Santorini

Santorini e o passeio pela cratera do vulcão

19 de novembro de 2011
vulcao santorini

Um pouco sobre Santorini

Sabe quando você pensa em Grécia e logo vem à mente aquela imagem de ilha paradisíaca com um incrível mar azul contrastando com as lindas casinhas brancas? Este cenário pode ser facilmente encontrado na ilha de Santorini que com certeza é considerada uma das mais belas ilhas gregas e uma das mais visitadas é claro.

Santorini é um destino muito famoso para casamentos viagens de lua de mel afinal conta com um cenário perfeito e com hotéis de luxo que permitem uma vista surpreendente! Aliás, o pôr do sol em Santorini é um dos mais lindos do mundo!

Com todos estes motivos fica fácil se decidir a ir visitar este lugar e para mim não foi difícil a escolha dessa ilha como um dos pontos turísticos durante a minha passagem pela Grécia.


Não se esqueça de adquirir um Seguro de Viagem/Assistência de Viagem! Algo que possui um baixo investimento e pode evitar diversos problemas que poderiam causar stress à sua viagem. Recomendamos fazer a cotação no comparador de preços da Seguros Promo que trabalha somente com as melhores seguradoras e oferece diversos descontos. Parcele em até 12x e garanta mais 5% de desconto usando o código do blog: MEJOGUEINOMUNDO5
santorini penhasco

A charmosa ilha de Santorini

Quando eu estava montando o roteiro de viagem e tinha decidido conhecer algumas ilhas gregas já que estaria na Grécia, eu optei por Mykonos e Santorini, as mais famosas das conhecidas como Ilhas Cyclades, que são um conjunto de ilhas posicionadas em forma circular ao redor da ilha sagrada de Delos, no sul do Mar Egeu. De acordo com a Mitologia Grega, Poseidon, o Deus do Mar, estava furioso com algumas ninfas e portanto as teria transformado em ilhas!

Há também outra teoria lendária que tenta relacionar a ilha de Santorini à famosa cidade perdida de Atlantis. Será?

Santorini na verdade é um complexo de ilhas: Thíra, Thirassiá, Asproníssi, Palea e Nea Kaméni. O mais curioso é que esse complexo ainda faz parte de um vulcão ativo. Aliás, Santorini só existe devido a intensas atividades vulcânicas e erupções nos últimos 20.000 anos. Em uma dessas erupções evidências de civilizações antigas teriam sido destruídas, de acordo com trabalhos arqueológicos na região de Akrotiri, um sitio arqueológico que pode ser visitado próximo a Red Beach.


Para a cotação e reserva de Hotéis aos melhores preços recomendamos a Booking.com. Leia as reviews de outros hóspedes e pague a sua estadia apenas quando chegar ao hotel.

Depois de curtir bastante Atenas como já contei em posts anteriores, segui viagem em direção à Santorini e neste post contarei um pouco sobre uma das opções turísticas da ilha que fiz logo no meu primeiro dia por lá:  um passeio pelas crateras do vulcão e águas termais.

santorini dicas de viagem

Como explorar Santorini

Escolha a região a se hospedar

Uma das primeiras decisões a serem tomadas é a escolha da hospedagem em Santorini. Existem algumas opções conforme abaixo:

mapa ilha santorini

Mapa da Ilha de Santorini

  • Fira: é a capital da ilha, localizada no alto da caldeira de onde se tem uma vista incrível sobre o Mar. Foi lá que me hospedei e gostei bastante! Clique aqui e veja opções de hotéis em Fira.
  • Oia: Vila charmosa também com uma das melhores vistas, é famosa pelo pôr do sol, frequentemente chamado de um dos mais lindos do mundo. É a parte da ilha onde se encontra aquelas lindas igrejas brancas com teto azul. Muitos dos hotéis de luxo se encontram aqui. Clique aqui e veja opções de hotéis em Oia
  • Perissa: Como contei aqui, essa região possui praias bem exóticas e também pode ser uma opção para sua hospedagem. Confira aqui algumas opções de hotéis por là.

Alugar carro, quadriciclo ou utilizar os ônibus públicos da ilha?

Essa é outra dúvida frequente de quem decide viajar para Santorini. Na minha opinião, o aluguel de carro é uma das melhores formas de explorar toda a ilha, ou o quadriciclo se você é um pouco mais aventureiro e despojado. Com o carro você tem a vantagem de ir de uma ponta a outra da ilha, no momento que desejar, sem ter que ficar dependendo dos horários dos ônibus presentes na ilha. Quanto ao quadriciclo, acredito que seja uma maneira bem bacana também, apesar de ter ouvido algumas histórias sobre acidentes de turistas desnaturados que dirigiam bêbados pelas estradas curvilíneas.

Inicialmente a ideia era alugar um carro, mas eu e minha amiga ficamos meio apreensivas de dirigir por lá, nem sei porque, e acabamos utilizando o serviço de transporte público da ilha, que durante nossa curta estadia, serviu bem. Utilizamos táxi também algumas vezes.

Para alugar carro recomendo a RentalCars.

De Atenas a Santorini, de avião ou ferry boat?

Conto a seguir como chegar em Santorini partindo de Atenas.

Ao me despedir de Atenas, peguei o metrô novamente que me levaria até o aeroporto. Meu trajeto se iniciou na estação Acrópole, linha vermelha, com descida e baldeação na estação Syntagma,onde troquei para a linha azul.

Voei de Aegean Airlines de Atenas a Santorini num percurso que durou menos de 1 hora, na verdade cerca de 40 minutos. Foi um voo tranquilo e sò de lembrar que o mesmo percurso de ferry boat poderia levar de 5 a 8 horas dependendo do barco, me senti aliviada.

Meu Roteiro pela Grécia infelizmente era bem apertado em questão de tempo porque como jà citei em outros posts, na mesma viagem optei por conhecer a Turquia, Roma e o Vaticano. Portanto tempo era algo muito importante para otimizar minha passagem pelo território grego. Optei por fazer a logística de ida e volta de Atenas para as ilhas por avião. Não me lembro a quantia que paguei no voo mas não foi nada abusivo e valeu muito à pena! Talvez em uma viagem com mais tempo disponível, o percurso de ferry possa ter suas vantagens…

mapa ilhas gregas

Grécia – localização Ilhas

Assim que eu e minha amiga chegamos no minúsculo e rústico Aeroporto de Santorini o rapaz do Hotel já estava nos esperando. Para ficar 2 dias na ilha optamos por um hotel chamado Dina`s Place que  possuía uma boa localização em Fira, o centro da ilha, e tinha essa comodidade do transfer para o aeroporto e depois para o porto na hora de partirmos. Conto mais sobre este hotel num review que fiz com todas as hospedagens que optei na Grécia, veja aqui.

aeroporto santorini

Chegando ao Aeroporto de Santorini!

Confesso que estávamos esperando um senhor simpático nos recebendo e já nos colocando no clima da ilha, mas tivemos um pouco essa expectativa quebrada pois o dono do hotel mal abriu a boca para nos cumprimentar, nos colocou dentro de uma van e ainda por cima tentou passar a perna na gente! Explico! Como disse, havíamos reservado o Hotel Dina`s Place por todos aqueles pontos positivos, porém ele ao invés de nos levar diretamente para lá, parou em um outro hotel dizendo que podíamos dar uma olhada e seria melhor ficarmos por ali, porque o quarto tinha varanda e ele estava fazendo isso porque chegamos mais cedo do que o casal que havia reservado aquele quarto e sairíamos ganhando… Melissa e eu achamos essa história meio absurda e ainda bem que não caímos no papo dele e exigimos ir para o hotel que tínhamos reservado, afinal que situação é essa que do nada o dono do hotel resolve te dar um quarto que de acordo com ele é maior só porque você chegou antes dos verdadeiros hóspedes??

Já desconfiamos neste momento que havia algo de errado, mas ele nos levou até nosso verdadeiro hotel. Imagine que a tal varanda deste quarto que ele queria nos empurrar era ridícula, não era uma vantagem e a localização do hotel parecia ser bem pior que o do Dina`s, longe de Fira.

Chegando ao hotel descobrimos o motivo dele ter tentado nos colocar em outro hotel: nosso quarto estava ocupado. Os hóspedes já deveriam ter saído porém devido a um acidente que sofreram de quadriciclo na ilha, tiveram que ir até o hospital e atrasaram o check out. Ok, não era mais simples e o dono do hotel ter nos falado a verdade ao invés de tentar nos jogar em outro hotel inferior?

Recomendo pesquisar e reservar online o seu Hotel  em Santorini pelo Booking.com. Là existem diversas reviews e avaliações das pessoas que servem de guia na hora de escolher a sua hospedagem, evitando assim surpresas desagradáveis como essa que tivemos.

O primeiro passeio na Ilha de Santorini: conhecendo a cratera do Vulcao

Melissa e eu decidimos não nos stressar, afinal estávamos em Santorini, a ilha paradisíaca da Grécia e o tempo estava lindo, dia ensolarado, então entramos em um acordo lá com o dono do hotel e resolvemos aproveitar o tempo para fazermos um passeio, já que não poderíamos fazer check in em nosso quarto. Optamos então por um passeio de barco até a caldeira do vulcão que deu origem à ilha de Santorini e por m local chamado Hot Springs, um encontro de águas quentes e geladas onde poderíamos pular do barco e nadar. Pagamos uns 30 euros por este passeio e decidimos que seria a melhor coisa a fazer para ganharmos tempo e já ir conhecendo a ilha.

Nos trocamos então num dos banheiros lá do hotel, deixamos nossas malas na recepção, que de acordo com o o pessoal do hotel seriam levadas para nosso quarto assim que ele estivesse desocupado, e saímos para comer algo rápido antes do passeio.

Apesar de tudo a localização do hotel era muito boa, central, pois bastava subir uma ruazinha e já estávamos em Fira. Claro que não tinha aquela famosa vista mas tudo bem, o hotel possuía uma bom custo benefício.

mar santorini

Nossa primeira visão do Mar de Santorini

bondinho santorini

Sistema de funiculares que são como bondinhos que fazem o sobe e desce até o mar

Como chegar ao Porto Principal de Santorini em Fira

A cidade de Santorini fica numa encosta, num morro muito alto, acima do mar, então tivemos que pegar um funicular para descer até o antigo porto de Fira. Pagamos 6 euros e em questão de 5 minutos já estávamos lá embaixo. Era isso ou descer 578 degraus! Muita gente ainda faz essa descida no lombo de burrinhos, coitados! Não recomendo!

Fira, SANTORINI

A vista de Fira descendo pelo funicular

porto antigo de fira

à esquerda os 578 degraus, uma outra opção de descer para quem não quer pegar o funicular

A paisagem era uma coisa muito louca. Aquele mar de um azul inexplicável, a encosta onde fica a cidade… Nossa, pra onde eu olhava era muita beleza.

Finalmente achamos o barco que nos levaria para o passeio e era uma escuna muito legal. O trajeto deveria começar com o passeio pela caldeira do vulcão e na volta passar por Hot Springs, mas na metade do caminho inverteram a ordem não sei por que e fomos nadar então nas lindas águas termais de Hot Springs.

porto antigo de fira

Porto Antigo de Fira

escuna passeio santorini

Nossa escuna

Santorini e a cratera do vulcao

passeio cratera do vulcão santorini

Partimos na escuna e Santorini vai ficando ao fundo, acima do morro

cor azul do mar grecia

Impressionada com o tom de azul da água

mar santorini

hot springs santorini

Chegando em Hot Springs

A paisagem durante todo o percurso era um espetáculo e quando chegamos próximo de Hot Springs, onde as águas chegam a 33 graus, pudemos ficar mais extasiados ainda, pois a coloração da água possuía tons diferentes devido a sua temperatura mais quente, ficando mais clara, meio esverdeada, contrastando com o azul marinho das águas mais frias. Este local do encontro entre as águas fica próximo de 2 ilhotas inabitadas chamadas Palea e Nea Kameni.

Não pensamos muito e ao sinal do pessoal do barco pulamos e fomos nadando até chegar numa parte mais rasa onde conseguíamos ficar de pé. A água era uma delícia, não tão quente quanto imaginava mas já dava uma boa diferença. Ficamos um tempo por lá e depois voltamos nadando para o barco para seguir o passeio. Abaixo um videozinho:

passeio santorini, vulcao e hot springs

Feliz após ter nadado nas águas termais de Hot Springs

hot springs santorini

Hot Springs

passeio cratera do vulcao hot springs

Ao todo são 3 crateras do vulcão e a maior ainda está ativa e segue sendo monitorada. Estava de chinelo no dia mas acredito que se tivesse levado um tênis ficaria mais confortável para andar e explorar as crateras, porque é um lugar bem grande que exige bastante disposição e no final se é recompensado com lindas visões da cidade de Santorini ao longe.

vista de santorini caldeira do vulcão

Uma das paisagens que tivemos durante o passeio à Cratera do Vulcão em Santorini

Nea Kameni, a cratera do vulcão de santorini

Chegada às crateras

passeio cratera do vulcão de santorini

Santorini e a cratera do vulcao

cratera do vulcão de santorini

Prepare-se para andar bastante para visualizar as crateras

Quem espera ver uma paisagem típica de vulcão talvez se sinta meio frustrado porque na verdade ali é uma caldeira do vulcão ou seja, o que sobrou da última erupção, então o que mais se vê por ali são pedras vulcânicas.

pedras vulcânicas santorini

pedras vulcânicas santorini

Fiz alguns videozinhos no caminho de volta para Santorini que me impressionou bastante pois a visão da Ilha sobre aqueles enormes paredões rochosos era realmente de tirar o fôlego!

Curtimos muito o passeio e ele superou minha expectativas pois já havia lido algumas opiniões controversas, mas acredito que faz muito sentido conhecer essa parte de Santorini que tem tanto a ver com a formação da ilha e não deixa de ser uma paisagem bem exótica. Além de ser uma ótima chance de avistar Santorini ao longe e ver sua incontestável beleza!

Depois de umas 3 ou 4 horas de passeio, voltamos para o hotel e adivinhem? Nossas malas estavam sendo levadas para o quarto justamente naquele momento … Bom, mas a continuação desta história fica para o próximo post. 😉

Gostou deste post? Indique par algum amigo que também possa gostar.

está planejando a sua viagem a Santorini? Pesquise e Reserve online sua hospedagem na ilha. Faça uma simulação abaixo:

Saiba aqui porque recomendo o Booking.com.

Todos os Posts sobre a Grècia

Links úteis:

Para alugar carro na Grécia: RentalCars (Faça uma simulação abaixo)

Para contratar Seguro Viagem, recomendamos a Mondial Seguros e comprando aqui pelo Blog você tem 15% de desconto. Clique aqui e saiba mais.

Não se esqueça de contratar um Seguro de Viagem/Assistência Médica para a sua viagem pela Grécia.Um Seguro de Viagem possui um baixo investimento e é essencial para garantir que tudo corra bem em sua viagem. Assim você fica tranquilo e evita diversos problemas que poderiam causar stress à sua viagem.Recomendamos a SEGUROS PROMO, um comparador de preços entre as melhores seguradoras para você fazer sua pesquisa e encontrar o melhor seguro viagem de acordo com suas necessidades e ao melhor custo benefício.

Ache os melhores hotéis na Grécia a melhores preços

Recomendamos efetuar a pesquisa e reserva de seu hotel no Booking.com, uma plataforma de busca e reserva de hotéis reconhecida mundialmente. Sempre pesquiso e acabo reservando hospedagem por lá por vários motivos, entre elesa possibilidade de muitas vezes reservar sem o cartão de crédito ou optar por pagar apenas na chegada e também é possível ler as avaliações de outros hóspedes, o que auxiliar muito na decisão ao escolher um hotel.

Aluguel de carro na Grécia

Na maioria das ilhas gregas e também para explorar utras regiões da Grécia um carro é essencial. Recomendo o site RentalCars, que é um buscador que mostra diversas locadoras de carros e os melhores preços.
Este post contém links de afiliados o que permite que um percentual de comissão seja repassado ao Blog em caso de reservas realizadas por aqui mas você leitor não paga nada a mais por isso e ainda contribui para manter o blog ativo e atualizado. Em caso de dúvidas consulte nossa Política de Publicidade. 

You Might Also Like

12 Comments

  • Reply Fabiola 29 de agosto de 2016 at 9:49 AM

    Adorei seu post! Gostaria de saber se vc considera Santorini um lugar seguro para mulher que viaja sozinha? Uma amiga foi á Mykonos e não se sentiu confortável. Gostaria de ouvir sua opinião.

    • Reply Monique Bianchi 29 de agosto de 2016 at 3:00 PM

      Oi Fabiola, se for comparar com Mykonos, com certeza é mais de boa pq é destino mais de casais e nao atrai tanta gente em busca de agito como Mykonos. Achei bem tranquilo, mas lembrando que fui praticamente no final de temporada, em setembro e a ilha estava mais vazia, mas mesmo assim ainda bem movimentada!

      Acho que todo cuidado é pouco sempre mas eu achei bem tranquilo quando fui! Abraços

  • Reply SUELY SANTOS RAMOS 7 de fevereiro de 2013 at 11:36 PM

    estive em Santorini, mas não fiz o passeio às crateras. Agora vi aqui o que perdi. Mais uma razão para voltar. Parabéns

    • Reply monyque_ribeiro 7 de fevereiro de 2013 at 11:43 PM

      Oi Suely! Pois é, antes de fazer este passeio vi muita gente dizendo que não valia à pena, mas eu particularmente adorei e gostei bastante! Abraços e obrigada !

  • Reply Índice de Posts - Grécia - Diário Radical | Diário Radical 29 de setembro de 2012 at 11:54 PM

    […] Santorini: chegada à ilha e passeios pela cratera do Vulcão e HotSprings […]

  • Reply Passeando por Atenas - Ágora Romana, Antiga Ágora e Monastiraki - Diário Radical 9 de julho de 2012 at 5:22 PM

    […] para não ser tão cansativo, afinal no dia seguinte, iríamos pegar outro vôo, desta vez para Santorini! Por isso acabamos nos decidindo por […]

  • Reply Praias exóticas em Santorini - Diário Radical 8 de julho de 2012 at 9:44 PM

    […] até o local de onde  saem os ônibus para os pontos turísticos da ilha. Como já contei no post anterior,ficamos hospedadas em Fira, parte central da ilha, que facilitou e muito toda nossa logística de […]

  • Reply O famoso pôr dol sol na Vila de OIA - Diário Radical 7 de julho de 2012 at 6:32 PM

    […] Após o passeio maravilhoso pela cratera do vulcão e Hot Springs, que nos proporcionou paisagens bem diferentes e encantadoras de Santorini, chegamos ao hotel achando que teríamos sossego finalmente e nosso quarto estaria liberado, mas pegamos o flagra do menino da recepção levando nossas malas para o quarto apenas naquele momento! Imagina se estivéssemos esperando até aquela hora e não tivéssemos saído para curtir a ilha neste passeio? Contei sobre este probleminha que tivemos com o hotel aqui. […]

  • Reply DIARIO RADICALÍndice de Posts - Grécia - DIARIO RADICAL 18 de junho de 2012 at 2:48 PM

    […] Santorini: chegada à ilha e passeios pela cratera do Vulcão e HotSprings […]

  • Reply Mauricio Oliveira 31 de janeiro de 2012 at 12:18 AM

    Adorei o post! 😀
    Nossa, super explicado!
    Deve ter sido ótimo esse dia.
    Lindas as fotos tb, parabens!

    • Reply Anônimo 31 de janeiro de 2012 at 12:29 AM

      Valeu Maurício!!! 😉

  • Reply Nos encantos de Santorini – o famoso pôr dol sol em OIA « Me Joguei no Mundo 21 de novembro de 2011 at 12:20 AM

    […] Como contei no post anterior, chegamos em Santorini e já partirmos em um passeio para conhecer a caldeira do vulcão que originou a ilha e as águas termais chamadas Hot Springs! […]

  • Leave a Reply