Suiça, Zermatt

Gornergrat, como é o passeio mais popular de Zermatt

20 de maio de 2017
gornergrat

Como é o passeio de trem que nos leva pertinho da Matterhorn

Se Zermatt é o destino dos sonhos na Suíça e um dos mais desejados, o passeio de trem ao topo do Gornergrat é o mais popular e imperdível! Conto nesse post os motivos e relato como foi a minha experiência ao fazer esse passeio.

passeio de trem zermatt

O que faz o Gornergrat um passeio imperdível em Zermatt?

Todo turista que vai a Zermatt tem entre seus objetivos ver a montanha Matterhorn, e o passeio a Gornergrat é uma das maneiras de se ter a melhor vista e de chegar mais próximo deste símbolo suíço.

Trata-se de um passeio de trem de cremalheira em funcionamento desde 1898 que nos leva diretamente a 3089m de altitude e isso é muito alto!  Para você ter uma noção melhor da altura, a vila de Zermatt está localizada a 1604m acima do mar e o trem de cremalheira elétrico faz uma subida de praticamente 1500m de altitude em cerca de 33 minutos!


Não se esqueça de adquirir um Seguro de Viagem/Assistência de Viagem! Algo que possui um baixo investimento e pode evitar diversos problemas que poderiam causar stress à sua viagem. Recomendamos fazer a cotação no comparador de preços da Seguros Promo que trabalha somente com as melhores seguradoras e oferece diversos descontos. Parcele em até 12x e garanta mais 5% de desconto usando o código do blog: MEJOGUEINOMUNDO5

O percurso percorrido por esse trem que sai do lado oposto da estação de trem de Zermatt é muito especial e recomendo sentar do lado direito do trem se possível. Deixe a câmera a postos e fique atento para registrar as belas paisagens dos Alpes se aproximando e logo no comecinho do passeio a linda vista da vila de Zermatt do alto!

dicas zermatt

Vista da vila de Zermatt da janela do trem em direção a Gornergrat


Alugar um carro na Suíça é uma boa ideia. Recomendamos usar a RentalCars para pesquisar e efetuar a reserva de um carro no país. Você pode comparar os preços entre as melhores locadoras e economizar.

Há 4 paradas no total e você tem a opção de combinar o passeio com diversas trilhas, mas acho que ao subir pela primeira vez, o ideal é ir direto ao topo.

Como você pode ver pelas fotos, visitei Zermatt durante o outono em outubro, por isso as paisagens estão bem coloridas e não ha muita neve!


Para a cotação e reserva de Hotéis aos melhores preços recomendamos a Booking.com. Leia as reviews de outros hóspedes e pague a sua estadia apenas quando chegar ao hotel.

trilhas zermatt matterhorn

Principais atrações no topo da Gornergrat

Ao chegar ao topo da Gornergrat, a vista panorâmica dos Alpes que temos ao descer do trem impressiona. É possível ver a incrível montanha Matterhorn bem mais de perto e também o Monte Rosa e uma cadeia de Alpes de mais de 4000m emoldurando a paisagem que parece ter sido desenhada a mão. Abaixo as principais atrações em Gornergrat:

  • Plataforma panorâmica 

Sua chance de tirar uma foto com a Matterhorn de fundo

dicas passeios zermatt

  • Kulmhotel 3100 Gornergrat – loja de souvenir e restaurante

O trem nos deixa a 3089m de altitude, então podemos caminhar até o Hotel 3100 Gornergrat, que é simplesmente o hotel em maior altitude na Europa, a cerca de 3100m como o nome já entrega. No hotel existe um observatório astronômico, uma loja de souvenirs e um café/restaurante com um terraço ao ar livre para apreciar a vista da Matterhorn enquanto se faz um break.


Booking.com

o que fazer em gornergratt zermatt

Terraço do Hotel 3100 Gornergrat para tomar aquele drink com uma vista de tirar o fôlego!

Não foi dessa vez, mas eu certamente gostaria de voltar e me hospedar ao menos uma noite por lá para poder ter essa experiência de ficar em um local tão diferente no meio das montanhas, além de ter a chance de observar as estrelas no observatório astronômico e também acordar cedinho e ver o nascer do sol que ilumina a ponta da Matterhorn e a deixa avermelhada. Esse efeito também se dá durante o pôr do sol, então diria que também vale a pena fazer o passeio durante a tarde para pegar esse momento. Eu fiz um dos primeiros passeios do dia.

  • Glaciar Gorner

atracoes gornergrat zermatt

Ao lado do Hotel 3100 está o grandioso glaciar Gorner, considerado o segundo maior nos Alpes. Infelizmente nos últimos 150 anos ele regrediu muito e a perspectiva para o futuro não é muito animadora.

Eu sempre me impressiono com esse tipo de paisagem, algo que não vemos todo dia e que representa a natureza em milhares de anos, muito antes de estarmos aqui.

  • Trilhas e a Matterhorn refletida em um lago

montanha matterhorn refletida

A partir de Gornergrat é possível fazer várias trilhas como para as estações inferiores, por exemplo.

Se você quer tentar ver a montanha Matterhorn refletida em um lago, como você provavelmente já deve ter visto em fotos, recomendo que pegue o trem de volta a Zermatt e desça na próxima estação chamada Rotenboden. De lá, caminhe cerca de 5 minutos até o lago Riffelsee. Se você der sorte e não estiver ventando muito no dia, terá uma vista inesquecível da montanha refletida no lago, algo que fica difícil de descrever! Fiquei muito feliz de ter tido essa sorte e oportunidade!

Obs: Fui durante o outono quando não havia neve por la. Acredito que a trilha durante o inverno fique um pouco difícil para acesso e claro que você terá que estar preparado com botas de trilha para neve.

lago riffelsee matterhorn

Outras atrações

    • Acesso direto a pistas de esqui e trilhas durante o inverno
    • Fotos com os cães Sao Bernardo
    • Jantar com observação de estrelas



Booking.com

 

Quanto custa o passeio a Gornergrat?

Como todo passeio em montanha  na Suíça que é famoso, não se trata de um passeio barato mas digo que vale cada centavo investido!

A tabela abaixo mostra todos os valores. Ida e volta até o topo custa CHF 94 francos suíços por pessoa, porém se você possui o Swisspass, terá desconto de 50%! Olha ai como vale a pena adquirir esse bilhete! Leia tudo sobre o Swisspass aqui.

quanto custa gornergrat

 

Os bilhetes podem ser comprados online ou na própria estação de onde sai o trem, do lado oposto da estação principal de Zermatt.

Se você é da turma que gosta de caminhar, dá pra diminuir bem o preço deste passeio, comprando apenas a ida de trem e na volta descer caminhando a partir de alguma das estações intermediárias, por exemplo.

Se estiver na dúvida entre fazer ou não o passeio…

Em uma viagem a Suíça ha varias oportunidades de fazer passeios em montanhas e os preços muitas vezes acabam nos desanimando, mas eu diria que se você estiver em Zermatt, esse é um passeio que vale muito a pena e que recomendaria o investimento.

Muitas vezes recebo aqui no blog mensagens de pessoas me perguntando o que vale mais a pena, subir na Jungfraujoch (Top of Europe) ou subir na Gornergrat, e apesar de achar que ambos passeios são especiais, se tivesse que escolher apenas um dos dois, escolheria o Gornergrat. Primeiramente porque o valor chega a praticamente metade do valor pago a Jungfraujoch, caso você não possua o Swisspass, e também porque é um passeio que não exige tanto tempo de percurso. Claro que tudo vai depender do seu roteiro também porque cada montanha fica em uma regiao da Suiça. Falando em montanhas, outra que recomendo muito também é a Titlis em Lucerne!

Mas se mesmo assim, o valor ainda está salgado, existe uma alternativa e é o funicular até Sunegga/Rothorn, onde você pode fazer algumas trilhas, entre elas a dos 5 lagos. Olha a diferença dos preços ai embaixo:

preços sunegga rothorn zermatt

Espero que o post tenha sido bem explicativo e tenha inspirado você a conhecer a Gornergrat!

Me conta comentando aqui embaixo se você ja fez o passeio e como foi tua experiência!

 

You Might Also Like

11 Comments

  • Reply Carolina Belo 11 de julho de 2017 at 3:56 PM

    Oi Monique! Nunca tive muito interesse pela Suíça, mas acabei de refletir sobre essa postura ao ler o seu post… O que é a Matterhorn refletida em um lago???? Coisa maravilhosa!!! Realmente, foi uma oportunidade maravilhosa ver esse espetáculo ao vivo! E quantas coisas legais para fazer nesse passei, heim? Parabéns pelo post! Adorei…
    Abraços,
    Carolina

    • Reply Monique Bianchi 12 de julho de 2017 at 5:11 AM

      Oi Carolina se eu te contar que antes de vir morar aqui eu tb não me interessava pela Suíça vc acredita? rs. É que o país ainda não é tão divulgado mas realmente é belíssimo e cheio de paisagens naturais como essa de cair o queixo. Espero que inclua a Suíça numa de suas próximas viagens, especialmente Zermatt que é uma linda e encantadora vila nos Alpes!

  • Reply Klecia 11 de julho de 2017 at 12:09 PM

    O mais legal desse passeio deve ser a vista né? Cada lugar incrível, cada cenário espetacular! Cada olhada na janela poderia virar o próximo papel de parede do desktop! Eu quero taaaanto ir na Suíça, espero que esse dia chegue logo!

    • Reply Monique Bianchi 12 de julho de 2017 at 5:15 AM

      Oi Klecia! Haha, é exatamente assim! Cada olhada na janela dá memso uma foto digna de papel de parede,rs. Esse é um dos passeios mais populares da Suíça e super recomendo quando você vier conhecer o país! Um abraço

  • Reply Camila Lisbôa 10 de julho de 2017 at 7:46 PM

    O Junfraujoch eu já conhecia, agora esse… talvez tenha me impressionado mais! Que vistas e que fotos, Monique! Post explicadinho e salvo aqui para consultas futuras 🙂

    • Reply Monique Bianchi 12 de julho de 2017 at 5:19 AM

      Oi Camila tudo bem? Pois é, confesso que eu gostei mais desse passeio também. O Jungfraujoch é incrível mas acho que Gornergrat impressiona mais por causa da famosa Matterhorn e tamBém pelo lago Riffelsee se der sorte de pegar um dia em que o reflexo da montanha apareça. Espero que volte à Suíça e faça esse passeio. Um abraço e obrigada

  • Reply Itamar Japa 10 de julho de 2017 at 4:01 PM

    Uau! Que passeio mais maravilhoso! Realmente incrível! Paisagens de tirar o fôlego! Literalmente né (3000m). 🙂

    • Reply Monique Bianchi 12 de julho de 2017 at 5:22 AM

      Hahaha realmente as paisagens são de tirar o fôlego Itamar,rs. Algumas pessoas tem problemas com a altitude mas eu diria que é meio raro. Eu mesma não senti nenhuma alteraçao e estava mega feliz de ver aquelas paisagens maravilhosa. Um abraço

  • Reply Fabiana Olivieri 10 de julho de 2017 at 3:19 PM

    Que passeio lindo. Fico imaginando como seja Zermatt no inverno. Conheço a Suiça mas somente Lucerna.

    • Reply Monique Bianchi 12 de julho de 2017 at 5:31 AM

      Oi Fabiana, Lucerna é uma das minhas cidades favoritas por aqui mas Zermatt também é muito especial, e a fama não é por acaso. Vale muito à pena conhecer a cidade e fazer um passeio para ver a montanha Matterhorn de pertinho. Um abraço!

  • Reply Zermatt em um final de semana | Me joguei no Mundo 20 de maio de 2017 at 8:14 PM

    […] Gornergrat– é o passeio mais popular de Zermatt que nos leva mais perto da Matterhorn! Um passeio de trem que leva ao topo da montanha Gornergrat em cerca de 33 minutos. Paisagens impressionantes começam a aparecer já nos primeiros minutos após a partida do trem. Lá no topo há mais de 3000m de altitude (3135m para ser exata) existe uma plataforma de onde é possível apreciar melhor a Matterhorn e uma cadeia de 29 Alpes. Além disso, é lá que fica o Hotel 3100 Gornegrat, simplesmente o hotel mais alto na Europa. Há estações intermediárias até chegar ao topo e recomendo muito parar na estação chamada Rotelboden que é onde se localiza o fabuloso lago Riffelsee. Se você der sorte com o tempo conseguirá ver o efeito espelho da Matterhorn nesse lago! Confira meu post sobre esse passeio incrível! […]

  • Leave a Reply