Basiléia

Basiléia, descubra a capital cultural da Suíça

16 de julho de 2015
dicas basileia suíça

A cidade de Basel, também conhecida como Basiléia, é a terceira cidade suíça mais populosa e acaba sendo bem conhecida por ficar bem na fronteira da Suíça com mais dois países: França e Alemanha. Porém a Basiléia é muito mais além deste fato, sendo considerada a capital cultural da Suíça com cerca de 40 museus, teatros e galerias e eventos culturais durante todo o ano.

Na minha opinião é uma das cidades suíças mais interessantes, especialmente para amantes de arte, arquitetura e historia. Dificilmente uma visita à Basiléia irá decepcionar e você pode combinar este destino no seu roteiro com outros países, aproveitando a localização privilegiada e o Euroaeroporto de Basel, de onde saem e chegam diversos voos para toda a Europa, incluindo companhias low cost como Ryan Air e EasyJet.

A Basileia é uma cidade cosmopolita de diversos atrativos situada às margens do Rio Reno e com um centro antigo bem conservado e histórico. Além disso, é também a cidade universitária mais antiga da Suíça e onde se localizam as grandes indústrias químicas e farmacêuticas do país.

dicas basileia suíça


Não se esqueça de adquirir um Seguro de Viagem/Assistência de Viagem! Algo que possui um baixo investimento e pode evitar diversos problemas que poderiam causar stress à sua viagem. Recomendamos fazer a cotação no comparador de preços da Seguros Promo que trabalha somente com as melhores seguradoras e oferece diversos descontos. Parcele em até 12x e garanta mais 5% de desconto usando o código do blog: MEJOGUEINOMUNDO5

Pontos turísticos de Basel

Centro antigo de Basel

centro antigo basel suiça


Alugar um carro na Suíça é uma boa ideia. Recomendamos usar a RentalCars para pesquisar e efetuar a reserva de um carro no país. Você pode comparar os preços entre as melhores locadoras e economizar.

Há muito o que se ver na cidade, a começar pelo  charmoso centro antigo. Há 5 rotas para serem feitas a pé para explorar o centro antigo passando pelos principais museus e as praças mais bonitas da cidade, partindo da praça do mercado (Marktplatz) mas você também pode ser o seu próprio guia e sair andando e explorando a cidade meio sem rumo, como eu acabei fazendo, e descobrir agradáveis surpresas.  Há placas azuis indicando as atrações turísticas por toda a cidade então não é fácil se perder por lá e a distância entre elas não é muito longa. Para mais informações sobre as cinco rotas de caminhada pela cidade clique aqui. Veja abaixo um mapa demonstrando as rotas e abaixo os principais pontos turísticos pelas quais elas passam

.


Para a cotação e reserva de Hotéis aos melhores preços recomendamos a Booking.com. Leia as reviews de outros hóspedes e pague a sua estadia apenas quando chegar ao hotel.

.Marktplatz e Rathaus

pontos turísticos basileia suíça A Marktplatz é uma praça onde há um mercado aberto todos os dias da semana (exceto aos domingos) vendendo flores, vegetais e produtos frescos e locais, mas o que chama a atenção mesmo é um edifício vermelho e todo decorado que fica em frente ao mercado: a Rathaus, que é a sede do governo local. A Rathaus possui uma fachada e uma torre que chamam muito a atenção e possuem muitos detalhes. O edifício em estilo Art Noveau possui um pátio aberto que pode ser visitado  e existe também a possibilidade de um tour guiado ao custo de 5 francos ( aos sábados)

.Basler Münster – a catedral de Basel

turismo basel suiça Esta catedral gótica é o símbolo de Basel. Foi construída entre os anos 1019 e 1500. atrás da catedral existe um terraço chamado de Pfalz que oferece uma das melhores vistas da cidade sobre o rio Reno. Este local é um ponto de encontro bem conhecido e também é onde costumam acontecer alguns eventos. De um lado deste terraço há alguns degraus que levam até um pequeno píer onde é possível atravessar o rio Reno com um barquinho ao custo de 1,60 francos suíços por pessoa! Do outro lado do terraço existe uma passagem que leva até um pátio do mosteiro onde se encontram lápides de membros de famílias proeminentes do século XVI ao XIX. É possível também subir em uma das torres da catedral e ter uma vista ainda mais privilegiada da cidade.

.Müsterplatz

Uma praça ao redor da catedral de Basel, bem tranquila e que pode ser acessada através de várias ruas e alamedas partindo da Marktplatz.

.Mittlere Brücke / Schifflände – a ponte central

Esta é a ponte mais antiga da cidade de Basel sobre o rio Reno. pontos turísticos basileia  

.Freie Strasse – rua do comércio

centro comercio basileia A maior e a mais popular rua para compras em Basel bem próxima da Marktplatz. Não deixe de conhecer a loja Läckerli Huus e experimentar uma especialidade local da Basilèia, uma espécie de biscoito feito com mel, especiarias e amêndoas entre outros ingredientes.

.Theatherplatz e Fonte d’àgua Tinguely

fonte tinguely basel suíça Essa é uma fonte d’água bem diferente das charmosas e tradicionais fontes encontradas pelo centro antigo da cidade. Trata-se de 10 esculturas que funcionam como máquinas e estão sempre em movimento como se conversassem entre si,  criadas pelo artista suíço Tinguely em 1977 e localizadas na Theatherplatz, a praça dos teatros.

.Spalentor e Spalenberg

Spalentor é um dos três portais sobreviventes da cidade, datado do século XIV.  Spalenberg é uma parte superior do centro antigo cheio de cantinhos incríveis e charmosos no estilo medieval prontos para serem explorados. Hà várias lojas e pequenas galerias. Um local ideal também para fazer umas comprinhas.

.Museus de Basel

São muitos museus espalhados pela cidade. Veja aqui o site oficial com a relação de todos os museus e as exposições atuais. Se destacam os seguintes:

.Museu Jean Tinguely – exibição permanente do pintor e escultor suíço Jean Tinguely

 

.Museu do Papel – dedicado ao processo de fabricação do papel, impressão e escrita em geral.

 

.Museu histórico de Basel – Aberto desde 1894 este museu é um dos maiores e mais importantes museus históricos e culturais da Suíça, focado na história de Basel ao longo dos séculos.

 

.Museu de Culturas: uma da maiores coleções da Europa dedicadas à vida no velho continente e cultura não europeias.

Quem tem o SwissPass tem free acesso a todos estes museus e muitos outros pela Suiça.

Explore a cidade dos dois lados do Rio Reno

 

  ? Basiléia – Suíça   Ein von Monique Bianchi Ribeiro (@moniquebianchir) gepostetes Foto am

 

  ⛲️ Basel ou Basiléia é a terceira maior cidade da Suíça e se localiza na fronteira com a Alemanha e a França, sendo uma excelente porta de entrada para turistas que vem à Suíça de outros países ou para aqueles que pretendem estender o roteiro pela Europa. ? Vídeos rolando no Snapchat: mmoniqueribeiro ✏️ Conheça tb meu Blog: mejogueinomundo.com   Ein von Monique Bianchi Ribeiro (@moniquebianchir) gepostetes Foto am  

Se estiver animado para caminhar outra sugestão é caminhar nas bordas do Rio Reno e assim ir descobrindo novais paisagens. Atravesse o rio passando pela Mittelbrücke ou pegue um dos barquinhos que fazem essa travessia.Nos dias de verão é comum ver muitas pessoas aproveitando o rio, tomando sol em um dos bancos à borda do rio ou mesmo nadando ou aproveitando para tomar um drink em um dos quiosques por là. Realmente é um passeio muito agradável.

Além disso você também pode fazer um passeio de ferry pelo rio Reno.

dicas basel suiça

Se hospedar na cidade ou fazer bate e volta?

Caso você tenha tempo disponível em seu roteiro com certeza vale à pena se hospedar na Basileia, pois é uma cidade vibrante e oferece várias possibilidades para ser explorada. Todos os pontos turísticos citados acima podem ser visitados em um dia a pé, caso você tenha bastante disposição, mas sim, é possível fazer um bate e volta na cidade e aproveitar bastante o dia!

Para aqueles que preferem se hospedar na Basiléia o Gran Hotel Les Trois Rois é o mais famoso por lá! Trata-se de um hotel 5 estrelas que já hospedou personalidades históricas como Napoleão Bonaporte e Pablo Picasso, entre outros. Fica às margens do rio Reno e possibilita uma vista incrível, mas sim, trata-se de um hotel caro. Há outras opções de bons hotéis de rede como Hilton, Schweizerhof, Radisson e Pullman. Confira no Booking.com todas as opções de hotéis disponíveis na Basileia.

Aproveite a localização privilegiada da Basiléia

A Basiléia é uma parada perfeita, tanto para quem está viajando pela Suíça e pretende continuar a viagem para a França e Alemanha (ou outros países da Europa) quanto para quem está nestes países e quer aproveitar para conhecer um pouco da Suíça. Uma das vantagens de se hospedar em Basel é justamente essa, fazer da cidade a sua base pela região.

Quem está de carro, na minha opinião, acaba levando vantagem. Se você está pensando em viajar pela Suíça e gostaria de saber mais sobre alugar carro no país recomendo ler aqui e aqui. Recomendo a RentalCars para aluguel de carro por aqui. Abaixo algumas ideias de possibilidades turísticas:

Visite um sitio arqueológico romano a apenas 10km de Basel: Augusta Raurica

.Visitar a Alsácia Francesa: Aproveite e faça um bate e volta para a famosa Alsácia Francesa e conheça cidades e vilarejos super charmosos como Colmar e Eguisheim.

.Algumas cidades alemãs próximas. Veja abaixo distância e média de tempo:

Freiburg – cerca de 1 hora de carro (68,3km)

Constança – cerca de 1h30 de carro (151km)

Stuttgart – cerca de 3h de carro ( 256km)

Rothenburg ob der Tauber – cerca de 4h de carro  (376 km)

Visite outras cidades suíças em um bate e volta partindo da Basiléia:

.Lucerne – 1 hora de carro (10 km)

.Berna – 1 hora de carro (100km)

.Zurique – 1 hora de carro ( 85km)

.Interlaken – 1h40 de carro (150km)

Eventos em Basel/Basiléia

Como comentei, a cidade da Basileia é muito movimentada e recebe eventos o ano todo. Abaixo alguns dos mais famosos:

.Basel Fasnacht – o Carnaval de Basel

Sim, a Suiça também tem Carnaval e eu diria que é até bem animado! Claro que não se compara ao nosso carnaval brasileiro, é algo mais folclórico e artístico e a cidade de Basel é famosa por possuir o melhor Carnaval da Suíça! (Entre fevereiro e março)

.BaselWorld

Uma feira famosa por apresentar as novidades e tendências em relògios  e joias ( entre março e abril)

.Art Basel

Exposição de arte44

.Swiss Indoor Basel

Para os amantes de tennis

.Mercado de Natal em Basel

A cidade fica toda decorada e é conhecida por ter um dos maiores e mais tradicionais mercados de natal da Suiça ( novembro e dezembro)

Dicas úteis

.Basel Card – esse cartao oferece diversas vantagens, entre elas a entrada grátis no Zoo de Basel, um passeio free de ferry pelo rio Reno e descontos em vários museus, bares e restaurantes. Clique aqui e saiba mais.

.Swiss Pass dà direito a entrada em mais de 400 museus em toda a Suiça e também permite free acesso a trens, ônibus, passeios de barco e outras excursões. Para saber mais e ver se vale à pena em seu caso leia aqui.

.Dicas de saunas e spas para dias de frio, clique aqui

.Lembrando que se você está planejando a sua viagem pela Suíça, a contratação de um Seguro Viagem/Saúde é extremamente importante, assim como em toda a Europa, devido ao Tratado de Schengen. Indicamos a Mondial Seguros, a qual fechou uma parceria com o blog e oferece aos leitores 15% de desconto. Saiba mais aqui e faça a sua cotação.

Em relação a Pesquisa e Reserva de Hotéis, indicamos o site Booking.com, um dos sites que já testamos e sempre utilizamos. É um dos websites mais confiáveis para procurar hotéis, hostels, pousadas por todo o mundo, possui ótimos preços e algumas vantagens como a possibilidade de cancelar a reserva sem custo adicional e efetuar o pagamento em cartão de crédito apenas após a estadia. Além de contar com opiniões de outros hóspedes sobre os locais, algo muito importante no momento de escolher um Hotel. Saiba mais aqui e faça a sua busca de estadia pela Suíça.
Veja aqui, por exemplo uma relação das hospedagens mais recomendadas nas principais cidades suíças:

Hotéis bem recomendados em Zurique
Hotéis bem recomendados em Lucerna
Hotéis bem recomendados em Berna
Hoteis bem recomendados em Basel
Hoteis bem recomendados em Interlaken
Hotéis bem recomendados em Zermat
Hoteis bem recomendados em Lugano
Hoteis bem recomendados em Lausanne
Hotéis bem recomendados em Genebra
Hoteis bem recomendados em Montreux

Mais posts sobre a Suíça

. Curiosidades sobre a Suíça

. Cinco motivos para viajar para a Suiça no Verao e na Primavera

. O que você precisa saber para dirigir na Suíça

.Lago Caumasee, um dos mais incríveis da Suíça

.Lago Blausee, uma jóia da natureza suíça

.Vevey, conheça a cidade onde morou Charles Chaplin

Este post contém links de afiliados o que permite que um percentual de comissão seja repassado ao Blog em caso de reservas realizadas por aqui mas você leitor não paga nada a mais por isso, além de receber um desconto de 15% sobre o valor comum do Seguro Viagem e pesquisar e encontrar hotéis com os melhores preços ajudando assim a mantermos os custos com o Blog e deixá-lo sempre atualizado 🙂

5 Comments

  • Reply Tânia Rodrigues 13 de janeiro de 2017 at 9:57 AM

    Olá

    To morando em Basel a pouco tempo e em março vem 2 amigas me visitar. Elas querem conhecer alguns paises que sejam proximos de forma barata. Principais cidades do mesmos. vc teria alguma dica para me dar. Elas tem so 10 dias. Assim tinha pensado pegar o trem e ir numa reta visitando os paises que foram passando….. Isto funcionaria? vc sabe se em Basel tem alguma agencia que faz excursoes para outros países?

  • Reply Marynes Pereira 28 de dezembro de 2016 at 4:28 PM

    Agradeço Monique , creio que encontrei a cidade onde pretendo viver.Vou pensar mais sobre possibilidades de trabalho e só falo inglês, mas não desistirei.

  • Reply Dicas de Zurique: conheça a metrópole suíça | Me joguei no Mundo 4 de dezembro de 2016 at 6:01 PM

    […] Basiléia/Basel – outra famosa cidade suíça que fica na fronteira com a França e Alemanha. Famosa por sua cena cultural. Distância média em tempo de Zurique – 1 hora. Saiba tudo aqui sobre essa cidade que é considerada a capital cultural da Suiça! […]

  • Reply Como conhecer a Suíça de forma econômica | Me joguei no Mundo 4 de dezembro de 2016 at 5:38 PM

    […] Basel/Basileia a capital cultural da Suíça […]

  • Leave a Reply