Bern, Suiça

Dicas para conhecer Berna, a capital da Suíça

12 de maio de 2014
rosengarten bern

Bern ou Berna é a capital da Suíça, embora seja comum associar Zurique a esse posto, por ser uma cidade maior e mais conhecida. Bern é bem tranquila com cara de cidade de interior, mas com uma arquitetura invejável e com vários atrativos que com certeza a colocam como uma cidade importante a um roteiro de viagem pelo país. É o centro político do país e desde 1993 Bern entrou na lista da UNESCO como Patrimônio Mundial graças a sua paisagem urbana medieval que está bem preservada. Entre outras curiosidades esta charmosa cidade também se destaca por ter sido o local onde Albert Einstein morou e criou a sua Teoria da Relatividade e também por ser a cidade onde nasceu o famoso e delicioso chocolate Toblerone.

berna capital suiça

Desde que me mudei aqui para a Suíça já tive oportunidade de visitar a cidade algumas vezes e sempre encontro algo novo a visitar e um atrativo a mais para recomendà-la como destino obrigatório em uma viagem pelo país dos Alpes e chocolate!

O que visitar em Bern? Quais os pontos turísticos?

Na primeiro vez que visitei Bern, resolvi dar uma pesquisada na net e acabei caindo no blog dos amigos Pra Ver em Londres, com um post sensacional sobre a cidade. De lá tirei algumas ideias dos principais pontos turísticos a visitar em Bern! Atualmente, depois de algumas visitas a mais por lá, posso indicar os seguintes locais como pontos turísticos que valem à pena serem visitados:

Uma das coisas mais bacanas da cidade é a possibilidade de se fazer praticamente tudo a pé ou utilizando os trams.

Relógio da cidade: Zytglogge

O Zytglogge  é um dos pontos turísticos mais conhecidos e importantes da cidade de Bern! O nome em suíço alemão significa algo como: Sino do tempo. O Zytglogge é um relógio astronômico construído em 1530. Ao longo dos seus 800 anos o relógio que se situa no alto de uma torre medieval serviu à cidade como torre de guarda, prisão e principal relógio, além de também já ter sofrido algumas modificações, a exemplo do incêndio de 1405 que queimou e prejudicou toda a sua estrutura.

A torre do relógio fica praticamente na entrada da parte antiga da cidade de Bern e de lá você pode seguir a pé o caminho passando por diversos outros pontos turísticos como as diversas e curiosas fontes de água espalhadas por praças e ruas da cidade.

torre do relogio Berna SuiçA

A Torre do Relògio em Berna e os turistas deslumbrados

relogio berna

torre do relogio Berna suiçA

Observe os dois lados do relógio e seus detalhes

Rua coberta e mais de 100 fontes de água históricas

Passando a torre do relógio, como comentei anteriormente, é possível seguir caminho pela parte antiga da cidade de Bern e justamente nessa rua principal e paralelas existe na calçada uma rua coberta, uma espécie de galeria com diversas lojas como H&M, cafés, bares, restaurantes e supermercado. Desde antigamente esse espaço era famoso por abrigar diversos tipos de comércio e é uma boa alternativa para ir caminhando pela cidade antiga caso o tempo não esteja contribuindo com o passeio. Uma dica é parar em algum dos cafés ou restaurantes por lá e aproveitar para apreciar com calma o estilo de vida dos suíços na cidade e também a decoração medieval rica existente nessa área!

Seguindo o curso da rua porém na parte descoberta, algumas fontes saltam aos olhos por sua arquitetura e detalhes coloridos! Cada fonte possui uma historia por trás de sua decoração e foram construídas por volta do ano 1550 para preservar a memória de heróis e eventos históricos da Idade Media. Aproveite para tomar a água que é de graça e potável! Divirta-se descobrindo e apreciando os detalhes de cada uma delas!

 

bern a capital da suica

Caminhando pelas ruas históricas de Bern é possível apreciar diversas fontes com suas figuras míticas e coloridas

Casa onde viveu Albert Einsten

Hà praticamente 200m do Zytglogge, na parte coberta da rua(Kramgasse 49) é possìvel visitar a casa onde viveu Albert Einstein de 1903 a 1905., com a mobília da época, assim como fotos e textos. A entrada é cobrada no valor de 6 francos.

Saiba mais aqui no site oficial: http://www.einstein-bern.ch/index.php?lang=en

Rio Aaar em Bern

É tecnicamente impossível fazer um passeio pela cidade e não reparar no Rio que passa por là, o Rio Aaar que é belíssimo! Caminhe por Bern e não perca a chance de ver o rio do alto de uma das pontes da cidade ou caminhe ao longo de seu curso. Lindas paisagens não irao faltar. Se estiver em Bern durante o verão será possível observar diversos locais nadando nas águas verde esmeralda desse rio!

 

bern a capital da suiça

A Catedral de Bern (Das Berner Münster)

Considerada Patrimônio pela Unesco, a Catedral de Bern é um importante ícone da arquitetura da cidade e ao subir em sua torre,  é possível ter uma excelente vista da cidade.

A Catedral de Bern é a maior e mais significante igreja da Idade média presente na Suíça.

 Catedral de Bern suiça

Bärenpark, o parque dos ursos em Bern

(Até setembro de 2015, os ursos foram transferidos para o Tierpark, uma espécie de Zoologico na cidade, devido a uma construção realizada no local)

Quer ir à Suìça e ver ursos? Esse é um dos lugares! Este parque é um espaço próximo ao Rio Aaar onde é possível ver os mascotes da cidade, os fofos e gigantes ursos. Vimos três por là bem de perto e acredito que seja uma família, o macho, fêmea e o filhote. É possível caminhar entre o parque por algumas trilhas e ver todo o espaço disponibilizado para os ursos, mas como todos estavam na parte de cima acabei nem descendo para ver o resto e me empolguei nas fotos!

parque dos ursos berna

Altes Tramdepot, micro-cervejaria

Ao lado do Parque dos Ursos fica o Centro turístico e também uma micro cervejaria e restaurante. O cheiro da bebida produzida de forma artesanal é inebriante e claro que tive que provar! Optei pela opção degustação para experimentar os três  diferentes tipos de cerveja produzidos. Adorei!

cervejas bern

Rosengarten, vista panorâmica de Bern e um jardim florido

Como o nome mesmo denuncia este é um parque para apreciar diferentes tipos de rosas, mas não são elas o principal atrativo e sim a vista panorâmica de Bern! O Rosengarten é um dos melhores locais para visualizar a cidade de Bern do alto e entender porque a cidade antiga foi considerada Patrimônio da Unesco! Se você estiver vindo do Parque dos Ursos, a subida para chegar até o topo é um pouco íngreme e pode ser cansativa ou engraçada se você for logo apòs de ter tomado umas cervejas na Altes Tramdepot, como foi meu caso. :p

rosengarten bern

 

jardim das rosas bern suiça

Casa do Parlamento em Bern

É aqui o centro político da Suíça e vale à pena tirar nem que seja uma foto em frente à construção.  Bem perto de lá tem uma praça muito bacana com alguns restaurantes e quando fui havia uma espécie de feira vendendo comidinhas, frutas e flores.

casa do parlamento suica

São muitas as outras atrações da cidade para quem possui mais tempo ou mais curiosidade como Gurten, a montanha local, o museu Zentrum Paul Klee e o museu histórico de Bern onde também está localizado o Museu Albert Einstein. Acesse o site oficial da cidade para mais informações sobre cada um destes pontos.

Recomendo sair andando pela cidade meio sem rumo, caso possua essa oportunidade, porque assim é possível descobrir a cidade sem obrigações turísticas a cumprir e assim deixar a cidade Bern te conquistar!

Bate e volta ou se hospedar em Bern?

Em todas as vezes que visitei a cidade de Bern, foi no esquema bate e volta, já que moro aqui na Suíça alemã. A cidade de Bern fica relativamente próxima de diversas outras cidades que podem servir como base em sua viagem pelo país, sendo possível fazer um passeio de um dia, embora realmente valha à pena ficar mais tempo!

Se você estiver viajando de carro, por exemplo,(Veja aqui meus 6 Motivos para viajar de carro pela Suiça e leia também tudo o que você precisa saber para alugar um carro e dirigir pelo país), veja abaixo a distância média em tempo até Bern:

Zurique a Bern – 1h 22m

Interlaken a Bern – 44m

Luzern a Bern – 1h 11m

Muita gente visita a cidade nesse esquema, indo e voltando no mesmo dia, mas caso você possua a oportunidade e resolva se hospedar por lá indicamos o site Booking.com, um dos sites que já testei e sempre utilizo nas minhas viagens. É um dos websites mais confiáveis para procurar hotéis, hostels, pousadas por todo o mundo, possui ótimos preços e algumas vantagens como a possibilidade de cancelar a reserva sem custo adicional e efetuar o pagamento em cartão de crédito apenas após a estadia. Além de contar com opiniões de outros hóspedes sobre os locais, algo muito importante no momento de escolher um Hotel.

Veja aqui algumas opções de hotéis em Bern:

Hotéis bem recomendados em Berna

Ideias de passeios próximos a Bern

Uma das vantagens de se hospedar em Bern, é curtir a cidade com calma e também aproveitar para fazer passeios pela região que é riquíssima em opções.

A cerca de 30 minutos da cidade de Bern estão as lindíssimas cidades de Thun e Spiez. Um excelente passeio para quem ama castelos!(Clique na imagem abaixo para ver o mapa da região.)

Você também pode aproveitar para visitar Gurten, uma montanha na região, com restaurante e diversas opções para curtir o local: http://www.gurtenpark.ch

Um pouco mais longe, a cerca de 1 hora de Bern está localizado o museu a céu aberto Ballenberg, onde é possível explorar a cultura suíça em um passeio por dezenas de construções antigas provenientes de todo o país.

Se você quer visitar um dos lagos suíços mais famosos uma ideia é o Blausee a cerca de 50 minutos de Bern. Escrevi aqui no Blog um post sobre a minha visita com várias dicas e fotos desse lago! Veja aqui.

mapa berna suiça

Abaixo dicas de hospedagens nas principais cidades suíças:

Hotéis bem recomendados em Zurique
Hotéis bem recomendados em Lucerna
Hoteis bem recomendados em Basel
Hoteis bem recomendados em Interlaken
Hotéis bem recomendados em Zermat
Hoteis bem recomendados em Lugano
Hoteis bem recomendados em Lausanne
Hotéis bem recomendados em Genebra
Hoteis bem recomendados em Montreux

Mais posts para ajudar no seu planejamento de viagem à Suíça:

. Curiosidades sobre a Suíça

. 5 Motivos para viajar para a Suíça no Verao e Primavera 

.6 Motivos para viajar de carro pela Suíça

.O que você precisa saber para dirigir na Suíça

.Dicas para conhecer Lucerne, uma das cidades mais charmosas da Suiça

.Dicas para conhecer a Jungfraujoch, no topo da Europa, um dos passeios mais famosos pelos Alpes suíços

.Dicas sobre Lucerna, uma das cidades mais lindas da Suíça

.Blausee, conheça um dos mais belos lagos da Suíça

.Caumasee, um lago na Suíça que mais parece ter saído de uma pintura

.Cataratas do Reno na Suíça,a maior cachoeira plana da Europa

Lembrando que se você está planejando a sua viagem pela Suíça, a contratação de um Seguro Viagem/saúde é extremamente importante, assim como em toda a Europa, devido ao Tratado de Schengen. Indicamos a Mondial Seguros, a qual fechou uma parceria com o blog e oferece aos leitores 15% de desconto. Saiba mais aqui e faça a sua cotação.

Veja mais posts da Suiça aqui.

Gostou do post? Indique a algum amigo que também possa gostar!
Adicione seu email para receber os próximos posts em seu email!

Cadastre seu email e receba nossos posts gratuitamente:

Delivered by FeedBurner

travel-icon-183+ Dicas para planejar a sua viagem pela Suíça

  
  • Seguro de Viagem - Nunca se esqueça de contratar um Seguro de Viagem/Assistência Médica para a sua viagem pela Suíça! Algo que possui um custo baixo e pode evitar diversos problemas que poderiam causar stress à sua viagem. Recomendamos a Mondial Assistance, uma das melhores seguradoras do ramo que oferece diversos tipos de seguros e assistências de viagem a ótimos preços. Use este link para fazer a sua cotação e garantir o desconto.
 
  • Swiss Travel Pass: A melhor opção para explorar a Suíça utilizando toda a rede de transportes, o que inclui trem, ônibus e barcos em viagens ilimitadas mais gratuidade em rotas de trem panorâmicas pelo país e descontos em passeios aos Alpes e entradas em museus. Escolha o seu Swisspass aqui.
 
  • Global Pass: Caso seu roteiro inclua mais países pela Europa, talvez o Globalpass seja a melhor opção para você viajar de trem pela Europa. Informações e venda aqui.
 
  • Aluguel de carro na Suíça e Europa: Para quem quer ter a liberdade de explorar a Suíça e outros países da Europa que ficam na fronteira, o aluguel de carro é uma excelente opção! Recomendamos o site RentalCars, que é um buscador que mostra diversas locadoras de carros e os melhores preços.
 
  • Excursões e passeios pela Suíça com excelente custo benefício: Testamos a Viator e recomendamos. É uma das principais companhias que vendem passeios mundialmente e eles possuem parceria com diversas agências de turismo na Suíça. Mais de 100 opções de passeios pela Suíça, transfers de/para aeroportos nas principais cidades suíças e excursões aos Alpes com preços mais baratos até mesmo do que comprando diretamente no guichê. Veja aqui todas as opções de passeios oferecidos.
 
  • Pesquisa e reserva de hotéis: utilize o Booking.com, uma plataforma de busca e reserva de hotéis reconhecida mundialmente. Sempre pesquiso e acabo reservando hospedagem por lá por vários motivos, entre elesa possibilidade de muitas vezes reservar sem o cartão de crédito ou optar por pagar apenas na chegada e também é possível ler as avaliações de outros hóspedes. Veja aqui, por exemplo uma relação das hospedagens mais recomendadas nas principais cidades suíças:
   

Mais posts sobre a Suíça para te inspirar

Planejamento de Viagem à Suíça

Transporte na Suíça

Suíça nas diferentes estações

Principais cidades

Principais passeios em montanha

Lagos na Suíça

Vilas Suíças e dicas de passeios

Este post contém links de afiliados o que permite que um percentual de comissão seja repassado ao Blog em caso de reservas realizadas por aqui mas você leitor não paga nada a mais por isso e ainda contribui para manter o blog ativo e atualizado. Em caso de dúvidas consulte nossa Política de Publicidade. 

You Might Also Like

12 Comments

  • Reply Dicas para conhecer Lucerne, uma das cidades suíças mais lindas | Me joguei no Mundo 23 de maio de 2017 at 9:26 AM

    […] Berna a capital da Suíça e uma das cidades medievais mais bem preservadas da Europa […]

  • Reply Suíça no Verão e Primavera - 5 motivos para te convencer | Me joguei no Mundo 21 de maio de 2017 at 3:10 PM

    […] Berna, a capital da Suíça não tem lago mas tem o Rio Aaare onde é possível também ver locais nadando e recentemente vi que estavam oferecendo a turistas alguns passeios de bote pelo rio. Algumas pessoas aproveitam até para praticar wakeboard e outros improvisam no surfe :p […]

  • Reply Curiosidades da Suíça: dicas para quem quer conhecer mais sobre o país | Me joguei no Mundo 19 de maio de 2017 at 7:08 PM

    […] .Cidade antiga de Berna […]

  • Reply Roteiro de um dia inteiro por Berna, a bela e encantadora capital da Suíça – Com os Erros Aprendi 5 de maio de 2017 at 7:21 AM

    […] Aqui está o post que mais me ajudou a montar meu roteiro pela cidade. Aproveite! Bom, aqui contei o pouco do que pude conhecer em um dia e meio nessa cidadezinha maravilhosa. Confesso que estou sonhando em voltar no verão ou até mesmo no inverno (para pegar neve dessa vez). Vamos?! rs […]

  • Reply Zermatt em um final de semana | Me joguei no Mundo 4 de dezembro de 2016 at 5:22 PM

    […] Berna a capital da Suíça e uma das cidades medievais mais bem preservadas da Europa […]

  • Reply Denise Bartu Gallo 6 de junho de 2016 at 2:44 PM

    Olá Monique!! estarei visitando a Europa com meu marido em Fevereiro de 2017, vou para Londres, depois Paris e gostaria muito de visitar a Suiça. amei seu blog, você pode me dar dicas de trem? e onde você acha que deveria ficar hospedada, quando sair de Paris, pq depois da Suiça vamos para Roma tbm… Já que tbm não falamos nada de inglês você acha que vai ser muito difícil se locomover por lá?

    • Reply Monique Bianchi 7 de junho de 2016 at 3:14 PM

      Oi Denise tudo bem? Se você vier de Paris para a Suíça hà várias opções de trens, como por exemplo de Paris a Genebra pela TGV Lyria que com trens de alta velocidade faz o percurso em cerca de 3h.
      Recomendo dar uma pesquisada no site da companhia e tb no da RailEurope: http://bit.ly/raileurope-trem

      Depende de quantos dias vocês pretendem ficar na Suíça e de como pretendem ir para Roma. Genebra e Zurique possuem aeroportos e acho que poderiam servir de base para alguns outros passeios!
      Abraços

  • Reply Eliane Santos 9 de abril de 2016 at 2:45 PM

    Olá Monique, parabéns pelo blog!
    Estarei em Zurique a partir do dia 18/04 e gostaria de conhecer Berna e Lucerna. Poderia de indicar tours em português?

    • Reply Monique Bianchi 10 de abril de 2016 at 3:30 AM

      Olá Eliane! Obrigada, fico contente . Entre em contato com a Juliana do blog Eu ando pelo mundo. Ela faz tours em Zurique mas pode ser que faça nessas cidades tb! Abraços

  • Reply Carla 9 de janeiro de 2016 at 3:52 PM

    Boa Tarde, Gostei muito de seu Blog, tem artigos bem interessantes e curiosos. Futuramente, penso em me mudar para Bern. Gostaria que se possível me falasse como é o policiamento, quais os índices de violência da cidade, sair a noite é perigoso? Desde já agradeço.

    • Reply Monique Bianchi 10 de janeiro de 2016 at 6:42 AM

      Olà Carla, obrigada. A Suiça é até o momento um paìs considerado seguro. Sair à noite é relativo, mas tb considerado seguro embora o número de crimes no paìs esteja aumentando a cada dia. Sobre essas informações recomendo que você acesse jornais locais ( em alemão) e pesquise em sites especializados em economia. Segue alguns exemplos: http://www.20min.ch , http://www.bernerzeitung.ch , http://www.swissinfo.ch. Abraços

  • Reply Passeio de barco em Interlaken pelos Lagos de Thun e Brienz | Me joguei no Mundo 25 de outubro de 2015 at 5:57 AM

    […] Berna a capital da Suíça e uma das cidades medievais mais bem preservadas da Europa […]

  • Leave a Reply