Suiça, Wengen

Wengen, uma vila livre de carros no meio dos Alpes Suiços

22 de novembro de 2015
vila de wengen suiça

Wengen é uma minúscula vila no meio dos Alpes suíços, acima de Lauterbrunnen localizada a 1274m acima do nível do mar e que encanta a qualquer turista com suas paisagens cênicas e a proximidade às enormes montanhas da região de Jungfrau. Depois de fazer um passeio até lá, o local se tornou um dos meus lugares favoritos próximo a Interlaken e um que com certeza indico a turistas que visitem a Suíça.

A cidade de Wengen é conhecida como destino de férias caracterizada por não permitir a entrada de carros, apenas veículos elétricos de moradores e prestadores de serviços à cidade. Isso contribui para deixar o local ainda mais agradável e especial.

Leia aqui dicas para economizar e diminuir o orçamento em uma viagem à Suíça!

vila de wengen suiça

vila livre de carros nos alpes

Por sua localização privilegiada Wengen oferece uma ampla gama de atividades, em qualquer época do ano, mas com certeza é durante o inverno que a vila atinge seu esplendor e se torna reduto de atletas e praticantes de esportes de inverno de todo o mundo, principalmente durante o evento internacionalmente reconhecido chamado Lauberhorn que é um campeonato de “corrida de esqui” que recebe 50.000 espectadores todo ano.

A excelente localização também faz a vila  de Wengen ser uma excelente opção de base turística para explorar outras vilas e cidades na região de Jungfrau. Apesar de ser uma pequena vila, Wengen conta hoje com cerca de 23 hotéis, somando cerca de 2000 leitos e mais de 400 apartamentos com mais de 2300 leitos. Em uma cidade que a população não passa de 1300 habitantes, durante o inverno principalmente a quantidade de turistas ultrapassa essa marca facilmente.

Como chegar até Wengen

Por ser uma vila encravada na montanha e livre de carros, a única forma de se chegar até Wengen é de trem, num percurso de apenas 15 minutos partindo do vale de Lauterbrunnen. O trem parte a cada 30 minutos. Quem está de carro, precisa deixá-lo estacionado em Lauterbrunnen uma vez que não há estrada que ligue até Wengen e a vila também não permite veículos não autorizados.

Através do seguinte site você pode reservar online uma vaga no estacionamento de Lauterbrunnen, o que é super recomendado já que durante o inverno ele fica lotado facilmente: http://shop.jungfrau.ch/en/parking/booking

vila sem carros wengen

As ruas vazias de Wengen durante um dia de semana. Wengen é uma das poucas vilas livres de carro em toda a Europa.

Leia aqui tudo o que você precisa saber para dirigir pela Suíça

Leia também: Alugar um carro ou adquirir um Swisspass? Veja pros e contras de cada opção!

como chegar a wengen

Uma outra forma de conhecer Wengen é fazendo alguma excursão saindo de Interlaken, Zurique ou Lucerne, por exemplo.

No site Viator  você encontra diversas opções de excursões que são feitas por agências de turismo suíças e guias altamente preparados. Pode ser uma excelente opção se você estiver em grupo e quiser conhecer também aspectos históricos sobre os locais, além de que os preços costumam valer super à pena. Eu já fiz um desses passeios comprando online pelo site da Viator e recomendo. Você pode pagar com cartão de crédito e reservar a data antes mesmo de sair do Brasil.

Veja abaixo algumas opções:

excursoes interlaken wengen

excursoes interlaken suiça

Veja mais opções de excursões aqui.

Mesmo que você faça por sua conta esse passeio, dá para conhecer no mesmo dia Wengen e Lauterbrunnen! Caso você não tenha muito tempo no roteiro é o ideal, assim você não deixa de visitar esses dois lugares incríveis. Eu fiz o passeio em um dia só, visitando Lauterbrunnen pela manha, incluindo as cachoeiras Staubbach e Trümmelbach e de tarde visitei Wengen e subi até Männlichen. Vale muito à pena!

Ponto de Partida para passeio pelos Alpes

Estando em Wengen um leque de possibilidades de atrações turísticas pelos Alpes se abre. Cito as principais abaixo:

passeios alpes interligne e jungfrau

Männlichen – 2225 -2343 acima do nível do mar

männlichen suiça

Essa montanha localizada logo acima de Wengen oferece diversas possibilidades para quem quer esquiar ou praticar hiking. Mesmo para os não praticantes do esporte, Männlichen é um passeio sensacional pois proporciona uma vista panorâmica espetacular dos Alpes Eiger, Mönch e Jungfrau em uma caminhada de apenas 25 minutos chamada de “Caminhada Real” onde o mirante principal é em formato de uma coroa!

Heaven! When in Wengen be sure to go to Männlichen at above 2300 mt above sea level! You gonna experience a perfect view of the Alps and the village of Grindelwald! This is the final point of the Royal Walk! There are 2 options to arrive at Männlichen, by aerial cableway via Lauterbrunnen/Wengen or aerial gondola from the Grindelwald side! ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ Essa coroa é um Mirante a 2300m acima do nível do mar e é o ponto final da trilha chamada “Royal Walk” a apenas meia hora da estação de cable car. A vista lá do alto é impressionante e há diversas outras trilhas como a que vai até Kleine Scheidegg em cerca de 1h30. O local é muito famoso no inverno também para prática de esqui!

Ein von ?? Monique Bianchi (@moniquebianchir) gepostetes Foto am

caminhada alpes suiços mannlichen wengen

 

caminhada royal wengen männlichen

caminhada royal männlichen alpes suiços

O pico é alcançado facilmente a partir de Wengen em uma gôndola que chega ao topo em apenas 5 minutos ou a partir de um cable car a partir de Grindelwald Grund.

männlichen wengen

Do alto de Männlichen avistamos a vila de Grindelwald e o cable car que parte de lá

Além dessa caminhada simples que oferece uma super vista, há outras opções de continuar o passeio e combina-lo com uma caminhada mais longa ao pé dos Alpes, o que logicamente vai lhe presentear com vistas inacreditáveis!

A caminhada mais conhecida é a partir de Männlichen até Kleine Scheidegg em cerca de 1 ½ hrs . A partir de Kleine Scheidegg você pode pegar o cable car de volta a Grindelwald Grund ou seguir o passeio até Jungfraujoch

Preços

A partir de Wengen

CHF 44 – ida e volta

Crianças de 6 a 15 anos pagam apenas metade

Quem tem SwissPass tem desconto de 50%! Não sabe ainda o que é Swisspass? Leia tudo aqui.

Site oficial: http://www.maennlichen.ch/en/home.html

A partir de Grindelwald Grund

CHF 58 –  ida e volta

Crianças de 6 a 15 anos pagam apenas metade

Quem tem SwissPass tem desconto de 50%!

Jungfraujoch – Topo da Europa  – 3454 m acima do nível do mar

Jungfraujoch é sem dúvidas o passeio mais famoso da região e não é para menos, afinal é lá que se localiza a estação de trem mais alta da Europa e um complexo que oferece diversas atividades e atrações como um palácio de gelo, além de neve o ano todo. Para completar, o passeio de trem feito para chegar até o topo é de cair o queixo, passando por túneis dentro das montanhas e se aproximando lentamente muito perto dos Alpes.

Informações completas sobre o passeio clicando aqui.

Veja uma opção de excursão até Jungfraujoch abaixo, saindo de Zurique ou Lucerna, em ônibus turístico de luxo, inclusa ida e volta e  guia. Essa pode ser uma excelente opção caso você não tenha muito tempo no roteiro pela Suíça mas queira fazer esse que é o passeio mais famoso pelos Alpes.

jungfraujoch excursao

excursao jungfraujoch suiça

Schilthorn 2970m acima do nível do mar

O topo desta montanha acima da vila de Mürren proporciona uma das melhores vistas dos Alpes na região e é onde s localiza o restaurante giratório Piz Gloria e um centro de visitação interativo dedicado a James Bond, já que cenas do filme “On Her Majesty’s Secret Service ” foram filmadas por lá. Pode ser alcançada em 1h a partir de Wengen.

Grindelwald First – 2167m acima do nível do mar

Acima da vila de Grindelwald se localiza esse pico que oferece uma série de atrações além da vista excepcional. Recentemente uma passarela suspensa nas montanhas foi inaugurada e além disso, é lá que se localiza o lindo lago Bachalpsee que pode ser alcançado via trilha.

Schynige Platte – 2076m acima do nível do mar

Além da vista esplêndida o passeio é feito em um nostálgico e charmoso trem que parte de Wilderswil e leva até o topo da montanha onde também se encontra um incrível jardim botânico alpino.

Kleine Scheidegg – 2061 m acima do nível do mar

Aos pés da face norte da montanha Eiger! Pistas de esqui, caminhadas, restaurantes e hotéis disponíveis no local!

Onde se hospedar em Wengen

Como citei no início do artigo, Wengen é uma pequena vila, mas focada totalmente no turismo, portanto há uma certa variedade de locais para se hospedar por lá, para quem prefere mais luxo ou algo mais econômico.

vila sem carros suiça wengen

No Booking.com há oferta de 42 locais espalhados entre a vila e o vale de Lauterbrunnen. Confira clicando na imagem abaixo:

onde se hospedar em wengen

Durante o inverno, principalmente quando acontece o campeonato Lauberhorn, os hotéis tendem a se esgotar rapidamente, então sugiro que comece a pesquisar hospedagem com uma certa antecedência durante essa época.

Wengen e os esportes de inverno

A região de Jungfrau que compreende as áreas Grindelwald-First, Kleine Scheidegg-Männlichen e Mürren-Schilthorn oferece 213km de pistas para esqui e outros esportes de inverno.

Para informações de preços de tickets diários ou combos para esqui nessa temporada de 2015/2016 clique aqui .

Wengen é também um excelente local para iniciantes no esqui pois conta com duas escolas que oferecem lições privadas para quem quer aprender ou aperfeiçoar suas habilidades nos esportes de inverno.

Nao deixe de conhecer e se encantar com essa charmosa vila suíça!

Jà conhece? Comente o que achou do local abaixo! 🙂

Visite também o site oficial do destino: http://wengen.ch/en

Cadastre seu Email e receba artigos como esse ( de forma gratuita e sem SPAM)

[mc4wp_form]

Fiz esse passeio em parceria com o escritório de Turismo de Interlaken e região de Jungfrau. Todas as opiniões  e descrição do passeio são isentas e pessoais!

travel-icon-183+ Dicas para planejar a sua viagem pela Suíça

  
  • Seguro de Viagem - Nunca se esqueça de contratar um Seguro de Viagem/Assistência Médica para a sua viagem pela Suíça! Algo que possui um custo baixo e pode evitar diversos problemas que poderiam causar stress à sua viagem. Recomendamos a Mondial Assistance, uma das melhores seguradoras do ramo que oferece diversos tipos de seguros e assistências de viagem a ótimos preços. Use este link para fazer a sua cotação e garantir o desconto.
 
  • Swiss Travel Pass: A melhor opção para explorar a Suíça utilizando toda a rede de transportes, o que inclui trem, ônibus e barcos em viagens ilimitadas mais gratuidade em rotas de trem panorâmicas pelo país e descontos em passeios aos Alpes e entradas em museus. Escolha o seu Swisspass aqui.
 
  • Global Pass: Caso seu roteiro inclua mais países pela Europa, talvez o Globalpass seja a melhor opção para você viajar de trem pela Europa. Informações e venda aqui.
 
  • Aluguel de carro na Suíça e Europa: Para quem quer ter a liberdade de explorar a Suíça e outros países da Europa que ficam na fronteira, o aluguel de carro é uma excelente opção! Recomendamos o site RentalCars, que é um buscador que mostra diversas locadoras de carros e os melhores preços.
 
  • Excursões e passeios pela Suíça com excelente custo benefício: Testamos a Viator e recomendamos. É uma das principais companhias que vendem passeios mundialmente e eles possuem parceria com diversas agências de turismo na Suíça. Mais de 100 opções de passeios pela Suíça, transfers de/para aeroportos nas principais cidades suíças e excursões aos Alpes com preços mais baratos até mesmo do que comprando diretamente no guichê. Veja aqui todas as opções de passeios oferecidos.
 
  • Pesquisa e reserva de hotéis: utilize o Booking.com, uma plataforma de busca e reserva de hotéis reconhecida mundialmente. Sempre pesquiso e acabo reservando hospedagem por lá por vários motivos, entre elesa possibilidade de muitas vezes reservar sem o cartão de crédito ou optar por pagar apenas na chegada e também é possível ler as avaliações de outros hóspedes. Veja aqui, por exemplo uma relação das hospedagens mais recomendadas nas principais cidades suíças:
   

Mais posts sobre a Suíça para te inspirar

Planejamento de Viagem à Suíça

Transporte na Suíça

Suíça nas diferentes estações

Principais cidades

Principais passeios em montanha

Lagos na Suíça

Vilas Suíças e dicas de passeios

Este post contém links de afiliados o que permite que um percentual de comissão seja repassado ao Blog em caso de reservas realizadas por aqui mas você leitor não paga nada a mais por isso e ainda contribui para manter o blog ativo e atualizado. Em caso de dúvidas consulte nossa Política de Publicidade. 

You Might Also Like

11 Comments

  • Reply Flávia Rodrigues 18 de junho de 2017 at 5:29 AM

    Olá… Adorei essa matéria e tenho frequentado assiduamente seu blog, sempre à procura de um roteiro ideal, já que terei apenas um dia para explorar essa região.
    enfim….estarei em Lucerna no final de setembro e gostaria de saber se vale a pena fazer o trajeto Lucerna – Lauterbrunnen – Wengen – Kleine Scheidegg de forma independente, ou seria melhor contratar uma excursão para isso. Gostaria de saber também o que fica mais barato e se consigo fazer trilhas por esses lugares, sem orientação de guia turístico. Desde já agradeço a atenção

    • Reply Monique Bianchi 20 de junho de 2017 at 2:08 PM

      Oi Flávia tudo bem? Sim, é possível fazer o trecho sozinha. Em relaçao à trilhas, depende de qual trilha deseja fazer e se já está acostumada com trilhas em montanhas. Há trilhas de várias dificuldades, algumas fáceis e em geral sâo todas bem sinalizadas e bem cuidadas. Mas chegando na regiao de Interlaken, você pode ver com o escritório de turismo se há opçao de guias para determinadas trilhas. Um abraço

  • Reply Como é o passeio a Jungfraujoch, Top of Europe | Me joguei no Mundo 21 de maio de 2017 at 5:05 PM

    […] antecedência! Mesmo se você tiver o Swiss Pass, que dá gratuidade no trecho de Interlaken até Wengen ou Grindelwald, você precisa adquirir o bilhete de um desses locais até o topo da Jungfraujoch. […]

  • Reply Karina 17 de abril de 2017 at 11:28 AM

    Muito bom o post Monique!

    Com certeza conhecerei Wengern quando estiver em Interlaken. Você sabe se lá em Wengern dá para alugar bicicleta e andar pela vila?

    • Reply Monique Bianchi 18 de abril de 2017 at 6:10 PM

      Karina, pelo que me lembro dá sim para alugar bike, mas só estando lá na vila para confirmar! A vilinha é bem pequena, d’a para fazer a pé mesmo na verdade,rs. Abraços

  • Reply Curiosidades da Suíça: dicas para quem quer conhecer mais sobre o país | Me joguei no Mundo 27 de julho de 2016 at 4:29 PM

    […] Wengen, uma vila livre de carros no meio dos Alpes Suiços | Me joguei no Mundo 22 de novembro de 2015 at 12:38 […]

  • Reply Goldenpass: passeio de trem panorâmico de Lucerne a Montreux | Me joguei no Mundo 21 de dezembro de 2015 at 3:23 AM

    […] Wengen, uma vila alpina livre de carros […]

  • Reply Um dia na região de Grimselwelt, entre maravilhas e segredos da natureza | Me joguei no Mundo 6 de dezembro de 2015 at 12:30 PM

    […] Wengen, uma vila livre de carros no meio dos Alpes Suiços […]

  • Reply Grindelwald e First, uma verdadeira experiência nos Alpes Suiços | Me joguei no Mundo 24 de novembro de 2015 at 1:30 PM

    […] Wengen, uma vila livre de carros no meio dos Alpes Suiços […]

  • Reply Conheça o vale de Lauterbrunnen na Suíça, um lugar encantador | Me joguei no Mundo 24 de novembro de 2015 at 1:19 PM

    […] Wengen, uma vila livre de carros no meio dos Alpes Suiços […]

  • Reply Blausee, um lago especial na Suiça | Me joguei no Mundo 23 de novembro de 2015 at 12:01 PM

    […] Wengen, uma vila livre de carros no meio dos Alpes Suiços […]

  • Leave a Reply