Castelo Neuschwanstein, um verdadeiro castelo de Conto de Fadas na Alemanha

Certamente você já deve ter escutado falar no Castelo Neuschwanstein ou visto alguma foto dele em guias de viagem, revistas especializadas em turismo ou cartões postais!

Esse castelo é simplesmente o mais visitado de toda a Alemanha e uma das atrações mais populares da Europa. Mas o castelo não é apenas lindo. Há muitos fatos interessantes sobre o Castelo Neuschwanstein e um deles é que o local foi a inspiração de Walt Disney para a criação do Magic Kingdom, um dos parques temáticos da Disney e onde fica o famoso Castelo da Cinderella. Compare os lugares e você perceberá a semelhança.

Visitei o castelo Neuschwanstein em um final de semana durante uma road trip por uma parte da Rota Romântica saindo da Suíça e conto aqui nesse artigo um pouco mais sobre o lugar e dicas para visitá-lo.

 


Não se esqueça de adquirir um Seguro de Viagem/Assistência de Viagem! Algo que possui um baixo investimento e pode evitar diversos problemas que poderiam causar stress à sua viagem. Recomendamos fazer a cotação no comparador de preços da Seguros Promo que trabalha somente com as melhores seguradoras e oferece diversos descontos. Parcele em até 12x e garanta mais 5% de desconto usando o código do blog: MEJOGUEINOMUNDO5

dicas castelo neuschwanstein alemanha


Para a cotação e reserva de Hotéis aos melhores preços recomendamos a Booking.com. Leia as reviews de outros hóspedes e pague a sua estadia apenas quando chegar ao hotel.

Onde fica o Castelo Neuschwanstein

O castelo Neuschwanstein fica na Alemanha, na região da Bavaria, a cerca de 5km da cidade de Füssen.

Sua localização é em meio aos Alpes, no alto de uma colina com uma visão totalmente privilegiada para a região de Schwangau.

paisagem schwangau baviera alemanha

conhecendo o castelo neuschwanstein na alemanha

Como chegar até lá

Para chegar até o Castelo Neuschwanstein existem diversas formas. Primeiramente você deve se dirigir à cidade de Füssen.

Se você estiver de carro

No meu caso, estávamos de carro e fizemos um trajeto saindo da Suíça, da cidade de Lucerne até Füssen em cerca de 3 horas num percurso de 290km.

A cidade de Füssen pode ser alcançada ao se percorrer a famosa Rota Romântica na Alemanha, sendo inclusive um dos principais destinos de parada e está localizada no final da rota.

Uma das formas mais simples de se alcançar Füssen é partindo de Munique num percurso de cerca de 130km.

Saindo da cidade de Stuttgart o percurso é de cerca de 215km.

Para pesquisar valores de aluguel de carro na Alemanha e Europa indicamos o seguinte site: Rentalcars

Se você estiver de trem

Considere a partida saindo de Munique, uma das cidades que possui conexões diretas até Füssen a cada 2 horas. ( Confirme no site da RailEurope, horários e valores de tickets. Là você também pode comprar seus bilhetes estando ainda no Brasil).

Dica! Eu já ouvi falar de um ticket de trem chamado “Bayern Ticket” que pode ser útil para viagens de 1 dia, para bate e volta, com preço de 23 euros ( confirme no site) e mais 5 euros adicionais a quem estiver viajando junto! (limitado até 5 pessoas). Para condições e mais informações veja aqui.

Schwangau alemanha

Vila de Schwangau jà pertinho do castelo e onde fica o Centro de Vendas de Ingresso

Se você prefere uma excursão em ônibus turístico e com guia

Essa também é uma boa opção se você não estiver a fim de fazer tudo por sua conta e acaba sendo uma opção bem econômica e cômoda também. Veja abaixo algumas opções.  ( Todos os tours são operados por agências locais na Alemanha através do site Viator, o qual já utilizei e recomendo)

Viagem de um dia ao Castelo de Neuschwanstein saindo de Munique com visita opcional ao Castelo de Hohenschwangau ou excursão de bicicleta

excursao de 1 dia para o castelo neuschwanstein

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Viagem de um dia ao Castelo Neuschwanstein saindo de Frankfurt

excursao de 1 dia ao castelo neuschwanstein

Veja mais opções de tours guiados e excursões pela região da Bavaria e Rota Romântica clicando aqui.

Como visitar o Castelo Neuschwanstein

Chegando a Füssen, é preciso seguir algumas etapas para conseguir chegar até o Castelo.

A única forma de visitar o interior do castelo é através de uma visita guiada de 30 minutos, a qual está inclusa no preço do ingresso.

visitar castelo de neuschwanstein

Comprando o ingresso

A primeira delas é se dirigir até o Centro de Vendas dos Ingressos que fica na vila de Hohenschwangau abaixo da colina onde está o Castelo.

Esse é o único local onde você pode comprar os ingressos para o Castelo de Neuschwanstein e o Castelo de Hohenschwangau, ou seja, você obrigatoriamente terá de passar por lá

Evite filas! Você também tem a opção de reservar o ticket da visita ao castelo com antecedência no horário desejado, recebendo o tique tem seu hotel e evitando assim as filas no centro de visitas para adquirir o ingresso. Saiba mais aqui.

Hà ônibus que fazem o trajeto de Füssen até o local e quem estiver de carro precisará estacionà-lo por lá. Me lembro que pagamos 6 euros para estacionar, sem limite de tempo.

Havia algumas opções de combos de ingressos incluindo a visita aos dois castelos mas eu optei por visitar apenas o Castelo de Neuschwanstein e o ticket custou 12 euros por pessoa.

Como comentei anteriormente o ingresso inclui uma visita guiada de cerca de 30 minutos e você pode escolher o idioma da visita. Havia a opção de fazer em alemão ou inglês e optamos por inglês. Existe a opção de contratar um audioguia em outras línguas, inclusive Português.

Outra escolha que você também tem que fazer é em relação ao horário da visita.

Se for visitar o castelo em alta temporada é recomendado fazer uma reserva dos tickets para não correr o risco deles estarem esgotados. Mais informações no site oficial.

Subindo a colina até o Castelo

Quando já estiver com os ingressos em mãos, você precisa se dirigir até o castelo, o qual fica cerca de 1,5km de distância do Centro de Vendas do Ingresso. Essa rodovia é privada e não pode ser utilizada por carros ou bicicletas, o que te deixa basicamente com as opções abaixo:

A pé

É uma subida mas não tão cansativa e leva cerca de meia hora ou 40 minutos para se chegar até o topo. Se estiver nevando, considere alguns minutos a mais.

castelo Neuschwanstein no inverno

De carruagem

Custa 6 euros a subida e 3 euros a descida.

Eu subi com essa opção e me arrependi um pouco porque fiquei com dó dos cavalos e admito que estava preocupada com o horário da visita e achei que seria uma opção mais rápida mas no final vai tão devagar quanto ir caminhando.

Talvez você economize uns 5 ou 10 minutos no máximo. Como subi de carruagem aproveitei para fazer o trajeto de descida a pé e foi super tranquilo.

carruagem castelo neuschwanstein

De ônibus

Me informaram que existe uma opção de ônibus  que vai por outro caminho e te deixa ali perto da ponte Mariennbrücke que vem a ser um dos melhores pontos de observação do castelo visto do alto.

Mas como a ponte Marienbrücke está fechada para reforma esse ônibus não está circulando.

Pode ser que no dia que fui esse serviço não estava funcionando também por estar nevando muito, por isso se informe no centro de vendas do ingresso. Custa 1.80 euro para a subida e 1 euro para a descida. Do local onde o ônibus para é necessário andar uns 600 m numa descida até o castelo.

Infelizmente a ponte Marienbrücke estava interditada devido a uma reforma mas parece que acabou de reabrir ( Agosto de 2016)

Horários de funcionamento

Venda de ingressos na Central

De Abril a 15 de Outubro: 8 am-5 pm
16 de Outubro a Março: 9 am-3 pm

Horário de abertura do Castelo Neuschwanstein 

19 Março a 15 de Outubro: 9 am-6 pm
16 de Outubro a 18 de Março: 10 am-4 pm

O castelo é aberto diariamente exceto nesses dias: 1 de Janeiro, 24 / 25 / 31 Dezembro.

A visita guiada

É a única forma de se visitar o interior do castelo o que é uma pena, afinal eu gostaria de ter mais tempo para explorar os detalhes desse palácio tão excêntrico.

Logo após ter chegado de carruagem até o topo da colina onde fica o castelo temos que caminhar ainda mais alguns metros e então chegamos a esse portal abaixo que se trata da entrada principal ao castelo.

entrada castelo neuschwanstein

Portal de entrada para o Castelo Neuschwanstein

Passando pelo portal chegamos a um pátio interno onde há um painel eletrônico com o número de cada tour e o horário. Assim filas são formadas para que cada grupo faça sua entrada ao castelo.

Neste dia estava muito frio e nevando bastante e por sorte havia algumas salas climatizadas para podermos aguardar o início do tour, ao invés de ficar lá fora esperando no frio.

chegando ao castelo neuschwanstein

patio interior castelo neuschwanstein

Quando chegou a hora do nosso tour uma fila se formou e assim pudemos entrar no castelo acompanhados de um guia.

A minha visita guiada em inglês não correu muito bem pois o sotaque do guia era muito ruim, às vezes eu achava que ele estava falando em alemão e não consegui entender tudo o que ele comentou. Mas enfim, a visita durou um pouco menos do que os 30 minutos e durante esse tempo percorremos alguns aposentos internos do incrível palácio como o quarto do rei Ludwig que conta com uma mini capela em seu interior, algumas salas onde se pretendiam realizar performances musicais e festivais e uma sala do trono, repleta de referências ao seu próprio reinado.

Repare nas referências de cisne por toda a decoração do castelo. O Rei Ludwig adorava esse animal, símbolo frequente nas lendas da região de Schwangau ( schwan em alemão é cisne).

Não é possível fotografar ou filmar em nenhum momento o interior do castelo 🙁 

Quase ao final da visita podemos sair em uma varanda e ter uma noção da magnifica vista do alto do castelo para toda a região de Schwangau, num panorama romântico com a vista inclusive do outro castelo Hohenschwangau.

lago de füssen e hohenschwangau

Vista do alto do Castelo de Neuchwanstein

Quando fui o cenário estava todo branquinho afinal estava nevando demais!

No final da visita passamos por algumas lojas de souvenir e pela cozinha do castelo.

castelo de Neuschwanstein baviera

castelo de hohenschwangau alemanha

Esse é o Castelo de Hohenschwangau que fica abaixo do Castelo Neuschwanstein e onde o rei Ludwig II passou a sua infância. O palácio foi construìdo por seu pai, o rei Maximilian II. Passamos ao lado do Hohenschwangau ao subir em direção ao Castelo Neuschwanstein

Um pouco de história

O Castelo de Neuschwanstein começou a ser construído em 1869 a mando do rei Ludwig II, rei desde 1864. O castelo foi construído com a intenção de ser a sua residência em um mundo alternativo criado por ele mesmo, como se ele estivesse vivendo na época medieval.

A aparência e a decoração do castelo foram inspirados em um estilo medieval, porém o castelo foi equipado com a última tecnologia daquele tempo como o aquecimento interno e abastecimento de água.

Outra grande inspiração presente na decoração do castelo é a grande admiração que o rei Ludwig possuía pelo compositor Richard Wagner e suas óperas.

A construção do castelo não foi tão rápida como se imaginava e o rei Ludwig acabou morrendo antes de vê-lo totalmente terminado.

 

castelo neuschwanstein alemanha

Dicas

  • Nunca e em hipótese alguma suba até o Castelo Neuschwanstein sem possuir o ingresso de entrada. Là no alto não se vendem ingressos e você pode ter a viagem perdida.

 

  • Se for visitar o Castelo durante o inverno é aconselhável estar com sapatos adequados para neve. Como vocês podem ver nas fotos, quando fui estava nevando bastante e sem um sapato especial para neve a subida ou descida poderiam ter sido um pouco mais complicadas pois o piso estava bem escorregadio.

 

  • A Ponte Marienbrücke é sem dúvida um dos melhores lugares para se ter um panorama do castelo e fotografá-lo porém atualmente ela está em reforma. Todas as fotos que tirei foram lá no alto mesmo ao lado do castelo e em uma ponte de vidro logo abaixo do castelo, onde a carruagem nos deixa antes de chegarmos até o portal de entrada.

 

  • Uma das épocas que o Castelo e a paisagem ficam mais especiais é durante o Outono onde há uma mistura de cores da natureza ao redor do castelo.

 

  • Evite chegar com fome ao castelo pois a lanchonete e café só podem ser acessados depois do tour pelo interior.

 

  • Em meio dia você consegue fazer essa visita ao Castelo e portanto dá para se fazer uma viagem de bate e volta partindo de outra cidade, mas caso tenha mais tempo no roteiro vale à pena se hospedar em Füssen ou Schwangau e descobrir mais da região.

Onde se hospedar

Eu sai da Suíça numa sexta-feira à tarde, chegando na cidade de Füssen já ao anoitecer.

Escolhemos o Hotel Sonne, um hotel 4 estrelas localizado bem no centrinho de Füssen, o qual adorei e recomendo! Possui um excelente custo beneficio, o quarto era bem espaçoso, moderno e impecavelmente limpo. A localização é excelente, possui estacionamento próprio e inclui café da manha e wifi free nos quartos. Era um dos hotéis mais bem avaliados no Booking.com e fica apenas a 5-10 minutos de carro do Castelo Neuschwanstein.

hotel sonne em füssen alemanha

 

Veja abaixo algumas sugestões de hotel para ficar hospedado na cidade de Füssen:

  • Hotel Sommer Wellness & Spa – Também 4 estrelas, é ideal para quem quer relaxar e oferece serviços de spa, piscina e vista para o Castelo Neuschwanstein além de ficar em frente a um lago. Esse hotel era a minha primeira opção mas para as datas em que viajamos estava sem disponibilidade.

hotel sommer füssen

 

  • Hotel Hirsch – hotel 4 estrelas também no centrinho de Füssen.

hotel-hirsch_fussen

Veja mais opções aqui.

Se você prefere ficar hospedado mais próximo dos castelos, veja abaixo essas opções localizadas em Schwangau:

hotel-rübezahl_schwangau1

No dia seguinte após o café da manha e fazer a visita ao Castelo partimos em direção à cidade de Rothenburg ob der Tauber, mais uma das paradas especiais da Rota Romântica na Alemanha!

Espero que esse post tenha sido informativo e inspiração para conhecer esse incrível castelo!

 

Cadastre seu Email e receba artigos como esse ( de forma gratuita e sem SPAM)

+Dicas para planejar a sua viagem pela Europa

Escrevi um artigo com diversas dicas para quem està planejando uma viagem pela Europa, veja aqui.

Se você quer inspiração de passeios pela Europa ou pretende comprar ingressos para as principais atrações com antecedência indicamos o site da empresa Viator que em conjunto com várias agências de turismo dos países oferecem passeios e excursões com preços diferenciados além dessa possibilidade de comprar ingressos antecipados e pular a fila! Confira abaixo:

Inspiração – passeios e excursões pela Europa – compre também bilhetes para as principais atrações e pule a fila!

Aqui no Blog temos duas parcerias que podem te ajudar a economizar ao adquirir um Seguro Saùde. A primeira é comprando um seguro de viagem da Mondial Assistance aqui no Blog e assim garantindo um desconto de 15% sobre o valor. Veja aqui o código que garante o desconto.

Outra opção é utilizar o Comparador de Preços de Seguro de Viagem de diversas empresas, a Real Seguros. Você pesquisa, compara e escolhe a melhor cobertura para a sua viagem com o melhor preço e ainda garante um suporte diferenciado e consultoria. Faça aqui sua cotaçao.

Para pesquisar valores e comprar tickets de trem pela Europa recomendo que você faça sua pesquisa no site da Raileurope.

Sobre aluguel de carro na Europa recomendo a Rentalcars.

Leia também esse artigo onde dei algumas dicas para conseguir melhores preços e onde fazer sua cotação.

Use o Booking.com para Pesquisa e Reserva de Hotéis. Sempre pesquiso e acabo reservando hospedagem por lá por vários motivos, entre eles, a possibilidade de muitas vezes reservar sem o cartão de crédito ou optar por pagar apenas na chegada e também é possível ler as avaliações de outros hóspedes.

Veja aqui, por exemplo uma relação de links de hotéis mais bem avaliados no Booking.com nas principais cidades europeias:

Hoteis Populares e Recomendados em Amsterdam | Hoteis Populares e Recomendados em Barcelona | Hoteis Populares e Recomendados em Berlim

Hoteis Populares e Recomendados em Bruxelas | Hoteis Populares e Recomendados em Budapeste | Hoteis Populares e Recomendados em Estocolmo

Hoteis Populares e Recomendados em Florença |Hoteis Populares e Recomendados em Lisboa | Hoteis Populares e Recomendados em Londres

 

Hoteis Populares e Recomendados em Madrid | Hoteis Populares e Recomendados em Paris | Hoteis Populares e Recomendados em Praga

 

Hoteis Populares e Recomendados em Roma | Hoteis Populares e Recomendados em Sao Pertesburgo | Hoteis Populares e Recomendados em Veneza

 

Hoteis Populares e Recomendados em Viena | Hoteis Populares e Recomendados em Zurique

Mais posts sobre a Europa para te inspirar

 

Artigos sobre a Alemanha

Artigos sobre Amsterdam

Artigos sobre a Croàcia

Artigos sobre a França

Artigos sobre a Grécia

Artigos sobre a Itàlia

Artigos sobre a Suíça

Artigos sobre a Turquia

Este post contém links de afiliados o que permite que um percentual de comissão seja repassado ao Blog em caso de reservas realizadas por aqui mas você leitor não paga nada a mais por isso e ainda contribui para manter o blog ativo e atualizado. Em caso de dúvidas consulte nossa Política de Publicidade.

travel-icon-183+ Dicas para planejar a sua viagem pela Europa

 
  • Encontre a hospedagem para sua viagem

    Recomendamos efetuar a pesquisa e reserva de seu hotel no Booking.com, uma plataforma de busca e reserva de hotéis reconhecida mundialmente. Sempre pesquiso e acabo reservando hospedagem por lá por vários motivos, entre elesa possibilidade de muitas vezes reservar sem o cartão de crédito ou optar por pagar apenas na chegada e também é possível ler as avaliações de outros hóspedes, o que auxiliar muito na decisão ao escolher um hotel.
 
  • Encontre seu Seguro de Viagem ao melhor preço 

    Nunca se esqueça de contratar um Seguro de Viagem/Assistência Médica para a sua viagem pela Europa! Um Seguro de Viagem é essencial para garantir que tudo corra bem em sua viagem e é algo que possui um custo baixo e pode evitar diversos problemas que poderiam causar stress à sua viagem. Recomendamos comparar os preços na SEGUROS PROMO e para garantir 5 % DE DESCONTO NA COMPRA DO SEU SEGURO VIAGEM você pode utilizar esse código: MEJOGUEINOMUNDO5
 
  • Global Pass

    Está fazendo uma eurotrip e considera viajar de trem pela Europa? Excelente ideia! Saiba mais sobre o Globalpass que provavelmente é a melhor opção para você viajar de trem  sem stress pela Europa. Informações e venda aqui.
 
  • Compare preços de varias locadoras para alugar um carro na Europa

    Para quem quer ter a liberdade de fazer uma roadtrip pela Europa o aluguel de carro é  sem dúvida uma excelente opção! Recomendamos o site RentalCars, que é um buscador que mostra diversas locadoras de carros e os melhores preços.
 
  • Excursões e passeios com excelente custo benefício/Compre tickets das principais atrações turísticas de cada país com antecedência

    Testamos a Viator e recomendamos. É uma das principais companhias que vendem passeios mundialmente e eles possuem parceria com diversas agências de turismo pela Europa. É possível encontrar desde transfers de aeroporto até o seu hotel até day trips e excursões privativas ou não com guia por diversas atrações turísticas de cada pais. Para quem não quer dirigir, vale à pena dar uma olhada. Veja aqui todas as opções de passeios oferecidos.
  Este post contém links de afiliados o que permite que um percentual de comissão seja repassado ao Blog em caso de reservas realizadas por aqui mas você leitor não paga nada a mais por isso e ainda contribui para manter o blog ativo e atualizado. Em caso de dúvidas consulte nossa Política de Publicidade. 

You Might Also Like

5 Comments

  • Reply Arthur 30 de maio de 2017 at 9:31 AM

    Oi, Monique!

    Para ir de carro partindo de Zurique é tranquilo?
    Vc sugere sair muito cedo? Eles alugam carro com gps ou é melhor eu comprar um?

    Desde já obrigado!

    • Reply Monique Bianchi 30 de maio de 2017 at 11:41 AM

      Oi Arthur, achei sim bem tranquilo essa rota. Se for para ir e voltar no mesmo dia acaba sendo meio cansativo. Sugiro passar uma noite lá em Füssen. O GPS normalmente é cobrado à parte quando se aluga o carro!

      Abraços

  • Reply Innsbruck em poucas horas: o que ver e fazer | Me joguei no Mundo 19 de maio de 2017 at 6:56 PM

    […] Castelo Neuschwanstein – um verdadeiro castelo de conto de fadas na Alemanha […]

  • Leave a Reply