Atenas

O Estádio Panathenaico de Atenas

15 de novembro de 2011

Atenas é uma cidade incrível e com muitas possibilidades turísticas além da famosa Acrópole e uma delas é a visita ao Estádio Panathenaico que foi o primeiro estádio de atletismo da capital grega! Conto aqui neste post como fizemos para chegar até ele e como foi o passeio!

Estava um dia bem ensolarado e após visitarmos a Acrópole, passear pelas ruas de Monastiraki e comprar nosso pacote turístico para visitar Delfos no dia seguinte, resolvi que iria precisar comprar uma mala, pois a quantidade de souvenirs já não caberia na minha mochila de carga e quando chegasse a hora de embarcar para as ilhas gregas, não teria onde colocar toda as coisas que havia comprado, fora que a desorganização da mala contribuiu para deixá-la mais sem espaço ainda.

Estádio Panathenaico de Atenas

Então estava no lugar certo para fazer esta compra, pois já havíamos passado por várias lojinhas com malas. Acabei comprando uma bem básica com rodinhas e já aproveitei para jogar nela minha câmera que estava pesando no pescoço. Resultado, saí arrastando a mala de rodinhas como uma típica turística mas pelo menos com o pescoço e costas descansados. 😛


Não se esqueça de adquirir um Seguro de Viagem/Assistência de Viagem! Algo que possui um baixo investimento e pode evitar diversos problemas que poderiam causar stress à sua viagem. Recomendamos fazer a cotação no comparador de preços da Seguros Promo que trabalha somente com as melhores seguradoras e oferece diversos descontos. Parcele em até 12x e garanta mais 5% de desconto usando o código do blog: MEJOGUEINOMUNDO5

Só sei que continuamos andando até parar em Plaka e lá num banco embaixo de uma árvore, encontramos uma rede wifi liberada, coisa bem difícil de encontrar por sinal. Em Athenas até então só tínhamos achado a rede wifi do hostel mesmo. Aproveitamos para usar o skype, descansar um pouco e continuar a andança sentido Estádio Panathenaico. Íamos pegar o metrô porém por algum motivo que não me lembro qual, resolvemos ir andando. O_0 .

Demos uma volta e passamos em frente ao Templo de Zeus Olímpico ou Olympeion, aquele que vimos lá do alto da Acrópole! Hoje restam apenas 15 colunas de pé deste Templo dedicado a um dos deuses gregos mais importantes e que em seu auge foi considerado um dos maiores Templos de Atenas.

Entrada do Templo de Zeus Olímpico

Entrada do Templo de Zeus Olímpico

O que restou do Templo de Zeus Olímpico também chamado Olympeion

O que restou do Templo de Zeus Olímpico também chamado Olympeion


Para a cotação e reserva de Hotéis aos melhores preços recomendamos a Booking.com. Leia as reviews de outros hóspedes e pague a sua estadia apenas quando chegar ao hotel.

Continuamos a andança, na maioria das vezes por locais bem arborizados, sorte pois o dia estava quente e eu estava puxando uma mala de rodinhas!

Logo depois de passar o Templo de Zeus, já é possível perceber que a cidade de Atenas começa a ficar com mais características de uma metrópole. Os prédios começam a aparecer, assim como as grandes avenidas e o trânsito. Só sei que quando percebemos já estávamos próximo ao Parlamento e pudemos ver alguns dos já famosos guardas de Atenas com suas roupinhas espalhafatosas.  Vimos algo parecido com a Troca de Guarda mas não era a oficial pois não estávamos na frente do Parlamento que é onde acontece. Nos contentamos e continuamos andando, passando pela Syntagma Square e Omonia Square, uma região mais central de Atenas.

troca de guarda atenas

Guarda ateniense

Percebemos que havia uma quantidade considerável de policiais nessa região, talvez por estar perto de locais importantes como o Parlamento ou também pelo fato de estes serem locais onde estavam ocorrendo as manifestações da população da Grécia, frente às medidas do Pacote de austeridade imposto pelo governo para conter a crise econômica em que o país se encontra. Mas fora isso não percebemos nada de anormal, pelo contrário, a cidade e todos os gregos foram muito bem receptivos conosco.

Conversamos com alguns policiais para pedir informações e eles nos disseram que o estádio ainda estava bem longe para ir caminhando. Não estava com a internet ativada no celular para usar as vantagens do Google Maps mas ainda bem que não desistimos, afinal pelas informações que tínhamos a estação de metrô mais perto do Estádio Panathenaico era realmente onde estávamos, a Syntagma.

 Estádio Panathenaico de Atenas

Ingresso para o Estádio Panathenaico

Finalmente chegamos ao destino esperado e corremos para garantir que a entrada ainda fosse permitida, pois já era 18h00. Por sorte sim, a entrada era possível até as 19h00. Compramos nosso ticket por 3 euros. Aqui não valia aquele ingresso comprado na Acrópoles que dava direito a outros pontos turísticos.

O ingresso dá direito a um audioguia, extremamente necessário para este passeio. Nunca achei que iria dizer isso, pois até então todas as minhas experiências com audioguias não tinham sido muito favoráveis, mas neste caso, deu um toque especial ao passeio, principalmente porque o local estava bem vazio, o que não permitia muitas distrações e fiquei  um  bom tempo sentada nas arquibancadas apenas ouvindo a história deste que é considerado o 1º Estádio de Atletismo de Atenas.

estadio panathenaico atenas

Entrando no Estádio Panathenaico

Não confunda o Estádio Panathenaico de Atenas com o Estádio Olímpico. Este Estádio que estávamos visitando (Panathenaico) se situa exatamente no mesmo local onde no século 4 antes de Cristo atletas gregos desnudos faziam competições de atividades do Atletismo, então é um lugar carregado de História, ao contrário do Estádio Olímpico de Atenas que foi construído em 1982 e totalmente reformado para abrigar os Jogos Olímpicos que ocorreram na cidade em 2004.

estadio onde foram criados os jogos olimpicos

ponto turistico atenas estadio

assento especial estadio atenas

Fazendo graça num dos Assentos especiais do Estádio 😛


estadio panathenaico atenas

pista atletismo estadio panathenaico atenas

Experimentando a pista de Atletismo,rs

O estádio passou por diversas mudanças, principalmente durante o período romano na Grécia e sofreu sucessivas restaurações estando hoje em perfeito estado. Foi nesse estádio que foram inaugurados os primeiros Jogos Olímpicos Modernos de Atenas de 1896 e este momento foi revivido em 2004 ao receber a competição de Arco e Flecha e ser o local da chegada da Maratona feminina e Masculina, nos Jogos Olímpicos de 2004.

estadio atenas

Uma das partes que mais gostei foi ao entrar num dos túneis que levam aos vestuários onde os atletas ficavam. Ao sair do corredor em direção ao Estádio, fiquei imaginando os gritos da multidão sentada nas arquibancadas vibrando! Imagine a emoção!

túnel estadio panathenaico atenas

Entrada de um dos túneis

estadio atenas

Pelo site oficial do Panathenaic Stadium é possível fazer um tour virtual 360º, que é muito bacana e é como se você estivesse mesmo andando pelo estádio! Recomendo!

Lá de cima das arquibancadas é possível ter uma visão da Acrópole e de um pôr do sol perfeito!

Acrópoles e Pôr do Sol visto do Panathenaic Stadium

Acrópoles e Pôr do Sol visto do Panathenaic Stadium

Quando saímos do Estádio ele já estava fechado para entrada de visitantes. A ideia era sair de lá e ir para o Monte Licabetus terminar de ver o pôr do sol, mas tentamos de todas as maneiras achar este lugar e não conseguimos.. 🙁 Também como já tínhamos andado o dia inteiro, estávamos acabadas, por isso resolvemos voltar de metrô para o hostel, tomar banho e ir jantar, pois no dia seguinte iríamos acordar cedo de novo para ir para Delfos!

salada grega

Nosso jantar!

Foi nesse jantar que conheci um prato típico sensacional chamado Saganaki, que era o Queijo Feta empanado! Nossa gostei demais disso! Só de lembrar já dá água na boca.

O dia foi bem intenso e curtimos demais Atenas, mas no dia seguinte tínhamos mais um passeio histórico para fazer: O Templo de Apolo e o Oráculo de Delfos!

jantar grego

Cartão do restaurante onde jantamos, bem perto do Athens Backpackers

Gostou deste post? Indique a algum amigo que também poderia curtir!

Està planejando a sua viagem a Atenas ? Pesquise e Reserve tranquilamente seu Hotel no site Booking.com. Faça uma simulação abaixo:

Saiba aqui porque indico este website.

Todos os Posts sobre a Grécia

Links úteis:

Para alugar carro na Grécia: RentalCars (Faça uma simulação abaixo)

Para contratar Seguro Viagem, recomendamos a Mondial Seguros e comprando aqui pelo Blog você tem 15% de desconto. Saiba mais aqui.

You Might Also Like

3 Comments

  • Reply As Praias de Mykonos: paradisìacas - Diário Radical 27 de julho de 2014 at 7:39 AM

    […] Estádio Panathenaico onde foram criadas as Olimpíadas […]

  • Reply Índice de Posts - Grécia - Diário Radical 21 de julho de 2014 at 6:50 AM

    […] Estádio Panathenaico onde foram criadas as Olimpíadas […]

  • Reply Explorando a cidade de Atenas 9 de julho de 2012 at 5:34 PM

    […] próximo local a ser visitado seria o Estádio Olímpico de Atenas, acompanhe no próximo […]

  • Leave a Reply