Suiça, Vevey

Vevey: a cidade da Nestlé e onde viveu Charlie Chaplin na Suíça

30 de setembro de 2014
vevey escultura garfo suiça

Talvez um dos símbolos mais conhecidos da Suíça seja a empresa Nestlé responsável por diversos produtos, principalmente os chocolates distribuídos ao redor do mundo e é exatamente na cidade de Vevey que ela nasceu em 1867 e a sua sede permanece. Mas esse não é nem de longe o principal motivo pelo qual você deveria incluir a cidade de Vevey em seu roteiro pela Suíça.

vevey suíça

O que Vevey tem de especial

Vevey , uma pequena cidade às margens do Lago Genebra também chamado de Leman é a cidade onde nasceu a Nestlé em 1867, mas mais do que isso a cidade é conhecida pelas incríveis paisagens alpinas que encantaram e continuam encantando. Charlie Chaplin é um dos exemplos, já que escolheu a cidade para passar os últimos 25 anos de sua vida.( de 1952 a 1977). A cidade também recebeu outros grandes nomes como Fyodor Dostoevsky.

Estando a apenas 45 minutos do Aeroporto de Genebra a cidade é uma excelente base para conhecer as famosas regiões vinícolas consideradas Patrimônio da Unesco: Lavaux.


Não se esqueça de adquirir um Seguro de Viagem/Assistência de Viagem! Algo que possui um baixo investimento e pode evitar diversos problemas que poderiam causar stress à sua viagem. Recomendamos fazer a cotação no comparador de preços da Seguros Promo que trabalha somente com as melhores seguradoras e oferece diversos descontos. Parcele em até 12x e garanta mais 5% de desconto usando o código do blog: MEJOGUEINOMUNDO5

vevey cruzeiros lago leman

A cidade se divide entre a parte moderna com o Escritório Central da Nestlé, por exemplo e a parte antiga que ainda guarda resquícios do período conhecido como “Belle Époch” no final do século XIX, em que podemos apreciar hotéis majestosos e a margem do lago totalmente ornamentada com flores e palmeiras.


Alugar um carro na Suíça é uma boa ideia. Recomendamos usar a RentalCars para pesquisar e efetuar a reserva de um carro no país. Você pode comparar os preços entre as melhores locadoras e economizar.

Vevey é uma cidade que reúne Natureza, Cultura e Compras. São diversos museus e ao andar pela parte antiga da cidade encontramos diversas lojas famosas de departamento e pequenas lojas como chocolaterias.

vevey dicas suiça


Para a cotação e reserva de Hotéis aos melhores preços recomendamos a Booking.com. Leia as reviews de outros hóspedes e pague a sua estadia apenas quando chegar ao hotel.

cidade vevey suiça

Os principais pontos turísticos de Vevey e passeios

vevey lago leman

Escultura de Charlie Chaplin

Ao caminhar ao redor do lago certamente você irá encontrar a escultura desse famoso comediante que também se tornou o morador mais famoso de Vevey.

A abertura de um museu dedicado a ele está prevista para o ano de 2016 na casa em que ele e sua família residiram. ( Já foi inaugurado esse ano)

O cemitério onde Charlie Chaplin foi enterrado não é uma atração turística, mas quem tem a curiosidade também pode visitar. Fica em Corsier sur Vevey, Chemin Sur le Cret. É um cemitério pequeno e com uma vista incrível da cidade.

charles chaplin vevey suiça

cemiterio charlie chaplin vevey

Cemitério em Corsier sur Vevey onde Charlie Chaplin foi enterrado

Vevey Alimentarium

Esse Museu foi fundado pela Nestlé e conta a saga da empresa além de apresentar vários aspectos da nutrição humana de maneira interativa. Um pouco mais à frente do museu, no Lago, existe uma escultura de um garfo de aço que acabou se tornando um dos símbolos da cidade depois de ter sido colocado apenas como parte de uma exposição temporária mas ter sido escolhida pelos moradores através de um abaixo assinado para ornamentar o lago para sempre.

Margens do Lago

Apreciar a vista dos Alpes e relaxar em uma das cadeiras que foram colocadas em pedras na beira do Lago! Além disso, para os que possuem tempo e disposição é possível ir andando até à cidade de Montreux, em uma caminhada. Aconselho também parar em um dos cafés na beira do lago ou nos restaurantes.

vevey lago genebra

Museus

Alimentarium – é um museu da Nestlé que explora todos os aspectos relacionados à nutrição.

Museu Nacional de Jogos que fica dentro de um castelo

Museu histórico de Vevey

Museu da Câmera Fotogràfica 

museu dos jogos em vevey

Museu de Jogos em Vevey que fica dentro de um castelo

Cruzeiros

São várias opções de cruzeiros pelo Lago Leman em charmosos barcos da Belle Epoque. Você pode ir até a cidade de Montreux, ao Castelo de Chillon ou até Lausanne, por exemplo. Visite aqui o site oficial e veja mais ideias que variam também de acordo com a época. Quem tem o Swiss Travel Pass pode fazer esses passeios na faixa.

Street Market

Toda terça e sábado acontece a popular feira da cidade. Durante o verão é possível encontrar por lá flores, frutas, vegetais, peixes e antiguarias. Aos sábados de Julho e Agosto, essa feita se transforma num mercado folclórico onde é possível experimentar diversos vinhos produzidos na região além de curtir uma musica folclórica suíça.

estatua charlie chaplin vevey

Passeios e excursões próximas a Vevey

Montreux e Chateau de Chilon

Se você vai a Vevey, combine o passeio com a cidade de Montreux  conhecida como a cidade da música na cidade e a sede do famoso festival anual Montreux Jazz Festival! A cidade fica muito próxima. É possível ir andando se tiver tempo e quiser apreciar a bela paisagem à beira do Lago Genebra ou chegar até lá através de um dos cruzeiros. Para quem está de carro o trajeto é de apenas 5 minutos. Não deixe de conhecer também o famoso Chateau de Chillon, um dos mais belos castelos da Suíça que abriga um museu e fica numa espécie de ilha um pouco à frente de Montreux.

Mountreux Golden Pass

Esse é um dos passeios de trem panorâmicos da Suíça que conecta a cidade de Lucerne a Interlaken e Mountreux. São diversos trechos em trens panorâmicos com paisagens incríveis entre lagos e montanhas. Eu fiz e recomendo. Leia minhas impressões sobre o passeio aqui neste artigo.

Lavaux

A região vinícola de Lavaux é Patrimônio mundial pela Unesco desde 2007 e se estende de Montreux até Lausanne. São terraços com vinícolas que se estendem em direção ao Lago Leman. A região pode ser explorada através dos trens Lavaux Express e Lavaux Panoramic. Para os que gostam de caminhar há uma trilha que pode ser feita a partir da vila de St. Saphorin até Chexbres. Leia minhas experiência visitando Lavaux aqui.

Train des Etoiles

Este passeio de trem leva até a montanha Les Pléiades (1360m) que oferece diversas atividades já que o local é um resort de esportes.

Funicular Mont Pélerin

Para ter uma vista excelente do lago e da cidade de Vevey do alto

Elevador Monte Pélerin

Eu não tive a chance de experimentar esse passeio ainda mas se trata de um elevador em que é possível observar uma vista panorâmica da região, incluindo os vinhedos de Vevey.

Lausanne

Aproveite um dos cruzeiros e faça uma parada na cidade de Lausanne, conhecida como a capital olímpica e onde se localiza a sede do comitê olímpico internacional. Em falar nisso uma visita ao Museu olímpico da cidade é um must.

vevey suíça

Como chegar a Vevey

De carro

Alugou um carro? Coloque abaixo a cidade de origem e clique para saber no Google Maps o percurso e tempo de trajeto até Vevey.

Como contei aqui nesse post, indico bastante alugar um carro em sua viagem pela Suíça, ainda mais se estiver com mais pessoas. Se essa for a sua escolha leia aqui tudo o que você precisa saber para dirigir pelo pais. Recomendo a Rental Cars para aluguel de carro.

De trem

Uma das opções mais famosas é através do Golden Pass, uma rota panorâmica de trens aqui na Suíça que sai de Lucerne, passa em Interlaken e vai em direção a Montreux. (ou o mesmo trajeto vice e versa). São 5 horas de passeio em um trem com janelas panorâmicas, bem maiores do que o convencional, ou em um trem super charmoso Belle Epoque.

Conheça o Swisspass, uma forma econômica de viajar pelo país de trem e toda a rede de transporte da Suíça!

Para quem não tem tanto tempo o ideal é ir de trem regional. Hà trens que saem de Lucerne, por exemplo e vão direto para Lausanne, de onde é possível pegar uma conexão até Vevey.

Clique no botão abaixo, coloque sua cidade de origem, data e faça uma simulação para ver horários de trem e trajetos

SBB|CFF|FFS

vevey suiçA

Hotéis em Vevey

Assim como o famoso Hôtel Les Trois Couronnes a cidade de Vevey oferece excelentes opções de estadia. Veja aqui uma lista dos Hotéis em Vevey no Booking.com.

Para quem quer ter mais opções de estadia uma boa dica é se hospedar na região de Montreux. Faça aqui uma pesquisa de estadias existentes na cidade.

Cadastre seu Email e receba mais artigos como esse

[mc4wp_form]

Algumas dicas extras para te ajudar a planejar a sua viagem pela Suíça

Montar um roteiro de viagem pela Suíça realmente não é fácil devido a centenas de paisagens e lugares incríveis que merecem ser visitados. Veja aqui uma relação de passeios que você pode fazer pelo país. São mais de 100 passeios pelas regiões italiana, alemã e francesa, explorando os Alpes, Lagos e as lindas cidades. Temos parceria com a empresa Viator que em conjunto com várias agências de turismo do país oferecem esses passeios e excursões com preços diferenciados.Confira abaixo:

Mais de 100 passeios pela Suíça – compre seus bilhetes e reserve seus passeios aqui.

Use o Booking.com para Pesquisa e Reserva de Hotéis. Sempre pesquiso e acabo reservando hospedagem por lá por vários motivos, entre elesa possibilidade de muitas vezes reservar sem o cartão de crédito ou optar por pagar apenas na chegada e também é possível ler as avaliações de outros hóspedes.
Veja aqui, por exemplo uma relação das hospedagens mais recomendadas nas principais cidades suíças:

468x60 (2)

Outra opção é o Seguro Viagem oferecido pela empresa mundialmente reconhecida WorldNomads que possui como diferencial a cobertura de esportes de aventura e esportes de inverno, além de possuir preços bem competitivos. Faça sua cotação .

Para quem quer aproveitar o máximo do país e pretende visitar várias cidades ou fazer vários passeios na Suíça o Swiss Travel Pass é uma excelente opção pois dá direito a utilizar toda a rede de transportes aqui da Suíça, de modo ilimitado, incluindo os passeios de barco que já valem bem à pena e além disso também garante entrada free em vários passeios e descontos em outros que não fazem parte ainda da rede. Faça sua pesquisa no site da Raileurope ou clique na imagem abaixo.

swiss travel pass

Swiss Travel Pass é uma excelente opção para conhecer o país!

Quem opta por alugar um carro aqui na Suíça também leva várias vantagens, principalmente se outro país na fronteira também está na lista. Leia aqui este artigo onde explico tudo o que você precisa saber para dirigir por aqui e este outro com alguns motivos pelos quais eu acho que alugar um carro em uma viagem pela Suíça é uma boa ideia. Existe até uma rota chamada Grand Tour da Suíça equivalente a Rota 66 nos EUA para ser feita de carro ou motocicleta e é uma boa sugestão para ajudar você a montar o seu roteiro!Recomendamos o site da Rentalcars para o aluguel de carro.

You Might Also Like

22 Comments

  • Reply Rheinfalls: as Cataratas do Reno na Suiça | Me joguei no Mundo 22 de junho de 2017 at 10:41 AM

    […] Vevey a cidade da Nestlé e onde morou Charles Chaplin […]

  • Reply Curiosidades da Suíça: dicas para quem quer conhecer mais sobre o país | Me joguei no Mundo 21 de maio de 2017 at 5:37 PM

    […] Chaplin se apaixonou pela cidade de Vevey, na parte francesa da Suíça e morou lá com sua família até a sua morte. Na borda do lago […]

  • Reply 5 Motivos para viajar para a Suíça no Verão e Primavera | Me joguei no Mundo 21 de maio de 2017 at 2:57 PM

    […] Festival, realizado na cidade de Montreux, parte francesa da Suíça, pertinho da linda cidade de Vevey.. O evento é o principal do ano na cidade e diria que é um dos principais da Suíça, reunindo […]

  • Reply Vevey em um dia com o ExperienceVevey | Me joguei no Mundo 26 de março de 2017 at 1:17 PM

    […] Vevey a cidade da Nestlé e onde morou Charles Chaplin […]

  • Reply Karina 24 de março de 2017 at 12:18 PM

    Olá Monique!

    ótimo post. Tô adorando suas dicas sobre Vevey. Já me apaixonei só de olhar. Em junho-17 vou de Lucerne a Mountreux pelo Golden Pass e pretendo me hospedar em Vevey. Você sabe me dizer se é tranquilo ir andando da estação de Montreux até Vevey? Tem placas indicando a direção? Qnto tempo dura a caminhada? Tenho receio de ficar perdida de Montreux até Vevey.

    • Reply Monique Bianchi 25 de março de 2017 at 5:16 PM

      Oi Karina tudo bem? Para quem quer fazer o passeio a pé leva um pouco mais de 1 hora. Você pode baixar o mapa ofline da regiao no Google Maps e ai nao tem erro! Abraços

      • Reply Karina 28 de março de 2017 at 1:05 AM

        Monique,

        De Montreux a Vevey tem também trem? Ou é só bus? É que eu tô pensando aqui que eu vou estar carregando uma mala média rsrssrs E estarei com o Swiss Pass, então tenho que aproveitar todos os meios de transporte que ele oferece.

        Será que pode andar com uma mala média no Golden Pass de Lucerne para Montreux? Não há restrição de bagagem?

        São tantas dúvidas …rsrssrs

        • Reply Monique Bianchi 28 de março de 2017 at 8:05 AM

          Oi Karina, sim, o trem é o S3! Você pode ir com a bagagem sim na maioria dos trechos desde que ela nao seja um problema, se for mto grande e o trem estiver lotado é meio complicado… Existe a possibilidade de despachar a bagagem pagando uma taxa de 10 francos na estaçao. Na verdade ela vai no mesmo trem ou vagao mas em uma parte especial para bagagens. Mais informaçoes aqui neste link ou direto na estaçao: http://www.goldenpassline.ch/en/useful-informations/

          • Karina 14 de abril de 2017 at 11:01 PM

            Legal esse serviço de despachar a bagagem. Acho que vou ter que contratar.

            Obrigada pelas dicas!

          • Monique Bianchi 18 de abril de 2017 at 6:08 PM

            Oi Karina, pois é, muita gente não sabe, mas vale à pena. Dependendo do trecho, confirme com a companhoia de trem, se o serviço está disponível. Abraços

  • Reply I Encontro de Blogueiros e Leitores da Suíça | Me joguei no Mundo 13 de maio de 2016 at 5:54 PM

    […] Vevey a cidade da Nestlé e onde morou Charles Chaplin […]

  • Reply Goldenpass: passeio de trem panorâmico de Lucerne a Montreux | Me joguei no Mundo 12 de agosto de 2015 at 5:22 AM

    […] .Vevey, conheça a cidade onde morou Charles Chaplin […]

  • Reply Guia sobre Interlaken: o essencial para programar sua viagem | Me joguei no Mundo 11 de agosto de 2015 at 2:01 PM

    […] Vevey: a cidade na Nestlé e onde viveu Charles Chaplin na Suíça | Me joguei no Mundo 10 de agosto de 2015 at 5:23 […]

  • Reply Márcia fonseca 3 de julho de 2015 at 11:07 PM

    Olá Monique!
    Parabéns pelo blog!! Muito bem feito, um ótimo trabalho! Aproveitando seu conhecimento da Suíça, solicito uma sugestão sua.
    Minha filha vai a Vevey em setembro a trabalho. Como entrará de férias na sequência, pretende conhecer um pouco da Suíça e posteriormente conhecer Praga e Berlim.
    Ela terá 15 dias de férias. você pode nos dar uma sugestão de roteiro na Suíça, considerando que ela irá posteriormente para Praga e Berlim?
    Desde já agradeço!

    • Reply Monique Ribeiro 6 de julho de 2015 at 3:32 AM

      Olà Marcia, obrigada! Em relação a uma sugestão de roteiro fica complicado dizer porque o país apesar de ser pequeno apresenta amplas possibilidades, de acordo com cada personalidade e também se a pessoa prefere se aprofundar na parte alemã, francesa ou suíça. Se a sua filha gosta de esportes como trekking por exemplo as sugestões mudam, e também em relação às próximas viagens serem Berlim e Praga, depende se ela vai de avião ou de trem. Se o voo sai de Genebra,Basel ou Zurique, por exemplo. Em 15 dias dà para conhecer muita coisa. Se sua filha fizer o Swisspass ela pode usar toda a rede de transportes da Suiça, o que acaba saindo mais barato do que comprar trechos separadamente. Mas ela tb pode alugar um carro e conhecer muito mais coisas. Passar por Zurique é inevitàvel. Indicaria também Lucerne, a região de Interlaken fazendo ao menos um passeio por là, Berna, a capital da Suiça, Brienz, uma cidade vilarejo tipicamente suíça e com um lago lindo, Thun, cidade vizinha a Bern, Montreux e Vevey na parte francesa e Lugano na parte italiana.Espero ter dado algumas ideias! Abraços

      • Reply Marcia Fonseca 6 de agosto de 2015 at 11:13 PM

        Monique
        Obrigada pelas dicas e por sua atenção!

  • Reply Carolina 2 de julho de 2015 at 4:40 PM

    Amo Vevey! É uma das minhas cidades favoritas aqui na Suíça!
    Ótimo post!
    Acho que vale a pena ir de barco de Vevey pra Montreux, porque a CGN oferece passeios em barcos restaurados da Belle Époque que são muito lindos e confortáveis, além de oferecerem uma vista maravilhosa das cidades! 😉

    • Reply Monique Ribeiro 3 de julho de 2015 at 5:38 PM

      Excelente dica Carolina. Nas vezes que fui là queria ter feito mas não tive tempo 😉

  • Reply Eli Malanchini 17 de junho de 2015 at 4:50 AM

    Ola, adorei seu blog. Voce sabe me dizer onde fica a casa que dostoievski morou em Vevey? Bjs

  • Reply 5 Motivos para viajar para a Suíça no Verão e Primavera - Diário Radical 2 de outubro de 2014 at 6:26 AM

    […] Festival, realizado na cidade de Montreux, parte francesa da Suíça, pertinho da linda cidade de Vevey.. O evento é o principal do ano na cidade e diria que é um dos principais da Suíça, reunindo […]

  • Leave a Reply