na linda cidade de Rothenburg ob der Tauber durante o inverno! 🙂

Onde se hospedar

A cidade de Rothenburg é muito visitada portanto tente reservar um hotel com antecedência, principalmente se você quer se hospedar dentro do centro antigo, dentro das muralhas, o que recomendo para sentir melhor o clima medieval da cidade, além de ser super prático!

Pesquise aqui Hotéis em Rothenburg ob der Tauber.

o que fazer em rothenburg ob der tauber

Onde me hospedei e como foi a experiência

Tentei reservar o hotel com antecedência de 2 semanas e me deparei com todos os hotéis dentro do centrinho antigo esgotados. Repeti a pesquisa por várias vezes até encontrar um quarto no Hotel Gästehaus am Weissen Turm.

O que achei do hotel?

A maior vantagem deste hotel é a localização! Esta dentro das muralhas e apenas a alguns passos das principais atrações de Rothenburg ob der Tauber, algo muito importante para essa época de frio,rs.

Outro ponto positivo é o preço! Comparado com outros hotéis, esse possuía um dos preços mais baixos, então se você procura algo econômico ele é super recomendável.

O único porém é que se trata de um prédio mais antigo, cerca de 800 anos de idade, e a decoração não é nada moderna,rs, mas o quarto era grande e estava limpo. Não oferece muito conforto mas para uma noite era tudo o que precisávamos e o aquecedor funcionou direitinho durante a noite. Não passamos frio!

Porém se eu tivesse tido mais tempo e opções de escolha, provavelmente teria reservado um destes hotéis:

Pesquise mais opções de hospedagem em Rothenburg usando o Booking.com.

Principais Atrações em Rothenburg ob der Tauber

Rothenburg é uma cidade que vale à pena ser explorada sem pressa e sem obrigações. Como a cidade é pequena, experimente deixar-se ser guiado pelos seus sentidos. Ultimamente ando experimentando isso e apenas no final do dia entro na internet para verificar os pontos turísticos e confirmar se deixei de conhecer algo que me chamasse a atenção.

Este slideshow necessita de JavaScript.

  • Mercado de Natal – Se você visitar a cidade durante o Mercado de Natal como fiz, ele será provavelmente a principal atração da sua visita por Rothenburg! Caminhe com calma entre todos os standes, experimente um pouco de tudo e veja os lindos souvenirs e trabalhos artesanais locais. Hà um pouco de tudo!

 

  • Käthe Wohlfahrt – Seja durante o Mercado de Natal ou não esse é um excelente passeio para te fazer recordar a infância ou se sentir dentro de um livro de conto de fadas. Trata-se de uma loja de artigos de decoração de natal com mais de 30.000 ornamentos e normalmente um carro vermelho do papai Noel na porta, porém quando fui o carro não estava lá 🙁 A decoração é impressionante e a loja atrai visitantes do mundo todo também por possuir em seu interior um museu contando a história do Natal desde 1800. Dá vontade de ficar lá por horas e é praticamente impossível sair de lá sem comprar ao menos um souvenir.

 

  • Plönlein: Esse lugar é a imagem que você tem na cabeça de Rothenburg antes mesmo de chegar a conhecê-la, pois é simplesmente um dos lugares mais fotografados e estampados em cartoes postais e guias no mundo todo. Trata-se de uma bifurcação que mostra um dos portais da muralha antiga e uma pequena praça. É ali que você vai querer fazer a sua foto de cartão postal!

 

  • Marketplatz – A Rathaus ou Prefeitura) é um edifìcio do século XIII que domina essa praça – Subir na torre desse edifício chamada de Townhall permite uma das melhores vistas da cidade antiga do alto.

 

  • Muralha Medieval – A muralha que possuiu um papel vital na proteção da cidade perante inimigos está intacta e pode ser visitada pois há uma plataforma superior onde você pode caminhar ao redor de toda a cidade antiga e se sentir em tempos medievais!

 

  • Gerlachschmiede – uma das casas mais bonitas da cidade

 

  • Museu do Crime Medieval – uma coletânea de objetos usados para tortura nos tempos medievais. Não consegui visitar, mas deve ser no mínimo curioso e chocante.

 

  • Igreja Saint Jakob – a principal igreja da cidade. É muito visitada por peregrinos pois em seu interior se encontra um altar esculpido em madeira representativo da Santa Ceia e o que seria uma gota do sangue sagrado de Jesus Cristo.

 

Comidas e bebidas

Como fui durante o inverno meu conselho é: Experimente os vinhos quentes que cairão muito bem em uma noite fria de inverno ou vá de ponche que não contém álcool! Há também muitas opções de chocolate quente!

Ao comprar um vinho quente você pode levar a caneca para casa de recordação. Ao pagar o vinho quente você paga um valor a mais de depósito que recebe de volta ao devolver a caneca, portanto se quiser a caneca, nao terá o dinheiro de volta. Normalmente as canecas são muito bonitas, decoradas com o nome da cidade e algum motivo de natal, um verdadeiro souvenir que acaba saindo por menos de 3 euros.

natal rothenburg ob der tauber

Glühwein – o famoso vinho quente vendido nos mercados de Natal!

Provavelmente você verá em vários dos standes o Lebkuchen, que é um biscoito tradicional alemão normalmente em formato de coração e decorado. É feito de gengibre e lembra um pão de mel menos delicioso,rs. Pessoalmente acho mais bonito que gostoso mas também é uma boa opção de souvenir!

mercado de natal rothenburg ob der tauber

Uma das especialidades de Rothenburg é um doce (?) chamado Schneebälle, que traduzido do alemão é bola de neve. Você o verá por todas as partes, nas vitrines de confeitarias, padarias e nos estandes durante o mercado de natal. Se você assim como eu gosta de doces, vai ficar aguada até experimentar um, até porque eles são feitos em vários sabores e cores, e praticamente parece uma bola de chocolate envolta em confeitos.

Porém, aviso que o doce é muito mais bonito que gostoso,haha. Sério, estava tão curiosa para experimentar mas na primeira mordida, desisti da ideia…rs. Esse doce é na verdade uma espécie de bolo feito de massa folhada, mas particularmente achei bem sem gosto. Era como se eu tivesse comendo papel… Sorry, mas se você for lá experimente mesmo assim e volte aqui para me contar o que você achou desse peculiar doce…rs

doce típico rothenburg ob der tauber

Schnebälle, a bola de neve, doce típico de Rothenburg ob der Tauber que pode ser bonito mas gostoso já é outra história…rs

Em relação à comida típica alemã, você encontrara restaurantes para todos os gostos e bolsos dentro da cidade antiga. Uma boa dica é tentar perguntar a algum local uma boa dica de restaurante. Foi o que fizemos mas infelizmente não me lembro agora do nome do restaurante e também não tirei nenhuma foto 🙁

Rothenburg ob der Tauber é…..

Impressionante e encantadora!

Com certeza uma cidade que quero voltar com mais tempo, pois fiquei apenas um dia e a chuva atrapalhou um pouco os planos de caminhar pela cidade e aproveitar mais as suas atrações.

Voltaria no verão ou primavera porque a cidade deve ser linda com sol e com certeza voltarei para o mercado de natal, talvez numa data mais adiante para ter uma maior probabilidade de pegar a cidade coberta de neve!

Veja também meu outro passeio durante essa mesma viagem: a visita ao fabuloso castelo de Neuschwanstein !

E você já visitou ou tem planos de visitar Rothenburg ob der Tauber em breve? Compartilhe conosco sua experiência comentando abaixo!

Dúvidas? Comente e responderemos aqui mesmo. Sua dúvida também pode ser a de outra pessoa!

Cadastre seu Email e receba artigos como esse ( de forma gratuita e sem SPAM)

+Dicas para planejar a sua viagem pela Europa

Escrevi um artigo com diversas dicas para quem està planejando uma viagem pela Europa, veja aqui.

Se você quer inspiração de passeios pela Europa ou pretende comprar ingressos para as principais atrações com antecedência indicamos o site da empresa Viator que em conjunto com várias agências de turismo dos países oferecem passeios e excursões com preços diferenciados além dessa possibilidade de comprar ingressos antecipados e pular a fila! Confira abaixo:

Inspiração – passeios e excursões pela Europa – compre também bilhetes para as principais atrações e pule a fila!

 

 

Aqui no Blog temos duas parcerias que podem te ajudar a economizar ao adquirir um Seguro Saùde. A primeira é comprando um seguro de viagem da Mondial Assistance aqui no Blog e assim garantindo um desconto de 15% sobre o valor. Veja aqui o código que garante o desconto.

Outra opção é utilizar o Comparador de Preços de Seguro de Viagem de diversas empresas, a Real Seguros. Você pesquisa, compara e escolhe a melhor cobertura para a sua viagem com o melhor preço e ainda garante um suporte diferenciado e consultoria. Faça aqui sua cotaçao.

Para pesquisar valores e comprar tickets de trem pela Europa recomendo que você faça sua pesquisa no site da Raileurope.

Sobre aluguel de carro na Europa recomendo a Rentalcars.

Leia também esse artigo onde dei algumas dicas para conseguir melhores preços e onde fazer sua cotação.

Use o Booking.com para Pesquisa e Reserva de Hotéis. Sempre pesquiso e acabo reservando hospedagem por lá por vários motivos, entre eles, a possibilidade de muitas vezes reservar sem o cartão de crédito ou optar por pagar apenas na chegada e também é possível ler as avaliações de outros hóspedes.

Veja aqui, por exemplo uma relação de links de hotéis mais bem avaliados no Booking.com nas principais cidades europeias:

 

Hoteis Populares e Recomendados em Amsterdam | Hoteis Populares e Recomendados em Barcelona | Hoteis Populares e Recomendados em Berlim

 

Hoteis Populares e Recomendados em Bruxelas | Hoteis Populares e Recomendados em Budapeste | Hoteis Populares e Recomendados em Estocolmo

 

Hoteis Populares e Recomendados em Florença |Hoteis Populares e Recomendados em Lisboa | Hoteis Populares e Recomendados em Londres

 

Hoteis Populares e Recomendados em Madrid | Hoteis Populares e Recomendados em Paris | Hoteis Populares e Recomendados em Praga

 

Hoteis Populares e Recomendados em Roma | Hoteis Populares e Recomendados em Sao Pertesburgo | Hoteis Populares e Recomendados em Veneza

 

Hoteis Populares e Recomendados em Viena | Hoteis Populares e Recomendados em Zurique

Mais posts sobre a Europa para te inspirar

Artigos sobre a Alemanha

Artigos sobre Amsterdam

Artigos sobre a Croácia

Artigos sobre a França

Artigos sobre a Grécia

Artigos sobre a Itália

Artigos sobre a Suíça

Artigos sobre a Turquia

Este post contém links de afiliados o que permite que um percentual de comissão seja repassado ao Blog em caso de reservas realizadas por aqui mas você leitor não paga nada a mais por isso e ainda contribui para manter o blog ativo e atualizado. Em caso de dúvidas consulte nossa Política de Publicidade.

travel-icon-183+ Dicas para planejar a sua viagem pela Europa

 
  • Encontre a hospedagem para sua viagem

    Recomendamos efetuar a pesquisa e reserva de seu hotel no Booking.com, uma plataforma de busca e reserva de hotéis reconhecida mundialmente. Sempre pesquiso e acabo reservando hospedagem por lá por vários motivos, entre elesa possibilidade de muitas vezes reservar sem o cartão de crédito ou optar por pagar apenas na chegada e também é possível ler as avaliações de outros hóspedes, o que auxiliar muito na decisão ao escolher um hotel.
 
  • Encontre seu Seguro de Viagem ao melhor preço 

    Nunca se esqueça de contratar um Seguro de Viagem/Assistência Médica para a sua viagem pela Europa! Um Seguro de Viagem é essencial para garantir que tudo corra bem em sua viagem e é algo que possui um custo baixo e pode evitar diversos problemas que poderiam causar stress à sua viagem. Recomendamos comparar os preços na SEGUROS PROMO e para garantir 5 % DE DESCONTO NA COMPRA DO SEU SEGURO VIAGEM você pode utilizar esse código: MEJOGUEINOMUNDO5
 
  • Global Pass

    Está fazendo uma eurotrip e considera viajar de trem pela Europa? Excelente ideia! Saiba mais sobre o Globalpass que provavelmente é a melhor opção para você viajar de trem  sem stress pela Europa. Informações e venda aqui.
 
  • Compare preços de varias locadoras para alugar um carro na Europa

    Para quem quer ter a liberdade de fazer uma roadtrip pela Europa o aluguel de carro é  sem dúvida uma excelente opção! Recomendamos o site RentalCars, que é um buscador que mostra diversas locadoras de carros e os melhores preços.
 
  • Excursões e passeios com excelente custo benefício/Compre tickets das principais atrações turísticas de cada país com antecedência

    Testamos a Viator e recomendamos. É uma das principais companhias que vendem passeios mundialmente e eles possuem parceria com diversas agências de turismo pela Europa. É possível encontrar desde transfers de aeroporto até o seu hotel até day trips e excursões privativas ou não com guia por diversas atrações turísticas de cada pais. Para quem não quer dirigir, vale à pena dar uma olhada. Veja aqui todas as opções de passeios oferecidos.
  Este post contém links de afiliados o que permite que um percentual de comissão seja repassado ao Blog em caso de reservas realizadas por aqui mas você leitor não paga nada a mais por isso e ainda contribui para manter o blog ativo e atualizado. Em caso de dúvidas consulte nossa Política de Publicidade. 

You Might Also Like

2 Comments

  • Reply Lidiane Albuquerque 11 de outubro de 2016 at 3:45 AM

    Oi Monique, estou pensando em ir Rothemburg no final do ano, mas eu chegaria na Alemanha após o Natal para passar o réveillon, mas pelo que li aqui o mercado de natal nesta cidade encerra antes, certo ? Você sabe onde posso ver as datas oficiais deste ano ? Beijos.

  • Leave a Reply